Pular para o conteúdo principal

Colágeno e Firmeza da pele

ATUALIZADO EM 18/maio/2016

151_1843-balasO que é colágeno? Colágeno é uma proteína (Proteína é o "coletivo" de aminoácidos) que tem como função principal dar estrutura, sustentação celular, sendo componente de pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões.
Os aminoácidos que formam o colágeno na sua grande maioria são: lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina. Mas, também contêm na sua cadeia os outros 17 aminoácidos, porém em quantidades reduzidas.

Nosso corpo sintetiza vários tipos de colágeno, porque esse compõe várias partes do corpo como a matriz orgânica dos ossos, os tecidos conjuntivos de todos os nossos ligamentos (tendões), constitui também a pele, o cabelo, o sangue e os vasos sanguíneos. Para cada local o corpo sintetiza um tipo de colágeno diferente.



Tipos de colágeno:
TIPO Funções
I Este é o colágeno mais abundante do corpo humano. Está presente no tecido cicatricial, o produto final quando tecido cicatriza por reparação. Pode ser encontrada nos tendões, pele, paredes da artéria, o endomísio de miofibrilas, fibrocartilagem e a parte orgânica dos ossos e dentes.
II Cartilagem hialina, torna-se 50% de todas as proteínas de cartilagem. Humor vítreo do olho.
III Este é o colágeno do tecido de granulação e é produzido rapidamente por fibroblastos jovens, antes do mais resistente colágeno tipo I é sintetizado. Fibra reticular. Também encontrado nas paredes das artérias, pele, intestinos e útero
IV lâmina basal; lente do olho. Também serve como parte do sistema de filtração nos capilares e o glomérulo do néfron do rim.
V maioria de tecido intersticial, Assoc. tipo I, associado com placenta
VI mais tecido intersticial, Assoc com tipo I
VII formas de ancoragem fibrilas em cruzamentos epidérmicos dérmicas
VIII algumas células endoteliais
IX Colágeno FACIT, cartilagem, Assoc com tipo II e fibrilas XI
X cartilagem hipertrófica e mineralização
XI cartilagem
XII Colágeno FACIT, interage com tipo eu contendo fibras, decorin e glicosaminoglicanos
XIII colágeno transmembrana, interage com a integrina a1b1, fibronectina e componentes de membranas de porão como nidogen e perlecan.
XIV Colágeno FACIT

Adapatado: http://www.news-medical.net/health/Collagen-Types-and-Linked-Disorders-(Portuguese).aspx


No mercado existem produtos prontos de colágeno com alegação de melhorar a firmeza da pele, textura do cabelo, e até a osteoporose, já que o colágeno constitui o osso. Mas, será que o suplemento de Colágeno hidrolisado auxilia mesmo tudo isso?
Bem, REALMENTE o Colágeno serve para tudo isso, MAS, os suplementos vendidos, consumido ISOLADAMENTE (sem os micronutrientes), não.

O que acontece é o seguinte: O nosso corpo sabe produzir o colágeno, para isso usa os aminoácidos: lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina, as vitaminas: C, E, piridoxina, betacaroteno, ácido pantotênico e biotina, e os minerais: manganês, selênio, cromo, cobre, zinco e silício.
Sim, é preciso de tudo isso para a síntese de colágeno, e mais uma coisinha: a NECESSIDADE DO CORPO, que é o que estimula o corpo a produzir. E lembre-se, que existem váaarios tipos de colágeno, então se o corpo achar melhor produzir colágeno para melhorar a elasticidade dos vasos do que para a firmeza da pele, a síntese será para os vasos!!!!!
Mas caso o corpo esteja funcionando bem e com TODA MATÉRIA-PRIMA necessária (aminoácidos + vitaminas e minerais), tudo será sintetizado e assim tudo funcionará bem, resultando numa pele bonita e saudável (externo) e órgãos funcionantes (interno).

Voltando...

É sabido que consumir SOMENTE o colágeno não funciona por dois motivos:

1º: Colágeno é uma proteína = um monte de aminoácidos ligados! Para absorvemos temos que digeri-la = quebrá-la em aminoácidos.
clip_image001  Clique na imagem para visualizá-la maior
Então, isso significa que não adianta consumirmos a colágeno pronto, pois iremos digeri-lo (quebrá-lo) e absorveremos somente os aminoácidos.
2º: é continuação do primeiro: depois de absorver os aminoácidos, SE o nosso corpo achar necessário produzir o colágeno ele terá somente os aminoácidos, faltarão às vitaminas e os minerais para a síntese.
ATENÇÃO: Não digo que a suplementação não funciona e sim digo que para o corpo usar o colágeno deve-se consumir o colágeno com os precursores par que seja ativado a produção de colágeno de acordo com a necessidade ;)


Mercado de Colágeno:
Atualmente no mercado há os colágenos hidrolisados, já pré-digeridos, o que facilita a absorção dos aminoácidos. Devido a importância dos precursores muitas marcas já adicionam a vitamina C e Sílicio a suplementação.

E mais recentemente há também os colágenos paracolageno_tipo2 articulações, o UC-II, que auxilia diretamente as articulações! Bem, ainda não é comprovado a eficácia direta de ação nas articulações, porém há muitos relatos do consumo com melhora dos sintomas de redução de dores articulares. Vamos esperar mais estudos comprovar a eficácia. Por enquanto, vamos consumir o colágeno hidrolisado que já atua nessa função também ;)
#Bem, resumindo, para a síntese de colágeno é necessário váááários nutrientes e o estímulo interno alertando a necessidade do composto. A suplementação do colágeno, ou colágeno hidrolisado, ou ainda colágeno hidrolisado com vitamina C não resolve o problema de flacidez da pele.

Algumas opções de marcas: Colagentek – Vitafor®;Colágeno hidrolisado – Sanavita®; Collagen Poweder em pó – Performance Nutrition®.



Apenas uma complementação: Vejo que muita gente ficou com dúvidas sobre os resultados da suplementação de colágeno. NÃO digo que a suplementação de colágeno não adianta, APENAS INFORMO que para que a suplementação tenha efeito deverá ser consumida associada aos outros nutrientes necessários para a sua síntese e o corpo deverá dar o estímulo para que essa produção seja realizada. Ok!!!!!!


INFORMAÇÃO: POR ALGUM MOTIVO, QUE EU NÃO SEI O PORQUÊ, NÃO CONSIGO MAIS RESPONDER OS COMENTÁRIOS AQUI ESCRITOS! SENDO ASSIM, SOLICITO QUE MANDE NA CAIXA DE MENSAGENS AO LADO, OK!



Leia também sobre flacidez tecidual e flacidez muscular!

Vanessa Lobato
Nutricionista Esportiva

































Comentários

  1. Ótima matéria!!!

    LUCYANO

    ResponderExcluir
  2. POXA EU ESTOU TOMANDO COLAGENO HIDROLIZADO.....RSSRSSR

    ESTAVA JOGANDO DINHEIRO FORA

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Bem, não é totalmente jogado fora, mas não será garantido que será utilizado como colágeno...

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  4. maravilha o pronto sera quebrado nas miniparticulas proteicas os acidos aminados,entao substancias antioxidantes,dmae,salmao peixes frango e queijos voilaaaaa fora a suplementação esta materia quebrou um mito rs show da barbara martins

    ResponderExcluir
  5. Olá, Vanessa!

    Gostei muito do post.
    Você teria algum artigo de referência?
    Abraços,

    ResponderExcluir
  6. Olá Vanessa , adorei a sua postagem,mas o que eu deveria comer para ajudar a não ficar flácida? Existe algo no mercado que tenha todos os ingredientes juntos para comprar em um só comprimido?Estou perdendo peso e senti que estou mais flácida, estou usando um creme da marca "dove", lá diz que ajuda a firmar mais a pele será que ajuda também?

    ResponderExcluir
  7. Olá Rosana!
    Bem, pensando em flacidez devemos consumir alimentos fontes de vitamina C (laranja, acerola etc), alimentos fontes de proteínas (ovos, bebida de soja, iogurte sem açúcares, carnes magras etc), Alimentos fontes de silício (o melhor é a aveia em flocos!), e tudo isso dentro claro de uma alimentação saudável, ok!

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da Matéria Vanessa! Sou Personal Trainer e constantemente minhas alunas me questionam acerca do colágeno. Agosra posso orientá-las com mais conhecimento e propriedade. m abraco, parabéns!

    ResponderExcluir
  9. minha nutricionista receitou p mim o colageno em pó,e pra mim deu resultado sim amei,sou magra mas dei diferença no meu rosto,nas linhas na area dos zolhos,vou tomar pro resto da vida rsrs

    ResponderExcluir
  10. Que bom!!!!!!
    Provavelmente, o que faltava para a sua produção de colágeno era os aminoácidos do colágeno que estão presente na suplementação...
    Parabéns!

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  11. Olá...o colágeno manipulado que vem em combinação com vitamina C, ajuda pelo menos na cicatrização??? Ex: adianta pra alguma coisa tomar 50mg de colágeno + 500mg de vitamina C (manipulados) por dia ???
    Me indicaram na melhra da aparência das estrias vermelhas, ainda não cicatrizadas, porém com o prazo de até um ano para melhora.

    ResponderExcluir
  12. Olá Camila!!!!!

    Ajuda sim, Camila!
    Ajude com a alimentação: acrescente a uma refeição umas três col. (sopa) de aveia em flocos grossos. Esse alimento é rico no mineral silício que ajuda muito na sintese de colágeno e consequentente na aparência da pele.

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  13. Discordo um pouco do seu comentário!
    Faz 2 meses que estou tomando colágeno hidrolisado em pó com vit C diariamente, claro com exercícios fisicos e cuido na alimentação e tenho me sentido mto melhor, pricipalmente a pele do rosto e cabelos.
    abraço, Lúcia

    ResponderExcluir
  14. Olá Lúcia!
    Que bom que teve ótimos resultados, parabéns!
    Então, como foi dito, para as pessoas que o que falta para a síntese do colágeno são os aminoácidos, o resultado dessa suplementação é muito bom, o problema é que para algumas pessoas os fatores limitantes são o.u.t.r.o.s, como por exemplo a falta do mineral silício, ok!?

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato

    ResponderExcluir
  15. ola vanessa eu gostaria de saber se eu com 19anos posso tomar colageno?

    ResponderExcluir
  16. Olá "Anônimo", por favor, identifique-se da próxima vez.

    Bem, quanto a informação que você passou: idade = 19 anoa, não há problemas de consumir o colágeno.

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato

    ResponderExcluir
  17. oi Vanessa, eu tomei por 2 meses gelatina em capsula e no meu caso n resolveu nada, pelo contrario meu cabelo ta caindo muito, minhas unhas quebrando, e como estou controlando a alimentação, emagreci 9 quilos, agora também notei que minha pele ta mais flácida, tenho 35 anos, mas todos acham que pareço pelo menos de rosto ter 25, mas meus braços e pernas tão parecendo que tenho mais de 5O anos... isso tem me angustiado.. Agora eu vi em um site que uma moça disse que tem um tal de " protein life" que o médico dela disse que é a unica coisa que resolveria, pq o medico dela disse que não adiantava tomar esses colagenos em pó ou capsulas , mesmo hidrolizados pq as enzimas estomacais destroem mais de 90% , então a absorção é quase nula. è preciso tomar a proteina precussora, hidrolizada e líquida e a agua é a condutora". Gostaria de uma opinião sua, muito obrigada

    ResponderExcluir
  18. Olá "anônimo"! Por favor, identifique-se na próxima vez, ok!

    Bem, o que acontece com os colágenos vendidos é que eles ou estão íntegros ou hidrolisados. O que isso significa? Íntegros: a proteína está inteira, ainda não foi digerida, não liberou os aminoácidos. Esse processo de digestão será feito pelo estômago e pelo intestino. Hidrolisada: a proteína já está digerida assim tem somente os aminoácidos PRÉ-cursores de colágeno!

    O mais recomendado é consumir o colágeno hidrolisado. MAS, é importante lembrar que você está consumindo somente os aminoácidos e que para a construção do colágeno será necessário os oooooutros nutrientes...
    E no seu caso como está fazendo uma dieta de restrição a falta de nutrientes é mais acentuada quando a "dieta" não é equilibrada.

    Quanto ao comentário: "protein life" - o médico dela disse que é a unica coisa que resolveria, pq o medico dela disse que não adiantava tomar esses colagenos em pó ou capsulas , mesmo hidrolizados pq as enzimas estomacais destroem mais de 90% , então a absorção é quase nula. è preciso tomar a proteina precussora, hidrolizada e líquida e a agua é a condutora" . Provavelmente o que ele quiz dizer foi que não adianta consumir colágenos integros, pois esses serão digeridos no estômago e absorvidos na forma de aminoácidos - PRECURSORES. A absorção de nutrientes NÃO será nula!!!! O que NÃO será absorvido é o colágeno pronto, mas os aminoácidos (PRECURSORES) serão absorvidos normalmente, ok! E quanto ao condutor água - sempre recomendamos que o consumo seja feito com água.

    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  19. Tenho fibromialgia, lendo um artigo na internet era aconselhado tomar colageno hidrolizado, comecei as dores não passaram lógico, mas tenho dormido melhor e sinto um certo alivio.

    ResponderExcluir
  20. Oi vanessa, obrigada pela resposta. Eu pesquisei mais a fundo e descobri que esse colágeno liquido só fabrica em duas empresas, uma no Canada e outra em Curitiba.Bem o médico da moça disse que só esse colageno liquido é o que realmente daria resultados. O nome dele é proteincolla( pesquise também na net) ou ligue pra lá e obtenha respostas deles 08006430053, o valor é alto, mas dizem que é absorvido pelo organismo quase que 100 por cento. Também é bom pra fribromialgia como disse a colega em cima. Que emagrece, bom pra celulite, pele e diversas coisas. Esperarei uma nova resposta sua obrigada!

    ResponderExcluir
  21. muito interessante, como pesquiso muito sobre colageno, encontrei somente agora 1 proteina precussora de colageno liquido e hdrogenado enriquecido com c alcio, magnesio,manganês,selenio, vit B6, B12, C e D.
    tecnolgia canadense e já observo os resultados inclusive em minhas cartilges, pois tinha 1 problema nos pulsos por causa de 1 lesao no escafóide e 1 medico indicou esse produto. Sem falar na pele, cabelos e unhas que foram logo nos primeiros meses beneficiados. O produto chama Protein Life e compro direto no unico fabricante do Brasil 0800 6430053.

    ResponderExcluir
  22. Olá Flavia e "Anônimos"!!!

    Vamos lá!
    O proteincolla é uma boa marca, quem revende é a pure essence.
    Esse é muito bom, pois contém praticamente todos os precursores de colágeno - selênio, magnésio, manganês, cálcio e vitaminas.
    Aí o corpo escolherá para qual via mandará os nutrientes para a produção do colágeno, que seja para o cabelo ou para a pele ou para os ossos....
    E nos casos de fibromialgia, também funcionará, pois o colágeno faz parte do material de síntese dos ligamentos...

    E sim, realmente é mais caro, pois não contém somente o colágeno também contêm os outros precursores.

    Bem, é isso

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  23. O uso de certos aparelhos que estimulam a produção de colágeno (tipo VelaShape e Accent) estaria ligado a termos os aminoacidos (e minerais e vitaminas) disponíveis no organismo? se utilizarmos esses aparelhos e não possuirmos esses elementos disponíveis, de nada adiantará. Posso facilitar (aumentar o beneficio) do aparelho consumindo mais colágeno? Rosane

    ResponderExcluir
  24. Obrigada Vanessa pela resposta sobre o proteincolla, agora como ele é muito caro, optei pelo " gelape" vc conhece? Parece ser o melhor , tem muitas propriedades, vitaminas e sais minerais de uma olhada neste site http://www.ekena.com.br/gelape-plus-diet-300g
    obrigada Vanessa :)

    ResponderExcluir
  25. Olá Rosane!
    É isso mesmo, os aparelhos estimulam a produção de colágeno, mas para isso é necessário que você tenha a matéria-prima (os nutrientes), ok!

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  26. De nada, Flávia!

    Aparentemente, é um bom produto sim. Solicitei informações complementares a nutracêutica para saber se há corantes e açúcares.

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  27. Oi Vanessa
    Muito interessante sua solicitação a nutracêutica quando tive resposta me avise.
    obrigada :)

    ResponderExcluir
  28. ola vanessa! meu nome é Nilceia
    Gostaria muito de tomar alguma coisa para melhorar a aparencia da minha pele... tenho 32 anos e estou com algumas marcas de expressão. O médico disse que poderia tomar o colageno, mas como li a sua matéria acho que estou jogando dinheiro fora. Existe alguma coisa que poderia me auxiliar alem de uma boa alimentação?

    ResponderExcluir
  29. olá, boa dia, gostaria de saber qual seria o melhor tipo de colageno para mim, irei tomar para ajudar proteger as articulações. faço em média de 2:30 de aerobico por dia, ou seja 1:30 de corrida e 1:00 de natação, depois faço um treino básico e leve de musculação de uns 40 minutos.

    att
    eduardo.

    ResponderExcluir
  30. Olá Vanessa,
    adorei seu post, foi a única matéria q me esclareceu e falou realmentecomo age.
    abs.
    RENATA

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  32. Olá Adriana!!!
    Obrigada pela visita.

    A dosagem diária depende de vários fatores, como peso, objetivo, estado atual etc...
    Mas, num geral a dosagem é de 5 a 10g/dia.

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  33. Adriana, desculpe-me... exclui erroneamente o seu comentário:

    segue-o abaixo:
    gostaria de saber qual a dose recomendada de colageno hidrolizado dia para quem tem 46 anos de idade.

    ResponderExcluir
  34. Eduardo, obrigada pela visita!
    Bem, na realidade no mercado há somente o colágeno hidrolisado!
    A decisão fica para o corpo mesmo, ok! Depende da sua necessidade.
    O importante é consumir fontes de colágeno e os outros nutrientes para a síntese!

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  35. Olá Vanessa.
    PArabens pelo Blog e acho muito legal a constante atencao que vc está dando a todos. Nao é nem uma consulta (PAGA) mas vc responde a todos com extrema educacao e sabedoria no assunto. Obrigada.

    Uma perguntinha antes de sair: O colageno é bom para estrias brancas e vermelhas tambem? E tomar colageno em excesso faz mal ao organismo? O organismo pode recusar o colageno? Desculpe tantas perguntas.

    ResponderExcluir
  36. Voce toma colageno? Se a pergunta é sim, qual?

    ResponderExcluir
  37. Obrigada pela visita Alessandra!

    Bem, o colágeno é utilizado para a PREVENÇÃO de estrias.
    Como qualquer outra proteína o excesso é convertido em gordura e com sobra de amônia/uréia.
    Não tem como o organismo recusar o colágeno, ok!

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  38. Olá Anônimo!
    Eu não tomo colágeno, ok!
    Alguma marcas: Colágeno - Sanavita, Colagentek, Colágeno hidrolisado - performance nutrition, Colagen, proteincolla...

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  39. Jeronimo Barros Pereira da Silva26 de fevereiro de 2010 às 01:03

    ola, completando a pergunta do anonimo, gostaria de saber se vc nao toma por alguma restriçao ou qual motivo? E se é contra indicado para alguem?
    muito obrigado

    ResponderExcluir
  40. Ola Vanessa !!

    Tenho uma bebe de 2 meses , qdo percebi que algumas estrias estavam aparecendo , isso la pelo 6 mes comecei a ingerir o colageno + vitam c , porem sem nehuma atividade fisica ...
    Ganhei bebe e nenhuma estria nova realmente surgiu, porem meu corpo todinho esta com muiiita celulite e olha q engordei apenas 13 kilos, e sem contar que meu sistema imunologico esta mt debilitado,tive hemorragia no parto e td mais , sera q isto pode estar ligado ao uso do colageno ?

    Desde ja agradeco sua resposta Marcia.

    ResponderExcluir
  41. Olá Vanessa, como pode observar somos "xará", entrei na net para pesquisar sobre o tal "colágeno...". Gostaria de lhe parabenizar, pois suas respostas são bastantes esclarecedoras. Fique fã do seu blog (já add aos meus favoritos). PARABÉNS pela prestação de serviços gratuitos e instrutivos. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  42. Olá Vanessa me chamo Natália adorei sua matéria uma nutricionista de mão cheia!

    Adoro nutrição e leio os rótulos no mercado para ver se possui muitas calorias, gorduras totais, fibras, sódio etc.

    Estou tomando colágeno a três meses e não notei diferença nenhuma! Como você disse não adianta tomar somente as cápsulas, o problema é que eu tomo suco de laranja com limão todos os dias, como banana com aveia média todas as manhas e também de lanche como iogurte light 'sem açuçar - pense light com 38 kcal' ótimo para quem faz dietas ;)

    Outra perguntinha como muitas fibras como granola, farinha de linhaça dourada, aveia, fibras em pacotes isso pode causar algum problema ??

    Beijoss

    ResponderExcluir
  43. Olá Vanessa me chamo Vanessa também!

    Gostaria de saber se você pode me indicar alguma marca de cápsulas de colágeno!

    Você conhece pílula Innéov Fermaté ? é para firmeza da pele ... pois tenho 21 anos e gostaria de começar a ingerir, mas preciso de uma opinião verdadeira.

    BJOS e parabéns

    ResponderExcluir
  44. Olá Jeronino!

    Não há restrição da suplementação de colágeno, ok!
    Mas, todos os casos são avaliados INDIVIDUALMENTE.

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  45. Olá Marcia!
    Obrigada pela visita!

    Esses sintomas não estão relacionados a suplementação do colágeno! pode ser pela falta de atividade física...

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  46. Muito obrigada pelos elogios Xará...

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  47. Obrigada pela visita e pelos elogios Natália!

    Então, nada pode ser consumido com exagero. No casos das fibras se consumir mais do que o recomendado, 35g/dia, pode influenciar na absorção de nutrientes.

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  48. olá Vanessa!
    Bem, coloquei algumas marcas aqui nos comentários... por favor, dê uma olhadinha.

    Quanto ao suplemento INNEOV FERMETÉ: é um ótimo suplemento!
    Porém, lembre-se que é importante a prática de atividade física + uma ALIMENTAÇÃO equilibrada sem corantes, conservantes e outros ...tranqueirANTES.

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  49. Olá Vanessa me chamo João tenho 17 anos e algumas estrias, Vou começar a fazer academia e dizem que pode dar mais estrias, queria saber o que eu posso tomar para evitar o surgimento de novas? Colágeno hidrolisado evita?

    ResponderExcluir
  50. ola vanessa meu nome é cristina tenho 37 anos,e meu pescoço e colo estão muito enrugados tem como reverter isso?

    ResponderExcluir
  51. Olá João!
    O colágeno hidrolisado + uma alimentação com sílicio (aveia) e vitamina C (laranja, acerola, goiaba...) e os outros nutrientes, ajuda sim na prevenção no aparecimento de novas estrias.

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  52. Olá Anônimo - dia 04/março
    Por favor, da próxima vez identifique-se, ok!

    Bem, nesse caso aconselho a procurar um profissional da área de dermatologia para verificar como está a sua pele para indicar um tratamento adequado.
    Mas, em tooodos os casos uma alimentação balanceada é importantíssimo para ter bons resultados!

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  53. Olá, Gostaria de saber se realmente o excesso de produtos que se dizem para firmeza como o Inneov firmeza e o Oneobiol firmeza, alterandos com a toma de minerais como: o selenio; magnesio; vitamina E etc., podem provocar o aumento da celulite?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  54. Boa Noite Vanessa!!!
    Pesquizando sobre colágeno, encontrei seu blog. Muito bom e esclarecedor. Meus parabéns.
    Tenho 53 anos, trabalho com telemamarketing, por isto fico sentada durantes 6 horas( com algumas pausas) e falando ao telefone quase todo o tempo, o que dá uma certa fome. Vc poderia me passar um cardápio para o dia a dia??? Até mesmo pq preciso ter muita disposição para outros afazeres. Tomo uma fórmula passada pela médica:glucomannan(200mg), colágeno(200mg)centelha asiática planta(200mg) e abacateiro(200mg).Ela disse que o colágeno além de melhorar pele, unha, cabelo tb reduz apetite.
    Como nutricionista o que vc acha? Aguardo a resposta.
    Regina Fátima Santiago (RJ)

    ResponderExcluir
  55. ola vanessa meu nome é cristina, eu tenho rugas profundas no pescoço e no colo e gostaria de saber se tem como reduzilas.

    ResponderExcluir
  56. ola vanessa meu nome é cristina,tenho rugas profundas no pescoço e no colo,gostaria de saber se tem com reverter essa rugas ou não?

    ResponderExcluir
  57. Olá Vanessa!Adorei seus comentários,meu nome é Simone,tenho 3 filhos,o meu mais velho tem 16 anos,ele está se achando muito magro,49kg e 1,67mts,ele quer tomar massa-produtos usados por praticantes de musculação-para ganhar peso.Estou muito preocupada,você pode me ajudar?Qual a dieta você recomenda pra ele?Muito obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
  58. Vanessa, muito bom seu blog!

    Tenho 28 anos e comecei a tomar o colágeno hidrolisado, estou pensando em engravidar. Posso continuar tomando durante a gestação tb?
    Obrigada, bjs.

    ResponderExcluir
  59. Oi Vanessa,
    Gostaria de saber se eu tomar suco de laranja e comer duas claras de ovo se isso vai ajudar no problema de flácidez da minha pele e ainda ajudar evitar estrias?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  60. Olá anônimo (16/03)! Por favor, identifique-se na próxima vez.

    Bem, o suco de laranja é fonte de vitamina C e as claras fontes de proteínas, ambos ajudam a pele. Porém tem que ver como está a alimentação como um todo para verificar se a quantidade que você está consumindo supre as suas necessidades, ok!

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  61. Olá Graciana!

    Obrigada!

    O consumo do colágeno hidrolisado pode ser realizado durante a gestação. Porém, prefira os sem adição de corantes.

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  62. Olá Anônimo (06/03)! Por favor, identifique-se da próxima vez.

    Para um trabalho de hipertrofia associado aos treinos pode ser necessário o consumo de algum suplemento, porém isso deve ser avaliado INDIVIDUALMENTE pois cada organismo tem uma necessidade.
    Procure um nutricionista para ajudá-los, seja para a alimentação ou seja para a suplementação.

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  63. Olá Cristina!

    Para reverter o caso de rugas no pescoço e colo aconselho você procurar um dermatologista ou esteticista para indicar um tratamento específico para essa região, ok!

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  64. Olá Regina!
    Obrigada pelo elogio!

    Bem, sem uma avaliação individualizada eu não posso indicar uma dieta para você, ok!

    Quanto a fórmula: o glucomannan é o componente que ajudará na saciedade mais do que o colágeno.

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  65. Olá Angélica!

    A celulite é um processo inflamatório que ocorre no tecido de gordura. A associação de vitaminas, minerais e bioativos não causaria essa inflamação no tecido, pelo contrário poderia ajudar na reconstrução desse.

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  66. Olá Vanesssa, obrigada pela sua resposta!
    O seu Blog é muito bom!
    Sou de Lisboa, Portugal.

    Gostaria então de saber se existe algum suplemento ou alguma coisa que a Vanessa conheça que seja realmente bom para o combate à celulite.

    Gostaria também de perguntar se para além do Proteincola existe algum outro produto que ache bom para ajudar na firmeza.

    Muito obrigada e muito sucesso para si,
    Angélica Vaz

    ResponderExcluir
  67. Olá Vanessa, realmente as pessoas que elogiaram o fizeram com razão. Muito bem argumentado. Está de parabéns.

    Eu como gelatina hidrolisada todo dia antes das atividades fisicas e senti que melhorou além do desempenho a recuperação a contusões. Fiquei com uma dúvida: quais alimentos estariam relacionados a essas vitaminas e minerais citados lá em cima? Por exemplo:

    Aminoácidos: eu como a gelatina hidrolisada

    Vitaminas:
    C=laranja, acerola
    E: guaraná em po
    Piridoxina: ??
    Betacaroteno: cenoura, tomate
    ácido pantotenico: ??
    biotina: ??

    Minerais:
    manganês:??
    Selenio:??
    Cromo: ??
    Cobre: ??
    Zinco: ??
    Silício: aveia em flocos

    Agradeço a atenção!

    Sou adepto da alimentação o mais natural possível e fujo dos exageros.

    ResponderExcluir
  68. Olá Vanessa,

    Adorei o que aprendi aqui. Parabéns!
    Estou tomando colágeno hidrolizado em pó (Collacel) e também tomo Centrum. Procuro ter uma alimentação blanceada (iogurte, granola, vegetais, legumes, carnes magras, grãos). Como 1 castanha do pará por dia e tomo bastante água.
    Gostaria de saber se tomando Centrum eu complemento o Collacel na síntese dos amioácidos.
    Um grande abraço,
    Vanessa

    ResponderExcluir
  69. OI vanessa,
    meu nome é Felicia
    Gostaria de saber se eu tomar todo dia vitamina c manipulada e junto com colageno hidrolisado, tem algum problema, pode-se tomar todo dia? Eu digo para estrias que tem sido minha preocupação , muito obrigada

    ResponderExcluir
  70. Vanessa,
    Estou tomando colagentek faz 1 mes e engordei 2kg. Voce acha que o colageno pode ter feito eu ganhar peso?

    ResponderExcluir
  71. OLÁ,MEU NOME É LUCIENE. GOSTARIA DE SABER QUAIS OS PRODUTOS QUE CONTÉM OS NUTRIENTES NESCESSÁRIO PARA A SINTESE DO DO COLAGENO.TENHO 40 ANOS E USO COLAGENO HIDROLISADO CAPSULA DE 1000 mg UMA VEZ AO DIA.OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  72. Olá Leandro!
    Obrigada pelos elogios!

    Seguem os alimentos fontes de cada vitamina e mineral que participam da síntese de colágeno:

    C= laranja, acerola
    E: Óleos, sardinha, amêndoas, nozes, sementes de girassol, germe de trigo...
    Piridoxina: levedo de cerveja, grãos integrais.
    Betacaroteno: cenoura, tomate
    Ácido pantotênico: ovos, peixes, leite e derivados.
    Biotina: ovos, peixes, leite e derivados.

    Minerais
    Manganês: Abacaxi, amêndoas, aveia, arroz e farinhas integrais, espinafre, batata doce.
    Selênio: Castanha do Brasil
    Cromo: Levedo de cerveja, farinhas integrais, carne bovina.
    Cobre: carne bovina, germe de trigo, oleaginosas (castanhas, nozes...)
    Zinco: carne bovina, germe de trigo, oleaginosas (castanhas, nozes...)
    Silício: aveia em flocos

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  73. Olá Vanessa, meu nome é Rose de floripa, estou usando o colágeno ha pouco mais de 30 dias, tive um resultado satisfatorio onde menos esperava: na TPM, tinha vontade de estrangular alguem e uma irritação, nervosismo exagerado, na prim. TPM após o uso, esses sintomas foram eliminados de forma surpreendente, tbem tenho agora um sono maravilhoso, e mais, nos prim. dias de uso, tive uma fome de leão, porem, emagreci um pouco mesmo me alimentando mais e minha pele ficou um pouco mais corada, eu esperava resultado na queda de cabelos, ainda não aconteceu, será que é cedo? não estou usando nem um outro complemento e nem medicamento, vc acha que isso tudo foi mérito do colágeno?
    Parabéns por sua postagem e pelo carinho c/ tds,
    obrigada!

    ResponderExcluir
  74. Bom dia Vanessa, me chamo Rosa Lidia tenho 45 anos e achei muito interessante seus comentarios sobre colageno.Faço dieta alimentar,caminhada pois estou bem acima de meu peso tenho160 de altura e 85kg sou hipertensa.Com aminha perda de peso estou ficando muito flacida, me foi sugerido tomar colageno pelo medico, mas pela minha falta de informação não questionei qual. Por favor me ajude,indique uma marca eficiente, que possa me ajudar. Estou com queda de cabelo pele opaca e unhas fracas e ficando deprimida por estar ficando tão flacida e as pesssoas comentando . desde ja te agradeço,Beijos.

    ResponderExcluir
  75. Olá Vanessa!
    Obrigada pela visita e pelo comentário!

    Você consumindo colágeno + alimentação saudável + suplementação de vitaminas e minerais é muito provável que consiga sintetizar colágeno.

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  76. Olá Felicia!

    Obrigada pela visita!

    Toda suplementação tem que ser tomada em ciclos, geralmente de 3 em 3 meses. A vitamina C não pode ser consumida em doses elevadas diariamente!
    O melhor é procurar um profissional que análise a sua necessidade para ajustar o seu consumo alimentar e de suplementação.

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  77. Olá Anônimo do dia 23! Por favor, da próxima vez identifique-se.

    Muito provavelmente o seu aumento de peso não foi devido ao colágeno, ok!

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  78. Olá Lucilene!
    Obrigada pela visita!

    Veja a resposta que dei para o leandro no dia 31 de março.

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  79. Olá Rose!
    Obrigada pela visita e pelos elogios!

    É difícil dizer se tudo isso foi causado pelo colágeno por não saber da sua rotina, alimentação e outras atividades.
    Mas, digo que diretamente o colágeno não age nesses aspectos, ok!

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  80. Olá Rosa Lidia!
    Obrigada pela visita!

    Dê uma olhada na minha resposta do dia 25 de fevereiro.

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  81. Olá,
    Vanesa , vi que não rspondeu ao meu comentário, mas percebi porquê.....Fui ver mais atrás e obtive a minha resposta.

    Ainda assim em relação à celulite não sei como combater, para além de beber muita água e de fazer exercício, existe mesmo algum suplemento eficaz ou é um mito?

    Quando fala do whey proteina hidrolisada no seu blog para a hipertrofia muscular, este também ajuda no colagêneo ou tem de ser um suplemento de proteina diferente , como os que referiu mais atrás (sanavita, proteincolla, colagenteK...)?

    Atenciosamente,
    Angélica Vaz

    ResponderExcluir
  82. Desculpe-me Angélica! Mesmo quando já respondi a mesma pergunta anteriormete eu informo quando a respondi. Foi falha minha...

    Para reduzir a celulite que é um processo inflamatório você terá que tomar água, treinar e ter uma alimentação equilibrada. Quanto a suplementação para a celulite deverá ser avaliado individualmente qual o "causador" desse processo inflamatório,ok!
    Ah! Tratamentos estéticos em clínicas especializadas também ajudam.

    O whey protein pode ser usado, para quem pratica atividade física, como suplemento para síntese de colágeno, já que contém todos os aminoácidos necessário para a produção dessa proteína.

    Obrigada pelas visitas e participações nas postagens.

    Abraços,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  83. Gostaria de saber, se tomando colageno em pó, posso estar compromentendo a minha produção natural de colegeno. Essa duvida surgiu pois tenho apenas 19 anos. Desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  84. Olá André!
    Obrigada pela visita!

    Não há perigo desse comprometimento, ok!

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  85. Olá Vanessa comecei a tomar colagéno da marca Bioslim vc conheçe? Ele é hidrolisado le contém os seguintes ingredientes:colágeno hidrolisado,maltodextrina,extrato de chá verde,clroreto de s´diovit c(ácido ascórbico),aroma ao identico ao do limão,edulcorante artificial sucralose e corante clorofila. se não for vc pode me dizer algumas marcas para que eu possa pesquisar e se essas marcas são muito caras. Adorei o seu saite Parabéns são poucos profissionais que se disponibilizam a fazer esse tipo de trabalho bjs Rai.

    ResponderExcluir
  86. Olá, Vanessa obrigada pela sua resposta.
    Aproveito para perguntar-lhe, faz mal estar a tomar o inneov firmeza já há cerca de 3 anos com intervalos de 1 mÊs.

    A minha dúvida é se ao tomar em excesso pode fazer o efeito inverso.

    A Whey protein só deve tomar quem faz exercicio fisico, mas somente a podem tomar os atletas de alta competição ou uma pessoa que faça por exempo 1 a 2 horas de exercicio 3 vezes por semana também o pode fazer?

    Tenho a doença de Cronh e tomo pouca vitamina c em alimentos por isso tomo à tanto tempo o ineov firmeza.

    Quero parar de tomar o inneov firmeza para tomar o colageneo hidrolizado ou o Whey proteina conforme me aconselhar, que intervalo devo fazer para começar a tomar?


    Agradecimetos e beijos,
    Angélica Vaz

    ResponderExcluir
  87. olá Vanessa, tão menina e tão esperta!
    Eu fui anteontem a dermatologista e dentre outros itens, consultei sobre o uso do colágeno para fortalecimento da pele, etc. e ela foi categórica que não é adequado o consumo e receitou um produto com uma fórmula fechada de uma multinacional, que pesquisei o valor: 90 reais, para um mês. Não comprei e continuo aqui consumindo meu desejum ("baldinho" como o chama meu marido,) que é mix de cereais e frutas com iogurte, feliz da vida em saber que a médica clínica geral que me ensinou a fórmula, já estava certa a tanto tempo...
    Desejo-lhe tranquilidade em sua vida particular e muito sucesso no trabalho.

    ResponderExcluir
  88. Olá, mais uma vez!

    Vim ver se já tinha a minha resposta e deparei com o comentário atrás, o da Cláudia S.

    Agora fiquei com serias dúvidas sobre a toma de Colágeneo hidrolizado(ou o Whwy protein).

    É de facto bom ou não a toma deste suplemento?

    Apesar de ter ficado muito contente por ter achado um suplemento que suprimisse alguma das carências que a minha doença de Cronh me trás( pele articulações etc...), pois nunca tinha ouvido falar deste tipo de suplemento, prefiro uma resposta sincera e profissional.

    Confio na Vanessa que me parece uma excelente profissional,(o BLog assim o demonstra) por isso ficarei muito grata por uma resposta sincera.


    Beijinhos e obrigada,
    Angélica Vaz

    ResponderExcluir
  89. Muito obrigada pela visita, pelo comentário e pelos elogios Claudia!

    ResponderExcluir
  90. Oi Angélica!!!!!

    Cada caso é um caso!
    Você tem uma necessidade a mais... tem um problema intestinal que precisa de mais nutrientes para suprir uma deficiência.
    Se você consumir um whey de boa qualidade com certeza terá benefícios, ok!

    Atenciosamente,
    Tenha um ótimo final de semana,
    Vanessa

    ResponderExcluir
  91. Origada!

    Não quer vir para Portugal trabalhar? Já tinha aqui pelo menos uma cliente sua fã, e mais algumas que depois eu arranjava!;)))

    Agora preciso descobrir uma whey de boa qualidade, A Vanessa sabe?


    Agradecidamente,
    Angélica Vaz

    ResponderExcluir
  92. começei a tomar o colágeno em cápsulas.tomo seis no total ao dia.tenho recém completados 31 anos.tomo associado vitaminas do complexo B. Devo tomar mais alguma cápsula para obter um resultado satisfatório?

    ResponderExcluir
  93. hahahahaha... obrigada pelo convite Angélica. Bem, tenho uma opção caso as coisas não derem certo aqui no Brasil... e a minha família é de origem portuguesa, hein... rs

    Para o seu caso...
    Whey protein HIDROLISADO:
    VP2 - AST; Whey 100% isolate 2 - Pro premium; Pepto Fuel – Performance nutrition, Proto Whey – Bio nutrition.
    São algumas opções de bons whey!!!

    Atenciosamente,

    Vanessa

    ResponderExcluir
  94. Olá Jakeline!
    Obrigada pela visita!

    Bem, para saber se é o suficiente preciso saber se a sua alimentação supre as suas necessidades... dê uma olhadinha na minha resposta no dia 32 de março... lá tem uma lista de alimentos que precisam ser consumidos para uma boa síntese de colágeno.

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  95. OLÁ,

    O meu avô paterno também andou por aí a espalhar a sua semente....


    Claro q vão dar certo,a Vanessa é uma boa profissional, mas de qualquer forma será sempre bem vinda.

    Obrigada, agora vou comprar uma das Whey que aconselhou.


    E agora por uns tempos não a chateio mais!!;)

    Atenciosa e agradecidamente,
    Angélica Vaz

    ResponderExcluir
  96. No meu blog você não chateia.... Sempre será bem vinda!

    obrigada!

    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  97. Ana Carolina Aguerri Borges da Silva14 de abril de 2010 às 18:47

    Boa Noite Vanessa,
    Vivo em Portugal e procurei nas farmácias capsulas de colágeno, me indicaram o inneov firmeza, mas fiquei um pouco insegura em comprá-lo, pois contém isoflavona. Perguntei a farmaceutica se a isoflavona poderia fazer engordar e ela disse que não, entretanto, minha mãe já tomou isoflavona e engordou! Por favor, gostaria de saber a sua opnião. Pois gostaria de complementar a minha alimentação com colágeno, mas não gostaria de engordar, inclusive estou praticando exercícios todos os dias (musculação + aeróbico) para emagrecer.
    Muito obrigada.
    Ana Carolina

    ResponderExcluir
  98. Olá Vanessa,

    Meu nome é Ana Carolina, tenho 29 anos e gostaria de saber qual a quantidade de colágeno que é aconselhável. A farmaceutica que prepara as capsulas me disse que se eu consumisse mais de 1g ao dia o resto seria expelido pela urina. Concluiu que a quantidade eficaz é 1g. Isso está certo?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  99. Parabéns pelo site e, principalmente, pela atenção aos comentários!

    Com "reeducação alimentar" autodidata e exercícios físicos reduzi significativamente meu peso, mas a flacidez me preocupa (ainda restam 10kg para atingir minha meta).

    Um conceituado dermatologista aqui de Florianópolis me recomendou apenas hidratação e proteção solar, por entender que o corpo de uma pessoa saudável aos 29 anos deve reagir para recuperar a elasticidade e tônus.

    Sem fazer qualquer exame para constatar deficiência de algum nutriente, passei a pesquisar as possibilidades para enriquecer/corrigir minha alimentação contra a flacidez.

    De todo material que li na web concluí que deveria incluir o colágeno em minha dieta. Me perdoe se eu estiver equivocada, porém no seu artigo e comentários me pareceu que uma alimentação rica nas Vitaminas C, E, Piridoxina, Betacaroteno, Acido pantotenico, Biotina, Manganês, Selênio, Cromo, Cobre, Zinco, Silício é suficiente para a produção de colágeno pelo organismo sem suplementação.

    A nutrição rica em vitaminas e minerais indicadas é suficiente para recuperar elasticidade e tônus? Até poucos meses atrás minha alimentação era carecedora desses nutrientes, não preciso estimular? deve/pode ser ingerido colágeno em complemento a uma dieta balanceada? Claro, levando em conta que é preciso 2 ou 3 dias para consumir todos os alimentos que vc indicou rs

    Neste caso, a ingestão diária de colágeno em pequenas doses pode ter efeitos colaterais (sei lá, como excesso de algum aa)?

    Como disse no início, estou a procura de orientações para enriquecer (ou corrigir) minha alimentação contra a flacidez, vc tem mais alguma indicação nutricional?

    Obrigada,

    ResponderExcluir
  100. Vanessa Alves Lobato,
    uma felicidade te-la encontrado.
    Profissional competente, muito bem informada, atenciosa e dedicada.
    Parabens! Já consultei algumas nutrcionistas e digo, finalmente encontrei uma séria, não somente envolvida com a profissão, absolutamente comprometida.
    Só depois desta introdução consigo fazer minha pergunta.
    Estou 9 kgs acima de meu peso ideal, embora não pareça é verdade. Minhas roupas não me cabem mais ao redor da cintura. Um horror!
    Na realidade a gordura está acumulada na frente ao redor do umbigo, como um encosto, mostrando bem que não me pertence. Faço Pilates, esteira todos os dias e não consigo que a coisa desapareça. Serie de veloshape, agullhinas e nada.
    Deixei de fumar faz 1 ano e 4 meses e acredite. Foi este meu premio. Na realidade cansei de fumar e esqueci "pra sempre" dos 42 anos de vicio. Sem ajuda de médico nem reposição de nicotina nem patch nem nada.
    Verdade que sem a nicotina foi-se dopamina e serotonina e as tristezas aumentram na grandeza. Minha saude é ótima e tenho certeza que voltando ao meu peso e a minha figura elegante elas seriam mais facilmente administráveis. Tenho 65 anos, nunca fiz plastica ou recorri a botox. Sem modestia, não aparento a idade que tenho e sei ser assim pois desde 35 faço uso de medicina preventiva. Naturalmente fui apresentada ao sistema fora do Brasil, vivi alguns anos em Londres e trate-me também com uma bioquimica.
    Enfim...no momento estou na minha serie de colageno, EsterC, ComplexoB100mg (completo),MSM (3 ao dia).Só o colageno encontra-se para comprar no Brasil.
    MInhas perguntas:
    Como me ver livre do "encosto" e de meus kgs a mais?
    Você tem consultorio no Rio?
    Desculpe-me o tamanho do comentário ocupando tanto espaço em seu blog. Desde já agradeço pela oportunidade e atenção.
    Sinceramente,
    Lucia

    ResponderExcluir
  101. Olá Ana Carolina!
    Obrigada pela visita!

    Bem, o Ineéov Fermeté não contém colágeno. Ele contém uma ótima base de antioxidantes, ok!
    Quanto a isoflavona a quantidade é baixa não a engordará, e no caso da sua mãe ela devia estar com algum distúrbio hormonal por isso a isoflavona, indiretamente, a fez aumentar o peso.

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  102. olá Ana Carolina - dia 14/04/10
    Obrigada pela visita!

    Bem, a dosagem sugerida/indicada é DEZ gramas, ok!

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato

    ResponderExcluir
  103. Olá Tatiana!

    Então, a alimentação equilibrada ajuda muito na prevenção de qualquer transtorno, porém para uma recuperação, mais rápida, geralmente a suplementação é necessária.
    Quanto a suplementação do colágeno é necessário associar a essa os outros nutrientes, pois somente o colágeno dificilmente resolverá.

    É difícil ocorrer algum efeito colateral pela suplementação do colágeno, mas isso dependerá da alimentação diária e do uso de outros suplementos.

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    nutricionista

    ResponderExcluir
  104. Vanessa , eu sou brasileira e vivo na Bélgica, tenho 43 anos, meço 1.78 e peso 68 kg. Não tenho rugas ainda:-) no entanto comecei a notar um acúmulo de gordura na barriga e nas costas. Não como carne, e sim peixe. O colágeno hidrolisado seria bom pra mim? Onde posso encontrá-lo aqui na Europa? ou qual seria uma marca vendida no Brasil que é confiável.
    Aguardo seu retorno e agradeço antecipadamente.
    Amélia

    ResponderExcluir
  105. Vanessa,
    como nao obtive uma resposta ate' agora, gostaria de informar que resolvi consultar dr Guilherme de Azevedo Ribeiro, aqui do Rio mesmo.
    Obrigada por sua atencao,
    Lucia

    ResponderExcluir
  106. Olá Vanessa...gostei muito das suas informações e percebi como a mídia tem o poder de mexer com a cabeça da gente!!!

    ResponderExcluir
  107. Boa noite Vanessa!
    Parabèns pelo blog.
    Comprei o colágeno em capsulas da BIONATUS e vou começar a tomar. Você teria alguma informaçäo com relaçäo a esta marca e a este produto?
    Muito obrgada.
    Analu

    ResponderExcluir
  108. Olá,

    Boa tarde Vanessa, espero que esteja bem.

    Gostaria de saber a sua opinião sobre tomar vitamina A ou Beta Caroteno e a vitamina E, para proteger do sol e reduzir o efeito de envelhecimento do sol na pele.

    Sempre li que faziam bem, contudo li num jornal diário, aqui em Portugal, que estas vitaminas segundo um estudo realizado por ciêntistas, podem ter um efeito contrário e provocar até a morte precoce, gostaria de saber a sua opinião e os seus conhecimentos sobre esta matéria.


    Atenciosamente ,
    Angélica Vaz

    ResponderExcluir
  109. Oi, Vanessa!
    Descobri seu blog e o considero muito útil, sobretudo pelo seu profissionalismo, que não deixa dúvidas sobre a sua competência.
    Gostaria de saber o que você conhece sobre as substâncias Exynutriment e Bio-arct.
    Antecipadamente, obrigada.
    Rachel Rodrigues

    ResponderExcluir
  110. Olá Lucia!
    Desculpe-me não ter respondido antes a sua pergunta, mas acredito que esse profissional possa tê-la ajudada!

    Atenciosamente,

    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  111. É verdade Bel! Por isso nós profissionais devemos escrever para informar a todos os reais efeitos das suplementações.

    ResponderExcluir
  112. Olá analu!
    A Bionatus é uma boa marca... todos os produtos tem registro no MS, ok!

    ResponderExcluir
  113. Bem Amélia, se o seu problema é acúmulo de gordura abdominal o colágeno não a ajudará. E se o problema for você não comer carne bovina o colágeno também não a ajudará, ok!

    Att,
    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  114. Ooooi Angélica Vaz!

    Estou bem sim, obrigada!!!
    Sim, tanto o betacaroteno quanto as vitaminas A e E são fotoprotetoras.
    Porém, as vitaminas A e E são lipossolúveis (soluvéis em gordura) e por isso a sua metabolização é mais demorada - essas ficam mais tempo armazenadas no organismo, assim a suplementação tem que ser cautelosa.
    Algo que recomendamos é fazer ciclos de suplementação: sempre mudar as dosagens e ficar um intervalo sem a suplementação.

    Entendido? rs
    Att
    Vanessa

    ResponderExcluir
  115. Primeiramente muito obrigada Rachel!

    Vamos lá
    Exynutriment: é o mineral silício estabilizado. Isso quer dizer que a sua absorção é melhor e a sua ação no organismo também!
    Bio-artc: é um potente desintoxicante.

    O Exynutriment + Bioartc ajudam na restruturação da pele, pois um disponibiliza o silício, mineral importante para formação de colágeno, e o outro "limpa" o organismo para que tuudo possa funcionar em harmonia.

    Certinho?!

    Abraços,
    Vanessa

    ResponderExcluir
  116. Interessante como a mídia nos faz pensar que um produto é melhor que o outro quando não temos o conhecimento técnico sobre o assunto. Me refiro a essa frase:

    "Há somente um produto ímpar no mercado, sem concorrente similar, à base de precursores naturais do colágeno, que passa pelo processo de hidrólise e de liofilização que é o Kollagen ou ProteinColla. Desta forma, o precursor de colágeno poderá ser associado ao seu shake preferido, e tem ação pré-digerida absorvida, garantindo assim, uma assimilação/aproveitamento único e efetivo. Esta proteína de alto valor biológico trabalha organicamente para repor o que foi gasto no dia-a-dia ajudando a manter a forma física, a juventude e o vigor."

    em: http://www.maxway.com.br/maxway/essencex/kollagen-2.htm

    Frase totalmente sem valor científico. Existem diversos produtos no mercado que são hidrolisados (quebra pela água, seja enzimático ou por temperatura).

    Liofilizado: processo de retirar água sem aquecimento. Se isso oferecesse alguma vantagem (se é que é feito) por que o produto seria fornecido líquido, e pior, com adição de benzoato de sódio (conservante)?

    O que altera a absorção no organismo não é o fato de ter sido liofilizado ou nao, e sim o tamanho das cadeias que devem estar menores que 3000 Daltons. Ou seja o que interfere nisso é o grau de hidrolise. Quanto menor as cadeias proteicas maior a absorção e produtos fornecidos pelas maiores companhias de gelatina do mundo (Gelita e Rousselot) tem esses tamanhos de proteinas. Essas empresas utilizam aquecimento nos seus processos de secagem, e fornecem um produto muito mais puro e estavel (seco) o que possibilita a adição de vitaminas e sais minerais por outras empresas (herbarium, sanavita, etc) sem adição de conservantes vendendo o produto em pó.

    Todos os beneficios alegados pela Pure Essence utilizando o Proteincolla são observados pelos estudos dessas multinacionais produtoras de gelatinas (sem processo de liofilização duvidoso).

    ResponderExcluir
  117. olá Vanessa!Maravilhoso o seu esclarecimento sobre a proteina hidrolizada e também a forma que o corpo vai conduzir a materia prima de acordo com a necessidade:ampla gama de nutrientes para assimilação e manutenção de todas as partes:vasos,pele,etc!
    Uma moça perguntou aí,que teve bebê sobre o sangramento na hora do parto e também relacionou talvez a duvida á ingestão de colágeno...será que essa baixa de imunidade e este caso não foi ao excesso de vit c?( há casos relacionados a certos organismos sobre a alta ingestão e a "depressão" imunológica,(embora pessoalmente eu ache que a vit c pode fortificar ainda mais o sistema imune,melhore a cicatrização,os vasos e a absorção de proteínas..) vc conhece estes casos?Vanessa, o pycnogenol,as proantocianidinas, polifenóis, acido lipoico ingerido melhoram bastante a pele?e as gorduras boas já ouvi de grandes especialistas que faz parte da dieta metabólica e a pele "voltaria" realmente é incrível vc recomenda a ingestão de óleos de peixe, de cla,etc? Para uma pele boa, ovos, leite, salmão, soja, azeite, peixes, lecitina está bom? Oque vc recomenda usar? E para aumentar naturalmente niveis naturais do hgh, que ajuda maravilhosamente a estética e a manutenção da saude e da beleza, a glicina é eficaz? Acredita que estou a estudar homeopatia, elixires, até "alquimia antiga" (nos tres niveis-mente,fisico espiritual) para deter os males pois a decrepitude e os problemas da degeneração não têm que fazer parte da vida humana necessáriamente né? rsrs Meu nome é Barbara Martins muito prazer e parabéns imenso ao seu trabalho, vc estuda também medicina anti aging? É maravilhoso campo que no futuro fará milagres! rs Olha minha pele é muito boa, mas porque acho que desde cedo se deva fazer o uso(adolesc) de nutrientes..Valeria seu blog bomba e adoraria saber de vc estas respostas muitos beijos e sucesso na sua promissora carreira!!!BJO Barbara martins

    ResponderExcluir
  118. Olá, Vanessa

    Obrigada pela resposta.

    Gostaria de perguntar qual o intervalo que se deve fazer, para voltar a tomar complementos.

    E se no caso de tomar um complemento diferente também deveremos fazer um intervalo.

    A toma de inneov firmeza poderá no caso de habituação, se esta houver, provocar alguma reação que provoque alterações emocionais, como sinais de depressão, cansaço, fadiga?

    Gostaria que a Vanessa me informa-se sobre isto. Se poderá haver alguma relação ou não.

    Beijinhos e obrigada,
    Angélica Vaz

    ResponderExcluir
  119. Andreia
    Pelo menos o colágeno serve´para fazer shake para saciar a fome, fiquei em dúvida se ele é bom ou não, mais muitas revistas e sites dizem que sim, será que todos estão errados?

    ResponderExcluir
  120. Oi Andrea!!!
    O colágeno é um ótimo suplemento! Porém, DEVE ser associado aos outros nutrientes para ser eficiente!!!!!!!

    Sim, é uma ótima opção para shakes.

    Obrigada pela visita e pelo comentário.

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  121. Rosane
    Olá Vanessa, o que vc acha da (água) da berinjela para auxiliaar no emagrecimento, estou usando há 3 dias e percebo que meu intestino funciona mais e urino mais tb.

    ResponderExcluir
  122. olá,

    Antes demais peço desculpa mais uma vez por estar sempre a colocar questões.

    Vanessa, gostava que dê-se uma vista de olhos neste artigos se tiver tempo e paciência...Eu e as minhas pesquisas... que depois me levam a pensar se faço bem ou mal tomar certo tipo de suplementos.

    São relativos à Apotose.

    http://redalyc.uaemex.mx/pdf/500/50020204.pdf

    http://biobioradicais.blogspot.com/2008/11/os-benefcios-dos-radicais-livres.html

    http://www.medicinacomplementar.com.br/tema300505.asp

    Não sei se devo colocar estas questões sobre os complementos, como a última que fiz no dia 17, neste artigo sobre o Colageneo mas como falei sempre com a Vanessa por aqui...

    Mas se julgar melhor fazê-lo noutro espaço diga-me.


    Agradecimentos,
    Angélica Vaz

    ResponderExcluir
  123. Bom Dia Vanessa td bem !!! Primeiramente Parabéns pelo teu blog ! Bom gostaria que vc me ajudasse, tenho uma certa carencia de vitaminas pela falta de apetite e gostaria de saber se eu posso estar tomando o Poli Amino Acid 38000 é um composto de proteínas de Whey e de colágeno (hidrolisado em polipetídeo e peptídeos), que fornece um aporte de aminoácidos necessários em situações de grande desgaste físico. Será que posso estar tomando para fortalecer o meus cabelos, pele e unhas? Ou qual é o melhor para a minha situação?

    Fico no aguardando a sua resposta !!!

    Grata

    Paula

    ResponderExcluir
  124. olá vanessa adorei o seu blog. Gostaria de saber se a marca colacel é boa? desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  125. Boa tarde querida Vanessa!
    Meu nome é Tania Mara e estou encantada com sua sabedoria e educaçao, pois já li aqui todas as perguntas e respostas e esta tudo muito claro e objetivo, nao encontrei nada parecido na net, vc realmente é incrivel.
    Vanessa nao resisti e gostaria de fazer tambem umas perguntinhas, eu moro atualmente no Japao, e tenho consumido diariamente um tipo de colageno hidrolisado que fabricam aqui, no inicio tive muitas duvidas pois existem muitas marcas e tambem a versao liquida, que dizem ser muito boa, mas é muito cara, entao gostaria de perguntar se estou fazendo certo, eu tenho 38 anos e acho que minha pele esta boa para minha idade, mas tomo diariamente uma colher de colageno 7g com duas colheres de farinha linhaça e tomo junto um complexo vitaminico e um comprimido de vitamina C 250mg, no café da manha, e tenho feito um regime meio rigoroso pois estou com 69k e tenho 1,66, sera que estou fazendo certo?
    Querida desde ja agradeço.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  126. meu nome e Demerson quero lhe parabenizar pelo belo esclarecimento no blog. Temho uma dúvida Vanessa o COLÁGENO DA SANAVITA tem colageno hidrolisado + vitamina C + vitamina A + vitamina E + ZINCO, ou seja, além do colageno hidrolisado(aminoácido) tem as vitaminas e o mineral necessário para fazer a síntese do colageno não? ou estou errado? vc acha que esse colágeno sanavite funciona, com base nisso? espero resposta aqui ou no email demersonnmoreira@hotmail.com . obrigado

    ResponderExcluir
  127. Olá Vanessa! Parabéns pelo blog!

    Uma dúvida...vc falou sobre a aveia em flocos, mas qual a diferença nutricional entre aveia em floco e farelo de aveia? Pq eu prefiro o farelo...

    um abraço!

    ResponderExcluir
  128. olá.... entrei na academia tem uns 5 meses eu quero ganhar peso, mas estou preucupada em ficar com estrias, quero tomar colágeno vc poderia me endicar o melhor para me obter resultado sartisfatório ah adorei a materia me ajudou muito
    um abraço0o0!!!!

    ResponderExcluir
  129. Andreia
    Olá Vanessa, eu não entendi, vc criou um blog e abandonou?

    ResponderExcluir
  130. Olá Demerson! 23.maio.2010

    Sim, essa é uma boa marca, ok!

    Veja outras no comentário do dia 25.fev.2010.

    Abraços,
    Obrigada pela visita.

    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  131. Olá Andreia ( 01.jun.2010)
    Não o abandonei não! Estou aqui!!!

    Abraços,
    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  132. Olá Anônimo - 28.maio.10 - por favor, da próxima vez, identifique-se, ok!!!

    Então, veja o comentário do dia 25 de fevereiro lá tem algumas boas opções de colágeno, ok!

    Abraços,

    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  133. Sahaja - 28.maio.2010

    Pode ser o farelo também... é que na aveia em flocos há maior concentração de fibras que acrescenta mais benefícios...

    Abraços,
    Obrigada pela visita!

    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  134. Olá Tania Mara (22.maio.2010)

    É difícil diagnosticar algo certo ou errado sem fazer uma avaliação completa, ok!

    Mas, pensando no quesito colágeno... está, aparentemente, correto.

    Abraços,
    Obrigada pela visita,

    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  135. Olá Anônimo do dia 20.maio.20! Da próxima vez, identifique-se.

    Bem, não conheço a marca Collacel, mas vi que nela contém o colágeno mais uma base de antioxidantes (vitaminas A, C e E) o que é bom... Se você alimentar-se corretamente para completar o consumo dos outros nutrientes... fica tudo certo! rs

    Abraços,

    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  136. Olá Paula!
    19.maio.10

    A distância fica muito difícil eu indicar um suplemento para corrigir as suas carências nutricionais Paula!

    Aconselho você procurar um bom profissional para ajudá-la de acordo com as suas necessidades individuais.

    Abraços,
    Obrigada pela visita.

    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  137. Olá Rosane - 18.maio.10

    Como você obtém essa água?

    Abraços,
    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  138. Rosane

    Olá Vanessa, eu fatio uma berinjela média e coloco um litro de àgua filtrada, deixo de um dia para o outro na geladeira, de manhã espremo as berinjelas e utilizo a àgua durante o dia.

    ResponderExcluir
  139. ola me chamo anda tenho 43 anos tenho uma filhinha de 2 e estou totalmente flacida gostaria que me ajudasse nao sei o que fazer minhas parecem de uma pessoa de 70 o que fazer bjs

    ResponderExcluir
  140. Olá Vanda!
    Obrigada pela visita!

    Para ajudá-la corretamente, preciso fazer uma avaliação individualizada das suas necessidades, analisar o que pode estar faltando para você conseguir ter uma pele e musculatura mais firme.
    Tudo é individual, o que serve para um pode não servir para outros...

    Att,
    Vanessa

    ResponderExcluir
  141. olá Vanessa,tenho 39 anos,faço musculaçao,como banana c/ aveia todos os dias,tomo 10g de colageno hidrolizado +compl.vitaminico + gelatina Há 1 mês, ainda ñ tenho visto diferença,c/ qto.tempo poderei observar os resultados?

    Mônica

    ResponderExcluir
  142. Olá Mônica!
    Primeiramente, obrigada pela visita!!!!

    Então, não há um tempo certo. Tudo vai depender da sua alimentação, prática ou não de atividade física, necessidade de colágeno para outras vias (ossos, pele, unhas, ligamentos...) e da sua individualidade.
    Mas, geralmente em três meses os resultados começam aparecer.

    Atenciosamente,
    Vanessa

    ResponderExcluir
  143. Oi. Tb me chamo Vanessa. Gostaria de saber o que devo comer antes e depois dos exercícios físicos, p/ formar músculos e colágeno.
    Dizem q certos alimentos, à noite, ajudam a formar músculos-colágeno, por causa de um hormônio. Será q comer pex, clara de ovo à noite é melhor do que na hora do almoço??
    E banana com aveia serve para quê?

    ResponderExcluir
  144. Olá Charáaaaaaa! Obrigada pela visita!

    Então, basicamente antes dos treinos deve-se comer alimentos fontes de carboidratos: por exemplo - banana com aveia. Após o treino: fontes de proteínas: por exemplo - clara de ovo, atum, iogurte, whey protein etc.

    A noite é importante para praticantes de atividade física consumir alimentos fontes de proteínas para durante o sono liberar o hormônio GH que ajuda no aumento de massa muscular e redução de gordura corporal.

    Quanto ser melhor consumir clara de ovo antes de dormir do que na hora do almoço: não é bem assim, você pode consumir em qualquer uma das refeições, mas será importante consumir alguma fonte de proteína antes de dormir. E o mais importante - antes de dormir é para consumir somente a fonte de proteína - SEM carboidratos... se não o GH não é liberado!!!!

    Banana com aveia: é por causa da aveia que é fonte de silício, mineral importantíssimo para síntese de colágeno.

    Att,

    Vanessa

    ResponderExcluir
  145. Obrigada pela atenção Vanessa...um abraço!!!

    ResponderExcluir
  146. Obrigada pela atenção Vanessa. Se vc puder, tire umas dúvidas p/ mim.
    Aveia cozida, mingau , tb tem silício ou só a crua.
    Qdo te perguntei da alimentação p/ músculos, é a mesma alimentação p/ formação de colágeno?
    Qual alimento [só proteina ] eu poderia comer à noite, para formar mais músculos [é q estou com flacidez].
    Escreva no twitter q vou te seguir.
    Vanessa

    ResponderExcluir
  147. Ola Vanessa!
    Quantas miligramas diarias de colageno hidrolisado devem ser ingeridas diarimente?

    O Centrum pode ajudar na sintese de absorcao?
    se nao ajudar, qual seria outro suplemnto auxiliar na sintese de absorcao do colageno?

    Sou ovo-lacto vegetarina, e estou perdendo massa muscular, tenho 36 anos.
    Qual seria o mais recomendavel, colageno hidrolisado em po ou capsula?

    ResponderExcluir
  148. Olá!! Sou a Marceli O .S Santos e tenho 32 anos.
    Adorei a materia!! então eu já tomo colgeno hidrolizado a 3 meses e realmente vi uma medança em meu apiteti ao qual redeziu e eu estou emagracendo. Faço uma atividade bem avençada de musculação seguida de 40 min de caminhada de segunda a sexta. Agora estou querendo engravidar a alguma contra indicação na gestação ou só vem a me ajudar ainda mais nesta??

    ResponderExcluir
  149. Olá Marceli! Obrigada pela visita e pelo elogio.

    Não há problemas de consumir durante a gestação. Mas, prefira consumir aqueles colágenos SEM corantes e adoçantes, ok!

    Att,
    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  150. Oi Cris! Obrigada pela visita!

    A quantidade varia de 5 a 10 gramas/dia.
    Se cápsula ou pó, tanto faz, o que importa é a quantidade a consumir.
    O suplemento para completar depende da sua alimentação e da sua necessidade diária, ok!

    O colágeno é uma proteína incompleta não a ajudará na manutenção de massa muscular. O correto é você fazer uma avaliação nutricional para verificar como pode complementar a sua alimentação, tudo bem?!

    Att,

    Vanessa Lobato.

    ResponderExcluir
  151. Oi Vanessa!

    Para sintetizar músculos são necessários 20 aminoácidos diferentes, já para sintetizar colágeno três.

    Sim, pode ser aveia cozida, sem problemas.

    Então, como eu respondi anteriormente, alimentos fontes de proteínas: atum - água e sal, clara de ovo, iogurte, whey protein...

    Att,
    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  152. Oi Vanessa o meu nome é Naninha e gostaria que vc me ajudasse esclarecer algumas duvidas com o colageno e le na net varias informações sobre o colageno que era bom para isso e aquilo né...hoje tenho 26 é acho que a minha pele esta emrugando ai então resolvi tomar o colageno em capsula o farmaceutico me deu 300mgrs de colageno tomei 2 dias e agora estou com o meu estomago doendo sera que é por causa do colageno devo continuar fazendo o uso assim mesmo..desde já obrigada

    ResponderExcluir
  153. Oi Naninha!
    Obrigada pela visita!!!!

    Então, o que pode estar causando essa dor no estômago, provavelmente, é a cápsula e não o colágeno, ok! Prefira consumir o caolágeno em pó ou em líquido já que você apresenta sensibilidade gástrica a cápsulas.
    Atenciosamente,
    Vanesssa

    ResponderExcluir
  154. Oi Vanessa. É a Vanessa novamente te incomodando. Então pelo q entendi temos a flacidez dos músculos e a flacidez da pele. Mas o q eu queria saber é na lista de alimentos acima, para formação de colágeno, quanto de cada um é necessário? Pex. qtos copos de leite uma pessoal normal deve tomar em média, por dia, para conseguir a quantidade necessária de ácido pantotênico e biotina? Castanha do Pará eu como 1 ou 2 p/ ter o selênio e aveia vc disse q são 3 colheres.

    ResponderExcluir
  155. Oi Vanessa! Você não está incomodando...

    Bem quanto a quantidade fica bem complicado passar para você, pois depende de muitos fatores. Isso é muito individual e precisa de avaliação, ok!

    Atenciosamente,
    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  156. Olá Vanessa
    Achoe teu blog maravilhoso,assuntos muito interessantes.
    Sou brasileira, mas moro em Portugal, será que você sabe se aqui é vendiddo esse colagéno com esses nutrientes, ou se alguém aaqui em Portugal sabe onde posso comprar.
    Parabéns pelo bolg, adoooro a sua pacência com todos e atenção!!
    Obrigado
    beijinhos
    calrice

    ResponderExcluir
  157. Simone, Rio de Janeiro

    Olá, estou grávida de 03 meses e gostaria de continuar o uso do colágeno (parei desde que soube da gravidez), pois ajudou-me bastante nas unhas e cabelos... Já estou tomando complexo vitaminico que contem C, E, zinco e outros... Qual vc indica sem corantes. Qual marca?
    Tenho 37 anos

    Obrigada
    Mone

    ResponderExcluir
  158. Simone do Rio de Janeiro.

    Ah! Parabéns pela iniciativa... Seu blog é muito interessante... esclarecedor... informativo... Enfim tudo de bom

    Grata,

    Mone

    ResponderExcluir
  159. Oi Vanessa td beem?
    Tenho um "problemão", com apenas 17 anos sinto minha pele mto flácida o que me incomoda bastante e não sei mais o q fzr, que alimentos vc me indicaria , creio q tenho alguma dificuldade em absorver proteina!
    Ah, parabéns pelo bolg ,mto bom!

    ResponderExcluir
  160. Olá Clarice -22.jun.10
    Obrigada pela visita e pelo elogio.

    Eu sinceramente não sei, mas acredito que venda sim.
    Caso alguém saiba, por favor, comente aqui.

    Atenciosamente,
    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  161. Olá Mone!
    Obrigada pelo elogio e pela visita.

    Seguem algumas marcas que ou não usam corantes ou usam corantes naturais, ok:
    Colágeno Sanavita - Sabor Original
    Collagen - Colágeno hidrolisado – performance nutrition
    Colagentek – Vitafor
    Proteincolla – Pure Essence

    Atenciosamente,
    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  162. Olá Anônimo do dia 28.jun.10, da próxima vez, por favor, identifique-se, ok!

    Bem, quanto a dificuldade de absorver proteínas: isso é algo difícil de acontecer... É mais provável que você faça uma ingestão inadequada ou de proteínas e/ou de vitaminas e minerais.
    Na postagem do dia 31.mar.2010, tem uma listagem de alimentos importantes para a síntese de colágeno no corpo.
    Ah! A prática regular de atividade física é algo importantíssimo também.

    Atenciosamente,
    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  163. Oiee, sou eu outra vez!
    Olha, tenho lido a respeito do "SILÍCIO ORGÂNICO",(Metil silenadriol), gostaria que você falasse a respeito desse produto, pois ele parece ser semelhante ao colágeno, no que diz ser bom para pele e etc....
    Então, qual sua opinião a respeito desse produto, seria ele um bom substituto ao colágeno? E qual é a melhora forma de tomar, em comprimidos, liquido.
    Então desde já te agradeço muiiito
    beijinhos
    clarice

    ResponderExcluir
  164. Oi novamente Clarice!!!!

    Então, na realidade o Silício orgânico tem que ser consumindo associado ao colágeno hidrolisado, ok! Ambos são precursores de colágeno no nosso organismo, associado a vitamina C, selênio, zinco etc.
    Mas, o diferencial do silício orgânico comparado com os outros tipos de silício é a sua biodisponibilidade, esse é mais facilmente absorvido e melhor utilizado pelo nosso corpo.
    É prescrito na forma de exsynutriment.

    Att,
    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  165. Bom tarde, parabéns pelo blog Vanessa está ótimo.
    Tenho problemas com celulite e pesquisando na net li que a centella asiática é muito boa no combate a celulite e gordura localizada isso é verdade?
    obrigada

    ResponderExcluir
  166. Olá Rosania!
    Obrigada pela visita e pelo elogio!

    O fitoterápico Centella asiática realmente AUXILIA no combate da celulite.
    Mas, lembre-se que celulite é um processo inflamatório no tecido e assim deverá reduzir o consumo de açúcares, gorduras, corantes e aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras, ok!

    Att,

    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  167. Olá Vanessa,

    Sou Rúbia,
    Tenho 36 anos e passei por três gestações resultando em flacidez que estou atacando por diferentes frentes.
    Tratamento estetico: thermacool, accent.
    Capsulas:10g colageno hidrolisado em pó+ capsulas de exynutriment+bioarct+glicoxil.
    Vitaminas: vitaminac + polivitaminico sunvite platinum da sundown.
    Alem disso faço musculação 3 vezes por semana e quando dá faço o aerobico.
    Minha dúvida é.
    Está correto tomar essa complementação para sintese de colageno? Isso irá melhorar a flacidez de pele já existente ou só irá prevenir as futuras?
    Tenho grande dificuldade de aumentar massa muscular,(mesmo malhando pesado) será que devo complementar também com Whey?
    Esses tratamentos estéticos funcionam?
    Qual seu telefone para uma consulta?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  168. Olá Rúbia!!!
    obrigada pela visita!

    Bem, você está realizando um tratamento bem completo, tanto estético quanto via suplementação e treinamento.
    Essa suplementação, provavelmente, a ajudará sim na reconstrução do tecido! Mas, o processo não é tão rápido.

    Quanto a suplementação do whey: é uma boa suplementação para auxiliar no processo de aumento de massa muscular, mas como qualquer outra suplementação tem que ser avaliado individualmente.

    Para consulta ou envie um e-mail ou ligue para mim, os meus contatos estão na parte superior direita do blog, certo!

    Atenciosamente,
    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  169. Olá Vanessa!
    Me chamo Fátima,tenho 52 anos, 1,63 de altura e 58 kg. Embora consuma muitas frutas e folhas verdes, pouca gordura e carboidratos, tenho aumentado de peso ultimamente, e o que é pior, estou envelhecendo rapidamente! A pele das minhas mãos e pescoço estão enrugadas e flácidas.É a 1ª vez que visito seu blog, e gostei.
    Alguém já perguntou se têm consultótio no Rio; gostaria de fazer um acompanhamento nutricional. Tomo centrum e targifor. Mas durmo pouco ( vida corrida e estressada!; não fumo, mas parei de tomar leite, só café. Na sua opinião, quais os fatores mais importantes para o envelhecimento acelerado? Dá para segurar?
    Bjs

    ResponderExcluir
  170. Olá Fátima!
    Obrigada pela visita.

    Quanto ao atendimento: eu atendo apenas aqui em São Paulo, mas aí no Rio com certeza têm ótimos profissionais.

    Quanto a questão do "envelhecimento acelerado" é complicado dizer as SUAS causas sem conhecê-la, pois geralmente é multi-fatorial. Pouco sono, estresse e idade são fatores que aceleram esse processo, mas não posso dizer que são as SUAS causas, ok!

    Procure um profissional aí no Rio para fazer um acompanhamento. Você terá mais segurança na escolha dos alimentos para desacelerar esse processo.

    Att,
    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  171. Oi. Tudo bem. P/__flacidez dos músculos das coxas o q devo fazer e comer? E, p/__flacidez da pele do rosto, o q fazer? Acho q são diferentes os tratamentos p/ estimular a firmeza dos músculos dos tratamentos p/ a firmeza da pele. Vanessa, estou confusa qto firmeza de músculo e firmeza de pele.

    ResponderExcluir
  172. oi Vanessa, boa noite! meu nome e Iraci tenho 50 anos. Tenho muinta dor no ombro, desde que comecei a tomar colageno, melhorou bastante,fico em duvida? se eu posso tomar isoflavona tambem. ha efeito colateral entre os dois? pois tenho medo de engordar.
    muinto obrigada

    ResponderExcluir
  173. Olá Cláudia! 09.07.10
    Obrigada pela visita!

    O que acontece Cláudia é que quando a pessoa não pratica atividade física acaba não tendo um tônus muscular com isso a aparência do tecido fica mais "molinho".

    A flacidez da pele independe, muitas vezes, da prática ou não de atividade física, pode ser causada pós gestação ou pós emagrecimento rápido.

    Assim, para ambas flacidez é necessário ter uma alimentação equilibrada. Porém, para os músculos é necessário um estímulo de atividade física para a melhora da sua aparência, já para a pele não é tão necessário.
    O colágeno servirá para a pele. Já para os músculos é necessário uma proteína mais completa, como por exemplo o Whey protein.

    Bem, é isso!
    Atenciosamente,
    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  174. Olá Iraci! 10.07.10

    Quanto as dores o colágeno pode ajudar sim dependendo da causa das dores.

    Quanto a associação de colágeno com isoflavona não há problemas, PORÉM é necessário fazer uma avaliação para verificar a sua necessidade em consumir a isoflavona, ok!

    Nem um nem outro poderá causar aumento de peso.

    Atenciosamente,
    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  175. ola boa tarde.. meu nome é Rosangela
    e tenho uma duvida,
    se realemtne o colageno hiDrolizado nao é tao eficiente assim, pq então é vendido tão liberadamentE , nãos Seria o caso da ANVISA proibir este medicamento no mercado,POR SER UM MEDICAMENTO SEM EFEITO REAL ??

    ResponderExcluir
  176. Oi Rosangela!!!!

    Na realidade NÃO digo que a suplementação de colágeno hidrolisado não dê efeito. Digo que o consumo ISOLADO desse suplemento sem a complementação dos outros precursores pode não dar os resultados desejados.
    O colágeno é um SUPLEMENTO ALIMENTAR que a.j.u.d.a na restruturação da pele, mas para ser consumido, assim como qualquer outro suplemento, é necessário uma avaliação individual para verificar a quantidade e se há a necessidade de associação com algum outro complemento, ok!

    Obrigada pela visita!
    Att,
    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  177. Oi Vanessa,sou a Iraci, muinto obrigada por sua resposta. Quanto a isoflavona foi a minha medica que endicou e o colageno eu pesquisei. Até mais, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  178. Olá Vanessa, Tenho 53kg, 1,62 de altura. Entrei na academia por estar me sentindo muito magra, porém gostaria de tomar algo que me auxiliasse na definição dos músculos. Você me indicaria algo??? Ah, me disseram a banana é uma ótima fruta para quem faz musculação é verdade?Porque?
    GILMARA

    ResponderExcluir
  179. Vanessa, pratico a musculação e estou interessado em tomar creatina para ganho de peso, qual a dosagem correta; Seria 10g por dia? E por quanto tempo é aconselhável tomar?
    Já agradecido, aguardo resposta.
    Thiago.RJ

    ResponderExcluir
  180. Olá Vanessa!Me chamo Cris e adorei seu blog!Parabéns!!!Lendo aqui,fiquei curiosa em saber sua opinião,em relação a utilização do Exsynutriment 100mg + BIO ARCT 100mg ou Ineóv Fermetté,qual é o que produz melhor efeito??? Se eu optar por um dos dois devo ainda utilizar o colégeno hidrolisado???Gelamin é uma boa marca??? Um beijo!Obrigada!

    ResponderExcluir
  181. Oi Vanessa, me assustei com o preço do Proteincolla. Será que consigo fazer esse colágeno na farmácia de manipulação, onde com certeza será mais barato e existe outros colágenos similares ao Proteincolla. Tenho 50 anos e pretendo complementar, já que a perda de colágeno é grande nessa idade. Um abraço.
    Ronaldo

    ResponderExcluir
  182. Olá Gilmara!
    Obrigada pela visita e parabéns pelo início da prática de atividade física.
    Bem, é complicado indicar suplementos sem conhecê-la.
    O que eu indico é você não ficar sem comer por mais de três horas para evitar que o seu corpo fique sem energia e utilize a sua massa muscular para gerar energia. Coma pelo menos uma fruta nos intervalos.
    Não saia de casa em jejum.
    E coma algo antes e logo após a prática de atividade física.

    A banana é muito boa por conter muito carboidrato e potássio, ambos importantes para pessoas que praticam atividade física, ok!
    Atenciosamente,
    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  183. Olá Cris!
    Obrigada pela visita e pelo elogio.

    então, ambos são ótimos produtos. a escolha por um ou por outro depende da sua necessidade. As vezes, é preciso até associá-los, pois possuem ação diferente.
    E sim, é preciso associar o consumo do colágeno hidrolisado.

    O Gelamin é um bom produto, ok!

    Atenciosamente,
    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  184. Oi Ronaldo!

    Então, o diferencial do Proteincolla não é o tipo de colágeno e sim os componentes - vitaminas e minerais - que esse suplemento contêm.

    Em farmácias de manipulação com certeza você consegue um produto similar, mas acredito que precise de uma receita para a manipulação.

    Atenciosamente,
    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  185. OLa Vanessa tenho 22 anos me chamo camila e sou bem magra mais infelizmente tenho as indesejaveis gordurinha localizadas.
    Gostaria de saber se o colageno mais academia irão fazer resultado ?
    ou gostaria de saber o que tomar para enjirecer pele e musculatura mais facil ?
    att
    Camila

    ResponderExcluir
  186. Oi Camila! Obrigada pela visita.

    Bem, se o seu problema é gordura localizada a suplementação de colágeno não é indicada.
    Para o caso de flacidez de pele o colágeno hidrolisado + precursores ajuda.
    Já para enrijecimento muscular o primordial é a associação de treinos com ingestão adequada de macro (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas e minerais).
    Quanto a uma suplementação é necessário uma avaliação completa de como você está e dos seus hábitos alimentares, ok!
    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  187. Parabéns......As pessoas precisam destes esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  188. TATIANA PIRES DA SILVA28 de julho de 2010 às 20:08

    Oi Vanessa, quero tomar capsulas de colageno, para fortalecimento da pele,cabelo etc...tenho 25 anos.Qualvocê me indica ? Me falaram que o Colagenan é muito bom . Me indique um, e como devo ingerir ?


    Abraço e obrigada


    Tatiana Silva

    ResponderExcluir
  189. Olá Tatiana!

    Sugiro algumas marcas que estão na resposta do dia 25.fev.2010.

    Quantidades e modo de consumo depende da sua necessidade que precisa ser avaliada, ok!

    Att,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  190. Olá, Vanessa!

    Estou adorando o seu blog! Já recomendei para várias pessoas.

    Estou pensando em consultar um nutrólogo para fazer uma avaliação nutricional (somente pelo fato do meu plano de saúde não "cobrir" os gastos com o Nutricionista). Você acha que com este tipo de especialista eu consigo uma avaliação completa e indicações de quais suplementos tomar ou eu deveria consultar especificamente com um nutricionista?

    Agora vai uma pergunta que nem sei se você poderá responder (por questões de ética, sei lá...): você conhece algum nutricionista na cidade de São Carlos - SP que também é especialista (como você) na área de suplementação alimentar? Pergunto, pois já fui em 2 nutricionistas e nenhuma delas quis me passar suplemento!!! Diziam que eu conseguiria os resultados somente controlando a alimentação. Usei o argumento que os suplementos poderiam acelerar o processo, mas mesmo assim não quiseram me passar... sem um contra-argumento.

    Agradeço imensamente sua resposta!
    Deve dar um trabalhão responder tudo isso, heim?!
    Se eu estivesse na cidade de São Paulo, certamente faria uma consulta com você.
    Abraços
    Simone Souza

    ResponderExcluir
  191. olá Simone!!
    Muito obrigada pela visita e pelos elogios!!!!!
    Siiiim, dá um trabalhinho responder tudo, mas eu gosto, então facilita muuuito. rsrs

    Vamos, lá: infelizmente, nçao conheço nutris que trabalham aí na sua região, por isso, não posso ajudá-la na indicação. Se conhecesse, indicaria seeem problemas. No mercado há ótimos profissionais.

    Quanto ao nutrólogo: depende muito do profissional. Não há um padrão de conduta, cada um segue uma linha de atendimento.

    No mercado há profissionais para todos os "gostos" rsrs.. A grande dificuldade é encontrar aquele que nos satisfaça.
    Mas, tente buscar sim um nutrólogo para auxiliá-la.
    Mas, lembre-se a ROTINA ALIMENTAR é importantíssima, a suplementação é um auxiliar nos seus hábitos!

    Att,
    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  192. Oi Vanessa, me chamo daniel, e queria saber se existe algum produto que tenha todos esses aminoácidos, vitaminas e minerais, tipo, eu faço academia então exercicio físico não é problema pra mim, eu queria mais é perder a flacidez da pele, e pelo visto colageno serve para isso, vc poderia me informar alguma coisa que tenha tudo isso q precisa para a sintese do colageno? tipo suplementos...

    ResponderExcluir
  193. Olá Daniel!
    Obrigada pela visita!

    No mercado tem o ProteinColla que é vendido pela pure essence, ok!

    Att,
    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  194. Ola Vanessa..
    EStou pensando em tomar La Top definition...
    Sou magra porem tenho gordurinha localizadas.
    Gostaria de saber o que você acha ? se tem conta indicações ?
    beijos
    Camila

    ResponderExcluir
  195. Oi vanessa, eu queria saber se esse proteincolla que você me indicou, da para notar os resultados em quanto tempo? 1 mês? tipo, faço exercicio direto, e como só coisas saudaveis e bebo vitaminas, e qual o preço dele aproximadamente?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  196. Olá Vanessa, primeiramente meus parabéns pela sua generosidade em auxiliar pessoas desesperadas como eu que já tentou quase tudo no combate a flacidez. Me chamo Agmar, tenho 40 anos e noto que meu rosto e corpo estao flácidos demais. Li recentemente em uma revista sobre os benefícios da Protein Life e da Protein up, será que isso realmente funciona ou é tudo marketing? Será que vc. poderia me indicar um produto que realmente de resultados e se o mesmo para funcionar tem que ser tomado com algum tipo de alimento ou vitamina para funcionar?

    Te agradeco imensamente,
    Grande abraco,
    Agmar

    ResponderExcluir
  197. Oi Vanessa, realmente muito bom seu post.. eu tinha 70kg e hoje tenho 58kg, mas ainda nao estou feliz com meu corpo..o que realmente me encomoda é a flacidez.. eu tambem moro em Florianopolis e pensei em tomar colageno+silicio em capsulas.. gostaria de saber se é uma boa escolha? e se voce indica algum lugar de confiança que eu possa comprar!
    obrigada desde já!
    beijo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Probióticos, como consumir?

Em postagens anteriores deixei bem claro a importância em consumir probióticos, mas onde podemos encontrá-los? Segue um informativo abaixo com todas essas informações: Veja mais informações sobre os probióticos: Atualizações sobre probióticos: http://www.vanessalobato.com/2017/10/probioticos-atualizacoes.html Cepas específicas para problemas específicos: http://www.vanessalobato.com/2017/10/probioticos-especificos-para-cada.html Infográfico sobre os benefícios dos probióticos:   http://www.vanessalobato.com/2017/10/infografico-probiotico-beneficios.html  Informações sobre probióticos: http://www.vanessalobato.com/2012/05/probioticos.html Importância do intestino: http://www.vanessalobato.com/2009/06/voce-sabia-que-o-nosso-intestino-e.html Att Van nutri Nutricionista clínica esportiva Vanessa Lobato

Atualizações sobre PROBIÓTICOS!

Probióticos São microorganismos vivos que numa quantidade controlada causam benefícios ao nosso organismo. FUNÇÕES Hoje sabemos que para cada tipo de problema temos uma cepa de probióticos específica, veja o link aqui . Uma microbiota saudável – com vários microorganismos benéficos, ajuda na produção de antibióticos e antifúngicos; tem ação competitiva contra microorganismos patogênicos; ajuda na constipação por estimular os movimentos peristálticos no sistema digestório; estimula o nosso sistema imunológico; Metaboliza alguns medicamentos, hormônios, carcinógenos; além de serem essenciais na síntese de vitaminas do complexo B e da vitamina K no intestino; Bem, são vários os benefícios, por isso atualmente houve um aumento no número de produtos que disponibilizam esses probióticos na nossa alimentação. É importante para a manutenção de uma boa microbiota o consumo de prebióticos que são fibras!  P resentes nos legumes e nas verduras e frutas, que alimentam as nossa