Pular para o conteúdo principal

Os Benefícios do Gengibre

 
O gengibre, uma raíz, possui propriedade que variam de tônico, digestivo, expectorante até a afrodisíaco.
Nele contém mais de 400 substâncias, dentre as conhecidas com princípio ativos são os terpenos ou óleos voláteis: como o zingibereno, bisaboleno, geraniol, acetato de geranila, gingeróis, chugaóis, zingiberol, beta-felandreno, boeneol, linalol, acetatos e caprilatos de zingiberol, entre outros.

images (4)

 

Quais os seus benefícios?

O gengibre apresenta inúmeras propriedades farmacológicas, exercendo nos sistemas digestório, nervoso central e cardiovascular.
Age como estimulante para o Trato Gastro Intestinal, aumentando o peristaltismo e o tônus do músculo intestinal, impede a formação de gases no aparelho digestivo. Utilizado no tratamento de quimioterapia, e de movimentos em viagens de carro e de barco.
Os extratos de gengibre estimulam os centros vasomotor e respiratório melhorando a respiração em casos de congestionamento nasal , auxiliando no combate de gripes, resfriados, catarros crônicos, tosses, fraquezas do estômago, rouquidão e bronquites.
Tem ação anti-inflamatória sendo eficaz nas desordens reumáticas e artríticas. images13
Fazer compressa das raízes para as dores externas reduz as dores reumáticas, no nervo ciático e nevralgias.
É uma excelente fonte de antioxidantes. Ajudando no rejuvenescimento da pele e dos órgãos em geral.
 

Uso:

Pode ser usado fresco, seco, em conserva ou cristalizado

beneficios-cha-de-gengibre
  • Fresco: usa-se em preparações culinárias ou para o preparo de infusões.
  • Seco: para o preparo de infusões ou compressas.
  • Conserva: utilza-se na culinária também.
  • Cristalizado com açúcar: usado como confeito para irritações na garganta ou cristalizado no sal.

 

Quais outras funções ele tem?

Contra enjoo e náuseas o uso de chá infusão ajuda muito, tanto náuseas causadas por movimento quanto a causa pelo tratamento quimioteápico.
Descongestionante e expectorante pode ser obtida mastigando um pedaço pequeno do rizoma.
Ação nas dores reumáticas, nervo ciático e nevralgias pode ser conseguido usando uma compressa com o chá de gengibre ou até mesmo com óleo de gengibre.
Externamente, pode causar queimaduras ou irritações, por isso, deve ser observado o local da aplicação, principalmente pessoas com a pele muito sensível ou com eczema.
Antes de usar o óleo na pele, pela primeira vez, deve ser feito um teste de reação, misturando uma gota do óleo com algumas gotas de outro óleo neutro colocando-se nas dobras do cotovelo ou joelho e aguardando cerca de 24hs. Caso a pele não apresente nenhuma reação: vermelhidão e nem coceira, pode ser empregado, porém com moderação.
Função erétil: devido sua ação estimulante do sangue, auxilia na prolongação da  função erétil;
 

Receitinha:

images (5)

Para reduzir os gases / flatulência:

Ingredientes:
  • Uma colher de chá de rizomas (raiz) fatiadas;
  • Água
Preparo:
  • Ferva água, desligue o fogo e adicione os rizomas. Abafe, espere amornar, coe e consuma. ;)
Para Estimular o sistema digestório e ajudar na absorção de nutrientes:
Ingredientes:
  • Duas colheres (chá) de suco de limão;
  • Duas colheres (chá) de mel;
  • Uma pitada de sal;
  • Duas colheres (chá) bem cheias de gengibre ralado na hora.
Preparo:
  • Misture todos os ingredientes e consuma uma colher (chá) 20 minutos antes de cada refeição.
  • Estimula e equilibra o sistema digestório, extraindo o máximo de nutrientes dos alimentos.
  DICA: Ao cozinhar feijões adicione gengibre fatiado e alho para reduzir as substâncias que ajudam na formação de gases!!! ;)

Importante:

  • Pessoas com problemas cardíacos devem consumir com moderação;
  • Apesar de ser recomendado o uso do gengibre para problemas estomacais para pessoas com úlcera ativa o consumo da tintura pura (maior concentração de ativos) deve ser evitada;
  • Pela presença dos terpenos, um óleo, assim como o limão, deve-se atentar-se após manipular higienizar as mãos para não machucá-las e para evitar a exposição solar para não manchar a pele.

 

Van nutri
#nutricionistaesportivavanessalobato


















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Colágeno e Firmeza da pele

ATUALIZADO EM 18/maio/2016 O que é colágeno? Colágeno é uma proteína (Proteína é o "coletivo" de aminoácidos) que tem como função principal dar estrutura, sustentação celular, sendo componente de pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões. Os aminoácidos que formam o colágeno na sua grande maioria são: lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina. Mas, também contêm na sua cadeia os outros 17 aminoácidos, porém em quantidades reduzidas. Nosso corpo sintetiza vários tipos de colágeno, porque esse compõe várias partes do corpo como a matriz orgânica dos ossos, os tecidos conjuntivos de todos os nossos ligamentos (tendões), constitui também a pele, o cabelo, o sangue e os vasos sanguíneos. Para cada local o corpo sintetiza um tipo de colágeno diferente. Tipos de colágeno: TIPO Funções I Este é o colágeno mais abundante do corpo humano. Está presente no tecido cicatricial, o produto final quando tecido cicatriza por reparação. Pode ser encontrada nos tendões,

Probióticos, como consumir?

Em postagens anteriores deixei bem claro a importância em consumir probióticos, mas onde podemos encontrá-los? Segue um informativo abaixo com todas essas informações: Veja mais informações sobre os probióticos: Atualizações sobre probióticos: http://www.vanessalobato.com/2017/10/probioticos-atualizacoes.html Cepas específicas para problemas específicos: http://www.vanessalobato.com/2017/10/probioticos-especificos-para-cada.html Infográfico sobre os benefícios dos probióticos:   http://www.vanessalobato.com/2017/10/infografico-probiotico-beneficios.html  Informações sobre probióticos: http://www.vanessalobato.com/2012/05/probioticos.html Importância do intestino: http://www.vanessalobato.com/2009/06/voce-sabia-que-o-nosso-intestino-e.html Att Van nutri Nutricionista clínica esportiva Vanessa Lobato

Colágenos e as suas novas opções! Colágeno hidrolisado, Peptídeos de colágenos e UCII - Um resumo prático