Pular para o conteúdo principal

Waxy Maize – Amidos cerosos

 
É um novo carboidrato no mercado!!!
Vários novos estudos estão sendo realizados para entender todas as suas propriedades.
Bem, esse vem para o mercado como fonte de energia assim como a maltodextrina e a dextrose (http://nutrivanessalobato.blogspot.com/2011/11/o-que-e-chamado-popularmente-de.html). 
Esse “Waxy Maize” é  um tipo específico de amido vegetal que é produzido a partir do grão do milho. O nome vem do nome científico do milho Zea mays – Milho em espanhol  é Maiz. 
O Waxy Maize especificamente vem de uma variedade diferente do milho, a do milho ceroso  (daí o nome Waxy Strach Maize) e apresenta uma proporção de 70% de amilopectina e 30% de amilose, sendo considerado a forma vegetal do glicogênio (a mais parecida com o glicogênio propriamente dito, que fica armazenado no músculo).
Amilose e amiloectina
O amido é formado por dois polímeros (conjunto de glicose e frutose), a amilose e a amilopectina. A forma química  influência no valor nutricional já que dependendo do tamanho da cadeia carbônica esse demorará mais ou menos tempo para ser absorvido o que influenciará na disponibilização de energia mais eu menos rápida.
wazy maiz ig
O diferencial do Waxy Maixe é disponibilizar energia sem dar pico na insulina e prevenindo a desagradável hipoglicemia de rebote. Além disso, por algum motivo que ainda está sendo estudado, esse suplemento auxilia na absorção intestinal de outros nutrientes, como a creatina, e ainda aumenta a pressão osmótica no vaso sanguíneo ajudando a “puxar” a água subcutânea.
Bem, é isso! Vamos variar o consumo dos carboidratos de acordo com o seu objetivo e respeitando a resposta do seu metabolismo.

Att,
Van nutri

Vanessa Lobato Nutricionista Esportiva
#Nutrição Esportiva

Comentários

  1. Estou a amar todos os teus posts sobre suplementos especificos é muito bom isso, porque ao contrario do que se possa pensar n há tanta informação assim :) que bom Vanessa muitos parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi Vanessa, parabéns pelo blog, é bem legal e muito informativo.

    Posso tomar dextrose no pós treino normalmente, mesmo tomando Waxy Maize durante, ou é carboidrato demais?

    Como vc mora em SP :( tem algum nutricionista com a sua qualificação, que indicaria aqui no RJ?

    Obrigado, abraço!

    Valmir Barros - RJ

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Valmir!!!

    Não há problema de associação! O que você terá que avaliar é a quantidade de cada, ok!

    Infelizmente eu não conheço, mas com certeza no Rio têm vários ;)

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  4. Oi Vanessa!
    Muito bom esse blog, com informações bem claras, fáceis de se entender.
    Gostaria de saber se há problema em tomar waxy maize após o treino e adicionar o whey protein, a creatina e o BCAA.

    Abraços!!
    Rodrigo Pina

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, vc faz consultas por email? Sou do rj! :/ parabéns pelo blog, tá demais!

    ResponderExcluir
  6. Bom Dia Vanessa,
    Tenho Hipoglicemia e quero tomar a waxy maize, tem alguma restrição ?

    Obrigado Abraços,
    Jonatas Rubens, Americana-SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Waxy maize não causará hipoglicemia, Jonatas! Porém, aconselho procurar um profissional nutricionista para fazer uma avaliação e ajudá-lo com um plano alimentar para você ter melhores respostas devido a sua alteração metabólica.
      att

      Excluir
  7. Bom dia Vanessa,

    Seu blog está muito maneiro !

    Me indicaram tomar o waxy maize no lugar da dextrose e misturar com o whey , dessa maneira fará um efeito melhor ? E eu geralmente termino de malhar próximo a hora de almoço e quando eu tomo o whey assim que acabo de malhar acabo comendo menos no almoço, meu objetivo no momento é ganhar massa magra, na sua opinião é melhor continuar desse jeito ou almoçar e depois de um tempo tomar o whey com o waxy ?

    Desde já , muito obrigado !!

    Alex Santos
    Duque de Caxias - RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alex!!!
      Obrigada!!

      Não posso dizer que o efeito do waxy maize é superior ao efeito da malto, posso dizer que o do waxy maize é mais prolongado e possui um potencial inferior na questão de acúmulo de gordura corporal.

      Se o objetivo é hipertrofia você pode continuar com o pós líquido, seguido do pós sólido.

      att

      Excluir
  8. qual resultado que o waxy maize trará ao meu corpo? malho e n tenho resultados n cresce perna nem bumbum e malho pesado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karlynha!
      As respostas são de acordo com a sua rotina, intensidade de treino, frequência, consumo alimentar, descanso etc.
      A somatória do waxy maize é apenas uma boa opção de carboidrato na dieta, ok!

      Excluir
  9. Oi Vanessa, o Glycomaize da Optimum tem algumas substancias a mais, você conhece ou indicaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dayane!
      É uma boa opção! Tem apenas a trealose a mais, que é um tipo de carboidrato que tem a mesma função do waxy maize ;)

      Excluir
  10. Oi Vanessa, amei seu blog tambem... Estou olhando pra comprar o Glycomaize da optimum, parece que ele tem algumas substancias a mais. Você conhece? Recomendaria?

    ResponderExcluir
  11. Oi Vanessa, gostei da sua explanação sobre TCM. Meu treinador passou na minha suplementação pós treino 15g Waxy Maize com 40g Whey, 10 Glutamina e 10BCAA. E pediu para eu suplementar antes de fazer o aeróbico para evitar o catabolismo. Sempre fiquei um pouco pré atrás se a suplementação deveria ser depois do aeróbico ou ainda se eu não deveria substituir o o Waxy Maize por 10g de óleo de coco no intuito de continuar queimando gordura. Tenho essa dúvida a tempos, gostaria de uma opinião.!!! Desde Já Agradeço!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Colágeno e Firmeza da pele

ATUALIZADO EM 18/maio/2016 O que é colágeno? Colágeno é uma proteína (Proteína é o "coletivo" de aminoácidos) que tem como função principal dar estrutura, sustentação celular, sendo componente de pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões. Os aminoácidos que formam o colágeno na sua grande maioria são: lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina. Mas, também contêm na sua cadeia os outros 17 aminoácidos, porém em quantidades reduzidas. Nosso corpo sintetiza vários tipos de colágeno, porque esse compõe várias partes do corpo como a matriz orgânica dos ossos, os tecidos conjuntivos de todos os nossos ligamentos (tendões), constitui também a pele, o cabelo, o sangue e os vasos sanguíneos. Para cada local o corpo sintetiza um tipo de colágeno diferente. Tipos de colágeno: TIPO Funções I Este é o colágeno mais abundante do corpo humano. Está presente no tecido cicatricial, o produto final quando tecido cicatriza por reparação. Pode ser encontrada nos tendões,

Probióticos, como consumir?

Em postagens anteriores deixei bem claro a importância em consumir probióticos, mas onde podemos encontrá-los? Segue um informativo abaixo com todas essas informações: Veja mais informações sobre os probióticos: Atualizações sobre probióticos: http://www.vanessalobato.com/2017/10/probioticos-atualizacoes.html Cepas específicas para problemas específicos: http://www.vanessalobato.com/2017/10/probioticos-especificos-para-cada.html Infográfico sobre os benefícios dos probióticos:   http://www.vanessalobato.com/2017/10/infografico-probiotico-beneficios.html  Informações sobre probióticos: http://www.vanessalobato.com/2012/05/probioticos.html Importância do intestino: http://www.vanessalobato.com/2009/06/voce-sabia-que-o-nosso-intestino-e.html Att Van nutri Nutricionista clínica esportiva Vanessa Lobato

Atualizações sobre PROBIÓTICOS!

Probióticos São microorganismos vivos que numa quantidade controlada causam benefícios ao nosso organismo. FUNÇÕES Hoje sabemos que para cada tipo de problema temos uma cepa de probióticos específica, veja o link aqui . Uma microbiota saudável – com vários microorganismos benéficos, ajuda na produção de antibióticos e antifúngicos; tem ação competitiva contra microorganismos patogênicos; ajuda na constipação por estimular os movimentos peristálticos no sistema digestório; estimula o nosso sistema imunológico; Metaboliza alguns medicamentos, hormônios, carcinógenos; além de serem essenciais na síntese de vitaminas do complexo B e da vitamina K no intestino; Bem, são vários os benefícios, por isso atualmente houve um aumento no número de produtos que disponibilizam esses probióticos na nossa alimentação. É importante para a manutenção de uma boa microbiota o consumo de prebióticos que são fibras!  P resentes nos legumes e nas verduras e frutas, que alimentam as nossa