Pular para o conteúdo principal

Ovos de Páscoa!

chocolatesss
Em local estratégico – praticamente na entrada! – os ovos de páscoa estão presentes na maioria dos carrinhos dos consumidores, mesmo aqueles que vão fazer uma comprinha básica não resistem e compram um ovo, seja com a desculpa de conhecer o novo sabor ou pelo “brinde” ou porque simplesmente é apaaaaaixonado mesmo por chocolate.

Vamos conhecer um pouco sobre essas tentações:

COMPONENTES DO CHOCOLATE

Carboidratos e gorduras: fonte de energia! Na grande maioria até de mais...
Flavonóides (cacau) - contém epicatequinas, catequinas e procianidinas - substâncias com potente ação antioxidante e modulam a agregação plaquetária (protetor cardíaco);
Ácido Esteárico (cacau): é uma gordura saturada que reduz a absorção intestinal de colesterol e aumenta sua excreção. E mesmo sendo gordura saturada após ser absorvido não aumenta o colesterol sangüíneo por ser convertido em ácido oléico – gordura monoinsaturada;
Cafeína (cacau): estimulante;
Teobromina (cacau): possui propriedades diuréticas e vasodilatadoras, sendo ainda um estimulante cardíaco;
Triptofano (cacau): aumenta a produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar;
QUAIS SÃO AS PROPRIEDADES NUTRICIONAIS DO CHOCOLATE?
Seja porque alivia estresse e ansiedade, supre "carência emocional", agiliza o raciocínio, repõe energia, possui flavonóides que protegem o coração ou simplesmente porque é um ingrediente universal. Razões não faltam para que "chocólatras" justifiquem o vício e, em casos extremos, acabem substituindo as refeições por uma caixa de bombons.
Esse alimento é fonte de proteínas, carboidratos, gorduras, cálcio, ferro, fósforo e potássio, porém tem um alto valor calórico devido à grande quantidade de gordura e de açúcar adicionada. Em média, 100 gramas de chocolate ao leite contêm 500 kcal.
Os que contêm maiores concentrações de cacau possuem altas concentrações de compostos bioativos como flavonóides e polifenóis que podem neutralizar os radicais livres do nosso organismo, reduzir as concentrações do colesterol ruim e aumentar o colesterol bom, além de reduzir a pressão sanguínea, contribuindo para a prevenção de doenças do coração.

OPÇÕES PARA QUEM NÃO PODE COMER CHOCOLATE
Algumas pessoas têm intolerância à lactose, nutriente presente no leite, e/ou ao glúten proteína do trigo, da aveia, do centeio e da cevada, impossibilitando-as de consumir chocolates. Uma boa opção para essas pessoas é o chocolate de soja, que é 100% de origem vegetal, feito com extrato de soja, sem lactose ou glúten. E tem também a “alfarroba”, que é uma vagem que, após a trituração e torrefação, resulta numa farinha, utilizada como substituta do cacau, com as vantagens de ter pouquíssima gordura, é rica em fibras e não contém cafeína.
imagem.php E para os “marombeiros” hoje tem um ovo de páscoa trufado, rico em proteínas, fabricado pela empresa probiótica. Esse ovo é feito com whey protein, proteína de alto valor biológico e não contém açúcar.




TIPOS DE OVOS DE PÁSCOA
Ao leite: A massa de cacau é barras-chocolatesubstituída em parte por leite em pó, produzindo um gosto mais adocicado. Possui uma grande quantidade de açúcares e gorduras.
Branco: Contém manteiga de cacau, açúcar e leite, mas não leva massa de cacau. É o mais calórico dos chocolates e por não conter massa de cacau não possui os benefícios desse nutriente.
Crocante: pode ser ao leite ou branco ou amargo mais é adicionado de castanhas ou flocos de arroz para dar a consistência crocante.
Amargo: Tem maior quantidade de massa e manteiga de cacau, pouco açúcar e não contém leite. É bastante rico em polifenóis e também o menos calórico, por isso, é o mais saudável entre os chocolates tradicionais.

70/80/85% Cacau: São os ricos em cacau!!!! Geralmente o açúcar usado é o mascavo ou orgânico. É muito rico em polifenóis e indicado como protetor cardiovascular.

Diet: É feito de massa e manteiga de cacau, leite em pó integral, soro de leite e edulcorantes. Para compensar a falta de açúcar, ganha maior dose de gordura para garantir a consistência. “Se você não é diabético, prefira o chocolate convencional em pequenas quantidades ao diet.
Com whey protein: maior quantidade de proteínas, indicado para praticantes de atividade física.
Do ponto de vista nutricional, o chocolate pode ser considerado nutritivo desde que consumido com moderação.


Att,
Van nutri
Vanessa Lobato Nutricionista Esportiva
#Nutrição Esportiva

Comentários

  1. Olá

    meu esposo tem intolerância à lactose. Gostaria de saber se gordura de manteiga desidratada contém lactose ou não.
    Grata!
    Andressa

    ResponderExcluir
  2. Olá Andressa!
    Obrigada pela visita!

    A manteiga (100%) tem uma quantidade baixa de lactose, cerca de 0,9%. Essa baixa fração de lactose não fica na gordura da manteiga. Assim, esse produto se conter alguma fração de lactose é uma quantidade muuuuuuuuuuito baixa.

    Atenciosamente,
    Boa Páscoa

    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  3. oi, valeu pelo comentário no meu blog.
    curti a info sobre chocolate...já comi demais a ponto de ter espinhas heheh

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Colágeno e Firmeza da pele

ATUALIZADO EM 18/maio/2016 O que é colágeno? Colágeno é uma proteína (Proteína é o "coletivo" de aminoácidos) que tem como função principal dar estrutura, sustentação celular, sendo componente de pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões. Os aminoácidos que formam o colágeno na sua grande maioria são: lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina. Mas, também contêm na sua cadeia os outros 17 aminoácidos, porém em quantidades reduzidas. Nosso corpo sintetiza vários tipos de colágeno, porque esse compõe várias partes do corpo como a matriz orgânica dos ossos, os tecidos conjuntivos de todos os nossos ligamentos (tendões), constitui também a pele, o cabelo, o sangue e os vasos sanguíneos. Para cada local o corpo sintetiza um tipo de colágeno diferente. Tipos de colágeno: TIPO Funções I Este é o colágeno mais abundante do corpo humano. Está presente no tecido cicatricial, o produto final quando tecido cicatriza por reparação. Pode ser encontrada nos tendões,

Probióticos, como consumir?

Em postagens anteriores deixei bem claro a importância em consumir probióticos, mas onde podemos encontrá-los? Segue um informativo abaixo com todas essas informações: Veja mais informações sobre os probióticos: Atualizações sobre probióticos: http://www.vanessalobato.com/2017/10/probioticos-atualizacoes.html Cepas específicas para problemas específicos: http://www.vanessalobato.com/2017/10/probioticos-especificos-para-cada.html Infográfico sobre os benefícios dos probióticos:   http://www.vanessalobato.com/2017/10/infografico-probiotico-beneficios.html  Informações sobre probióticos: http://www.vanessalobato.com/2012/05/probioticos.html Importância do intestino: http://www.vanessalobato.com/2009/06/voce-sabia-que-o-nosso-intestino-e.html Att Van nutri Nutricionista clínica esportiva Vanessa Lobato

Atualizações sobre PROBIÓTICOS!

Probióticos São microorganismos vivos que numa quantidade controlada causam benefícios ao nosso organismo. FUNÇÕES Hoje sabemos que para cada tipo de problema temos uma cepa de probióticos específica, veja o link aqui . Uma microbiota saudável – com vários microorganismos benéficos, ajuda na produção de antibióticos e antifúngicos; tem ação competitiva contra microorganismos patogênicos; ajuda na constipação por estimular os movimentos peristálticos no sistema digestório; estimula o nosso sistema imunológico; Metaboliza alguns medicamentos, hormônios, carcinógenos; além de serem essenciais na síntese de vitaminas do complexo B e da vitamina K no intestino; Bem, são vários os benefícios, por isso atualmente houve um aumento no número de produtos que disponibilizam esses probióticos na nossa alimentação. É importante para a manutenção de uma boa microbiota o consumo de prebióticos que são fibras!  P resentes nos legumes e nas verduras e frutas, que alimentam as nossa