Pular para o conteúdo principal

Colágeno e Firmeza da pele

ATUALIZADO EM 18/maio/2016

151_1843-balasO que é colágeno? Colágeno é uma proteína (Proteína é o "coletivo" de aminoácidos) que tem como função principal dar estrutura, sustentação celular, sendo componente de pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões.
Os aminoácidos que formam o colágeno na sua grande maioria são: lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina. Mas, também contêm na sua cadeia os outros 17 aminoácidos, porém em quantidades reduzidas.

Nosso corpo sintetiza vários tipos de colágeno, porque esse compõe várias partes do corpo como a matriz orgânica dos ossos, os tecidos conjuntivos de todos os nossos ligamentos (tendões), constitui também a pele, o cabelo, o sangue e os vasos sanguíneos. Para cada local o corpo sintetiza um tipo de colágeno diferente.



Tipos de colágeno:
TIPO Funções
I Este é o colágeno mais abundante do corpo humano. Está presente no tecido cicatricial, o produto final quando tecido cicatriza por reparação. Pode ser encontrada nos tendões, pele, paredes da artéria, o endomísio de miofibrilas, fibrocartilagem e a parte orgânica dos ossos e dentes.
II Cartilagem hialina, torna-se 50% de todas as proteínas de cartilagem. Humor vítreo do olho.
III Este é o colágeno do tecido de granulação e é produzido rapidamente por fibroblastos jovens, antes do mais resistente colágeno tipo I é sintetizado. Fibra reticular. Também encontrado nas paredes das artérias, pele, intestinos e útero
IV lâmina basal; lente do olho. Também serve como parte do sistema de filtração nos capilares e o glomérulo do néfron do rim.
V maioria de tecido intersticial, Assoc. tipo I, associado com placenta
VI mais tecido intersticial, Assoc com tipo I
VII formas de ancoragem fibrilas em cruzamentos epidérmicos dérmicas
VIII algumas células endoteliais
IX Colágeno FACIT, cartilagem, Assoc com tipo II e fibrilas XI
X cartilagem hipertrófica e mineralização
XI cartilagem
XII Colágeno FACIT, interage com tipo eu contendo fibras, decorin e glicosaminoglicanos
XIII colágeno transmembrana, interage com a integrina a1b1, fibronectina e componentes de membranas de porão como nidogen e perlecan.
XIV Colágeno FACIT

Adapatado: http://www.news-medical.net/health/Collagen-Types-and-Linked-Disorders-(Portuguese).aspx


No mercado existem produtos prontos de colágeno com alegação de melhorar a firmeza da pele, textura do cabelo, e até a osteoporose, já que o colágeno constitui o osso. Mas, será que o suplemento de Colágeno hidrolisado auxilia mesmo tudo isso?
Bem, REALMENTE o Colágeno serve para tudo isso, MAS, os suplementos vendidos, consumido ISOLADAMENTE (sem os micronutrientes), não.

O que acontece é o seguinte: O nosso corpo sabe produzir o colágeno, para isso usa os aminoácidos: lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina, as vitaminas: C, E, piridoxina, betacaroteno, ácido pantotênico e biotina, e os minerais: manganês, selênio, cromo, cobre, zinco e silício.
Sim, é preciso de tudo isso para a síntese de colágeno, e mais uma coisinha: a NECESSIDADE DO CORPO, que é o que estimula o corpo a produzir. E lembre-se, que existem váaarios tipos de colágeno, então se o corpo achar melhor produzir colágeno para melhorar a elasticidade dos vasos do que para a firmeza da pele, a síntese será para os vasos!!!!!
Mas caso o corpo esteja funcionando bem e com TODA MATÉRIA-PRIMA necessária (aminoácidos + vitaminas e minerais), tudo será sintetizado e assim tudo funcionará bem, resultando numa pele bonita e saudável (externo) e órgãos funcionantes (interno).

Voltando...

É sabido que consumir SOMENTE o colágeno não funciona por dois motivos:

1º: Colágeno é uma proteína = um monte de aminoácidos ligados! Para absorvemos temos que digeri-la = quebrá-la em aminoácidos.
clip_image001  Clique na imagem para visualizá-la maior
Então, isso significa que não adianta consumirmos a colágeno pronto, pois iremos digeri-lo (quebrá-lo) e absorveremos somente os aminoácidos.
2º: é continuação do primeiro: depois de absorver os aminoácidos, SE o nosso corpo achar necessário produzir o colágeno ele terá somente os aminoácidos, faltarão às vitaminas e os minerais para a síntese.
ATENÇÃO: Não digo que a suplementação não funciona e sim digo que para o corpo usar o colágeno deve-se consumir o colágeno com os precursores par que seja ativado a produção de colágeno de acordo com a necessidade ;)


Mercado de Colágeno:
Atualmente no mercado há os colágenos hidrolisados, já pré-digeridos, o que facilita a absorção dos aminoácidos. Devido a importância dos precursores muitas marcas já adicionam a vitamina C e Sílicio a suplementação.

E mais recentemente há também os colágenos paracolageno_tipo2 articulações, o UC-II, que auxilia diretamente as articulações! Bem, ainda não é comprovado a eficácia direta de ação nas articulações, porém há muitos relatos do consumo com melhora dos sintomas de redução de dores articulares. Vamos esperar mais estudos comprovar a eficácia. Por enquanto, vamos consumir o colágeno hidrolisado que já atua nessa função também ;)
#Bem, resumindo, para a síntese de colágeno é necessário váááários nutrientes e o estímulo interno alertando a necessidade do composto. A suplementação do colágeno, ou colágeno hidrolisado, ou ainda colágeno hidrolisado com vitamina C não resolve o problema de flacidez da pele.

Algumas opções de marcas: Colagentek – Vitafor®;Colágeno hidrolisado – Sanavita®; Collagen Poweder em pó – Performance Nutrition®.



Apenas uma complementação: Vejo que muita gente ficou com dúvidas sobre os resultados da suplementação de colágeno. NÃO digo que a suplementação de colágeno não adianta, APENAS INFORMO que para que a suplementação tenha efeito deverá ser consumida associada aos outros nutrientes necessários para a sua síntese e o corpo deverá dar o estímulo para que essa produção seja realizada. Ok!!!!!!


INFORMAÇÃO: POR ALGUM MOTIVO, QUE EU NÃO SEI O PORQUÊ, NÃO CONSIGO MAIS RESPONDER OS COMENTÁRIOS AQUI ESCRITOS! SENDO ASSIM, SOLICITO QUE MANDE NA CAIXA DE MENSAGENS AO LADO, OK!



Leia também sobre flacidez tecidual e flacidez muscular!

Vanessa Lobato
Nutricionista Esportiva

































Comentários

  1. Andreia
    Vanessa, o que vc acha da caralluma fimbriata para emagrecer, como ela age e tem efeitos colaterais? Grande beijo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Andreia!
    Obrigada pela visita!

    A Caralluma fimbriata age como supressor de apetite e acredita-se também como bloqueador de uma enzima necessária para a conversão da glicose em gordura, impedindo assim a síntese de ácidos graxos - gorduras.
    Efeitos adversos:
    Não há registros de efeitos adversos, é seguro para o uso terapêutico proposto.

    Porém, para o consumo, uma avaliação é sempre necessária, ok!

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  3. oi Daniel - 05/08/2010

    Então, os resultados depende de vários fatores, não tem como estimar, ok!

    O preço eu sinceramente não tenho noção, mas tem outras opções também, certinho!

    att,
    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  4. Olá Agmar!

    Então, ambos produtos citados são de boa qualidade, ok! Na resposta da data 25.fev.2010 há outras opções também.
    Para o combate a flacidez não há uma única conduta. Tem que ser avaliado o que pode estar causando e assim a estratégia será traçada para minimizar a flacidez.

    obrigada pela visita e pelos elogios!!!

    Att,
    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol! 06.ago.2010
    obrigada pela visita!!!

    Então, é uma boa opção sim a associação de colágeno + sílico, mas prefira o silício orgânico - Exsynutriment.

    Infelizmente não conheço farmácias aí de Floripa...

    att,

    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  6. Olá, sou Antonio pode me informar a quantidade de: vitamina, aminoácido e minerais para cada 10gr de colágeno

    ResponderExcluir
  7. POxa Vanessa, não encontrei nada tão esclarecedor quanto seu post até agora!
    Olha só, tenho 31 anos, e estou notando um início de flacidez na pele do rosto deixando os poros muito dilatados. Uso INNEOV FERMETÈ, o q vc me diz desse produto que tem plifenois, licopeno e vitamina C?
    Eu ainda preciso usar colágeno na minha dieta?

    ResponderExcluir
  8. Oi, Vanessa, tenho 55 anos e minha amiga me recomendou gelatina Hidrolisada em pó 240.Estou flacida nos bracos e pernas.
    Fiquei com reseio pois nao tenho nenhuma garantia que possa me fazer bem.
    Tenho gastrite e hepatite B.
    O que vc. acha?.

    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  9. Olá Vanessa, adorei o post, adorei sua maneira de explicar "tim-tim por tim-tim" - sou bióloga e adoooooro entender as coisas dessa forma, detesto quando recebo informações superficiais!
    Você está de parabéns!!!
    Então, vim tirar algumas dúvidas.
    Minha alimentação é HORRÍVEL, não como frutas, verduras, quase nada de legumes, etc...
    Minha nutricionista já havia me receitado Centrum e + Vitamina C.
    Só que ela não é muito boa não, disse-me que colágeno é tudo igual, que posso tomar qualquer um. Mas eu já sabia que isso não era verdade mesmo antes de conhecer seu blog.
    Enfim, cheguei aos 30 e senti uma mudança "monstruosa" no meu corpo e na minha pele, então e resolvi aderir à reposição de colágeno.
    Gostaria de saber o seguinte: posso misturar 2 marcas diferentes? Colagentek + Skin Lift da Nutricé? O primeiro, além das vitaminas a,b,c etc, tem ainda Ácido Fólico, Biotina, Cobre e Manganês e o segundo, Sódio, Cromo, Selênio e Zinco.
    Pelo que li no seu post está bem de acordo com as necessidades para absorção do colágeno, porém, se eu tomar 2 doses diárias, estarei ingerindo 16g de proteína. Não tem problema né? Ou tem?
    Ainda assim, posso continuar tomando o Centrum? Ou excesso de vitamina também faz mal? Pelo que sei, o excesso é apenas desperdiçado, eliminado pelo corpo, mas posso estar errada, por isso estou recorrendo ao seu conhecimento.
    Além de tudo, estou querendo tomar o Exsynutriment + BIO ARCT e o Inneóv Fermete.
    .
    Posso misturar TUDO isso??!!
    .
    Aguardo, ansiosa, sua resposta.
    Parabéns pelo blog, pela paciência, pela presteza, pela dedicação...

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Oi Vanessa que bacana achar esse blog estava lendo e pesquisando sobre o assunto e cai aqui, meu nome é Cleila tenho 32anos e um filho de 1ano e 9meses eliminei 10 kilos de de março até agora tenho 165 e estou com 59kilos, deixei de amamentar a pouco tempo, não como carne vermelha tenho uma alimentação regradissima muita verdura legumes graos integrais soja carnes brancas peixe, linhaça etc, Em fim tmb faço exercicios regularmente, mas percebi que a flcidez e pequenas falhas na parte superior dos cabelos foram inevitaveis cabelereiro diz que foi devido a amamentação e stresses tmb me disseram que apartir dos 30 começamos a perder colageno e é bom repor, estou em duvida de qual tomar como tomar uma marca boa pa spbre isso e qria complementar minnha alimentação com esse suplemento ja que apesar de uma alimentação balanceda ainda vejo esses problemas, pode me ajudar? Grata

    ResponderExcluir
  11. Oi Dani!
    Obrigada pela visita!

    Então, quanto a dilatação dos poros a causa não é flacidez, ok!

    Esse suplemento é muito bom, têm muitos antioxidantes que ajudam muito na restruturação da pele.

    Att,
    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  12. Olá Anônimo do dia 16.ago.2010, da próxima vez identifique-se, por favor.

    Assim, o colágeno pode ajudá-la, mas a alimentação será um fator importante para alcançar os seus objetivos.
    Quanto a gastrite e a hepatite o colágeno não interfere. Apenas aconselho que o consumo do colágeno seja em pó ao invés de ser em cápsulas, pois as cápsulas para quem é sensível causam queimação, certinho!

    att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  13. Oi Renata!

    Obrigada pela visita e pelos elogios... eu também ODEIO informações superficiais rsrsrs.
    Seguinte, vc pode associar as duas marcas, porém se optar tomar o Skin Lift - Nutricé, já é o suficiente pois nele já contêm tanto o colágeno quanto os precursores, ok!
    Se for optar: exclua o centrum, consuma o skin lift + exynutriment + Bioart. Esses serão focados para a restruturação de colágeno.
    Pode associar os outros, mas não há necessidade.

    Atenciosamente,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  14. Oi Cleila!
    Obrigadão pela visita!

    Seguinte, o seu caso, aparentemente, n~~ao é somente falta de colágeno.
    Durante a gestação e amamentação perdemos muuuitos nutrientes e esses agora estão fazendo falta. Mas, para saber o que está acontecendo com você é necessário fazer uma avaliação, certinho!?

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  15. Olá Vanessa,
    Muito interessante seu blog.Conheci hoje.Meu nome é Elizabeth. Tenho 61 anos, 1:77 e 69 kgs. Tenho prisão de ventre desde pequena e apesar de ter uma boa alimentação e beber pelo menos 2 litros de agua por dia, não consigo ir ao banheiro se não tomar algum tipo de estimulante e ainda usar supositorio. Fui numa nutricionista que me passou uma dieta sem gluten e sem laticinios, só pode a base de soja. Tambem como fibras sempre,Ela até me receitou uma mistura que leva semente de linhaça dourada, semente de abobora, farelo de aveia, flocos de quinoa, tudo triturado para fazer uma vitamina com frutas(maçã, banana, mamão)e leite de soja, além de sempre comer verduras legumes arroz integral oleaginosas, coisa que eu já fazia, mas agora de forma mais organizada. Como estou com uma gastrite leve também tenho que comer no máximo de tres em tres horas. Receitou tambem Colagentek, Tintura mãe de alecrim, Omega 3,Vital Imune e as seguintes formulas manipuladas:1- L-triptofano e L-Taurina, 2 doses por dia, e 2- Magnesia glicina, Calcio quelado, zinco quelado, cobre quelado, manganês quelado, vitamina c, d e e, quercetina, extrato seco de unha de gato em dosagens diferenciadas, para tomar 2 doses por dia manhã e noite.
    Eu só comecei há dieta, há quase uma semana mas ainda não comprei os suplementos.Em relação a prisão de ventre estou completamente travada e no domingo acabei tomando o 46 da almeida prado e mais supositorio e consegui ir ao banheiro diversas vezes. de la para ca como não estou tomando remedio travei totalmente. Eu vou entrar em contato com a nutricionista, mas como gostei muito das suas orientações, gostaria de saber a sua opinião para o meu caso, que é crônico.Muito obrigada desde já

    ResponderExcluir
  16. Olá Elizabeth!

    Obrigada pela visita e pelo voto de confiança!

    Bem, não vi a orientação completa mas pelo o que vc relatou, avalio como uma condulta correta, de acordo com o seu problema.
    Ela prescreveu os probióticos que ajudarão o seu intestino funcionar tanto mecanicamente quanto fisiologicamente.
    Exclui os alimentos que atrapalham no perfeito funcionamento intestinal.
    Adicionou alimentos que contêm fibras, nutrientes e óleos de boa qualidade.
    Prescreveu substâncias que ajudará no processo disgestivo e consequentemente na absorção e na utilização de nutrientes.
    ...
    Eu aconselho que a comunique o que está acontecendo, pois ela poderá mudar algumas condutas nessa primeira fase de tratamento para ajudar o intestino funcionar melhor.

    E, lembre-se: você sempre foi constipada e sempre usou medicação que agrediram o seu intestino, com isso acabou, sem querer, deixando o seu intestino preguiçoso e por isso demorará um pouco para ele funcionar regularmente, ok!
    Confie nela!!!

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  17. Oi Vanessa, eu denovo!
    Em primeiro lugar agradeço imensamente pela sua atenção.
    Só tirando mais uma dúvida... o Proteincolla é muito mais eficiente que o Skin Lift? Pq este possui algumas substâncias que o Proteincolla não possui. Estou um pouco em dúvida em relação ao colágeno.

    ResponderExcluir
  18. Olá Vanessa!
    vi em alguns sites sobre o firmador Rennovee beautysolution. vc conhece esse produto?
    se conhecer, poderia me informar se ele realmente funciona e é bom como firmador da pele...grata pela atenção...um abraço!

    Mônica

    ResponderExcluir
  19. Oi Mônica!
    Obrigada pela visita!

    Esse suplemento da nutrilatina é muito bom sim, mas nele não tem o colágeno e sim outros componentes (vitaminas e minerais) que ajudam na síntese de colágeno, ok!

    Att,
    Vanessa Alves Lobato

    ResponderExcluir
  20. Olá Vanessa. Vc é super didática e esclarecedora. Parabéns por seus comentários. Li nalgum lugar, talvez no se blog que ingerir colageno antes de dormir é melhor pois durante o sono acontece a produção de uma enzima que ajuda na absorção, lógicamente não se dv esquecer de todos os complementos q vc já citou. Esqueci o nome dessa enzima. Isso existe ou estou confundindo informações. Bjo, Janete

    ResponderExcluir
  21. Olá Janete!
    Obrigada pelos elogios e pelo comentário.

    A relação entre período de consumo e melhora de utilização do complemento não é devido a melhora na absorção, ok!
    Durante o sono, desde que seja um sono de boa qualidade - sem despertares, sem luz acessa... - liberamos um hormônio reparador, o chamado GH, e por isso nesse momento é bom ter a suplementação.
    Se você tem a necessidade de reparar tecidos e durante o sono libera o hormônio que é reparador é bom ter a matéria prima para essa reparação acontecer, certinho?!

    Att,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  22. Oi tudo bem,sabe fiquei bem confusa,eu estou tomando o colágeno hidrolizado da sanavita,mas terei que tomar junto com aveia para dar resultado,e queria tomar junto o betacaroteno,sera que não vai dar nada de ruim misturando isso tudo.

    ResponderExcluir
  23. Olá Vanessa! Vc já ouviu falar da PholiaMagra?
    É recomendável tomar a Pholia Magra juntamente com o Colágeno?
    Abraço!

    Tallita.

    ResponderExcluir
  24. Olá Anônimo do dia 05 de setembro! Da próxima vez, identifique-se, ok!

    Então, você pode associar o consumo do colágeno com betacaroteno e aveia, sem problemas!!!

    Att,

    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  25. Oi Talita!

    Não há interação entre pholia magra e colágeno! Os dois suplementos agem de maneira diferentes e não tem interação entre si, ok!

    Atenciosamente,
    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  26. Oi Vanessa;
    meu nome é nádia.
    Gostaria muito de saber se posso usar o colágeno puro (sem adição de vitaminas)associado a frutas ao invez de usar o que vem preparado e enriquecido com vitaminas. tenho uma alimentação muito saudável, será que dessa forma consigo manter a pele mais firme e evitar as ruguinhas por mais tempo ?

    ResponderExcluir
  27. Olá Nádia!!!

    Pode sim, sem problemas!!! Se tem uma alimentação balanceada nem precisa do colágeno na forma de suplemento, ok!

    Att,
    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  28. Olá Vanessa td bem?

    Muito legal a matéria falando do colágeno. Bom eu tomo um produto que se chama Monavie Active, é rico em vitamina C, pela quantidade de frutas (19 frutas) e tem adição de colágeno hidrolisado, eu amo o produto, não sei se vc conhece, gostaria da saber sua opinião. Obg

    Paloma

    ResponderExcluir
  29. Olá Vanessa!!
    Comprei "por impulso" uma tal gelatina hidrolisada - GELAPE plus. Aí, depois de comprar, vim pesquisar.
    Achei vc e não deu outra, estou na maior dúvida se tomo ou não. Tenho 52 anos e já tomo o Way Protein em dose redusida(uma medida). E agora? Vc me esclarece alguma coisa? Muito obrigada pela atenção e disponibilidade para nos orientar. ABç,
    Vânia.Em BH.

    ResponderExcluir
  30. olá, kl a dosagem do colageno para mandar manipular??

    ResponderExcluir
  31. Oi Vanessa...
    Primeiramente, parabéns pelo seu post, somente aqui achei respostas satisfatórias para minhas dúvidas, mas inda tenho uma: tomo suco de clorofila todos os dias em jejum e a noite, e gostaria de saber se já é o suficiente para obter bons resultados na formação do colágeno? Meu suco inclui: couve manteiga,alface, brócolis, laranja, maçã, pepino, beterraba,cenoura, gengibre, linhaça triturada na hora e colágeno, e tomo diariamente 1l. de chá verde todos os dias. Será que obterei resultado na formação do colágeno?

    Desde já muito brigada!
    Claudia

    ResponderExcluir
  32. Oi Vanessa td bem?

    Antes de tudo parabéns pelo seu post, sobre os assuntos que pesquisei sempre encontrei respostas esclarecedoras.
    Desculpe a insitência, mas estou curiosa p saber sua opinião sobre o produto Monavie que contém colágeno...se funciona..sobre as frutas etc..

    obg

    ResponderExcluir
  33. Ola Vanessa, meu nome e Josiane e amei o blog, de fato ha muita informação equivocada a respeito do colageno, mas eu queria saber se ha no mercado um colageno com todas as subsancias colocadas por vc como selenio, manganes, etc... e se não ha, com o q posso associar o consumir do colageno para q ele atenda as minhsa necessidades: pele, cabelo e articulações???
    Um abraço, um beijão e parabens, o blog é 1000000000000000!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  34. oi Vanessa meu nome é Flávia,
    Eu tenho feito o iorgut com leite de saquinho e iogurt integral. Eu notei que minha pele tava muito ressecada do rosto , estava até mesmo descamando ai depois de dois dias tomando iogurte a pele do rosto hidratou toda..isso sem usar nenhum tipo de creme. depois fui ler em uma revista que a proteína do iogurte aumenta a absorção de água no intestino, favorecendo a hidratação do corpo. Mas a questão é que eu notei também que parece que minha barriga e meus quadris adquiriram mais gordura :( será isso possivel?.. eu comecei a tomar pq vi o seu site e tbm outro que disse que o leite de caixinha não é bom pra sáude , que melhor optar pelo iogurte se vc quiser dar uma olhada, achei interessante
    http://pat.feldman.com.br/?p=1941
    ficarei aguardando sua resposta obrigada

    ResponderExcluir
  35. Simplesmente adorei o seu trabalho como um todo !
    Gostaria de saber o seguinte.
    Eu estou malhando pesado, estou tomando L.A. Carhamus Linoleic Acid. |Para perder gordura localizada| Eu também tomo cerca de 1,5 a 2,5 lts de Gelatina | supermeracdo | por dia, gostaria de saber se tem alguma contra-indicação para a gelatina.
    E o caso da Gelape, você me recomendaria tomar ?
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  36. Olá Vanessa tudo bem?
    Moro em Porto Alegre tenho 39anos e malho desde os 15,faço musculação e pump 3Xpor semanae estou começando suplementação,principalmente para flacidez que já estou sentindo no rosto e corpo.O que vc me indica? como super bem frutas verduras saladas mas quero usar colágeno pois acho que irá ajudar na flacidez e tomar whey após malhação, estou no caminho correto?
    Bjos e obrigada
    Chris

    ResponderExcluir
  37. olá vanessa,sou a thaiza, estava procurando informações a respeito de uma marca boa de colágeno, uma nutricinista me indicou o da marca sanavita, vc considera que ele tenha um bom efeito. Adorei essa página e as informações são muito esclarecedoras.Sou aluna de nutrição mas ainda estou no quarto período,ainda não entendo muito de suplementos. bjos

    ResponderExcluir
  38. Oi Josiane – dia 26.09.10!!
    Obrigada pela visita e pelos elogios!
    Veja a minha resposta para Mone do dia 29.jul.2010, lá tem algumas boas marcas de colágeno.
    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  39. Oi Claudia – dia 26.09.10!!
    Obrigada pela visita e pelos elogios!
    Parabéns por consumir esse tipo de suco Claudia!!!
    Aparentemente está bem completo, mas deverá consumir frutas, castanhas, aveia, legumes e verduras durante o dia tbém, ok!
    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  40. Oi Steffanny – 24.09-10!!
    Obrigada pela visita!
    rsrsrs DEPENDEEEEEE!!
    Mas, a recomendação está entre 5 a 10g/dia, ok!
    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  41. Oi Vânia!!
    Obrigada pela visita!
    O gelape é fonte de colágeno hidrolisado (basicamente 3 aminoácidos), o whey protein é fonte de 20 tipos de aminoácidos, assim é mais completo.
    Para saber da SUA NECESSIDADE é necessário de uma avaliação dos seus hábitos alimentares e de práticas de atividade física, ok
    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  42. Oi Paloma!!
    Obrigada pela visita!
    O Monavie é um bom produto, porém esse novo com colágeno eu não conheço muito bem. E no site não informa QUANTO de colágeno é adicionado, ok! Apesar de não saber a quantidade sei que o que contém é absorvido.
    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  43. Oi Jackson 29.09.10!!
    Obrigada pela visita e pelos elogioooos!
    A gelatina de mercado contêm muitos corantes e pouco colágeno!!!!
    Caso consome a gelatina pelo sabor, tudo bem... mas, prefira aquelas que contém corantes NATURAIS – opção: Minha Gelatina – Drº Oetker®!
    Caso a consome pelo colágeno... pode parar! Pois, quase não á proteína nesse tipo de alimento.
    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  44. Oi Jackson 29.09.10!!
    Obrigada pela visita e pelos elogioooos!
    A gelatina de mercado contêm muitos corantes e pouco colágeno!!!!
    Caso consome a gelatina pelo sabor, tudo bem... mas, prefira aquelas que contém corantes NATURAIS – opção: Minha Gelatina – Drº Oetker®!
    Caso a consome pelo colágeno... pode parar! Pois, quase não á proteína nesse tipo de alimento.
    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  45. Oi Thaiza 04.10.10!!
    Obrigada pela visita!
    No comentário do dia 29 de julho têm algumas marcas, ok
    Bons estudos!!
    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  46. Ola, eu tenho 20 anos e gostaria de saber se há alguma contraindicação em tomar o colageno.

    ResponderExcluir
  47. Olá vanessa obrigado pela resposta. Gostaria que vc me auxiliasse na escolhha de um produto bom para lipodistrofia ginóide e dores nas pernas,principalmente no pe´riodo menstrual.Fico muito em dúvida com relação à castanha da índia e centelha asiática, e com relação a dosagem fico receiosa de estar ingerindo uma quantidade muito alta,portanto por favor gostaria que me indicasse marcas desses produtos q vc conhece e q realmente tenham uma boa atuação, e qual o melhor para meu cas castanha ou centella.Outra coisa,com relação as marcas de colágeno q vc indicou eles tem um preço masi caro pq além do colágeno possuem vit e minerais necessárioas à sintese do colágeno, caso eu já ingira essas vit e minerais na dieta posso comprar um produto só de colágeno hidrolisa, fico receiosa quanto à dose por cápsula qual a consequência se for alta, e pode ser de até quantos mg por cápsula, e vc conhece alguma marca boa de um colágeno hidrolisado sem vit e minerais que seja bom.
    E pra finalizar, há problema em utilizar colágeno e a castanha ou centella. Obrigado

    ResponderExcluir
  48. bom dia vanessa,meu nome é thais tenho 21 anos estou gravida de 17 semanas,antes da gravidez tomava colageno e tinha resultado gostaria de saber se durante a gravidez posso continuar tomando ou devo manter a sustenção do produto
    beijoss e parabens pela materia sobre o assunto

    ResponderExcluir
  49. olá vanessa, eu de novo. Dessa vez qro q vc me auxilie para que eu auxilie meu namorado,hshsh. É que ele quer tomar ginseng pra melhorar a disposição física,pois trabalha e faz faculdade e agora quer estudar pra concurso, procuramos na net e achamos que o ginseng éu um bom produto até para a a memória só q são muito produtos, e não sabemos um produto com a dose ideal e marca eficaz, se vc conhecer alguma marca boa pode nos indicar, e quanto tempo no máximo pode se fazer essa suplementação, e para mim como sinto muita indisposição e já estou pensando em suplementar com colágeno e castanha da índia ou centella(tô só esperando sua resposta,hshsh) ,teria algum problema de tomar também o ginseng.Bjos, e caramba seu blog é ótimo,parabéns, qro muito me inspirar em profiisionais como vc ,q deixam claro q são ótimos na profissão q exerce, ainda mais quando amamos o q fazemos.bjão.

    ResponderExcluir
  50. oi Vanessa,
    Gostaria de saber pq deve-se consumir iogurte depois do treino, por causa do cálcio que ele é importante pra sintese do Colágeno? Estou te perguntando pq também vi em um site que não é bom tomar depois e antes do treino leite e derivados.. fiquei sem entender.
    muito obrigada

    ResponderExcluir
  51. bom dia Vanessa Lobato, gostaria de saber qual a quantidade recomendade de colageno diariamente?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  52. Oi
    meu no me e Poly,estou querendo tomar colageno hidrolisado,com que vitaminas em capsulas eu deveria associarlas..??

    um abraçoo

    ResponderExcluir
  53. Olá vanessa, adorei o seu blog...me chamo lidiane, tenho 34 anos, consutei uma nutricionista e ela me passou uma formulação: LN2 IN(300mg);coenzima Q10(30mg);vitamina E(200mg)e vitamina C(400mg), faço a ingestão da cápsula logo após o almoço. introduzí mais frutas durante o dia. Gostaria de saber se eu posso associar à ingetão do colágeno hidrolisado, se melhoraria o resultado qto ao aspecto da minha pele? e tb estava pensando se poderia aumentar a ingestão diária de Q10 para 50mg/dia? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  54. Oiii boa tarde Vanessa!!!

    Sou Eliane tenho 28 anos e tenho um corpo normal..Não gostaria de emagrecer...queria tomar colageno p´ajudar a firmar bem a pele e combater linhas de espressão..queria saber se posso mandar manipular..Agradeço desde já

    ResponderExcluir
  55. Oi Vanessa PARABÈNS seu blog é o mais completo de informações que achei...minha duvida é a seguinte , existe algum remédio ja pronto com todos esses aminoácidos vitaminas e minerais que eu possa encontar para associar ao colageno num custo bom, e também se posso manipular na farmácia ? me passa o nome ta ok bjusss VLW

    ResponderExcluir
  56. Oi Naiane! 09.10.10

    Obrigada pela visita!

    Não há trabalhos que demonstre contra-indicação, mas sempre recomendo uma avaliação de um profissional habilitado para verificar a necessidade de consumo.

    Att,


    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  57. Oi Thaiza! 10.10.10

    Obrigada pelo retorno!

    Não há a possibilidade de eu avaliar a sua necessidade para indicar um suplemento ou dosagem sem fazer uma avaliação do seu caso.
    Isso é muito individual, ok!


    Att,


    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  58. Oi Anônimo do dia 11.10.10

    Obrigada pela visita!

    Não há problemas em consumir durante a gestação, MAS há uma necessidade em avaliar as SUAS necessidades, ok!!

    Att,


    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  59. Oi Thaiza! 11.10.10

    Repito: é necessário uma avaliação, ok!
    Tem que ser analisado o porque da estafa mental e/ou muscular.
    E a partir do diagnóstico será escolhido os nutrientes para suplementar.

    Att,


    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  60. Oi Amanda! 16.10.10

    Obrigada pela visita!

    Quando é indicado iogurte pós treino é pq esse é fonte de proteínas que auxiliam na reconstrução muscular.
    Mas, isso deve ser avaliado individualmente, pois tem pessoas intolerantes ou resistentes a produtos lácteos!!!
    Por isso sempre digo: Sempre há a necessidade de uma avaliação individualizada para a indicação de uma alimentação e suplementação.

    Att,


    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  61. Oi Gabriela!! Dia: 22.10.10

    Obrigada pela visita!

    Veja a minha resposta do dia 26.fev.10!!

    Att,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  62. Oi Poly!! 22.10.10

    Obrigada pela visita!

    Nas boas marcas de colágeno já se encontram as vitaminas e minerais necessárias para a síntese de colágeno, ok!

    Veja o meu comentário do dia: 25.fev.2010
    Att,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  63. Oi Lidiane!! Dia: 24.10.10

    Obrigada pela visita e pelos elogios!

    Então, como você já tem um suporte com uma nutricionista aconselho você questioná-la sobre a possibilidade de ingerir colágeno e Coenzima Q10! Pois, ela já tem o seu histórico e saberá informar com mais garantia a sua real necessidade.

    Att,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  64. Olá Eliane!! Dia: 27.10.10

    Obrigada pela visita!

    Para manipulação é necessário uma receita, ok!
    Procure um profissional para avaliar a sua necessidade e prescrever um bom suplemento que atenda as suas necessidades!

    Att,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  65. Oi Ana Cristina!! Dia: 27.10.10

    Obrigada pela visita e pelos elogios!

    Veja a minha resposta do dia 25.fev.10 lá tem algumas marcas!!
    Quanto a manipulação é necessário uma prescrição de um médico ou nutricionista!!

    Att,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  66. ola vanessa..
    comprei ontem a gelatina da bionatus?adianta alguma coisa?ou piora a pele?emagrece?da espinhas?da mais celullite? to meio assim de tomar e emagrecer mais ficar com os cabelos e pele feia.

    ResponderExcluir
  67. Olá Anônimo!!!!
    Assim, o colágeno não causará acne, celulite, piora no aspecto da pele e nem emagrecimento, ok!

    Como postei, o seu consumo isolado sem bons hábitos não ajudará, mas se esse for o limitante para a boa aparência da sua pele, com certeza ajudará!

    Atenciosamente,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  68. Boa tarde vanessa, tenho 36 anos sou muito flacida e cada dia acho que piora tenho muita celulite me ajude como posso tá melhorando o colageno que posso usar que me resolva...obrigada
    Andréa

    ResponderExcluir
  69. Boa tarde Andrea!!!

    Obrigada pela visita!
    Bem, fica muito complicado dizer o que resolverá o seu problema sem conhecê-la, pois flacidez e celulite pode ser causado por vários fatores!
    procure um profissional habilitado que poderá ajudá-la de acordo com as SUAS NECESSIDADES.
    Procurar auxílio é melhor do que ficar testando produtos "milagrosos" presente no mercado, ok!

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  70. Oi Vanessa, parabéns pelo seu blog, me chamo Joelma tenho 39 anos. Minha pergunta seria, qual suplemmento que tomado com as capsulas de colágeno surtem efeitos desejavéis. Li todos os posters e segundos os comentários, o colagéno não age isolado mas sim com outros suplementos vitamínicos, me esclareça por favor Vanesa e obrigada.

    ResponderExcluir
  71. oi Joelma!
    Muito obrigada pela visita!

    Então, se a sua alimentação disponibiliza todas as vitaminas e minerais porém é deficiente nos aminoácidos pré-cursores de colágeno - O seu consumo é indicado!PORÉM, na maioria das vezes a alimentação é deficiente de vitaminas e minerais precursoras de colágeno, aí o consumo isolado do colágeno não surtirá resultados positivos.

    Por isso que é necessário uma avaliação dos seus hábitos alimentares e dos sinais e sintomas que indicam possíveis deficiências nutricionais.

    Atenciosamente,
    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  72. Olá Vanessa!!!
    Te Parabenizo antes de mais nada pelo seu conhecimento e dedicação em sua área!!!
    Vanessa, gostaria muito de uma ajuda, sou gestante, de 6 meses, e acredito ter genetica favoravel à estrias pois minha mãe tadinha tem a barriga muuuuito, mas muuuuuuuuuuito estragada pela gravidez. Parecem cicatrizes de cirurgia.. é muito feio tadinha... Por esse motivo, queria tentar algo mais do que apenas cremes e óleos anti-estrias e não engordar... Eu tenho 25 anos, é a primeira gestação, e quero muito tentar evitar ao maximo as estrias, celulite, flacidez... Quanto mais recursos eu puder ter pra previnir, um pouco menos preocupada vou ficar... enfim... Dai eu pensei,com base no que Você disse... no seguinte:
    Olha só, eu tomo diariamente um Polivitaminico e Poliminerais chamado MATERNA, e observando sua composição eu vi quem contém vários dos componentes necessários para o efeito em conjunto como colágeno... Então eu queria saber se, no meu caso que tomo essas vitaminas e minerais diariamente, o colágeno em cápsulas ou em pó (qual seria melhor???) poderia ter um melhor resultado na prevenção da flacidez e estrias.... Também queria saber se ajuda a prevenir celulite... E se não, o que eu poderia tomar... Estando gestante....
    Por favor Vanessa, me ajude!!!!!!!!
    Aguardo ansiosamente sua resposta!!!
    Desde já Muito Obrigada!!! Bjs, Aline Araujo Bossan.

    ResponderExcluir
  73. Boa tarde Vanessa!
    Meu nome é Ane, 25 anos. Fiquei MUITO feliz por finalmente encontrar um site com explicações bastante esclarecedoras. Parabéns pela iniciativa e auxílio.

    Então, minhas dúvidas são:
    - Não como carnes de boi, porco e ave. MUITO raramente de peixe. Tiro de outros alimentos a fonte de proteína. Frequento a academia com pouca frequencia, porém iniciarei um treino 5x por semana em busca de tonificação, força e etc... Sei que precisarei de uma alimentação mais rica em proteína; por isso tomo o Whey Protein. Gostaria de saber se o whey é o suficiente para quem não come carnes. Se eu não fizesse musculação,haveria mal consumir esse produto???

    - Por conta da vida corrida minha alimentação não é um prato de arroz, feijão, salada a vontade e alguma proteína no horário do almoço. Eu faço substituições: preparo sanduiches com queijo, alface, cenoura ralada, tomate, azeite de oliva, peixe ou ovo cozido ou queijo branco. Depois, durante o dia, consumo frutas, iogurte desnatado, sementes,granola...Sei que é uma alimentação um tanto restritiva, e por isso tomo suplemento vitamínico (Centrum). Gostaria de saber se isso é suficiente para suprir as necessidades de vitaminas e minerais.

    Desculpe o texto extenso e desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  74. Olá Vanessa, amei seu blog e estava justamente procurando sobre colageno hidrolisado e vim parar aqui, e tenho uma pergunta a fazer, diante de tudo que vc falou aqui, qual a formula que vc indicaria para eu mandar manipular? e a dosagem diária? moro em Recife, tenho 42 anos, tenho 1,69 e 65 kg, tenho uma boa alimentação e gostaria de firmar mais a pele e retardar o aparecimento de rugas

    ResponderExcluir
  75. Olá Ane! 18/11/10

    Obrigada pela visita e pelo elogio!

    Ane, para saber se a sua alimentação e suplementação está adequada é necessário uma avaliação indivualizada, ok! Não tem um padrão e sim adequações dos seus hábitos, necessidades, rotina, objetivos etc.
    Procure um profissional nutricional para ajudá-la com mais segurança.

    O whey protein auxilia como fonte de proteínas, porém os outros nutrientes presentes nas carnes não! Por isso é necessário uma adequação de TODA alimentação.

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  76. Oi Maysa! 18/11/10

    Obrigada!!!

    Bem, como sempre digo NÃO há um padrão. Cada caso deve ser avaliado, ok! É preciso avaliar qual é o seu limitante, o que a impede de ter a pele mais firme para assim poder manipular a fórmula correta para você, ok!

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  77. Como faço para saber meu limitante, quem devo procurar para isto? qual o especialista nisto? dermaco, nutricionista? aqui é tão carente destas informações

    Desde já agradeço a atenção

    ResponderExcluir
  78. Olá Vanessa.... desculpe mas percebi que você respondeu comentários postados posteriormente ao meu e não encontrei nenhuma resposta sua para minha pergunta... Sei que não é sua área tratar com gestantes, e sim com esportistas, e talvez por isso você nem tenha me respondido, mas queria só alguma dica, por mínima que fosse já me ajudaria muito... Desculpe, não quero ser nem parecer indelicada, mas peço e espero de coração ao menos uma resposta dizendo "Desculpe, mas não posso te ajudar"... Um ótimo dia pra você Vanessa, e mais uma vez parabéns pelo seu trabalho e dedicação.
    Obrigada... Aline Araujo Bossan.

    ResponderExcluir
  79. Vanessa Boa tarde

    Meu nome é Tatiana

    Estou querendo manipular colágeno, para manter firmeza da pele, tenho 26 anos. Quais nutrientes você me indica ( de preferência todos ) que me ajudará no meu obejtivo que é manter firmeza da pele.

    Outra dúvida, é necessário um horário certo para injerir estas cápsulas? 3 vezes antes de cada refeição seria o ideal ?


    Abraço

    ResponderExcluir
  80. vanessa ....
    primeiramente adorei a pagina show de bola....
    sou Renata , tenho 19 ans hi desenvolvi estrias que provavelmente sao geneticas de pai e mae por que eles tem !
    quero começar a malhar só que tenho medo de desenvolver mais estrias . graças a deus nao tenho problemas de ossos ou cabelos e unhas fracas..... voce teria uma lista de nitrientes que provavelmente manipulados com o colageno me ajudaria com a elasticidade e firmeza da pele ?
    aguardo resposta
    beijao

    ResponderExcluir
  81. olá vanessa.... meu nome é Renata e gostaria de saber qual melhor horario ou melhor ocasiao para se ingerir o colageno sendo ele melhor absorvido pelo organismo .... antes das refeiçoes ???
    beijao

    ResponderExcluir
  82. Oi Vanessa, que espaço interessante para discutir, parabéns pelo blog e profundidade da abordagem dos assuntos apresentados. Adorei a resposta para o Leandro (04/04/2010)sobre fontes naturais de minerais e vitaminas que auxiliam na síntese do colágeno. Gostaria de sua opiniao sobre o flúor, parece-me que o primeiro passo para quem quer ter pele mais firme é usar água mineral de fontes com baixo teor de flúor. "http://www.ibsweb.com.br/clinicanutricional/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=13" Obrigado pela sua generosidade em partilhar conosco, paz e saúde ! Roberto

    ResponderExcluir
  83. Oi Maysa! 21.11.10

    Bem, eu aconselho você procurar um profissional nutricionista, ok!


    Att,
    Van nutri

    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  84. Olá Aline Araujo Bossan!!!

    Desculpe-me! Acabei pulando o seu comentário!

    Assim, não há diferença entre o colágeno em pó e o em cápsulas!
    O bom do colágeno em pó é que facilita o consumo já devemos consumir cerca de 5 a 10g de colágeno por dia o que resultaria num consumo de 10 a 20 cápsulas por dia.
    Aconselho evitar colágenos com corantes, ok!

    Att,
    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  85. olá Tatiana!

    Para manipulação é necessário um receituário ou você pode comprar o colágeno "pronto" que as farmácias de manpulação disponibilizam, ok!
    Os nutrientes necessários são os citados na postagem!

    Att,
    Van nutri

    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  86. Oi Renata!

    Você tem a opção de comprar um colágeno pronto ou buscar um profissional que prescreva a fórmula para você ou ainda comprar um produto pronto que as farmácias de manipulam tem.
    Mas, aconselho procurar um profissional que a aconselhe quanto ao correto consumo que atenda AS SUAS NECESSIDADES, ok!
    Att,
    Van nutri

    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  87. Ola dra.Vanessa. Estou com uma dúvida: O que devo comer pra facilitar a produção de colágeno para o meu corpo. Preciso muito dessa informação, pois tenho efeito sanfona e estou sentindo muito mal com isso,engordei 10 kilos depois do casamento e não consigo recuperar o corpo de antes, pelo menos a barriga de antes que era reta e a coxa que era mais durinha sem "furos",atualmente meu corpo está vulnerável a ter celulite.. Estou no aguardo da resposta. Bjs Isabella

    ResponderExcluir
  88. Oi Isabella!

    Assim, para saber o que VOCÊ EXATAMENTE precisa para produzir colágeno precisa de uma avaliação nutricional para identificar.
    No dia 04/abr/2010 eu respondi um comentário para o Leandro com alimentos fontes das vitaminas e dos minerais pré-cursores de colágeno dê uma olhadinha.
    Att,

    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  89. Olá,
    Ouvi que o colageno liquido tem melhor eficacia, isso de fato é verdade?
    Sabe onde é possível comprar?

    Grata

    Josineide

    ResponderExcluir
  90. Ola!!!Gostaria de saber se posso continuar tomando colagenio durante a gestação.Tenho 34 anos.

    ResponderExcluir
  91. Olá Anônimo - 07.12.2010.
    Da próxima vez identifique-se, por favor.

    Não há problemas de consumir colágeno durante a gestação, agora se PARA VOCÊ É OU NÃO INDICADO CONTINUAR eu não posso dizer, pois precisaria avaliar as suas necessidades.
    Pergunte ao seu médico se você tem a NECESSIDADE tem consumir o colágeno e também qual a quantidade e até a marca mais indicada para o seu caso.

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  92. Olá,
    existe algum problema para gestante tomar colágeno?

    ResponderExcluir
  93. oi vanessa tenho 42 anos estou pesando 68kls e 1.50de alt tenho fibromialgia, estou pesada mim ajude com uma dieta e uma digestao lenta sera q pode mim ajuda obrigado

    ResponderExcluir
  94. oi vanessa , eu sou eliane preciso de sua ajuda tenho 1,50de alt e 68 kls tenho fibromialgia estou muito pesada e tenho digestao muito lenta mim ajude com uma dieta ,bjs obrg

    ResponderExcluir
  95. olá Anônimo do dia 11/12/10!

    Não há problemas! Mas, consulte o seu médico ou seu nutricionista a SUA necessidade.
    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionita

    ResponderExcluir
  96. olá Eliane - 12/12/10!

    Recomendo que você procure um profissional para fazer uma avaliação nutricional individualizada para recomendar uma alimentação equilibrada de acordo com as SUAS NECESSIDADES, ok!

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionita

    ResponderExcluir
  97. Olá Vanessa, gostaria de saber qual melhor suplementação para ajudar na hipertrofia muscular? E qual seria o suplemento mais indicado para repor a energia durante atividades com mais de 1 hora de duração sem elevar o pico de glicemia. Obrigada,

    ResponderExcluir
  98. Olá Vanessa,
    Uso o exynutriment 100mg + bio arct 100mg, além de 01 grama de óleo de linhaça. Percebi melhora no cabelo e unhas porém, na flacidez não. Inclusive, ao termino de um pacote de massagem e drenagem linfática, me parece que não somente a celulite, mas a flacidez também aumentou. Quais ops exames que devo realizar para saber como estão os minerais, sais minerais etc?
    Grata,
    Eli.

    ResponderExcluir
  99. Vanessa, só hoje tive a oportunidade de ver seu post sobre colágeno. Combinar o colágeno hidrolisado + centrum, seria uma boa opção?

    Segue a tabela do centrum - Quantidade por porção (1 comprimido)

    Carboidratos 0 g
    Açúcares 0 g
    Vitamina A 400 mcg
    Vitamina D 5 mcg
    Vitamina C 45 mg
    Vitamina E 6,7 mg
    Tiamina 1,2 mg
    Riboflavina 1,3 mg
    Nicotinamida 16 mg
    Vitamina B6 1,3 mg
    Ácido Fólico 240 mcg
    Vitamina B12 2,4 mcg
    Biotina 30 mcg
    Ácido Pantotênico 5 mg
    Vitamina K 65 mcg
    Cálcio 250 mg
    Ferro 8,1 mg
    Magnésio 100 mg
    Zinco 7,0 mg
    Iodo 33 mcg
    Cobre 450 mcg
    Selênio 20 mcg
    Cromo 18 mcg
    Manganês 1,2 mg

    ResponderExcluir
  100. Boa noite, Vanessa vc conhece o colageno hidrolisado da Stem Pharmaceutical de 1000mg? No frasco pede pra tomar 1 comprimido ao dia. Já me informaram que seria melhor tomar 3 vezes ao dia, Qual seria sua opinião.
    Ana Paula Rabello...37 anos

    ResponderExcluir
  101. oi vanessa preciso de uma dieta estou engordando muito nao tenho nada mas nao sei qual a dieta tenho 68 kls sou pequenna obrigado eliane

    ResponderExcluir
  102. Oi Vanessa. Meu nome é Clara, tenho 28 anos e sempre tive a pele muito boa, todos acham que sou bem mais nova...mas há uns três meses noto que perdi massa muscular rapidamente (sempre fiz esportes, mas ha cinco anos estou parada) e que a minha pele afinou e perdeu elasticidade, principalmente na testa, no droso das mãos e pés.Voltei a praticar esportes e a me alimentar bem (não como carne nenhuma há anos, mas minha alimentação sempre foi bem variada e saudável, exceto durante esse ano, em que passei por várias situações de stress, tive depressão e etc). Há dois meses estou tomando o Rennovée Beautye Solution e recentemente resolvi complementar o tratamento com colágeno hidrolisado em pó. Também tenho tomado muito leite de soja, hábito que eu havia abandonado. O suplemento foi indicado por duas dermatologistas, as demais medidas foram iniciativas minhas. pergunta: essa flacidez e perda de textura da pele realmente é reversível tomando esse suplemento? Os efeitos do colágeno hidrolisado se potencializam? Aguardo resposta e parabenizo pelo blog.

    ResponderExcluir
  103. Olá Anônimo do dia 14 de dezembro 2010!
    Da próxima vez, por favor, identifique-se!

    Não há o melhor suplemento! Tudo depende das suas necessidades, como: composição corporal, intensidade da atividade física, objetivos, período de treino etc.
    Base de energia sem causar pico glicêmico: Ribose, creatina e TCM.

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  104. Olá Eli - 15 de dezembro 2010!

    Aconselho você procurar um profissional dermatologista e um nutricionista para realizar um acompanhamento, ok!

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  105. Olá Neide - 16 de dezembro 2010!

    Centrum é um poli-vitamínico-mineral. O mais indicado é consumir suplementos específicos para sua necessidade, para saber qual é necessário uma avaliação para que possa ser indicado um que ajude você a alcançar os seus objetivos.

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  106. Olá Elaina - 22 de dezembro 2010!

    Aconselho você procurar ajuda de um profissional nutricionista para auxiliá-la individualmente para atender as suas necessidades nutricionais e assim iniciar o processo de emagrecimento com uma alimentação adequada ao seu caso.

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  107. Olá Clara - 28 de dezembro 2010!

    Parabéns pela retomada as práticas esportivas e pelas mudanças nos hábitos alimentares.

    Bem, talvez pelo motivo de você ter passado por stress e depressão causou um desequilíbrio no seu organismo e por isso a flacidez começou aparecer. Conforme a sua vida vai voltando ao normal (redução de estresse) e com a pratica de atividade física + alimentação + suplementação a chance sim de a pele voltar a ter "vida", ok!

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  108. Olá Vanessa,

    Gostaria de saber a verdade sobre o uso do Colágenos- hidrolizado em capsulas e líquido/Gelatina e problemas renais.
    Obrigada
    Helena

    ResponderExcluir
  109. Oi Helena!
    Obrigada pela visita!

    Não há interação entre colágeno e problemas renais, ok!
    Mas, antes de suplementar sempre procure um profissional nutricionista.

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionita

    ResponderExcluir
  110. Olá Vanessa,
    Gostaria de saber quais são os suplementos alimentares que são proibidos e os que estão liberados atualmente pela anvisa!
    Grata,

    ResponderExcluir
  111. Olá Anônimo!!! Da próxima vez identifique-se!!!!

    Há uma lista de 6 categorias dos liberados, todos os outros são proibidos.
    Veja a legislação na íntegra: http://abenutri.org/yahoo_site_admin/assets/docs/rdcatletas.25555615.pdf

    Categorias:
    I - suplemento hidroeletrolítico para atletas;
    II - suplemento energético para atletas;
    III - suplemento protéico para atletas;
    IV - suplemento para substituição parcial de refeições de atletas;
    V - suplemento de creatina para atletas;
    VI - suplemento de cafeína para atletas.

    Veja que todos são liberados para ATLETA!!!!

    Att,
    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  112. O colagentek, o q vc tem a dizer, tem todos os nutrientes que precisa pra produção do colageno?

    ResponderExcluir
  113. Oi Monica!!!

    Obrigada pela visita!!!

    O colagentek da marca vitafor é um ótimo suplemento!

    Att,
    Vanessa Lobato - nutricionista

    ResponderExcluir
  114. Oi Vanessa ! Estou adorando o seu blog !!!
    Vc ja ouviu falar da linha PURELOGICOL ? No Brasil eu ainda n vi,mas na Europa e EUA vendem pela internet e alguns sites entregam no Brasil .
    No site da sweetcare eles tem uma linha completa e com relação as capsulas dizem o seguinte : O colagénio é altamente solúvel, o que significa que pode ser imediatamente absorvido pelo organismo. Este suplemento não contém aditivos, colesterol, conservantes, glúten, grão, trigo, lactose, açúcar, corantes ou fermentos.Segue o link : http://www.sweetcare.pt/purelogicol-suplemento-anti-envelhecimento-colagenio-puro-p-CM0570PU.aspx
    Gostaria de saber a sua opnião.
    Muito obrigada,
    Mari

    ResponderExcluir
  115. Boa tarde !
    Parabéns pelo blog . Vc responde de maneira simples e clara facilitando nosso entendimento.
    Gostaria de saber se vc conhece a linha PURELOGICOL (vende na Europa e EUA).
    Entre os itens existem as cápsula No site que entrega no Brasil diz que :
    PureLogicol® é um colagénio solúvel, de elevada qualidade, rico em aminoácidos que ajudam a suportar a pele, cabelo, unhas e articulações.
    Este suplemento não contém aditivos, colesterol, conservantes, glúten, grão, trigo, lactose, açúcar, corantes ou fermentos.
    Vc pode me dar sua opinião sobre esse produto ? Fico no aguardo !
    Obrigada !!!
    Mari

    ResponderExcluir
  116. Oi Vanessa,
    a creatina está liberada atualmente pela agência sanitária para uso como suplemento alimentar para os praticantes de atividade física?

    ResponderExcluir
  117. Olá Vanessa,
    pesquisando pela net, sobre ptoteína hidrolizada, descobri seu blog,e tenho que ressaltar,o quanto vc é atenciosa com as pessoas.
    Bom o meu caso e o seguinte , tenho 40 anos , minha pele e muito boa , rosto e mãos, cabelos, unhas, mas tenho um joelho que as vezes doi muito, o medico falou que é artrite.
    Mas mesmo assim caminho todos os dias, minha alimentação e saudavél, nao bebo e nao fumo, e agora em algumas partes do meu corpo, como bumbum, e braço estao meio flacidos, Será que a proteína me ajudaria?
    OBRIGADA E AGUARDO A SUA RESPOSTA!
    ABRAÇOS
    MARCIA
    Digo , joelho

    ResponderExcluir
  118. gostaria de saber se o gelape é bom? tatiane

    ResponderExcluir
  119. Oi Tatiane!!!
    Veja o meu comentário do dia 09 de outubro de 2010, ok!
    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  120. Oi Marcia - 13/jan/2011

    obrigada pela visita e pelos elogios!

    A proteína associada a prática de atividade física pode ajudá-la sim!!!!!

    Att,
    Van nutri

    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  121. Oi Anônimo 12/jan/2011.

    Está sim!

    Vanessa lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  122. Oi Mari - 12/jan/2011

    Obrigada pela visita e pelos elogios ;)

    Bem, aparentemente é um bom complemento alimentar.
    Porém, duas cápsulas pode não suprir a necessidade total de colágeno, já q geralmente é indicado em torno de 5 a 10 g/dia.

    Att,
    Van nutri
    Vanessa Lobato - Nutricionista

    ResponderExcluir
  123. bruno 22 anos

    qual a dosagem de silicio organico queeu podia mandar manipular sem receita pois nao tenho convenio medico, no caso eu procuro algo para ajuda na suplementaçao pois minha dieta e muito ruim, e gostaria de suplementar silicio.

    ResponderExcluir
  124. sobre silicio organico qria saber se ele e bom como um preventivo para as estrias no caso ele junto de outras coisas, pois qro prevenir o aparecimento.
    eu tomoo suplemento centrum que ja tem vitaminas e minerais porem ele nao tem silicio vc sabe como posso mandar manipular silicio eu tenho 22 anos

    ResponderExcluir
  125. Boa tarde Vanessa!
    Obrigada por responder. Acho q vou comprar algum colágeno por aqui mesmo. Qual vc me aconselha Proteincolla ou Skin Lift ?Como tomo uma formula que tem Vit A ,Vit C , Silicio organico e zinco quelado fiquei na duvida
    Entrei em contato com uma pessoa q trabalha com o Proteincolla e ela me orientou a usar tbém o ProteinUP pq um complementaria o outro. Vc concorda ?
    Obrigada !!!

    ResponderExcluir
  126. engraçado.. eu tomo gelatina em pó sem sabor (q é o colageno) bato 10g de gelat..sem sabor com suco de cenoura e acerola q é rica em vitamina c.. a minha pepe é tão bonita que nem preciso usar base corretivo.. claro q não é só a gelatina é o conjunto.. tomo no minimo dois litros de agua por dia faço exercicio fisico.. então eu acho que sim a gelatina associada a outros bons hábitos ajuda muito.. ela firma sim a pele ajuda muito... mas QUERIA UMA RESPOSTA.. DEPOIS DOS 30 ANOS O CAI A PRODUÇÃO DE COLÀGENO DO ORGANISMO.. GOSTARIA DE SABER QUE SE TOMANDO ELE A GENTE REPÕE ESSA BAIXA DELE?

    ResponderExcluir
  127. Oi Bruno! 16/jan/2011

    No mercado tem um suplemento pronto de silício - Nutrasil - SKL Pharma(R) É muito bom.

    Att.
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  128. Oi Anônimo do dia 16/jan/2011! Da próxima vez, por favor, identifique-se.

    No mercado tem um suplemento pronto de silício, o nutrasil da marca SKL Pharma que é muito bom e AJUDA na reconstrução da pele, ok!

    Att.
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  129. Oi Mari - 23/jan/2011

    Sim, na realidade o proteincolla e o proteinUp se completam quanto aos micronutrientes - vitaminas e minerais. Ambos contém o colágeno hidrolisado porém um contém metade dos precursores de colágeno e o outro a outra metade. Assim, você precisa consumir os dois parar ter todos os micronutrientes.

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  130. Olá Vanessa... Primeiramente, parabéns pelo site, muito esclarecedor!

    Bem, sobre o colágeno, só agora entendi que sao necessários outros "elementos" para que possamos ter o efeito esperado, qual seja, pele mais rígida, evitando, assim, sua ruptura, e a formaçao de estrias.

    Por isso, a minha pergunta é: se eu tomar um complexo vitamínico (centrum, por exemplo), e mais uma capsula de colágino (5mg), poderei ter o efeito esperando, nao?

    Novamente, parabéns pelo site, por sua iniciativa que, certamente, só tem contribuído muito!

    Beijo,
    Carol

    ResponderExcluir
  131. Parabéns pelo post Vanessa!
    Muito esclarecedor.

    ResponderExcluir
  132. Oi Vanessa,meu nome é Sonia, tenho 64 anos e moro em SP.
    Adorei a atenção a todos que escrevem para você e as suas explicações sobre o assunto.
    Tenho artrose em todas as juntas( já coloquei prótese no quadril direito) e gostaria de saber se o colágeno poderia me ajudar, também estou muito gorda e flácida(teria que emagrecer 16kgs) e tenho 1.60m de altura.
    Será que se eu comer a ração humana e o colágeno em pó teria o mesmo efeito do que o líquido?o colágeno vai ajudar no emagrecimento? Qual a dosagem e a que horas devo tomar?
    Tenho diabete controlada , posso tomar o colágeno?
    Gostaria de saber também se o oleo de cartamo ajudaria e se devo tomar e qual a dosagem.
    Gostaria de saber onde você atende em SP.e se atende por algum convenio.
    Espero sua resposta.
    Desde já agradeço a sua atenção
    Sonia

    ResponderExcluir
  133. SOU A SONIA DO DIA 29-1-2011 NOVAMENTE.
    GOSTARIA DE SABER SE O COLAGENO AJUDA NA QUEDA DE CABELO E UNHAS QUE DESCAMAM.
    OUTRA COISA,COMO ARROZ INTEGRAL, NOZES, AMENDOAS, AVEIA, FRUTAS ETC. AINDA ASSIM PRECISO TOMAR O PROTEINCOLLA OU POSSO SIMPLISMENTE TOMAR O COLAGENO PURO EM PÓ E QUANTO POR DIA?
    COMEÇAREI ATIVIDADES FÍSICAS DIA 1-2-2011(HIDROGINASTICA,CONDICIONAMENTO FISICO E GINASTICA PARA TERCEIRA IDADE) 4 VEZES POR SEMANA, DEVO TOMAR O WHEY PROTEIN TAMBEM.
    EVITO TOMAR MUITA COIS POIS TAMBEM TENHO HEPATITE C
    OBRIGADA MAIS UMA VEZ
    SONIA

    ResponderExcluir
  134. Sou a Sonia do dia 29 e 30-1 novamente...
    Desculpe eu abusar...
    Enquanto voce não responde ,vou perguntando mais algumas coisas....rsrsrrs
    Tenho uma pessoa no Canada que vem para o Brasil logo.
    Preciso saber como chama a Proteincolla que é vendida lá no Canada? Se souber o nome do produto, laboratório, etc..eu agradeço...quanto mais informações sobre o produto, marca etc. melhor.
    Por favor, mande as respostas para eu passar para ela.
    Obrigada novamente,
    Sonia

    ResponderExcluir
  135. O Colacell da Suplan é muito bom!

    ResponderExcluir
  136. Vanessa

    O que é melhor manipluar colageno ou tomar ProteinColla ?


    Att

    ResponderExcluir
  137. OLÁ TENHO 24 ANOS..
    TEM ALGUMA CONTRA INDICAÇÃO PARA QUEM TEM MENOS DE 30ANOS?

    ResponderExcluir
  138. OLÁ TENHO 24 ANOS.
    POSSO TOMAR COLÁGENO HIDROLISADO?

    ResponderExcluir
  139. parabens Vanessa tenho 28 anos e mandei manipular colageno 500mg+ furosemide 15mg gostaria de saber qual o resultado q posso ter e por quanto tempo posso continuar tomando e se preciso fazer algo alem de 2 litros de agua que tomo por dia bjss e obrigada Irani

    ResponderExcluir
  140. oi vanessa tudo bem ? me diz uma coisa ... se tomo o colageno hidrolizado ( no caso ja tomo ha 8 meses direto )+ um complexo vitaminico (centrum) no qual tem todas as vitaminas e sais minerais de q precisa(q tbm faço uso junto com praticas esportivas academia e tudo +) ... entao ...e a mesma coisa do proteincolla exceto pela falta do silício ... isso tbm ajudaria na sintetizacao do colageno no corpo ? ou nao e a mesma coisa?

    ResponderExcluir
  141. Oi tudo bem!
    Tenho 27 anos e quando criança eu era muito gordinha então cresci emagreci e me mantive no manequim 40 e pesava 49 kg, aos 21 anos fiquei grávida e durante esse periodo engordei e cheguei aos 78,5 kg,e hoje devido ao efeito sanfona sofro com uma flacidez que me incomoda muito, o que você me sugere além de exercícios físicos??

    ResponderExcluir
  142. Ola Vanessa gostaria de saber se posso tomar colageno tenho 19 anos

    ResponderExcluir
  143. oiiii Vanessa!Me chamo FLÁVIA e estou orgulhosa por ter acesso a uma profissional tão competente! Li algo sobre o colágeno que me deixou curiosa:
    "O Colágeno Hidrolisado faz com que o corpo mantenha uma quantidade de massa muscular
    adequada, ajudando o organismo a utilizar eficientemente suas reservas lipídicas e de açúcar.
    Usado conforme as recomendações, e ingerindo-se em complemento 2 litros de água por dia, este
    produto pode resultar em significativa perda de massa gordurosa, aumento da musculatura corporal,
    melhora do sono, melhora dos sintomas dolorosos das afecções ósteo-musculares, fortalecimento de
    articulações, diminuição do tempo de recuperação após exercícios físicos e melhora geral e bemestar,
    conforme estudos clínicos."
    Gostaria de saber sua opinião! Grata!

    ResponderExcluir
  144. Menina de ouro

    Caramba você arrasou, devia sair por esse mundão afora dando palestras, uau quase todas as perguntas respondidas...
    Eu nem preciso fazer nenhuma pergunta somente li Tá tudo ai.
    Legal, parabéns.

    Francislaine - BH/MG

    ResponderExcluir
  145. Olá Vanessa, parabéns pelo conteúdo informativo! Faço uso do colágeno hidrolisado associado a vitaminas e ao zinco, estou gostando, mas realmente concordo que para a síntese vários nutrientes estão envolvidos. Bem, a minha pergunta é a seguinte: qualquer tipo de suplemento deve ser consumido por um determinado período e depois deve cessar o seu consumo por um tempo? Seria para que o corpo não fique "acomodado" diante da oferta e reduza a taxa de trabalho natural do organismo? Se assim for quanto tempo de consumo e quanto de "descanço" é aconselhado para suplementação. Por favor me explique. Aguardo sua resposta. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  146. Olá Vanessa ;D
    seu blog é ótimo

    pfavor, se puder me responder...
    tomo Centrum e 02 comprimidos(2gr) do Colágeno hidrolisado da Stem...
    a minha dúvida é em relação a quantidade.
    tenho 33 anos e essa quntidade de 2gr de colágeno é suficiente pra mim?

    muiiito obrigada! ;)

    ResponderExcluir
  147. Oiii Vanessa

    adorei seu blog, muiiito interessante!

    tenho uma dúvida em relação a quantidade de colágeno hidrolisado:

    Tomo 1 comprimido de Centrum + 2 comprimidos de colágeno da Stem (2 gramas de colágeno)...essa qntidade de colágeno é suficiente para mim que tenho 33 anos e estou emagrecendo??

    muito obrigada ;D

    ResponderExcluir
  148. Oi vanessa meu nome é sônia, faço reposição hormonal a 9 anos meu médico passou o colageno hidrolisado e me senti muito bem apesar do meu babelo cair um pouco que não sei se foi por causa do colageno. Só que não tomarei mais porque tenho alergia a qualquer tipo de adoçante que contem a formula. Pergunto se eu comprar a gelatina em pó e tomar junto com o pharmatom o qual eu já tomei surgira um feito bom?

    ResponderExcluir
  149. ola, gostei muito da sua explicação sobre colageno, sou Suely , tenho 51 anos, estou com estrias nas unhas.Tomo colageno hidorlisado( Colagentek 10g - dias alternado) com vitaminas e faço uso do Amaranto( 1 colher de sopa / dia)e tomo 10ml de clorofila diário. Estou fazendo algo errado? Qual a proporção correta de ingestão desses suplementos?
    Suely gondim-João pessoa PB

    ResponderExcluir
  150. Olá Caroline! (28.jan.2011)

    Obrigada pela visita e pelos elogios!

    Bem, a quantidade de colágeno, na maioria das vezes, tem que ser superior a 5g, de 5 a 10g/dia.
    Quanto aos precursores pode ser utilizado sim um bom complemento vitamínico mineral mais voltado para ação na pele, ok!
    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  151. Olá Sonia! (29.jan.2011)

    Obrigada pela visita e pelos elogios!

    Prefiro indicar o consumo dos cereais distribuidos durante o dia do que todos associados numa única dose - ração humana.
    Não há diferença entre o colágeno líquido e o em pó. O que diferencia é a presença ou ausência dos pre-cursores.
    O colágeno não ajuda você emagrecer.
    Dosagens: é necessário uma avaliação, mas geralmente a indicação é em torno de 5 a 10g/dia. Entre as refeições.
    Colágeno SEM adição de açúcares, pode.
    Consumo do óleo de cártamo: é necessário uma avaliação individualizada.
    Informações de local de atendimento - na página inicial do blog - parte superior - do lado direito.
    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  152. Olá Sonia! (30.jan.2011)

    Obrigada pela visita!

    Ajuda sim!
    Se você precisará de associações ou não quanto a suplementação e alimentação depende de vários fatores, por isso indico que procure um profissional que faça uma avaliação individualizada e faça a melhor indicação para o SEU caso.


    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  153. Obrigada pelo comentário Rafael (02.fev.2011)

    ResponderExcluir
  154. Olá Tatiana! (03.fev.2011)

    Obrigada pela visita!

    Ambas é uma boa opção.
    Um tem a vantagem de já estar pronto e completinho.
    O outro tem a vantagem de ADEQUAR a quantidade de acordo com as suas necessidades.

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  155. Olá Renata! (04.fev.2011)

    Obrigada pela visita!

    Não há idade para consumir, mas deverá ser avaliado a necessidade.

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  156. Olá Irani! (07.fev.2011)

    Obrigada pela visita!

    Não há como eu saber quais resultados e nem em quanto tempo, Irani! Não fiz alguma avaliação e mesmo se fizesse é algo difícil de prever.
    Quanto ao que mais fazer: qual o seu objetivo?

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  157. Olá Anônimo do dia 07.fev.2011 da próxima vez, por favor, identifique-se.
    Estou bem sim, obrigada!

    Um dos principais nutrientes precursor de colágeno é o silício, ok! rsrs
    Diferença? Faz sim. Os nutrientes presentes na suplementação tem que estar numa forma biodisponível para você absorver e utilizá-los, ok!

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  158. Olá Rafaelle Santos! (08.fev.2011)

    Obrigada pela visita!

    Sempre a pratica esportiva deverá ser acompanhada de bons alimentares. Quanto a uma suplementação? Indico que procure um profissional habilitado para ajudá-la na indicação de algo que atenderá as SUAS atuais necessidades.

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  159. Oi Jessica 15.fev.2011.

    Não posso dizer nem sim e nem não, pois não fiz alguma avaliação.
    Se a questão for devido a idade não há problema, mas há outros fatores que devem ser avaliados.

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  160. Olá Flávia! (17.fev.2011)

    Obrigada pela visita e pelo elogio!

    O que garantirá a manutenção de massa muscular é uma alimentação equilibrada e a prática de atividade física, preferencialmente de um exercício resistido tipo musculação.
    A suplementação de colágeno não influência na reserva de gordura e nem de açúcares, o que ajuda nesse processo é a manutenção de tecido muscular.
    Sim, ajuda nas articulações!

    Resumindo: São meia-verdades rs

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  161. Olá Francisleine! (17.fev.2011)

    Obrigada pela visita!
    Muuito obrigada pelo "menina de ouro" rs


    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  162. Fisioterapia e Gerontologia 18.fev.2011, obrigada pela visita e pelo elogio!

    Na realidade, cada caso é um caso, então sempre é necessário uma avaliação constante de cada caso para verificar se há ou não a necessidade de consumo.
    Têm suplementos que são usados para suprir alguma deficiência na dieta, se essa deficiência persistir a suplementação se manterá presente.

    Geralmente, o que pode ser feito é: ciclos de 3 meses com pausas de um - dois meses.

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  163. Olá Andressa! (22.fev.2011)

    Obrigada pela visita e pelo elogio!

    Quantidade? Depende da sua necessidade!!!!
    É difícil dizer se está adequado ou não sem uma avaliação, ok!

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  164. Olá Letícia! (22.fev.2011)

    Obrigada pela visita e pelo elogio!

    Quantidade? Depende da sua necessidade!!!!
    É difícil dizer se está adequado ou não sem uma avaliação, ok!

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  165. Olá Sônia! (25.fev.2011)

    Obrigada pela visita!

    Você pode optar por colágenos que não contêm adoçantes na formulação. Peça para o seu médico prescrever e solicitar a farmácia para não adicionar o adoçante.
    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  166. Olá Suely! (22.março.2011)

    Obrigada pela visita e pelo elogio!

    Se está certo ou errado, depende da sua necessidade!!!!
    É difícil dizer se está adequado ou não sem uma avaliação, ok! Mas, digo que está consumindo bons suplementos!!!!
    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  167. oi vanessa, estava procurando informações a respeito de centella asiatica quando achei esta página. gostaria de saber sobre a dosagem correta da centella em comprimidos pois vejo dados diferentes em cada site. tenho 1,74 e 52 kg, mas tenho problemas com circulação e celulite aparente nos quadris e área interna das coxas e um pouco de dor. pesquisando, encontrei centella da herbarium( 66 mg) sera que essa dose é suficiente pra mim? boa noite
    monique.

    ResponderExcluir
  168. Olá Monique!

    A dosagem é bem individual. Depende de vários fatores.
    A grande vantagem da centella da Herbarium é que essa contém uma boa concentração do princípio ativo. Você pode tentar consumir dessa marca mesmo. Mas, sempre aconselho que procure um profissional para auxiliá-la.
    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  169. realmente são bons , eu ja tinha tomado a castanha da índia da Herbarium e gostei muito pois estava com uma dormência na área interna da coxa e passou depois de uma semana de uso. fiquei em dúvida em relação à centella porque ja tinha tomado uma de uma farmacia de manipulação (manipulart)e era de 300 mg. achei a da herbarium baixa.e que profissional devo procurar vanessa? obrigada pela resposta.
    monique

    ResponderExcluir
  170. Oi Monique!

    Então, o que realmente importa é a concentração dos ativos do fitoterápico. Assim, têm lugares que vendem um fito com 30% de ativo e outro lugar que vende o mesmo fito com 80% do ativo. Se vc consumir 200mg do primeiro (30%) vc estará consumindo = 60mg do ativo, já do segundo mesmo consumindo 100mg vc estará consumindo 80mg. Deu para entender? O que importa mesmo é a concentração de ativo dos fitos e não somente a quantidade consumida.
    Para ver problemas circulatórios - Vascular. Para ver a flacidez: dermato. Ou procure um profissional nutricionista para auxiliar a sua dieta e verificar a necessidade de suplementação.
    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  171. ah entendi,obrigada vanessa.
    monique

    ResponderExcluir
  172. Olá Vanessa, adorei seu blog. Achei super instrutivo,pois me auxiliou em várias dúvidas que eu tinha a respeito do colágeno.
    Parabéns!!!
    Agora eu gostaria de saber qual é a diferença do proteincolla e da chlorella e se posso tomar os dois??
    Obrigada desde já! Susi

    ResponderExcluir
  173. Olá!
    Discordo totalmente, eu era a flacidez em pessoa,até q começei a tomar colágeno e vitamina c por conta,nunca pratiquei exercício e posso dizer q minha flacidez reduziu 70%.Acho q exagero tomo 6000 a 10000 mg por dia,não sei se faz mal a saúde... mas tomo de 6 a 10 cps por dia.
    Obrigada pela dica do silicio.
    Lilian

    ResponderExcluir
  174. Oi Susi!
    Obrigada ;)

    Proteincolla é um suplemento específico para suplementar a deficiência de colágeno.
    Chlorella é um composto marinho que PODE ser usado como complemento alimentar de vitaminas, minerais e proteínas - inclusive é uma ótimo opção para vegans! Pois, é o único complemento de origem vegetal que contém vitamina B12.

    A escolha de um ou outro, depende da sua necesssidade, ok!

    Van nutri

    ResponderExcluir
  175. Oi Lilian!!

    Isso mesmo, geralmente a indicação é de 5 a 10g por dia.
    Se o limitante na alimentação são os aminoácidos do colágeno, somente essa suplementação será suficiente, mas na maioria das vezes há a necessidade de associar.

    Ah! Não entendi o que você "discorda totalmente", Lilian.

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  176. Olá Vanessa, estou tomando exynutriment+bio arct pela manhã, inneov no almoço e skin lift a noite. Gostaria de saber se os horários estão ok ou se é melhor tomar o exynutrimente a noite junto com o colageno.
    Ah, to pen sando em temar tambem o cellu lipo, da nutrice, mas tenho medo de gerar um excesso de vitaminas. Há algum problema?! Pode haver perigo de engordar? Grata!

    ResponderExcluir
  177. bom dia vanessa eu tenho colagentek que por conhicidencia a nutri tambem tem seu nome vanessa vitafort ela me mandou para mim 10 saches
    eu tenho 48 anos pratico musculaçao,
    100kg isto melhora em que no meu treinamento,
    onrigado

    ResponderExcluir
  178. Olá Vanessa,

    Minha dermatologista indicou o Rennovée beauty solution para recuperar o tônus da pele, que perdi no corpo todo por uma deficinecia de proteina...minha alimentação ja esta OK, recuperei um pouco de massa e ha 4 meses faço uso desse suplemento e cremes para o rosto...sinto maior maciez e uma melhora na firmeza da pele, porem ainda nao recuperei a tonicidade. tenho 28 anos e minha dúvida é: é possível reverter a perda de tõnus na pele da face somente com alimentação? como funciona este processo?pq aos 20 tive o mesmo problema e em 5 meses me aliemntando melhor e comendo mtaa soja lembro de ter melhorado absurdamente a firmeza no rosto...mas agora a situação ta feia, sinto uma leve melhora mas nao sei se somente a alimentaçao, suplementos e cremes podem reverter a situaçao. ou se recorro logo a um tratamento estetico...aguardo sua resposta e parabens pelo blog, Manu

    ResponderExcluir
  179. Olá Vanessa, consumo colageno a um bom tempo e agora estou gravida, será que posso continuar tomando durante a gestação sem risco para mim e o bebê ou é melhor esperar ganhar o bebê e então voltar a tomar? Tambem escutei dizer que não se deve tomar o colageno com leite, apenas com aguá, é verdade? Parabens pelo blog e aguardo resposta.

    Att,
    Mara.

    ResponderExcluir
  180. Olá!

    Parabéns pelo Blog, você é muito atenciosa e disponível!
    Desejo muito sucesso em sua carreira!!!!
    Só lendo suas respostas a esse tópico esclareci dúvidas que tenho há meses, e que nem meus médicos deram conta de responder!!!!

    ResponderExcluir
  181. Ola Gostaria de saber qual e o melhor colageno no meu caso
    tenho apenas 17anos e tenho muita estrias
    o que eu faço mas nao so gorda
    Obrigado pela atencao
    bjos

    ResponderExcluir
  182. Quer dizer que o colageno hidrolizado que eu compro na loja de produtos naturais não resolve nada? como faço utilizar colageno então

    ResponderExcluir
  183. Oi Vanessa eu tenho22 anos e tive 1 filho há três anos e meus seios ficaram muito flácidos, com muito excesso de pele.Tem alguma coisa que ajuda a melhorar a aparencia??? pq isso me deixa muito constrangida.Obrigada.

    ResponderExcluir
  184. Oi Renata - 15.mar.2011!
    Obrigada pela visita!

    A suplementação sempre é individualizada! Para obter bons resultados procure um profissional habilitado! Mas, você pode associar o colágeno ao exunutriment + bio arct.
    Quanto a necessidade de associar o cellu lipo - é necessário uma avaliação do seu caso, ok!

    Att,
    Vanessa Lobato
    nutricionista

    ResponderExcluir
  185. Oi Pedro - 15.mar.2011!
    Obrigada pela visita!

    Bem, os benefícios do colágeno estão citados acima. A nutri que o indicou deve saber, para o seu caso, o porque da indicação. Eu, suponho, que seja para evitar a flacidez no período de emagrecimento.

    Att,
    Vanessa Lobato
    nutricionista

    ResponderExcluir
  186. Oi Manu - 25.mar.2011!
    Obrigada pela visita!

    A alimentação dará os nutrientes para que a firmeza da pele seja recuperada, Manu! Caso não esteja sendo o suficiente converse com a sua dermato para avaliar a necessidade de associar algum tratamento estético que estimule firmeza, ok!
    Att,
    Vanessa Lobato
    nutricionista

    ResponderExcluir
  187. Oi Mara - 26.mar.2011!
    Obrigada pela visita!

    Prefira consumir com água.
    Durante a gestação apenas evite colágeno com adição de corantes e adoçantes. Converse com a sua médica ou nutricionista para melhor orientá-la.

    Att,
    Vanessa Lobato
    nutricionista

    ResponderExcluir
  188. Oi Anônimo - 19.abr.2011!
    Obrigada pela visita!

    Sempre os hidrolisados, preferencialmente, sem corantes artificiais e com précursores. Para obter bons resultados procure um profissional habilitado!

    Att,
    Vanessa Lobato
    nutricionista

    ResponderExcluir
  189. Oi Lilian - 20.abr.2011!
    Obrigada pela visita!

    Não disse que não resolve nada!!! Digo que é necessário uma ação conjunta do colágeno com as vitaminas e minerais. Se, no seu caso, o que limita é o colágeno, a ingestão desse suplemento a ajudará. Por isso REFORÇO que toda suplementação é individualizada.
    Para obter bons resultados procure um profissional habilitado!

    Att,
    Vanessa Lobato
    nutricionista

    ResponderExcluir
  190. Oi Anônimo do dia 27/abril/2011!
    Obrigada pela visita!

    Após a amamentação realmente ocorre mudanças na estrutura da pele. Aconselho você procurar um bom profissional para avaliar o seu caso e ajudá-la de acordo com as suas necessidades.
    Att,
    Vanessa Lobato
    nutricionista

    ResponderExcluir
  191. Olá Vanessa! Sou Ivani, 1,59 65kg,tenho quase 58 anos, saúde boa no geral, faço musculação, tomo os suplementos NQI(níquel quelado,p/ dissolver cálculos renais, 1 cps dia/ Proteína isolada do leite c/ leite de soja, há 1 semana atrás fiz avaliação, perdi 5% de gordura e ganhei quase 4 kg de massa magra) e Dermavite, polivitamínico poliminerais; entretanto ainda tenho flacidez no rosto, braços e coxas. Se eu tomar o Gelape ou o ProteinColla corro o risco de engordar? Obrigada

    ResponderExcluir
  192. Oi Ivani!

    A questão se irá engordar ou não depende de toda a a sua alimentação e dos seus hábitos. Posso dizer que SE o colágeno a mais que você irá consumir estiver equilibrado com a sua alimentação não será ele o causador de aumento de gordura corporal, ok!

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  193. Bom dia Vanessa stou fazendo uso do colageno hidrolizado , e tbem do chá verde , e tbem o omega 3, tudo isso em capsula,será que e bom por favor me responda. josilene

    ResponderExcluir
  194. olá vanessa sou a lisiane de poa, o que vc acha da combinação do exsynutriment+ineeov fermeté obrigada!

    ResponderExcluir
  195. òla,Vanessa,
    Gostaria se vc puder me orientar, estou com queda de cabelos e sem brilho, e eu estou tomando biotena e colageno juntos em capçula em farmacia de manipulação, sera bom, não engonda, dá dor no estomago, peço por favor a sua orientação, obrigada desde já.
    Beijos,

    ResponderExcluir
  196. Boa Tarde Vanessa!

    Poderia me informar se é melhor o consumo do colágeno hidrolisado (proteincolla /protein up) próximo ao horário de treino (musculação) ou afastado dele? Meu horario de treino é irregular e tento seguir uma alimentação balanceada. Da lista que você passou, só não consumo Castanha do Brasil, porque tenho medo de conter arginina que ouvi dizer ser ruim para quem é portador do vírus da Herpes.
    Outra coisa: o colágeno ajuda no ganho de massa magra?
    obrigada desde já pela atenção!

    ResponderExcluir
  197. AMEI ESSE BLOG!!!!!! MARAVILHOSO
    BEIJOS PARA VOCÊ VANESSA

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Probióticos, como consumir?

Em postagens anteriores deixei bem claro a importância em consumir probióticos, mas onde podemos encontrá-los? Segue um informativo abaixo com todas essas informações: Veja mais informações sobre os probióticos: Atualizações sobre probióticos: http://www.vanessalobato.com/2017/10/probioticos-atualizacoes.html Cepas específicas para problemas específicos: http://www.vanessalobato.com/2017/10/probioticos-especificos-para-cada.html Infográfico sobre os benefícios dos probióticos:   http://www.vanessalobato.com/2017/10/infografico-probiotico-beneficios.html  Informações sobre probióticos: http://www.vanessalobato.com/2012/05/probioticos.html Importância do intestino: http://www.vanessalobato.com/2009/06/voce-sabia-que-o-nosso-intestino-e.html Att Van nutri Nutricionista clínica esportiva Vanessa Lobato

Atualizações sobre PROBIÓTICOS!

Probióticos São microorganismos vivos que numa quantidade controlada causam benefícios ao nosso organismo. FUNÇÕES Hoje sabemos que para cada tipo de problema temos uma cepa de probióticos específica, veja o link aqui . Uma microbiota saudável – com vários microorganismos benéficos, ajuda na produção de antibióticos e antifúngicos; tem ação competitiva contra microorganismos patogênicos; ajuda na constipação por estimular os movimentos peristálticos no sistema digestório; estimula o nosso sistema imunológico; Metaboliza alguns medicamentos, hormônios, carcinógenos; além de serem essenciais na síntese de vitaminas do complexo B e da vitamina K no intestino; Bem, são vários os benefícios, por isso atualmente houve um aumento no número de produtos que disponibilizam esses probióticos na nossa alimentação. É importante para a manutenção de uma boa microbiota o consumo de prebióticos que são fibras!  P resentes nos legumes e nas verduras e frutas, que alimentam as nossa