Pular para o conteúdo principal

Óleo de coco e TCM/MCT – Triglicérides de Cadeia Média

oleo-m-Shutterstock_Images 
Óleo de coco
O coco é um fruto conhecido por todos e diversamente utilizado. No verão temos o hábito de consumir a água de coco verde que é rica em eletrólito para nos resfrescar, em preparações tanto doces quanto salgados usamos o leite de coco maduro que é rico em gordura. E, atualmente, no mercado encontramos o óleo de coco. E é sobre esse composto que irei relatar hoje:
No coco madura cerca de 33% é constituído de óleo.
coco - divisões
No mercado há dois tipos de óleo: o óleo refinado e o óleo virgem.
Veja na tabela abaixo a característica dos dois tipos:
Tabela - tipos óleo de coco
Óleo de coco contém ácidos graxos capróico, láurico, mirístico, palmítico, palmitoleico, esteárico, oléico, linoléico, araquídico e em maior concentração os CAPRÍLIO E CÁPRICO são usamos como fontes de TCM – Triglicérides de Cadeia Média.
TCM – Triglicérides de Cadeia Média:
Os TCM’s são gorduras que cujas cadeias de ácidos graxos são considerados de comprimento médio por conterem de 8 a 12 átomos de carbono.
Digestão, absorção e metabolismo:
ABSORÇÃO
A digestão dos TCM é rápida. Pouco utiliza os sais biliares e as lipases pancreáticas, já que a sua cadeia carbônica é consideravelmente pequena. A absorção é feita na fase intra-luminal  e vai para via portal diretamente para o fígado para serem Beta-oxidados.
Esse tipo de absorção é característico dos TCM, veja o comparativo na figura abaixo que as outras gorduras demoram mais para serem digeridas, absorvidas e ao invés de irem pelo sistema portal vão pelo sistema limbico.
TCM absorção
A absorção dos TCM’s é rápida e não causam hiperglicemia nem mesmo a tão indesejável hipoglicemia de rebote*.
Curiosidades: Tais produtos muitas vezes são adicionados às formulações enterais para aumentarem o aporte energético para indivíduos com distúrbio da absorção de lipídeos, devido à subnutrição grave.
METABOLISMO
Não precisam ser reesterificados, podem entrar no fígado diretamente nessa forma, e não precisam necessariamente dos sais biliares para serem absorvidos
Os TCMs são rapidamente hidrolisados tendo pequena participação pancreática. Os seus ácidos graxos são absorvidos diretamente para a circulação portal e transportados pela albumina. São oferecidos para as células e não necessitam de carnitina para adentrarem na mitocôndria, sendo portanto oxidados mais rapidamente que os ácidos graxos de cadeia longa, parecendo mais ao metabolismo dos carboidratos.
TCM TCL oxidação
FUNÇÃO
São usados em atividades de endurance para elevarem os ácidos graxos plasmáticos facilitando a oxidação lipídica, de forma a pouparem os carboidratos.
Quatro propriedades interessantes para o desempenho físico:
1) fonte de energia facilmente disponível;
2) mobilizam estoques de gordura corporal;
3) aumentam a taxa metabólica e
4) poupam a massa muscular.
Essas propriedades são desejáveis tanto para os atletas de resistência de longa duração como para os atletas de força.
Possivelmente os TCMs possuem um efeito anticatabólico por sua fácil conversão energética, poupando a massa muscular de perda tecidual na conversão dos aminoácidos em calorias, a exemplo do que ocorre com os carboidratos. Essa produção de energia via TCM é pela produção de corpos cetônicos.
**Gorduras convencionais não produzem muitas cetonas
Uma vez que eles podem evitar ou diminuir o catabolismo muscular, possibilitam o aumento da taxa metabólica de repouso, com maior mobilização de gordura.
Ação terapêutica dos TCM:
O Ácido Láurico contido no óleo de coco após ingerido, se transforma em monolaurina, substância que provoca solubilização dos ácidos graxos das membranas do envoltório do vírus HIV. Há trabalhos que mostram que o ácido laurico ou a monolaurina são capazes de agir contra candida, aspergilus, HIV, estafilococus e estreptococus, reduzem lesão muscular em cavalos. Importante frizar que para garantir este ácido graxo, é preciso comer a "carne do coco" e não água de coco, ou consumir o óleo de coco extra-virgem.

EFEITOS COLATERAIS
Pode gerar desconforto gastrointestinal e, em indivíduos com propensão à desbalanço do perfil lipídico plasmático, os TCMs poderiam estar prejudicando a saúde.



Att,
Van nutri

Vanessa Lobato Nutricionista Esportiva
#Nutrição Esportiva

Comentários

  1. Interessantíssimas as propriedades do óleo de coco. Então, vai a inevitável pergunta: qual o momento ideal para a ingestão (pré e pós-treino, e/ou antes de dormir)?
    Sei que a quantidade depende do objetivo, das necessidades nutricionais de cada um etc., mas, em linhas gerais, eu pretendo perder o máximo de gordura possível, e ganhar massa muscular, com definição (peso 70 kg, tenho 1,75 m de altura, malho todos os dias, tomo whey, albumina, glutamina e estou terminando um pote de creatina. O peso tem oscilado, nas últimas semanas, entre 72 e 70 kg).

    ResponderExcluir
  2. Olá Délio!

    Dependendo da alimentação como um todo o óleo de coco pode ser consumido antes e/ou após o treino e até ser adicionado a uma refeição intermediária, mas para isso é necessário avaliar a alimentação, a rotina, os treinos para encaixar a suplementação de uma maneira que você poderá se beneficiar.
    Procure um nutricionista!!!

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  3. Olá Vanessa!!
    Meu nome é Susi e gostaria de saber se a marca do óleo de Coco Copra é boa, já que na sua explicação, como sempre, muito bem dada, o tipo Copra não é extra virgem. Não entendi se a marca Copra tem a ver com o tipo Copra.
    Muito obrigada.
    Feliz Natal e um Ano Novo repleto de paz, amor, saúde e prosperidade para vc e todos que quer bem.

    ResponderExcluir
  4. olá, tenho 12 anos e eu e meu grupo escolar estamos fazendo uma pesquisa sobre o óleo de coco, você sabe alguns mitos e verdades sobre o assunto? valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Booooooora pesquisar Bruna!!!!
      Dê uma lida nesse e em outros posts e monte os mitos e verdades ;)

      Excluir
  5. Vanessa, muito interessante o seu site e este artigo, sobre o óleo de coco, minha dúvida é se é recomendável sua ingestão no contraturno do treinamento, por exemplo a noite para pessoas que treinam de manhã, ou se pela sua rápida absorção, este deve ser utilizado próximo ao treino, complementarmente aos carboidratos de absorção mais rápida.

    abraço.

    Rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É melhor próximo ao treino ;)
      E pode SUBSTITUIR o carbo.
      Att,
      Van nutri

      Excluir
  6. Tenho a mesma pergunta da Susi...dia 23 de dezembro de 2011?!

    ResponderExcluir
  7. Prezada Vanessa
    Em primero lugar, parabens pela qualidade do seu blog.
    Fiquei surpreso com sua resposta: PODE SUBSTITUIR O CARBO!!! Quer dizer que, quem treina pesado, objetivando o aumento de massa muscular, pode simplesmente abandonar as populares e até então intocáveis dextroses e maltos da vida em favor unica e exclusivamente do óleo de coco? Isso não vai inutilizar o Whey Protein?
    E esse lance de "indivíduos com propensão à desbalanço do perfil lipídico plasmático"? Como é possível saber se estamos nesse perfil ou não?
    Acho que essas são dúvidas pertinentes a muitos frequentadores de academia como eu.
    Obrigado pela atenção.
    Lauro J. Zaze

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá LJ.
      OMCT podesubstituir o carbo e não proteína como o whey protein.
      Exames de perfil lipídico: colesterol total e frações.
      Att
      Van nutri

      Excluir
  8. Olá, meu nome é Rafael Lima
    Passei para tirar uma dúvida e reforçar a questão do rapaz Lauro J., que, creio, não ter sido bem compreendida.
    Os TCM são bons substitutos aos carboidratos em qualquer momento próximo ao treino, inclusive no pós-treino imediato, juntamente com o whey protein?

    Obg,

    ResponderExcluir
  9. Uso o óleo de coco no pre e pós treino e os resultados começam a aparecer. Parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  10. Olá nutricionista, uma coisa que falam muito sobre esse óleo e nunca compreendi é como ele promove o emagrecimento? como ele atua reduzindo a gordura corporal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sendo fonte de energia de baixo índice glicêmico no lugar dos carboidratos.

      Excluir
  11. Bom dia Vanessa! E o oleo de coco com café, o bullet proof cofee, você recomenda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Murilo!!!
      É uma opção de consumo!!!
      Substituir a energia do carboidrato (açúcar) pela gordura (óleo de coco).

      Excluir
  12. ola, posso usar oleo de coco e whey protein????

    ResponderExcluir
  13. Podemos tomar o oleo antes de dormir? E ele é termogenico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo!
      Há a possibilidade sim de consumir a noite.
      É sim, mas não deixa a pessoa agitada igual a cafeína, por exemplo.

      Excluir
  14. Olá Vanessa, parabéns pelo conteúdo. Faço alguma confusão entre gorduras saturadas, insaturadas e polinsaturadas. Também sua opinião sobre os adoçantes para evitar açucares.

    ResponderExcluir
  15. Olá Vanessa, parabéns pelo conteúdo. Faço alguma confusão entre gorduras saturadas, insaturadas e polinsaturadas. Também sua opinião sobre os adoçantes para evitar açucares.

    ResponderExcluir
  16. Olá Vanessa, qual seria a quantidade ideal no pós? 10ml ta bom? tenho 79kg. 1.72 altura e 11% bf

    ResponderExcluir
  17. Olá Vanessa, utilizando o óleo de coco junto ao whey no pós, uma parte do whey tambem nao seria usada como fonte de energia?

    E qual a quantidade que vc recomenda? Estou usando 10ml, tenho 79kg, 1.72 de altura e 11% de bf, e meu interesse mesmo é só repor

    ResponderExcluir
  18. Olá, de acordo com sua resposta ao colega acima então posso adicionar o óleo de coco durante o preparo da Whey protein sem risco algum de alteração da mesma??

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos! A mistura de whey e óleo de coco não vai alterar nada nem no whey nem no óleo de coco.

      Excluir
  19. Olá, mais uma dúvida: ao misturar óleo de coco e whey no pós-treino, deve-se misturar com águá ou apenas os dois simplesmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hitalo! Eu recomendo adicionar água. A água não interfere na ação.

      Excluir
  20. Faço hitt com a duração de 30 minutos logo ao acordar ,posso usar so o óleo de coco com cafe ou até puro como pre treino ?normalmente como uma banan com aveia posso substituí?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É uma opção sim!!!! Mas, vai depender das suas necessidades de hábitos nutricionais para obter resultados ;)

      Excluir
  21. Posso usar no pré treino whey +óleo de coco e po de guaraná? Qntos minutos antes?
    No pós treino so whey +óleo de coco?desde agradeço bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nayara!
      Há vários tipos de pré e pós treino! A escolha vai depender das suas necessidades, tipo e intensidade de treinos, objetivos, composição corporal entre outras coisas, ok! Mas, sim há a possibilidade de consumir este pré treino e pré treino.

      Excluir
  22. Fiz exames a dois meses atrás e estava com colesterol alto, estou malhando pra perder gordura e melhorar o colesterol. Posso usar termogênico com TCM médio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Pode sim. Mas é bom procurar um profissional nutricionista para ajudá-la/o a reduzir o colesterol e a gordura corporal, ok!

      Excluir
  23. TENHO UM BEBE DE NOVE MESES POSSO ESTAR DANDO O TCM PARA GANHO DE PESO?

    ResponderExcluir
  24. Olá Vanessa! É apropriado tomar café com o óleo de coco depois de comer um fruta com aveia no pré treino? É recomendável que se ingira apenas o café com o óleo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode!!!
      Porém, o intuito do café com óleo de coco é usar a energia calórica da gordura (ao invés do carboidrato) e da energia do café, quando soma-se a fruta você fornecerá energia através do carboidrato também.
      Se a intenção é tirar o carboidrato: não se deve somar a fruta, mas se o intuito for somente somar um novo padrão energético: sem problemas ;)

      Excluir
  25. É interessante afirmar que o óleo de coco é ideal para cozimentos e frituras ao invés dos óleos vegetais, pelo simples fato de que o óleo de coco é gordura saturada e mediante alta temperatura as ligações entre os carbonos são ESTÁVEIS, ao contrário do óleo de soja, óleo de milho, óleo de girassol, por exemplo, onde que estes últimos por serem gorduras poli-insaturadas, possuem LIGAÇÕES DUPLAS entre os carbonos e NÃO SÃO ESTÁVEIS, GERANDO A TÃO TEMIDA GORDURA TRANS!!!

    ResponderExcluir
  26. Estou passando aqui apenas para elogiar seu excelente trabalho e esclarecimento das dúvidas de todos que perguntaram aqui no blog, aprendi muito com seu artigo e esclarecimentos. Acho infelizmente uma pena que a nossa medicina ainda não esteja acompanhando essas pesquisas e atualizações de tanto valor. Você poderia falar um pouco sobre o oleo de cartamo, ele também é um TCM, porém não sei muito sobre ele, tem até a combinação em capsulas do cartamo + coco, ele também ajuda no emagrecimento?
    Um grande abraço e muito obrigado Vanessa pelos esclarecimentos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Colágeno e Firmeza da pele

ATUALIZADO EM 18/maio/2016 O que é colágeno? Colágeno é uma proteína (Proteína é o "coletivo" de aminoácidos) que tem como função principal dar estrutura, sustentação celular, sendo componente de pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões. Os aminoácidos que formam o colágeno na sua grande maioria são: lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina. Mas, também contêm na sua cadeia os outros 17 aminoácidos, porém em quantidades reduzidas. Nosso corpo sintetiza vários tipos de colágeno, porque esse compõe várias partes do corpo como a matriz orgânica dos ossos, os tecidos conjuntivos de todos os nossos ligamentos (tendões), constitui também a pele, o cabelo, o sangue e os vasos sanguíneos. Para cada local o corpo sintetiza um tipo de colágeno diferente. Tipos de colágeno: TIPO Funções I Este é o colágeno mais abundante do corpo humano. Está presente no tecido cicatricial, o produto final quando tecido cicatriza por reparação. Pode ser encontrada nos tendões,

Probióticos, como consumir?

Em postagens anteriores deixei bem claro a importância em consumir probióticos, mas onde podemos encontrá-los? Segue um informativo abaixo com todas essas informações: Veja mais informações sobre os probióticos: Atualizações sobre probióticos: http://www.vanessalobato.com/2017/10/probioticos-atualizacoes.html Cepas específicas para problemas específicos: http://www.vanessalobato.com/2017/10/probioticos-especificos-para-cada.html Infográfico sobre os benefícios dos probióticos:   http://www.vanessalobato.com/2017/10/infografico-probiotico-beneficios.html  Informações sobre probióticos: http://www.vanessalobato.com/2012/05/probioticos.html Importância do intestino: http://www.vanessalobato.com/2009/06/voce-sabia-que-o-nosso-intestino-e.html Att Van nutri Nutricionista clínica esportiva Vanessa Lobato

Atualizações sobre PROBIÓTICOS!

Probióticos São microorganismos vivos que numa quantidade controlada causam benefícios ao nosso organismo. FUNÇÕES Hoje sabemos que para cada tipo de problema temos uma cepa de probióticos específica, veja o link aqui . Uma microbiota saudável – com vários microorganismos benéficos, ajuda na produção de antibióticos e antifúngicos; tem ação competitiva contra microorganismos patogênicos; ajuda na constipação por estimular os movimentos peristálticos no sistema digestório; estimula o nosso sistema imunológico; Metaboliza alguns medicamentos, hormônios, carcinógenos; além de serem essenciais na síntese de vitaminas do complexo B e da vitamina K no intestino; Bem, são vários os benefícios, por isso atualmente houve um aumento no número de produtos que disponibilizam esses probióticos na nossa alimentação. É importante para a manutenção de uma boa microbiota o consumo de prebióticos que são fibras!  P resentes nos legumes e nas verduras e frutas, que alimentam as nossa