Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Alimentação – 16.out

16out

O dia Mundial da Alimentação é promovida pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – FAO/OMS.

Nesse ano o Tema do Dia Mundial da Alimentação é:

“Unidos contra a fome”.


Essa data é um apelo à colaboração e união de todos, estado, organizações e simples cidadãos, em parceria em todos os níveis, para derrotar a pobreza, a fome e a desnutrição extrema. A sociedade civil e o setor privado representam uma extraordinária força política, social e económica a todos os níveis.


Essa data foi criada em 1983 e desde então os números de pessoas com fome foram crescentes e em 2009 alcançou a marca de 1.02 bilhões de pessoas com fome, a partir daí foi criado uma petição online para mostrar a indignação de todos com essa situação com o nome “1 bilhão com fome” – ACESSE: http://www.1billionhungry.org/

Após a criação dessa petição pela primeira vez em cinco anos o número de pessoas com fome reduziu de 1,02 bilhões para 925 milhões! Não é o suficiente, mas é um começo!

Participe também! Acesse o link: 1 bilhão com fome e mostre a sua indignação!


10 AÇÕES NA LUTA CONTRA A FOME

A World Food Programme - WFP, maior agência humanitária de combate à fome no mundo, SUGERE várias maneiras de tomarmos partido nessa luta.


Faça pelo menos uma!!!! Já irá ajudar!


1. Entre no link http://www.freerice.com/ e responda ao quiz teste. Para cada resposta correta, você faz uma doação de dez grãos de arroz para as pessoas que passam fome. Não haverá custos para você.

2. Use o seu twitter para divulgar dados relacionados à fome no mundo e sugestões para combatê-la. Você pode usar as sugestões do site http://www.wfp.org/stories/10-ways-fight-hunger-right-now.

3. Ofereça um presente diferente para uma pessoa querida: faça uma doação e adicione uma foto ao mural contra a fome http://wall.wfp.org/

4. Baixe o jogo de computador http://www.wfp.org/how-to-help/individuals/food-force e direcione sua própria missão humanitária a uma ilha devastada pela guerra. Compartilhe com seus amigos e filhos, que vão adorar o jogo.

5. Confira o vídeo blog http://www.wfp.org/on-the-road que vai te mostrar o que está envolvido no combate à fome mundial.

6. Cozinhe para seus amigos uma refeição preparada com 2 reais (US$ 1,00) para dizer-lhes que mais de um bilhão de pessoas fazem isso todos os dias.

7. Você tem facebook? Vá até a página do WFP e clique em curtir. Esta é mais uma maneira de manter-se atualizado sobre as questões da fome no mundo e mostrar o seu apoio.

8. Quando a comida é escassa, mulheres e crianças sofrem mais. Capacitar as mulheres é um passo fundamental para quebrar o ciclo da fome. Envie uma mensagem de solidariedade às mulheres do mundo inteiro,http://www.wfp.org/focus-on-women e o WFP se encarrega de que ela será ouvida.

9. Conte a um professor sobre o wfp.org. O WFP gostaria muito de ver as questões da fome serem discutidas nas escolas. Baixe algumas sugestões de tópicos para as aulas http://www.wfp.org/students-and-teachers .

10. Saiba mais sobre a nutrição em 2 minutos. http://www.wfp.org/videos/nutrition-2-minutes-0 Aprenda porque ela é tão importante.


E o Brasil?


A fome no nosso país não está relacionada à falta de alimentos, mas sim à falta de acesso das pessoas pobres à renda para consumir e aos meios para produzir alimentos. Além de graves problemas no transporte e armazenamento dos alimentos!

O ActionAid no Brasil – http://www.actionaid.org.br/- fundada em 1998 é uma organização não-governamental, afiliada à ActionAid Internacional tem como objetivo promover os direitos humanos para superar os processos que produzem e mantém o empobrecimento.


AÇÕES CONTRA FOME NO BRASIL – ActionAid Brasil

http://www.actionaid.org.br


Acesso a Recursos Naturais: O direito de acesso e controle das populações tradicionais a recursos naturais como terras agricultáveis, sementes nativas, água e produtos das florestas, entre outros, é fundamental para a conquista de sua segurança alimentar e de uma vida com dignidade.


Acesso a Meios de Produção: Estimula a adoção de sistemas de produção agroecológicos em projetos rurais em nove estados brasileiros – Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais - em conjunto com seus parceiros locais. São técnicas de baixo custo, que respeitam o meio ambiente e garantem a autonomia do agricultor familiar.


Acesso a Comercialização: No Brasil não há uma polírica de liberação comercial que auxilie a agricultura familiar que é resposnável por 40% da produção agrícola nacional.

Para garantir que a segurança alimentar e os meios de subsistência dos agricultores pobres sejam preservados e desenvolvidos com justiça é necessário influenciar a reforma das políticas comerciais internacionais para a inclusão dos interesses dos agricultores familiares na pauta das negociações comerciais agrícolas brasileira.


Acesso a Alimentos: Apesar de algumas melhoras observadas no padrão nacional, a desnutrição infantil continua a ser uma questão de saúde pública.

O mapeamento nutricional infantil, a adoção de fitoterapia, multimistura e de cursos de aproveitamento nutricional dos alimentos são algumas das iniciativas apoiadas pela ActionAid.


Alimentação

Um direito de Todos!
Um dever do Estado!
Uma campanha de todos nós!


Faça a sua parte! Ajude, divulgue!


Att,

Vanessa Lobato

Nutricionista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Colágeno e Firmeza da pele

ATUALIZADO EM 18/maio/2016 O que é colágeno? Colágeno é uma proteína (Proteína é o "coletivo" de aminoácidos) que tem como função principal dar estrutura, sustentação celular, sendo componente de pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões. Os aminoácidos que formam o colágeno na sua grande maioria são: lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina. Mas, também contêm na sua cadeia os outros 17 aminoácidos, porém em quantidades reduzidas. Nosso corpo sintetiza vários tipos de colágeno, porque esse compõe várias partes do corpo como a matriz orgânica dos ossos, os tecidos conjuntivos de todos os nossos ligamentos (tendões), constitui também a pele, o cabelo, o sangue e os vasos sanguíneos. Para cada local o corpo sintetiza um tipo de colágeno diferente. Tipos de colágeno: TIPO Funções I Este é o colágeno mais abundante do corpo humano. Está presente no tecido cicatricial, o produto final quando tecido cicatriza por reparação. Pode ser encontrada nos tendões,

Probióticos, como consumir?

Em postagens anteriores deixei bem claro a importância em consumir probióticos, mas onde podemos encontrá-los? Segue um informativo abaixo com todas essas informações: Veja mais informações sobre os probióticos: Atualizações sobre probióticos: http://www.vanessalobato.com/2017/10/probioticos-atualizacoes.html Cepas específicas para problemas específicos: http://www.vanessalobato.com/2017/10/probioticos-especificos-para-cada.html Infográfico sobre os benefícios dos probióticos:   http://www.vanessalobato.com/2017/10/infografico-probiotico-beneficios.html  Informações sobre probióticos: http://www.vanessalobato.com/2012/05/probioticos.html Importância do intestino: http://www.vanessalobato.com/2009/06/voce-sabia-que-o-nosso-intestino-e.html Att Van nutri Nutricionista clínica esportiva Vanessa Lobato

Atualizações sobre PROBIÓTICOS!

Probióticos São microorganismos vivos que numa quantidade controlada causam benefícios ao nosso organismo. FUNÇÕES Hoje sabemos que para cada tipo de problema temos uma cepa de probióticos específica, veja o link aqui . Uma microbiota saudável – com vários microorganismos benéficos, ajuda na produção de antibióticos e antifúngicos; tem ação competitiva contra microorganismos patogênicos; ajuda na constipação por estimular os movimentos peristálticos no sistema digestório; estimula o nosso sistema imunológico; Metaboliza alguns medicamentos, hormônios, carcinógenos; além de serem essenciais na síntese de vitaminas do complexo B e da vitamina K no intestino; Bem, são vários os benefícios, por isso atualmente houve um aumento no número de produtos que disponibilizam esses probióticos na nossa alimentação. É importante para a manutenção de uma boa microbiota o consumo de prebióticos que são fibras!  P resentes nos legumes e nas verduras e frutas, que alimentam as nossa