Pular para o conteúdo principal

Líquido durante as refeições, pode?


comer-em-excesso-diabetes
Não!



Vamos ver porquê beber durante a refeição é prejudicial:


  • O líquido dilui o suco gástrico do estômago, suco esse formado por ácido clorídrico, enzima digestiva – pepsinogênio/pepsina, muco gástrico e fator intrínseco.O ácido clorídrico tem a função de reduzir o pH do estômago para deixá-lo ácido, para que a enzima digestiva seja convertida de pepsinogênio (desativada) para pepsina (ativada). O muco serve para proteger o estômago da ação do ácido e da pepsina, e o fator intrínseco serve para formar um complexo com a vitamina B12 para que essa possa ser absorvida.
    • Quando bebemos muitos líquidos durante images (9)as refeições prejudica a digestão, pois dilui o suco gástrico. Essa diluição faz com que o pH aumente aí o corpo tem que aumentar o seu trabalho para produzir maaais ácido para o pH baixar e ativar o pepsinogênio e completar a digestão. A conseqüência disso é a indigestão que resulta numa indisposição/cansaço.
  • Além disso, o alto volume de líquido dilata o estômago. Um dos sinais para o cérebro entender que está saciado é o tamanho desse órgão. Se você costuma dilatar muito ele o cérebro entendi que fica saciado somente quando o estômago chega naquele alto volume.
    • No almoço e no jantar tudo bem, o volume de comida é alto, porém as outras refeições o volume é menor fazendo com que a pessoa sinta fome o dia inteiro e conseqüentemente come mais.

O excesso de líquido no estômago dificulta a digestão podendo levar a uma gastrite!!!!!!!!
  • Outro fator é a mastigação! Muitos substituem a mastigação pelo consumo do líquido. Grande erro!
    Durante a mastigação produzimos a saliva que ajudar o alimento escorregar pelo sistema digestório! A saliva tem secreção levemente alcalina que junto com água e sais de glicoproteínas (mucina) são LUBRIFICANTES e ainda possuem ação de anticorpos. Além disso, possui enzimas digestivas para a digestão de carboidratos – por isso o açúcar derrete na boca. Outra enzima presente na saliva é a lisozima que quebra a mureína - parte das paredes das bactérias. A água ou o suco não contêm essas substâncias, por isso não substitui a salivação que é ativada pela MASTIGAÇÃO!!!!!

Em alguns casos que as pessoas têm uma disfunção que não produz saliva, seja por estarem fazendo algum tratamento quimioterápico/radioterápico, ou devido ao uso de alguns medicamentos para tratamento de depressão, essas pessoas produzem pouca saliva assim é aconselhado consumir líquido durante a refeição para facilitar o processo de digestão. Têm alguns casos que é necessário, mas estão associados a alguma doença de deglutição ou aconsumo de algumas medicações que reduzem a salivação.
10146-9144-imagemE, lembrem-se:  no estômago NÃO têm dentes! Para absorver aquela carne é preciso transformá-la em pó, imagine a dificuldade do estomago e intestino para realizar esse proceso! Por isso é importantíssimo mastigar bem, pois além de produzir saliva que facilita o transporte dos alimentos da boca para o estomago, facilita o trabalho de digestão em todo o resto do tudo digestório.
Quantidade de líquido:
  • Uma baixa quantidade de líquido, em torno de 200 ml, não prejudica a digestão, mas vale ressaltar que é melhor consumir sucos naturais que ajudam na disponibilidade dos nutrientes da refeição, exemplo suco de acerola que contém vitamina C que ajuda na bio-disponibilidade do mineral ferro presente no feijão. Mas, NÃO use esse suco como coadjuvante da mastigação, hein.
Tempo de intervalo para consumir líquido entre as refeições almoço e jantar:
  • Não adianta tomar o líquido logo antes ou logo após!!!!!!!!!!! Muita gente diz: "eu não toma líquido enquanto como, tomo somente logo após ter acabado de comer"... dá na mesma! Pois, a comida ainda está no estômago.
  • O intervalo entre o consumo de líquido e a refeição deve ser: Antes +/- 30minutos, Após +/- 60 minutos!

Evite as bebidas alcoólicas ou gaseificadas!!!!!

Van nutri
#nutricionistaesportivavanessalobato

Comentários

  1. Vanessa! Descobri um tesouro na internet, seu blog! Que maravilhoso ! Quantas informações interessantes e importantes... fiz academia durante 4 anos, agora com 20 anos, porém, me encontro estudando para fazer Direito na Usp e estou parado na academia... seu post sobre oxidação me ajudou hoje no estudo de respiração (biologia) para o vestibular!

    Minha mãe é biologa, e ela adorou seu blog viu Vanessa!

    Olha só, tenho um blog também, dê uma passadinha lá também!
    Beijão de seu novo seguidor!

    PS: Olha no meu blog, seu site tá lá em "meus favoritos" no menu da direita!

    http://dougferrante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. oiee..
    Minha mãe tem 37 anos e ela tem muitas rugas no colo, eu gostaria de saber se tem uma maneira de reverter isso?

    ResponderExcluir
  3. Oi Jéssica!

    Aconselho ela procurar um profissional dermatologista ou esteticista para indicar o melhor tratamento para esse caso, ok1

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  4. gislaine ribes pestano18 de julho de 2011 às 21:09

    Vanessa!!!

    Maravilhosas tuas explicações, sou nutricionista tambem, concordo em "gênero e número" em tudo que disseste.

    abçs
    Gislaine Ribes Pestano

    ResponderExcluir
  5. Oi, Vanessa! Seu blog é 10!!! Muito bom e fácil de entender! Parabéns!
    Abraço!
    Beth (nutri tb)
    etlins.17@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Vanessa tudo bom? Estava pesquisando a respeito do assunto e me deparei com seu blog adorei tudo q li e sou uma pessoa viciada em liquido junto com comida! Meu nome é Ines tenho 26 anos, 1,65cm e peso 79kg... Deu pra perceber que eatou com sobrepeso. Nao tenho tempo pra academia, caminhada nem nada do tipo! Porem comprei um eliptico para me exercitar em casa e ja ouvi sobre uma zona de respiraçao q so queima gordura que é controlada com um monitor cardiaco! Gostaria de saber mais a respeito do assunto mas nao sei qual profissional procurar pode me dar uma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ines!

      Procure um Professor de Educação Física.

      Att,
      Van nutri

      Excluir
  7. Olá Vanessa! E quanto aos lanches, também devem ser ingeridos sem liquido, como nos almoços e jantares? Adair.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adair, pode consumir, não precisa restringir o líquido, apenas EVITE o elevado consumo. Controle a quantidade.
      Att,
      van nutri

      Excluir
  8. boa noite vanessa, estou sem pique pra ir malhar, faço musculaçao 3vezes na semana, como nao posso correr faço esteira com pouca velocidade esta é a parte aerobico devido problemas nos joehos. eu gostaria que me ajudasse quanto a tomar algo pra dar pique e perder gordura abdominal. gostaria que respondesse e ficarei grata, voce é muito atenciosa com seu publico. sandra.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Colágeno e Firmeza da pele

ATUALIZADO EM 18/maio/2016 O que é colágeno? Colágeno é uma proteína (Proteína é o "coletivo" de aminoácidos) que tem como função principal dar estrutura, sustentação celular, sendo componente de pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões. Os aminoácidos que formam o colágeno na sua grande maioria são: lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina. Mas, também contêm na sua cadeia os outros 17 aminoácidos, porém em quantidades reduzidas. Nosso corpo sintetiza vários tipos de colágeno, porque esse compõe várias partes do corpo como a matriz orgânica dos ossos, os tecidos conjuntivos de todos os nossos ligamentos (tendões), constitui também a pele, o cabelo, o sangue e os vasos sanguíneos. Para cada local o corpo sintetiza um tipo de colágeno diferente. Tipos de colágeno: TIPO Funções I Este é o colágeno mais abundante do corpo humano. Está presente no tecido cicatricial, o produto final quando tecido cicatriza por reparação. Pode ser encontrada nos tendões,

Probióticos, como consumir?

Em postagens anteriores deixei bem claro a importância em consumir probióticos, mas onde podemos encontrá-los? Segue um informativo abaixo com todas essas informações: Veja mais informações sobre os probióticos: Atualizações sobre probióticos: http://www.vanessalobato.com/2017/10/probioticos-atualizacoes.html Cepas específicas para problemas específicos: http://www.vanessalobato.com/2017/10/probioticos-especificos-para-cada.html Infográfico sobre os benefícios dos probióticos:   http://www.vanessalobato.com/2017/10/infografico-probiotico-beneficios.html  Informações sobre probióticos: http://www.vanessalobato.com/2012/05/probioticos.html Importância do intestino: http://www.vanessalobato.com/2009/06/voce-sabia-que-o-nosso-intestino-e.html Att Van nutri Nutricionista clínica esportiva Vanessa Lobato

Colágenos e as suas novas opções! Colágeno hidrolisado, Peptídeos de colágenos e UCII - Um resumo prático