Pular para o conteúdo principal

Actimel L. casei imunitass


Está rolando na net acusações referentes ao produto Actimel


Vamos entender um pouco sobre esse produto e outros da mesma categoria - Alimentos com alegação de probióticos!
O que é um probiótico?
Probióticos são microorganismos (mcg) vivos que numa quantidade de cepas controladas podem causar benefícios para o nosso corpo.


Para um produto ser considerado como probiótico deve conter pelo menos 1X108 Unidade Formadora de Colônias (UFC) chegando vivo até o intestino.
"Relembrando: Tudo que consumimos tem que passar pela boca, esôfago e estômago para chegar até o intestino, e lembre-se também que o nosso estômago tem o pH Ácido, fator limitante para a chegada dos mcg vivos até o intestino".
Então, a quantidade de microorganismos nos produtos têm que ser superior a 1X108 = 100.000.000 UFC, pois alguns não resistiram ao pH ácido do estômago!
Para proteger os mcg é usado um carboidrato, que pode ser açúcar ou fibra, para envolver essas bactérias e impedir que o ácido clorídrico do estômago "mate-as".


Nós produzimos probióticos?
NÃO! Durante a gestação a nossa mãe nos protege do meio externo, impedindo que qualquer bactéria se aproxime de nós, assim quando nascemos o nosso intestino é estéril – sem microorganismos!
O primeiro contato com bactérias é no momento do parto - normal. Após o parto inicia-se o processo de colonização, que é mantido com o aleitamento materno que contêm os prebióticos – fibras alimentares que "alimentam" essas bactérias. Esse é o primeiro estímulo para o nosso sistema de defesa funcionar! É o primeiro aviso que fora do útero da mãe nós deveremos nos defender desses pequenos seres!


Para que são importantes essas bactérias?
Uma microbiota saudável – com vários microorganismos benéficos, ajuda na produção de antibióticos e antifúngicos; tem ação competitiva contra mcg patogênicos; ajuda na constipação por estimular os movimentos peristálticos no sistema digestório; estimula o nosso sistema imunológico; Metaboliza alguns medicamentos, hormônios, carcinógenos; além de serem essenciais na síntese de vitaminas do complexo B e da vitamina K no intestino;
Bem, são vários os benefícios, por isso atualmente houve um aumento no número de produtos que disponibilizam esses probióticos na nossa alimentação.


Mas, será que somente o consumo desses produtos é o suficiente?
Não! Mais importante do que consumir os probióticos é mantê-los vivos no nosso organismo!!!! E como fazemos isso? Consumindo fibras, os prebióticos. São elas, presentes nos legumes e nas verduras e frutas, que alimentam as nossas bactérias, assim estimulam o crescimento delas mantendo-as por mais tempo.


IMPORTANTE!
Lembremos que independente das funções benéficas das bactérias, em excesso poderá causar mal! Nossa mãe deixava nos consumirmos mais de um yakult por dia? Não! Por que se não teríamos uma bela de uma diarréia, não é?! Para esses novos produtos a regra é a mesma, quantidade controlada – UM por dia!


Por quanto tempo podemos consumir?
Não há estudos que demonstrem um tempo limite para o consumo desses alimentos. Sabe-se, que em média 14 dias de consumo os efeitos positivos começam a aparecer.
Por ser algo, "novo" +/- 20 anos, não sabemos se um uso diário e contínuo por muuuuitos anos pode atrapalhar a microbiota normal do nosso organismo. Para responder isso deveremos aguardar alguns longos anos...
Mas, sabemos que o uso consciente desse auxilia no nosso bem estar e saúde!


É medicamento ou suplemento alimentar?
A resposta é: Depende o tipo de cepa utilizada. No Brasil os seguintes probióticos são considerados suplementos: Lactobacillus: bifidus, rhamnosus, streptococcus, acidophilus, bulgaricus, casei (Presente no Yakult, no Sofly e no Actimel), os bacilos dan regulares (Activia), as bifidobactérias (Bio fibras) etc.


Pessoas com doença inflamatória no estômago ou no intestino, ou deficiência do sistema imune devem consultar um nutricionista ou médico para o consumo desses alimentos.


Não vejo problemas de consumir um iogurte com probiótico por dia para auxiliar na defesa e na constipação intestinal. Mas lembre-se que nenhum suplemento ou produto industrializado substitui uma alimentação saudável!

Att,
Van nutri

Vanessa Lobato Nutricionista Esportiva
#Nutrição Esportiva


Comentários

  1. Oi, Vanessa. Obrigada pelas informações. Recebi esse e-mail alarmante sobre o Actimel e achei melhor procurar informações bem fundamentadas antes de acreditar e passar adiante.

    Abraço,

    Janisa

    ResponderExcluir
  2. Olá Vanessa,

    Uma colega do trabalho foi no médico e ele disse que ela poderia tomar até 3 Yakults por dia, no máximo. O que você acha?

    Saudações

    ResponderExcluir
  3. Oi Anônimo!!!
    Da próxima vez, por favor, identifique-se, ok!

    A necessidade precisa de uma avaliação individual, mas, geralmente, indicamos o consumi de um leite fermentado por dia.
    Se for adulto no caso do yakult é recomendado o consumo do "yakult 40" pois contêm mais probióticos.

    Att,
    Vanessa lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  4. Oi Vanessa,

    Sempre tive problemas com candidíase (um més sim e no outro também) e nenhum remédio solucionava. Desde criança nunca tolerei leite nem derivados, mas comecei a tomar um yakult por dia, sempre à noite, e noto melhora significativa!!

    Daniela

    ResponderExcluir
  5. Ótimo Daniela!!!!!

    No caso de candídiase é IMPRESCINDÍVEL o tratamento da flora intestinal. Por isso, mantenha o consumo de alimentos fontes de probióticos e exclua o consumo de açúcares, já que os fungos causadores da candidíase - Candida albicans - se alimentam de açúcar, ok!

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Vanessa, ainda não fiz exames, mas sentia dores no estômago quase todos os dias, cortei, gorduras, refri, salgadinhos, hoje só como legumes, frutas, chá de hortelã, alecrim, boldo, camomila e no máximo biscoito água e sal e maisena. Você acha que actimel pode fazer mal para o estômago, tomando um por dia?quando bebo não me sinto mal não. Depois que mudei minha alimentação, reduzi o consumo de carne meu intestino tem funcionado melhor pois ele estava bem lento tipo de 2/3 dias.

    Sucesso pra vc e saúde.

    ResponderExcluir
  7. Olá Anônimo - 26/08/2011

    O Actimel dificilmente causará males!!! Se você não sente desconforto pode continuar consumindo, mas aconselho procurar ajuda de um profissional habilitado para ajudá-la, ok!!!

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  8. Olá Vanessa,
    tenho o problema de candidíase recorrente e o fluconazol já não está resolvendo.
    O problema é que todas as vezes que tenho candida consequentemente tenho infeccção urinária.
    O Yakult me ajudaria a equilibrar estes dois problemas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim!
      Mas, para ajudar a tratar o melhor seria o consumo dos probióticos (em maior quantidade) como o LactoFos da marca SKL -pharma, e para manutenção o consumo de leite fermentado ou Yakult +30 OU Actimel em jejum pela manhã.

      Att,
      Van nutri

      Excluir
  9. O LactoFos é um derivado do L casei imunitaes?

    \\cerebro//

    ResponderExcluir
  10. Não! O lactofos da marca SKL-Pharma, contêm probióticos e prebióticos. Porém as cepas de bactérias (probióticos) do Lactofos são outras (Lactobacillus Casei, Lactobacillus Rhamnosus, Lactobacillus Acidophilus e Bifidobacterium bifidum.

    Att
    Vanessa Lobato
    Nutriocionista

    ResponderExcluir
  11. Lacto Pro também dá o mesmo efeito?

    ResponderExcluir
  12. No comprendo!!! ¿Que pasa?

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde! Vanessa, tenho o intestino muito preso, e começei a fazer uso a 3 dias do Lacto Pró, vc conhece? Acha que vai fazer bem?

    ResponderExcluir
  14. meu filho tem 5 anos posso da catimel pra ele?

    ResponderExcluir
  15. tenho um filho que foi diagnosticado com vasculite levidoide, doença autoimune, voce acha que incluindo prebioticos e probioticos em sua alimentação vai ajudar? ja que é um problema relacionado a imunidade ? e qual o mais indicado??

    ResponderExcluir
  16. Oi Vanessa sou hipoglicemica eu posso tomar yakult 40 mto obgd.

    ResponderExcluir
  17. oi Vanessa, sou Ana Maria de Goias, estou tomando um actimel por dia para ajudar na reducao de gases, tenho problemas com flatulencia. voce acha que resolve... li na internet...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Ajuda na função intestinal! Mas, para gases o Gengibre funciona mais.

      Excluir
    2. Meu filho tinha problema com gases e era intolerância à lactose

      Excluir
  18. olá Vanessa,faz algum mal tomar 2 frascos de yakult 40 por dia..tipo,um pela manhã e outro ao deitar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode causar desconforto intestinal.
      Bem, a questão principal é se realmente é necessário consumir os dois! Pois o consumo do leite fermentado deve-se a necessidade de repor os probióticos.
      Dobrar o consumo não ajudará nessa reposição o que realmente ajudará será a associação no consumo de probióticos com as fibras para que a multiplicação desses probióticos seja realizada.
      Então, ao invés de dobrar o consumo, associe o consumo de legumes e cereais ;)

      Excluir
  19. To gravida posso tomar yakult lactobacilos vivos?

    ResponderExcluir
  20. Estou gravida posso tomar yakult lactobacilos

    ResponderExcluir
  21. Você já ouviu falar de Fem Dophylus? É bom? Pode tomar além dele o lactobacilos acidophilus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!
      Há sim a possibilidade de associação com os Lactobacillus Acidophilus.

      Excluir
  22. Ola...interesante sua materia.gostaria de saber se o leite fermentado (kefir)e o yogurte caspian feito em casa se seria equivalente ao yakult.evito yakult por causa do acucar,

    ResponderExcluir
  23. tenho um bebe de 2 anos ele tomou actimel e adorou, posso dar para ele? qual frequencia?Glaucia

    ResponderExcluir
  24. Ola,Vanessa tenho candidíase queria saber se posso consumir iogurte zero açúcar e zero gorduras,e se faz bem pra pessoas com esse tipo de problema ja que o consumo de açúcar não e indicado?

    ResponderExcluir
  25. Olá Vanessa, tenho problemas com candidíase e acne, o que você me indicaria? Obrigada, adorei a matéria.

    Beijos Letícia

    ResponderExcluir
  26. Ola vanessa estou com quase todos os simtomas de candidiase posso tomar actimel todos os dias para melhorar os sintomas

    ResponderExcluir
  27. Olá vanessa boa tarde estou com os simtomas da Candidiase sinto a boca seca e lingua branca sinto coceiras nos olhos ouvidos e quase todo o corpo posso tomar actimel pra todos os dias

    ResponderExcluir
  28. tanfin E PRA QUER SERVE

    ResponderExcluir
  29. Olá, Vanessa! Tenho muita prisão de ventre.. Às vezes dependo de remédios naturais como o natureti.
    Eu estou tomando um yacult em jejum por dia, mas não vejo muito efeito.. Será q devo tomar o yacult 40?Tenho 30 anos. Ou devo tomar dois potinhos? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!!

      Constipação é multi-fatorial, Michele!
      Pode ser que no seu caso os probióticos não estão ajudando para melhorar o funcionamento mecânico - peristáltico, ok. Mas, pode ajudá-la em outros fatores.
      Aconselho procurar realizar uma consulta com um profissional habilitado para melhor orientá-la sobre esse assunto, de forma individualizada ;)

      Excluir
  30. Vanessa bom dia, meu nome é Flavia, estou tomando colageno hidrolisado, gostaria de saber qual o melhor horário para tomar e de que forma para que eu tenha uma melhor absorção.
    Estou pensando em começar a tomar o kefir, qual o melhor horário? Ele vai interferir na absorção do colageno que já estou tomando?

    Desde já agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!A noite é uma boa opção.
      Pode consumir o kefir junto que não há interferência negativa.

      att

      Excluir
  31. Ola,
    Tenho todos meses candidíase, já tomei fluconazol agora estou a tomar itraconazol um comprimido por mês depois de menstruação se ir embora, só que não passa...acha que actimel irá me ajudar?

    ResponderExcluir
  32. boa tarde!
    Sempre tive uma vida c rotina saudável, treino+alimentação equilibrada+ suplementação somente com whey, recentemente tive um diagnostico de REFLUXO-RGE, gostaria de saber se ainda posso estar fazendo uso do o whey e se posso utilizar outros como a creatina.
    Grata;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      O ideal é conversar com quem está acompanhando o seu caso, pois dependendo do grau e do tratamento que tiver que realizar você poderá ou não consumir a proteína, ok?
      Aminoácidos como a creatina, pensando somente na questão do RGE não haveria problema em consumir.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Colágeno e Firmeza da pele

ATUALIZADO EM 18/maio/2016 O que é colágeno? Colágeno é uma proteína (Proteína é o "coletivo" de aminoácidos) que tem como função principal dar estrutura, sustentação celular, sendo componente de pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões. Os aminoácidos que formam o colágeno na sua grande maioria são: lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina. Mas, também contêm na sua cadeia os outros 17 aminoácidos, porém em quantidades reduzidas. Nosso corpo sintetiza vários tipos de colágeno, porque esse compõe várias partes do corpo como a matriz orgânica dos ossos, os tecidos conjuntivos de todos os nossos ligamentos (tendões), constitui também a pele, o cabelo, o sangue e os vasos sanguíneos. Para cada local o corpo sintetiza um tipo de colágeno diferente. Tipos de colágeno: TIPO Funções I Este é o colágeno mais abundante do corpo humano. Está presente no tecido cicatricial, o produto final quando tecido cicatriza por reparação. Pode ser encontrada nos tendões,

Probióticos, como consumir?

Em postagens anteriores deixei bem claro a importância em consumir probióticos, mas onde podemos encontrá-los? Segue um informativo abaixo com todas essas informações: Veja mais informações sobre os probióticos: Atualizações sobre probióticos: http://www.vanessalobato.com/2017/10/probioticos-atualizacoes.html Cepas específicas para problemas específicos: http://www.vanessalobato.com/2017/10/probioticos-especificos-para-cada.html Infográfico sobre os benefícios dos probióticos:   http://www.vanessalobato.com/2017/10/infografico-probiotico-beneficios.html  Informações sobre probióticos: http://www.vanessalobato.com/2012/05/probioticos.html Importância do intestino: http://www.vanessalobato.com/2009/06/voce-sabia-que-o-nosso-intestino-e.html Att Van nutri Nutricionista clínica esportiva Vanessa Lobato

Atualizações sobre PROBIÓTICOS!

Probióticos São microorganismos vivos que numa quantidade controlada causam benefícios ao nosso organismo. FUNÇÕES Hoje sabemos que para cada tipo de problema temos uma cepa de probióticos específica, veja o link aqui . Uma microbiota saudável – com vários microorganismos benéficos, ajuda na produção de antibióticos e antifúngicos; tem ação competitiva contra microorganismos patogênicos; ajuda na constipação por estimular os movimentos peristálticos no sistema digestório; estimula o nosso sistema imunológico; Metaboliza alguns medicamentos, hormônios, carcinógenos; além de serem essenciais na síntese de vitaminas do complexo B e da vitamina K no intestino; Bem, são vários os benefícios, por isso atualmente houve um aumento no número de produtos que disponibilizam esses probióticos na nossa alimentação. É importante para a manutenção de uma boa microbiota o consumo de prebióticos que são fibras!  P resentes nos legumes e nas verduras e frutas, que alimentam as nossa