Pular para o conteúdo principal

Waxy Maize – Amidos cerosos

 
É um novo carboidrato no mercado!!!
Vários novos estudos estão sendo realizados para entender todas as suas propriedades.
Bem, esse vem para o mercado como fonte de energia assim como a maltodextrina e a dextrose (http://nutrivanessalobato.blogspot.com/2011/11/o-que-e-chamado-popularmente-de.html). 
Esse “Waxy Maize” é  um tipo específico de amido vegetal que é produzido a partir do grão do milho. O nome vem do nome científico do milho Zea mays – Milho em espanhol  é Maiz. 
O Waxy Maize especificamente vem de uma variedade diferente do milho, a do milho ceroso  (daí o nome Waxy Strach Maize) e apresenta uma proporção de 70% de amilopectina e 30% de amilose, sendo considerado a forma vegetal do glicogênio (a mais parecida com o glicogênio propriamente dito, que fica armazenado no músculo).
Amilose e amiloectina
O amido é formado por dois polímeros (conjunto de glicose e frutose), a amilose e a amilopectina. A forma química  influência no valor nutricional já que dependendo do tamanho da cadeia carbônica esse demorará mais ou menos tempo para ser absorvido o que influenciará na disponibilização de energia mais eu menos rápida.
wazy maiz ig
O diferencial do Waxy Maixe é disponibilizar energia sem dar pico na insulina e prevenindo a desagradável hipoglicemia de rebote. Além disso, por algum motivo que ainda está sendo estudado, esse suplemento auxilia na absorção intestinal de outros nutrientes, como a creatina, e ainda aumenta a pressão osmótica no vaso sanguíneo ajudando a “puxar” a água subcutânea.
Bem, é isso! Vamos variar o consumo dos carboidratos de acordo com o seu objetivo e respeitando a resposta do seu metabolismo.

Att,
Van nutri

Vanessa Lobato Nutricionista Esportiva
#Nutrição Esportiva

Comentários

  1. Estou a amar todos os teus posts sobre suplementos especificos é muito bom isso, porque ao contrario do que se possa pensar n há tanta informação assim :) que bom Vanessa muitos parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi Vanessa, parabéns pelo blog, é bem legal e muito informativo.

    Posso tomar dextrose no pós treino normalmente, mesmo tomando Waxy Maize durante, ou é carboidrato demais?

    Como vc mora em SP :( tem algum nutricionista com a sua qualificação, que indicaria aqui no RJ?

    Obrigado, abraço!

    Valmir Barros - RJ

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Valmir!!!

    Não há problema de associação! O que você terá que avaliar é a quantidade de cada, ok!

    Infelizmente eu não conheço, mas com certeza no Rio têm vários ;)

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  4. Oi Vanessa!
    Muito bom esse blog, com informações bem claras, fáceis de se entender.
    Gostaria de saber se há problema em tomar waxy maize após o treino e adicionar o whey protein, a creatina e o BCAA.

    Abraços!!
    Rodrigo Pina

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, vc faz consultas por email? Sou do rj! :/ parabéns pelo blog, tá demais!

    ResponderExcluir
  6. Bom Dia Vanessa,
    Tenho Hipoglicemia e quero tomar a waxy maize, tem alguma restrição ?

    Obrigado Abraços,
    Jonatas Rubens, Americana-SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Waxy maize não causará hipoglicemia, Jonatas! Porém, aconselho procurar um profissional nutricionista para fazer uma avaliação e ajudá-lo com um plano alimentar para você ter melhores respostas devido a sua alteração metabólica.
      att

      Excluir
  7. Bom dia Vanessa,

    Seu blog está muito maneiro !

    Me indicaram tomar o waxy maize no lugar da dextrose e misturar com o whey , dessa maneira fará um efeito melhor ? E eu geralmente termino de malhar próximo a hora de almoço e quando eu tomo o whey assim que acabo de malhar acabo comendo menos no almoço, meu objetivo no momento é ganhar massa magra, na sua opinião é melhor continuar desse jeito ou almoçar e depois de um tempo tomar o whey com o waxy ?

    Desde já , muito obrigado !!

    Alex Santos
    Duque de Caxias - RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alex!!!
      Obrigada!!

      Não posso dizer que o efeito do waxy maize é superior ao efeito da malto, posso dizer que o do waxy maize é mais prolongado e possui um potencial inferior na questão de acúmulo de gordura corporal.

      Se o objetivo é hipertrofia você pode continuar com o pós líquido, seguido do pós sólido.

      att

      Excluir
  8. qual resultado que o waxy maize trará ao meu corpo? malho e n tenho resultados n cresce perna nem bumbum e malho pesado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karlynha!
      As respostas são de acordo com a sua rotina, intensidade de treino, frequência, consumo alimentar, descanso etc.
      A somatória do waxy maize é apenas uma boa opção de carboidrato na dieta, ok!

      Excluir
  9. Oi Vanessa, o Glycomaize da Optimum tem algumas substancias a mais, você conhece ou indicaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dayane!
      É uma boa opção! Tem apenas a trealose a mais, que é um tipo de carboidrato que tem a mesma função do waxy maize ;)

      Excluir
  10. Oi Vanessa, amei seu blog tambem... Estou olhando pra comprar o Glycomaize da optimum, parece que ele tem algumas substancias a mais. Você conhece? Recomendaria?

    ResponderExcluir
  11. Oi Vanessa, gostei da sua explanação sobre TCM. Meu treinador passou na minha suplementação pós treino 15g Waxy Maize com 40g Whey, 10 Glutamina e 10BCAA. E pediu para eu suplementar antes de fazer o aeróbico para evitar o catabolismo. Sempre fiquei um pouco pré atrás se a suplementação deveria ser depois do aeróbico ou ainda se eu não deveria substituir o o Waxy Maize por 10g de óleo de coco no intuito de continuar queimando gordura. Tenho essa dúvida a tempos, gostaria de uma opinião.!!! Desde Já Agradeço!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Colágeno e Firmeza da pele

ATUALIZADO EM 18/maio/2016 O que é colágeno? Colágeno é uma proteína (Proteína é o "coletivo" de aminoácidos) que tem como função principal dar estrutura, sustentação celular, sendo componente de pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões. Os aminoácidos que formam o colágeno na sua grande maioria são: lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina. Mas, também contêm na sua cadeia os outros 17 aminoácidos, porém em quantidades reduzidas. Nosso corpo sintetiza vários tipos de colágeno, porque esse compõe várias partes do corpo como a matriz orgânica dos ossos, os tecidos conjuntivos de todos os nossos ligamentos (tendões), constitui também a pele, o cabelo, o sangue e os vasos sanguíneos. Para cada local o corpo sintetiza um tipo de colágeno diferente. Tipos de colágeno: TIPO Funções I Este é o colágeno mais abundante do corpo humano. Está presente no tecido cicatricial, o produto final quando tecido cicatriza por reparação. Pode ser encontrada nos tendões,

Probióticos, como consumir?

Em postagens anteriores deixei bem claro a importância em consumir probióticos, mas onde podemos encontrá-los? Segue um informativo abaixo com todas essas informações: Veja mais informações sobre os probióticos: Atualizações sobre probióticos: http://www.vanessalobato.com/2017/10/probioticos-atualizacoes.html Cepas específicas para problemas específicos: http://www.vanessalobato.com/2017/10/probioticos-especificos-para-cada.html Infográfico sobre os benefícios dos probióticos:   http://www.vanessalobato.com/2017/10/infografico-probiotico-beneficios.html  Informações sobre probióticos: http://www.vanessalobato.com/2012/05/probioticos.html Importância do intestino: http://www.vanessalobato.com/2009/06/voce-sabia-que-o-nosso-intestino-e.html Att Van nutri Nutricionista clínica esportiva Vanessa Lobato

UC-II - O novo colágeno?

Há muito tempo escrevi uma postagem sobre a proteína colágeno e vi que muitas pessoas se interessam pelo assunto. Descrevi que temos cerca de 14 tipos diferentes de colágeno. E, que o colágeno hidrolisado que consumimos na forma de suplementos já foi digerido, sendo assim absorvemos os aminoácidos para a produção – lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina. Já na nossa corrente sanguínea, nas nossas vias metabólicas, o corpo irá decidir para qual dos 14 tipos de colágeno será feita a conversão. Lembrando sempre que são necessários vários nutrientes para isso.  E, que na maioria das pessoas o limitante na produção dessa proteína e mais os micronutrientes do que os aminoácidos. Pois bem! Fui apresentada ao UC-II. De início fiquei desconfiada, pois não havia entendido o modo de ação. Eu comparava ao modo de ação do colágeno hidrolisado, que você consome uma dose de 5 a 10g, com os micronutrientes, e o organismo decidirá qual forma do colágeno vai produzir, e usa