Pular para o conteúdo principal

UC-II - O novo colágeno?



Há muito tempo escrevi uma postagem sobre a proteína colágeno e vi que muitas pessoas se interessam pelo assunto.

Descrevi que temos cerca de 14 tipos diferentes de colágeno. E, que o colágeno hidrolisado que consumimos na forma de suplementos já foi digerido, sendo assim absorvemos os aminoácidos para a produção – lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina.


Já na nossa corrente sanguínea, nas nossas vias metabólicas, o corpo irá decidir para qual dos 14 tipos de colágeno será feita a conversão. Lembrando sempre que são necessários vários nutrientes para isso. 
E, que na maioria das pessoas o limitante na produção dessa proteína e mais os micronutrientes do que os aminoácidos.


Pois bem! Fui apresentada ao UC-II. De início fiquei desconfiada, pois não havia entendido o modo de ação.
Eu comparava ao modo de ação do colágeno hidrolisado, que você consome uma dose de 5 a 10g, com os micronutrientes, e o organismo decidirá qual forma do colágeno vai produzir, e usará os aminoácidos como matéria-prima. Mas, a dosagem de consumo do UC-II é de somente 40 mg!!! Bem inferior as 10g do Colágeno hidrolisado.
Outra questão era a especificidade do UC-II de ser muito mais indicado para a produção do colágeno tipo II! A dúvida era: como garantir essa produção?

Então, vamos lá:
O UC-II age por estímulo intestinal e não como matéria-prima para construir o colágeno =)

Em algumas postagens minhas e nas minhas consultas eu sempre enfatizo a importância do intestino! Dentre elas destaca-se a de defesa. Cerca de 60% do nosso sistema imunológico está presente nos intestinos. 

Na osteoartrite ou na Artrite Reumatóide há uma maior liberação de colagenases (enzimas de quebra da proteína colágeno), devido ao alto grau de inflamação que é uma característica principal dessas doenças. Assim como para quem treina intenso atividades com impacto, pois causam catabolismo e inflamação nas articulações.

O UC-II tem como característica principal reduzir as citocinas inflamatórias (Interleucinas 10 – IL-10 e o fator de transformação de crescimento - TGF-β) desativando as células T específicas do GALT (Tecido linfático associado ao tubo digestivo).


Resumindo:
  • Colágeno Hidrolisado: doa parte da matéria-prima para a construção de algum dos 16 tipos de colágeno no organismo.
  • UC-II: desativa processos inflamatórios que destroem o colágeno do tipo II – colágeno das articulações.


Minha experiência:
  • Tomei o UC-II. Eu não tenho problemas articulares, mas notei um ótimo fortalecimento das unhas =)


Dosagem: 
  • Nos estudos foram testados 40mg/dia.


Fonte do UC-II :
  • Osso dos externos do Frango.


Postagens relacionadas:




Bem, sobre UC-II é isso!
Espero tê-los ajudado.
Logo mais tem mais ;)





Comentários

  1. Vanessa, pelo que entendi ele ajuda no a melhorar os sintomas da artrite. Gostaria de saver se ele causa algum benefício para os caso de osteoporose ou existe alguma contra indicação de uso neste caso?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Olá, existe UCII para vegetarianos? ou só este de cartilagem de frango?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exagero é essa palhaçada de "para vegetarianos"... Um suplemento com origem animal... Nem para esse povo vegano bitolado deveria ser relevante. Besteira.

      Excluir
    2. Que pena essa atitude de desrespeito com quem é vegana. Não sou, mas a atitude procede por ética e não desreipeta ninguém. Façam o mesmo.

      Excluir
    3. Há sim. É só fazer uma pesquisa na internet.

      Excluir
  3. UC-II ingerido com condroitina e glucosamina pode melhorar o processo de restauração de cartilagens?

    ResponderExcluir
  4. Parei a musculação pq comecei sentir do no ombro .estou com desgaste na cartilagem tomei uc 2 e diacereina durante 6 meses .voltei aos treinos comecei sentir dor agora quero tomar glicosamina condroitina.alguém ja usou ? Funciona mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Têm funções diferentes!
      O que tem que ser avaliado é o porque da dor, pode ser devido a estar voltando ao processo de fortalecimento, há alguma inflamação, pelo desgaste etc.
      A glucosamina poderá sim ajudar, mas em um processo a longo prazo, se a sua necessidade for somente a reconstrução ligamentar ;)

      Excluir
    2. Valter, boa noite. Acabei de ver sua mensagem e não sei se vc já obteve resultados. Eu tenho desgaste nas minhas articulações, não posso caminhar pq o quadril inflama e nem fazer atividades de impacto pq meu joelho chora de dor. Fui a um Ortopedista e ele me indicou Condroitina junto com Glucosamina e comecei a fazer uso.. o resultado foi MARAVILHOSO!! Funciona MESSSSSMO!! Meu joelho até fazia barulhinho como se estivesse esfarelando e depois que passei a consumir este manipulado eu senti melhora e meu joelho parou de gritar.
      Duas observações: estou lendo sobre o Colágeno Tipo II e vi que tem 2x mais poder ativo que a Condroitina+Glucosamina. Vou começar a consumir este colágeno e volto para comentar quais foram os resultados.
      Outra coisa: o médico me indicou musculação para fortalecer a musculatura, já que é ela que dá sustentação aos nossos ossos, mas somente atividades que não tenham impacto e exercícios feitos de maneira bem correta, senão corre o risco de inflamar denovo.
      Não faço agachamento nem exercícios e extensão de coxa (dobra de joelho), nem pump, bicicleta, nada dessas atividades que vá forçar muito minhas articulações e nem faço caminhada nem corrida pra não andar em lugares inclinados e forçar demais as articulações.
      O que eu faço: esteira (pois ando na reta) devagar e musculação adequada também devagar e bem aquecida pra não machucar.
      Espero que tenha ajudado vocês. Agora "bora" testar o colágeno tipo II.

      Excluir
  5. Boa tarde! Fiz uso prolongados de corticoides, e como resultado minha pele afinou muito. Gostaria de saber de UC II, ajuda a engrossar e fortalece da pele!
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu acredito que sim! Se não estiver mais consumindo os corticoides, acredito que o UC-II poderá ajudá-la/o sim!
      Lembrando que o consumo proteico também terá que ser adequado. E, também poderá necessitar adicionar o consumo do colágeno hidrolisado.

      Att

      Excluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Oi Vanessa! O médico me receitou UC II, mas sou vegana inata e não vou tomar. Qual a opção de colágeno para veganos? Obrigada⚘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois do que li em seu site e em algumas outras fontes, gostaria de saber se é recomendado o uso da seguinte associação:

      UC II + Ac. Hialurônico + MSM + Vit. C

      Grata!

      Excluir
    2. Drª, existe uma dosagem mínima (por cápsulas ou diária) recomendada de UC II, Ac. Hialurônico e MSM?

      Excluir
    3. Georgina: Existem sim! Mas aconselho procurar um profissional que prescreva para a sua necessidade, ok. Os resultados são mais eficientes ;)

      Excluir
  8. Qual a melhor marca ou que vc indica para tomar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Taty a base das marcas são as mesmas, o que muda são os nutrientes que acompanham. Procure um bom dermato ou um nutricionista para lhe prescrever a mesma forma, ok!

      Excluir
  9. Poderia indicar um bom colageno tipo 2

    ResponderExcluir
  10. Bom dia VANESSA , estou tomando peptidios de colageno a 40 dias e comecei a tomar UC II a 10 dias , dúvidas, depois de começar com o UC II tenho sentido dores de cabeça, e sempre me pesei antes de deitar e ao acordar, notei q depois de começar com o colageno estou ganhando peso durante a noite e nunca foi assim , sempre perdia peso(gramas) a noite, e não mudei minha rotina, ao contrario cuido mais ainda da alimentação faço pilates e academia no mesmo ritmo de sempre.Tomo 1 capsula de UC II e 10g de colageno sempre antes de deitar. Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo!
      Desconheço essa associação do UCII.
      Mas se sente desconforto aconselho interromper o consumo e avisar o prescritor sobre o ocorrido ;)

      Excluir
  11. Dr posso tomar UC2 40mg + colágeno hidrolisado com semente de uva 1000 mg 2 × ao dia ? Ou só devo usar o UC2 40mg ao dia ? Como devo usar posso associar os 2 .Tenho artrose hérnia de disco lombar e cervical sinto muitas dores ,foi passado o Artoglico mas soube que contém açúcares sou pré diabética

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliane!!!

      A associação depende da SUA NECESSIDADE.
      Você pode associar os três sim ou consumir isolado.
      Quanto ao artoglico, você pode manipular somente a glucosamina.
      att

      Excluir
  12. SONIA REGINA MACEDO24 de maio de 2017 às 01:26

    TENHO UM ANO QUE TOMO UC-II 40MG, COMO MORO NO INTERIOR EU USO MANIPULADO, MEU ORTOPEDISTA ME INDICOU UM QUE É DE INDUSTRIA FARMACEUTICA MAS CUSTA 03 VEZES O VALOR DO MANIPULADO, TOMO 1 AO DIA, INFELIZMENTE NÃO TIVE A MELHORA, CONTINUO COM AS DORES NAS JUNTAS, FAÇO HIDROTERAPIA 2 VEZES POR SEMANA MEU ESPORTE É DANÇAR NOS BAILES DA MELHOR,
    SINTO BEM DANÇANDO, NORMALMENTE NÃO SINTO DORES. PELO TEMPO UC-II DEVERIA ESTAR FAZENDO
    EFEITO, NA ÉPOCA QUE COMECEI FIZ PESQUISAS E PERCEBI QUE ERA MELHOR DO QUE A glicosamina condroitina QUE ESTAVA TOMANDO HÁ MAIS DE DOIS ANOS, TOMEI POR 2 MESES OS DOIS. HOJE VI QUE TEM VARIAS MARCAS, O QUE NÃO TINHA NA ÉPOCA, FICA COMPLICADO SABER QUAL E O MELHOR. GOSTARIA ATÉ TROCAR E A DUVIDA POR QUAL. ALGUÉM PERGUNTOU QUAL E O MELHOR E NÃO TEVE RESPOSTA. AI EU FICO NA DÚVIDA???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonia, na realidade UC-II é sempre UC-II independente da marca! O ativo é para ser o mesmo, sendo assim a resposta é para ser a mesma, ok.
      Volte ao seu médico e veja se há algo a mais para avaliar sobre as questões das dores, já que nem a glucosamina + condroitina e o UC-II fizeram efeitos.

      att

      Excluir
  13. Olá, qual o seria o melhor horário pra tomar o UCII? E que o ortopedistas me passou, mas esqueci de perguntar o hs!! Desde já obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem um horário específico, mas eu aconselho antes de dormir.

      att

      Excluir
    2. Olá, por gentileza, o médico me recomendou a tomar após o café da manhã e como faço jejum intermitente de 24h, não tomo café da manhã e nem almoço, só tomo líquidos como chá e água saborizadas e na janta faço uma refeição completa, vi na sua resposta que recomenda à noite, teria alguma explicação científica? Seria melhor metabolizado? Gratidão!

      Excluir
  14. Oi boa tarde de tanto malhar"errado" acabei com a cartilagem dos joelhos, ainda tenho cisto de backer, e tbm rstourei os menisculose adquiri artrose já tomei artroliv, artico, e colageno horrorizado, estou queremdo usar o UC 2. Mas existe várias marcas no mercado com.muita variação de preço gostaria de sua opinião para comprar o UC2 melhor do mercado ja tomei o manipulado mas não fez efeito....obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla, na realidade UC-II é sempre UC-II independente da marca! O ativo é para ser o mesmo, sendo assim a resposta é para ser a mesma, ok.
      Volte ao seu médico e veja se há algo a mais para avaliar sobre as questões das dores, já que o consumo isolado do UC-II não deu efeito positivo.

      att

      Excluir
  15. Uc2 é melhor que colágeno hidrolisado?? Meu médico passou condres para uma lesão de cartilagem no joelho! Pensei em usar o motilex que e hidrolisado e são 3G por sachê! Agora tenho dúvida do que seria melhor! Condres 40mg não hidrolisado ou motilex 3G hidrolisado ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Condres é o UC-II.
      Motilex é o colágeno hidrolisado.
      Eles têm funções diferentes. A escolha de um ou outro vai depender da sua necessidade. Podendo ter a indicação de um e/ou do do outro.

      Excluir
  16. Respostas
    1. Condres é o UC-II
      Motilex é o colágeno hidrolisado.
      Eles têm funções diferentes. vai depender da sua necessidade a indicação de um e/ou do do outro.

      Excluir
  17. Vanessa, vc recomendaria o uso associado dos 2 tipos de colágeno?
    Estou tomando UC II por indicação médica, mas queria tomar o hidrolisado tb, já que as funções são diferentes.
    O que vc acha?

    ResponderExcluir
  18. Por quanto tempo devo tomar UC II ?

    ResponderExcluir
  19. Biomac algas marinhas, mais ou menos substitui O UCII?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!!

      Na realidade não, pois têm ações diferentes.
      O biomac é rico em minerais importantes para reconstrução óssea.
      Att

      Excluir
  20. Dr gostaria de saber se o ucII recupera a cartilagem perdida?.Uso a mais de 1 ano e estou vendo uma melhora reduzi o consumo de analgesicos

    ResponderExcluir
  21. Bom dia tenho 51 anos e problemas na cartilagem do joelho esquerdo. Meu ortopedista indicou o UC II. Fui recomendada a fazer musculação e procurei um nutricionista para me alimentar corretamente e ele me recomendou tomar 1 colher de sopa de colágeno hidrolisado. Posso tomar os dois tipos?

    ResponderExcluir
  22. Tenho problemas na cartilagem do joelho esquerdo e meu ortopedista me recomendou tomar o UC II e praticar a musculação. Procurei um nutricionista para me ajudar com a alimentação e ele recomendou tomar uma colher de sopa de colágeno hidrolisado. Posso tomar os dois tipos de colágeno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliana!!

      O UC-II na realidade estimula a produção de colágeno, já o hidrolisado servirá de matéria prima para a produção do colágeno. Por isso, pode sim consumir os dois.

      att

      Excluir
  23. Minha mãe tem insuficiência renal e tem 87 anos. Tem alguma contra indicação essa medicação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro conversar com o médico da sua mãe, pois ele acompanha o caso e sabe das atuais condições dela ;)

      Excluir
  24. Olá, gostaria de saber se é contraindicado ingerir condroitina glicosamina juntamente com o UC II ?

    ResponderExcluir
  25. Olá, gostaria de saber se há contraindicação de fazer uso da condroitina / glucosamina juntamente com o UCII ?

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde ! O UCII Pode ser usado para tratamento contra a flacidez? Ajuda a melhorar a pele? Fortalecimento das unhas ?

    ResponderExcluir
  27. Boa noite Vanessa,
    Meu médico me indicou o colágeno NÃO hidrolizado UC2. É o mesmo deste UC2 ou este seria hidrolizado apenas ?

    Vou para os USA no mês que vem. Saberia me indicar qual Não hidrolizado comprar lá ?

    ResponderExcluir
  28. Como é bom encontrar na Internet, exatamente, a resposta para adúvida que está tendo. Acabei de receber meu UCII, de uma farmácia de manipulação. Desconfiei, de imediato, do tamanho do comprimido. Míseros 40mg. Como podera, pois minha esposa toma o colágeno hidrólise do na colherada. ..rsrsrs...Comecei a ficar mais tranquilo quando vi a bula do CONDRES que vende o UCII aqui no Brasil...são 40mg também. E, finalmente, encontrei a resposta científica sobre o por quê da pequena quantidade. MUITO OBRIGADO, Vanessa Lobato. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde Nutri, o UC-II (40mg) pode ser ministrado junto com o Verisol (2,5g) antes de dormir? ou tem que usar ambos separados e em horários diferentes? Muito Obrigado! Jandir Jr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tinha essa dúvida, se poderia tomar os peptideos de Verisol na mesma hora que o UCII. Obrigada pela resposta.

      Excluir
  30. Alguém sabe dizer se posso tomar uc2 junto com o ômega 3?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!
      Pensando em interação entre UC-II e ômega 3: você pode sim consumir os dois.

      Excluir
  31. Boa tarde,posso tomar uc2, vitamina C,e complexo b tudo junto ao deitar?
    Obrigada pela atenção 😘

    ResponderExcluir
  32. Oi, o UC-II pode ser tomado direto todo dia ou tem que tomar alguns meses e parar?

    ResponderExcluir
  33. Estou tomando UC-II em substituição ao condroflex.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Colágeno e Firmeza da pele

ATUALIZADO EM 18/maio/2016 O que é colágeno? Colágeno é uma proteína (Proteína é o "coletivo" de aminoácidos) que tem como função principal dar estrutura, sustentação celular, sendo componente de pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões. Os aminoácidos que formam o colágeno na sua grande maioria são: lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina. Mas, também contêm na sua cadeia os outros 17 aminoácidos, porém em quantidades reduzidas. Nosso corpo sintetiza vários tipos de colágeno, porque esse compõe várias partes do corpo como a matriz orgânica dos ossos, os tecidos conjuntivos de todos os nossos ligamentos (tendões), constitui também a pele, o cabelo, o sangue e os vasos sanguíneos. Para cada local o corpo sintetiza um tipo de colágeno diferente. Tipos de colágeno: TIPO Funções I Este é o colágeno mais abundante do corpo humano. Está presente no tecido cicatricial, o produto final quando tecido cicatriza por reparação. Pode ser encontrada nos tendões,

Probióticos, como consumir?

Em postagens anteriores deixei bem claro a importância em consumir probióticos, mas onde podemos encontrá-los? Segue um informativo abaixo com todas essas informações: Veja mais informações sobre os probióticos: Atualizações sobre probióticos: http://www.vanessalobato.com/2017/10/probioticos-atualizacoes.html Cepas específicas para problemas específicos: http://www.vanessalobato.com/2017/10/probioticos-especificos-para-cada.html Infográfico sobre os benefícios dos probióticos:   http://www.vanessalobato.com/2017/10/infografico-probiotico-beneficios.html  Informações sobre probióticos: http://www.vanessalobato.com/2012/05/probioticos.html Importância do intestino: http://www.vanessalobato.com/2009/06/voce-sabia-que-o-nosso-intestino-e.html Att Van nutri Nutricionista clínica esportiva Vanessa Lobato

Colágenos e as suas novas opções! Colágeno hidrolisado, Peptídeos de colágenos e UCII - Um resumo prático