Pular para o conteúdo principal

Você sabia que o nosso intestino é considerado o nosso segundo cérebro?


O intestino, órgão com mais de 15 metros, além de transportar e absorver os alimentos consumidos tem relação direta com a regulação do nosso humor e com as nossas defesas imunológicas.

Como?
1º Função de defesa:   Esse órgão é responsável por cerca de 80% de toda regulação do sistema imunológico por conter cerca de 60% do total de imunoglobulinas (IgAs, IgE e IgG) do nosso corpo. Essas são anticorpos, que na presença de antígenos - bactérias patogênicas, fungos, vírus etc - protegem o nosso corpo eliminado-as do corpo.
Boa parte da defesa produzida no nosso intestino é responsabilidade dessas bactérias.
Essas bactérias ajudam o nosso fígado a detoxificar (eliminar substâncias tóxicas) nosso corpo produzindo uma enzima chamada de citocromo P450; produzem antibióticos e antifúngicos naturais; estimulam o nosso sistema imunológico, deixando-o mais preparado para se defender. E quando alimentamos essa microbiota consumindo fibras – prebióticos - essas bactérias produzem os Ácidos Graxos de Cadeia Curta (AGCC) que auxiliam no metabolismo do colesterol e da glicose, normaliza o pH do intestino, e além disso alimentam as células intestinas deixando-as mais fortes para combater os possíveis patógenos consumidos via alimentação.Ufa!
2º Função no Humor:
Cerca de 90% da síntese do serotonina (hormônio que age no cérebro responsável pelo humor) é realizada no intestino.
Depressão: uma das causas é a queda da serotonina... Será que um intestino saudável auxilia no tratamento, ou melhor, ainda na prevenção??? Com certeza!!!!!!
E além de tuuudo isso, no intestino há produção de vitaminas K, vitaminas do complexo B e ácido fólico.
Por tuuudo isso, é importantíssimo termos um intestino saudável. Mas, como?!Nem preciso dizer que a alimentação deve ser saudável e balanceada, !

Primeiro, devemos consumir vegetais folhosos, legumes, verduras, frutas e alimentos integrais, pois esses alimentos são fontes de fibras que alimentam os probióticos;
Os probióticos são encontrados em alimentos prontos, como leite fermentado, iogurtes e queijos. É importante variar o consumo desses produtos para variar os probióticos consumidos, já que cada produto adiciona uma cepa diferente;
Beber água, cerca de dois litros por dia;
Preferir não consumir alimentos que "maltratem" o seu intestino: frituras, corantes, conservantes etc.
lactivos intestino saudável
CURIOSIDADE: foi dito acima que fibras alimentam probióticos. Agora eu pergunto o que alimentam as bactérias ou fungos patógenos?
Bem, infelizmente (rs), é o açúcar! Que além de alimentar essas bactérias, modificam o pH intestinal propiciando a proliferação de microorganismos patógenos.
A natureza é sábia, !
Então, por exemplo, mulheres que está com candidíase – infecção causada pela proliferação exagerada do fungo Candida Albicans – não poderiam comer doces porque esse alimentará esse fungo e aumentará a infecção!

Bem, por hoje é só!
Até mais,

Veja mais informações sobre os probióticos:



Att,
Van nutri
Vanessa Lobato Nutricionista Esportiva
#Nutrição Esportiva




Comentários

  1. Olá Vanessa, seus temas têm sido de enorme valia p/ mim e adoro a forma com que se expressa! De fácil entendimento p/ nós leigos e com um toque gostoso de humor !Parabéns !
    Obrigado !
    Priscila

    ResponderExcluir
  2. Vanessa,

    Parabéns e obrigado por contribuir para que os seus leitores, gradualmente melhorem os seus hábitos alimentares.

    Abraços saudáveis

    João Marques Carvalho
    http://joaomarquescarvalho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Muito legal este tema... e parabéns pelo blog!

    P.S. Vc já leu o livro "O cérebro desconhecido", de Helion Póvoa? Recomenda?

    Bj

    Alê (Runner)

    ResponderExcluir
  4. Cerca de 90% da síntese da serotonina é realizada no intestino?????

    Como assim???????????!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. É isso mesmo! Apesar da ação da serotonina ser no cérebro a maior parte de sua síntese é realizada no intestino. Por isso alguns médicos estão tratando depressão focando a saúde intestinal.

    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  6. para o intestino é bom lactofos, mas ta caro.
    e yakult tem só uma especie de lactobacilos.

    existe outros meios de repor os lactobacilos alem desses ( outros remedios mais baratos )? visto que sou intolerante a lactose e não como queijo ou danones ?

    grato

    grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola.
      Você pode variar o consumo entre os leites fermentados e adicionar, por exemplo, a biomassa para melhorar o funcionamento intestinal.
      Tem o kefir também.
      Att
      Van nutri

      Excluir
  7. Vanessa, a biomassa (feita com banana nanica verde) contribui para um melhor funcionamento intestinal, e ajuda na proliferação das bactérias do intestino?

    Grata,

    Priscila

    ResponderExcluir
  8. Sim Priscila.
    A biomassa é fonte de prebióticos. Fibras que alimentam os probióticos.
    Att
    Van nutri

    ResponderExcluir
  9. Eu parei por um tempo de tomar suplementos, e voltei a treinar ja faz um ano e quando retornei a tomar o whay q ja vem com o malto fiquei com falta de ar e o coraçao muito acelerado oq é isso vc pode mim ajudar??? Obs: parei de tomar o suplementos.

    ResponderExcluir
  10. Olá!!!
    Bem, pensando somente na proteína não há nada que poderia causar esse efeito. O problema pode ser na adição de alguma substância ao suplemento.
    Aconselho procurar realizar uma consulta com um profissional habilitado para melhor orientá-la sobre esse assunto, de forma individualizada ;)

    ResponderExcluir
  11. Conheci hoje ejá estou adorando!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Colágeno e Firmeza da pele

ATUALIZADO EM 18/maio/2016 O que é colágeno? Colágeno é uma proteína (Proteína é o "coletivo" de aminoácidos) que tem como função principal dar estrutura, sustentação celular, sendo componente de pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões. Os aminoácidos que formam o colágeno na sua grande maioria são: lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina. Mas, também contêm na sua cadeia os outros 17 aminoácidos, porém em quantidades reduzidas. Nosso corpo sintetiza vários tipos de colágeno, porque esse compõe várias partes do corpo como a matriz orgânica dos ossos, os tecidos conjuntivos de todos os nossos ligamentos (tendões), constitui também a pele, o cabelo, o sangue e os vasos sanguíneos. Para cada local o corpo sintetiza um tipo de colágeno diferente. Tipos de colágeno: TIPO Funções I Este é o colágeno mais abundante do corpo humano. Está presente no tecido cicatricial, o produto final quando tecido cicatriza por reparação. Pode ser encontrada nos tendões,

Probióticos, como consumir?

Em postagens anteriores deixei bem claro a importância em consumir probióticos, mas onde podemos encontrá-los? Segue um informativo abaixo com todas essas informações: Veja mais informações sobre os probióticos: Atualizações sobre probióticos: http://www.vanessalobato.com/2017/10/probioticos-atualizacoes.html Cepas específicas para problemas específicos: http://www.vanessalobato.com/2017/10/probioticos-especificos-para-cada.html Infográfico sobre os benefícios dos probióticos:   http://www.vanessalobato.com/2017/10/infografico-probiotico-beneficios.html  Informações sobre probióticos: http://www.vanessalobato.com/2012/05/probioticos.html Importância do intestino: http://www.vanessalobato.com/2009/06/voce-sabia-que-o-nosso-intestino-e.html Att Van nutri Nutricionista clínica esportiva Vanessa Lobato

UC-II - O novo colágeno?

Há muito tempo escrevi uma postagem sobre a proteína colágeno e vi que muitas pessoas se interessam pelo assunto. Descrevi que temos cerca de 14 tipos diferentes de colágeno. E, que o colágeno hidrolisado que consumimos na forma de suplementos já foi digerido, sendo assim absorvemos os aminoácidos para a produção – lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina. Já na nossa corrente sanguínea, nas nossas vias metabólicas, o corpo irá decidir para qual dos 14 tipos de colágeno será feita a conversão. Lembrando sempre que são necessários vários nutrientes para isso.  E, que na maioria das pessoas o limitante na produção dessa proteína e mais os micronutrientes do que os aminoácidos. Pois bem! Fui apresentada ao UC-II. De início fiquei desconfiada, pois não havia entendido o modo de ação. Eu comparava ao modo de ação do colágeno hidrolisado, que você consome uma dose de 5 a 10g, com os micronutrientes, e o organismo decidirá qual forma do colágeno vai produzir, e usa