Pular para o conteúdo principal

Creatina

Atualizado – 27/nov/2010

Breve histórico da Creatina

A creatina foi identificada em 1835 pelo cientista Michel Chevreu, em 1847 Justus Liebig confirmou sua presença como um constituinte das carnes. No esporte ela apareceu nos Jogos Olímpicos de 1992, em Barcelona pelo corredor Britânico Linford Christie que foi medalhista de ouro nos 100m rasos e declarou que a "creatina" foi a responsável pelo título. A partir daí apareceu no mercado e até hoje é muito consumida tanto por esportista quanto por atletas.


Mas o que é essa tal de creatina?
  Creatina é o aminoácido ácido metil guanidina – acético, formada pelo conjunto de três aminoácidos: arginina, glifosfato metionina.
Esse aminoácido é sintetizado pelo nosso organismo mais especificamente pelos rins, fígado e pâncreas e é armazenado nos músculos.
As fontes alimentares de creatina são as carnes, tanto bovina quanto de peixe e de frango.

  A função da creatina é re-sintetizar o ATP... ATP – Adenosina Trifosfato – moeda de energia. Quando consumimos, por exemplo, carboidratos o fígado quebra esse nutriente até formar o ATP. Então o que consumimos serve para nos dar energia = ATP, nossa moeda energética!
  A creatina no músculo armazena um fosfato, ficando na forma de Creatina Fosfato – CP.
ATP: têm três fosfatos
CP: tem um fosfato

  O ATP que fica no músculo é utilizado quando nós iniciamos qualquer atividade, como por exemplo, levantar de uma cadeira é necessário de uma energia rápida! Pois, não dá para esperar o corpo produzir energia para depooooooiiis levantar. Então, o nosso corpo constantemente produz creatina fosfato-CP para reciclar esse ATP usado!!!
Resumindo, a creatina mantém a concentração de ATP constante nos músculos esqueléticos, isso resulta em ter energia rápida disponível por mais tempo!!!

 

Metabolismo da creatina
  Diariamente, um indivíduo adulto, com uma dieta habitual variada (mista), ingere aproximadamente 1 grama de creatina, e uma quantidade similar é produzida pelo fígado para atingir as necessidades diárias.
No músculo esquelético cerca de 2/3 do conteúdo de creatina está na forma fosforilada (CP) e o restante fica na forma livre.
 
É sabido que a re-síntese da CP nas fibras musculares do tipo I é mais rápida do que nas do tipo II, devido, provavelmente, ao maior potencial aeróbio das fibras de contração lenta; devido este processo ser dependente de oxigênio.
 
Tamponamento e creatina
Durante exercícios anaeróbico de curta duração - 15 segundos até alguns minutos - devido a produção de lactato o meio tende a ficar ácido, uma maneira encontrada pelo organismo para reduzir esse evento é usar a creatina para tamponar o meio.
 
A maior quantidade de CP na célula muscular significa uma maior capacidade de tamponamento, e assim, um maior tempo de RESISTÊNCIA A FADIGA.

 

Suplementação de creatina

 A suplementação com creatina tem mostrado a possibilidade de aumentar a quantidade deste composto em 10 a 50% em seus níveis totais no corpo.
A creatina apesar de ser classificado como recurso ergogênico está fora da lista de substâncias proibidas pelo COI, por isso seu consumo não é considerado como doping.

São considerados recursos ergogênicos as substâncias (entre elas a creatina), os processos, ou os procedimentos que podem, ou são percebidos como sendo capazes de melhorar o desempenho esportivo.

 
Objetivo da suplementação: para aumentar a força para exercícios de alta intensidade e de curta duração, sprints, saltos, deslocamentos rápidos com mudança de direção.
Período de suplementação: cerca de 4 semanas e é importante fazer uma pausa já que a proteína transportadora perde a sensibilidade pela creatina.
Associação: é recomendado consumir creatina com carboidrato para melhor armazenamento desta.

 

A suplementação de creatina é utilizada por praticantes de musculação muitas vezes para o aumento peso. Essa ajuda de duas maneiras:

1ª: aumenta o tempo de resistência a fadiga, assim mantém intensidade do treino alta por mais tempo o que pode ajudar no ganho de força muscular e conseqüentemente, quando for o objetivo, a hipertrofia muscular;
2ª: aumento da hidratação celular. As células musculares ficam mais hidratadas e conseqüentemente maiores. Isso serve tanto para a pessoa ficar maior ou para "abrir" espaço dentro da célula para o trabalho de hipertrofia muscular.
Assim, independente da maneira que a creatina atua na hipertrofia essa AJUDA no processo de aumento de massa muscular.

 

Riscos e desvantagens da suplementação Durante o consumo da suplementação de creatina o corpo reduz a síntese endógena de creatina, mas esta situação pode ser revertida quando a suplementação é suspensa.
Apesar da suplementação de creatina ser interessante para esportes de explosão tem que ter cuidado para alguns esportes como, por exemplo, para os ginastas, pois esses atletas têm um cuidado enorme com o peso, assim a suplementação com creatina poderia significar uma desvantagem para eles em alguns períodos da periodização do treino já que a creatina aumenta o peso corporal.
Ainda não se apresentam claramente definidos os efeitos colaterais decorrentes da suplementação crônica com creatina. Conseqüentemente, mais pesquisas são necessárias.
Creatina X função renal A principal função renal é manter o balanço homeostático em relação a fluidos, eletrólitos e solutos orgânicos. Os rins também agem no controle da pressão sanguínea, na produção de glóbulos vermelhos na medula óssea e na produção da forma ativada vitamina D, que atua na absorção intestinal do cálcio.
A creatina é perdida pelo corpo na forma de creatinina, que é um constituinte natural da urina, utilizado em exames bioquímicos para medir a capacidade funcional dos rins.
Um nível elevado de proteína dietética provoca um aumento na produção e excreção da uréia, podendo causar assim uma sobrecarga funcional nos rins.

Não existem estudos publicados que comprovem a associação da suplementação da creatina com danos renais e/ou hepáticos ou ainda cãibras musculares. O que é consenso é que pessoas que já possuem desordens funcionais nos rins, no fígado e no coração, não podem fazer uso desse suplemento sem acompanhamento com nutricionista ou com médico.
 
Anvisa e Creatina Atualmente, a venda de Creatina está proibida no Brasil na forma de suplemento, a forma de venda que a Anvisa autoriza é de medicamento, assim somente médicos podem prescrevê-la.
A Anvisa apresentou uma proposta de regulamento para venda de nutrientes isolados, como a creatina, o HMB, os BCAA's e outros.
Essa agência propõe que a categoria de alimentos atualmente denominada "alimentos para praticantes de atividade física" passe a ser chamada de "alimentos para atletas". Essa alteração na nomenclatura deve-se a Anvisa achar que esses tipos de suplementos devem ser consumidos somente por atletas e não por esportistas.
NA MINHA HUMILDE OPINIÃO MUITAS PESSOAS, INDEPENDENTE DE SER ATLETA OU NÃO, PODEM SE BENEFICIAR COM O CONSUMO DESSES SUPLEMENTOS QUANDO CONSUMIDO CORRETAMENTE
Essa norma proíbe que alimentos classificados na categoria de Alimentos para Praticantes de Atividade Física apresentem expressões como "aumento da massa muscular", "anabolizantes", "hipertrofia muscular", "queima de gordura", "aumento da capacidade sexual", ou equivalentes na rotulagem do produto.
Para a creatina foi proposto que na rotulagem deva conter as seguintes mensagens:
"Não utilize mais do que 2g diários de Creatina",
"Não produz efeito em exercícios de longa duração",
"Não deve ser consumido por pessoas com problemas hepáticos ou renais",
"O consumo acima da quantidade recomendada pode provocar sintomas como náusea, diarréia e vômito",
"Este alimento é destinado exclusivamente a atletas sob recomendação de nutricionista ou médico e não substitui uma alimentação equilibrada",
"Este produto não deve ser consumido por crianças, gestantes idosos e portadores de enfermidades".

Conclusão O suplemento creatina apresenta bons resultados seja para ser usado como suplemento ergogênico para atletas ou para aumento de massa corporal, seja via aumento de líquidos ou de massa livre de gordura.
Porém, devido a proibição da Anvisa não podemos utilizar esse suplemento... Mas, estamos no Brasil e isso não quer dizer que esse suplemento não seja comercializado!!!!! Pelo tamanho do Brasil é difícil segurar a venda de alguns produtos, por isso a creatina ainda é encontrada para venda.
Infelizmente o uso abusivo e inconseqüente de creatina por pessoas que achavam que o que daria resultado era o consumo isolado do suplemento fez com que proibissem o seu comércio.

Lembrem-se, NÃO há SUPLEMENTO ou MEDICAMENTO que aumente a massa muscular ou dê força ou explosão sem muito treino, alimentação correta, e boas noites de sono!!!!!!!!!.

Particularmente, acredito que existam outras maneiras de controle do consumo de suplementação nutricional para leigos, a pseudo-proibição dificulta a compra, mas NÃO impedi que essa aconteça, então do que adianta a proibição já que ela funciona somente no papel? Não é melhor a conscientização?

A necessidade de suplementação deve ser avaliada individualmente levando em conta as necessidades nutricionais, presença/ausência de desordens funcionais, a rotina alimentar e os objetivos!!!!
Procure um nutricionista

SELO CREAPURE

No mercado encontramos vários suplementos de várias marcas e na hora da compra nos perguntamos: qual comprar? tem diferença? o importado é melhor? ?????
Bem, sempre há diferença entre as marcas. Infelizmente têm aquelas que não se importam com o consumidor e sim nos seus ganhos $$$$.
A suplementação de creatina sofreu muito por isso. Devido a empresas que não tiveram um bom controle de qualidade dos seus produtos, a creatina ficou proibida de ser vendida por causar problemas sérios aos seus consumidores. Mas, será que é a creatina que faz isso? Digo que não, pois o nosso organismo a produz. Então, o que causou esses males? Se o consumo está correto, de acordo com a necessidode e com acompanhamento, o que pode causar esses males é o que a mais da creatina tem nesses potinhos de suplementos. Esses a mais são alguns CONTAMINANTES como creatinina, Dicyandiamide – DCD, Dihydrotriazine – DHT e Thiourea.
Por isso, é indicado o consumo de creatina que possui o selo CREAPURE, que certifica a PUREZA dessa creatina, garantindo um suplemento de boa qualidade.
Sim, é injusto! Pois o correto seria TODOS os suplementos serem bons, MAAAAAS, isso não ocorre no mundo em que vivemos, então….. Vamos, procurar por informações que nos ajude a garantir uma boa qualidade de vida!

Marcas vendidas no Brasil com o selo CreaPure: Vitafor®, Performance Nutrition®, Optimum Nutrition® e All Max®.  


Segue o link do site da Creapure®.

Nome – marca
site
X-Treme Creatine – Inko® http://www.inko.de
Pure Creatine – Weider® http://www.weider-germany.de
Multipower Muscle, Muscle Charge Creatine Drink, Multipower professional-power Gym, Pure Creatine Power, Pure Creatine Capsules – Multipower® http://www.multipower.com
Creapure® Creatine – Reflex-Nutrition® http://www.reflex-nutrition.com
All Creatine – All Max Nutrition® http://www.allmaxnutrition.com
Pure Creatine – Wieder® http://www.weider.es
Kreatin.de – Kreatin® http://www.kreatin.de
Viact IQ – mark Wenecke® http://mark-warnecke.com
Pro Actiom – Pro Action ® http://www.proaction.it
Kpeanyp – Delmas® http://www.delmas.kiev.ua
Creatine Monohydratate – prolab® http://www.prolab.com
Creatine – Optimum Nutrition® http://www.optimumnutrition.com
Creatine Maxx http://www.maxxessentials.com
Pure Nutrition Creatine http://www.purenutrition.com.au
Creafort – vitafor® http://www.vitafor.com.br/
Crea Pepto®  Performance Nutrition® http://www.perfomancenutrition.com.br


http://www.anvisa.gov.br/divulga/noticias/2008/141108.htm
http://www.anvisa.gov.br/divulga/noticias/2008/240608.htm
http://www.anvisa.gov.br/divulga/informes/nutrientes.htm
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
QUANTIDADE, HORÁRIO, FREQUÊNCIA E OUTRAS informações sobre o modo de consumo da Creatina EU NÃO RESPONDO POIS ISSO DEPENDE DE VÁRIOS FATORES que dever ser avaliados individualmente levando em conta as necessidades nutricionais, a rotina alimentar e os objetivos!!!! Agradeço a compreensão!


Att,
Van nutri

Vanessa Lobato Nutricionista Esportiva
#Nutrição Esportiva

Comentários

  1. Interesante como la cretinina fosfato restituye los niveles de ATP para incrementar energia para el tejido muscular

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Vanessa,

    É bom ter alguém que explica de uma forma mais técnica este tipo de assuntos, mas sempre pensando em leitores leigos (ou quase) na matéria.

    Sugiro que troque a palavra "MISERA" por "HUMILDE" porque de mísera, a sua opinião não tem nada!

    Abraços saudáveis

    João Marques Carvalho
    http://joaomarquescarvalho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Bom dia João!

    Segui o seu conselho!

    Sempre com bons comentários.

    Obrigada,
    Vanessa

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Vanessa,

    Peço fazer uma pergunta: há uma contra-indicação para o uso de creatina em caso de hipertensão?

    Pela matéria, encontrei que a creatina não deve ser usada por quem possui problemas de coração, porém não sei se isto se aplica a hipertensão, especificamente.

    Aproveito para te parabenizar pela alta qualidade dos posts no blog, do qual sou leitor assíduo.

    Saudavelmente,

    HUGO GONZALES

    ResponderExcluir
  5. Olá Hugo!
    Muito obrigada pelo elogio. Caso tenha alguma dúvida ou idéia de post pode enviar ok!

    Quanto ao consumo de creatina para hipertensos:
    O que acontece é o seguinte, a creatina aumenta a retenção de líquido e o trabalho renal para excreção do seu metabólito (creatinina).
    Pessoas com hipertensão devem tomar cuidado com substâncias que interferem na pressão arterial, como o consumo de sal que aumenta a retenção de líquido. e também com substâncias que aumentem o trabalho renal - já que uma das funções desse órgão é o controle da pressão corporal.
    Por isso, eu não recomendo o consumo do suplemento Creatina, sem acompanhamento médico e nutricional, para pessoas que usam medicamentos para controle da hipertensão, Hugo!

    Att,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  6. Olá, Vanessa!

    Realmente muito bom o post! Tornarei-me assíduo nas visitas a este Blog. Muito útil e esclarecedor! Parabéns!

    Também gostaria de contar com sua ajuda para esclarecer duas dúvidas.

    1º) Considerando que o próprio organismo produz creatina, há alguma forma, como através da alimentação, por exemplo, de estimulá-lo a produzir este aminoácido em maior quantidade?

    2º) Há um tempo atrás utilizei a creatina como suplemento e obtive ótimos resultados em relação ao ganho de massa magra. No entanto, durante o período de suplementação houve o aparecimento de muitas espinhas por todo o corpo, como nunca havia tido. Depois que parei de utilizá-la, as espinhas foram sumindo. É normal esse tipo de efeito colateral da creatina?

    Obrigado!
    Léo Carvalho

    ResponderExcluir
  7. Vanessa Lobato, eu faço academia a 6 meses e meu treinador me indicou a creatina. Sei que não posso tomar muito, ele me alertou a todos os perigos. Conversei com a minha mãe, mais ela está um pouco confusa. Você indicaria isso a alguém? Faz mal, tomando na quantidade certa? Obrigada

    ResponderExcluir
  8. "Anônimo",
    a creatina é um suplemento muito utilizado, que dá muito resultados positivod quando bem consumido.
    Já indiquei creatina, na dosagens das puplicações científicas, mas fiz um imenso recordatório para rastrear algum problema prévio de saúde.
    Cada caso é um caso, ok!

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  9. Excelente o blog, assim como suas orientações. Vou frequentar e indicar, com certeza. Bom, tbm tenho uma pergunta: afora os limites indicados pela ANVISa caso haja a liberação do produto, pra voces nutricionistas, qual a dosagem especifica para aqueles que malham e usam a creatina? (tipo, fase de saturação, 10 gr ou 5 gr por dia, etc...). Comprei o produto, malho 6 x por semana e gostaria de saber a dosagem correta. Obrigado desde ja!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Nos estudos as dosagens usadas são:
    Fase de saturação: 20 gramas, dividida em quatro porções de 5 gramas - Período 5 dias.
    Fase de manutenção: 5 gramas
    Têm outros estudos que não fazem a fase de saturação... Vão direto para a dosagem de 5 gramas...

    Mas, esses valores podem variar de acordo com o peso, objetivo da pessoa, outras suplementações, intensidade de treino etc, ok!


    Att,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  11. Olá meu nome é David, gostaria de saber se a forma que o professor da academia me indicou está certa.
    Ele me falou para tomar durante 1 semana 4x ao dia, e em diante 2x por dia.

    Só que como andei pesquisando as consequancias como muitos falam.. estou tomando quando vou para academia apenas.. gostaria de saber se esse é um jeito errado que nao me trará efeito algum.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  12. Olá David!

    Na realidade o momento, a quantidade, a duração depende do objetico, do peso, do tipo e intensidade de treinamentto... Resumindo é bem individual como consumir a creatina! As consequências também depende da sua individualidade bioquímica! rsrs
    Resumindo depende de muita coisa, David!
    É complicadíssimo dizer como consumir sem conhecê-lo. Muitas vezes um sulemento "não dá" o resultado que queremos por utilizarmos de uma forma errada, não pensarmos no treinamento, na alimentação, no estilo de vida...

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  13. Cara Vanessa
    Em fevereiro vou fazer um teste físico de um concurso militar e gostaria de tomar creatina para me ajudar a realizar os exercícios de força. Acontece que antes do teste físico há exame médico (sangue e urina) que constam creatinina. Esses exames estão marcados para a ultima semana de janeiro.

    Gostaria de saber se poderia tomar creatina de 20/11 a 20/12, parar até 20/01 fazer o exame médico e estes não sofrerem nenhuma alteração no resultado final.

    Você poderia me ajudar? Essa dúvida está me angustiando.

    Um abraço e parabéns pelo blog, eu e minha mãe lemos frequentemente.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  14. queria saber o porque tenho complicações gastrointestinais (diarréia) com o uso da creatina? já passei da fase de saturação! e no entanto não me acostumei ainda... esses efeito "laxante" vai passar ou não?
    desde já um muito obrigado pelos esclarecimentos sobre a creatina!!!

    ResponderExcluir
  15. ola vanessa muito interessante seu blog to pessando em tomar creatina ,eu tive convunçao a 7 anos tive somente uma vez e agora to parando de tomar o remedeio sera que teria algum problema toma a criatina junto com esse remedio

    ResponderExcluir
  16. Olá Anônimo!
    Da próximo vez, pooooor favor, identifique-se, ok?!?!

    Bem, é difícil liberar o consumo de um suplemento sem saber o quadro completo, certo?!
    Na literatura não há contra-indicação, MAS cada caso é um caso, a avaliação deve ser completa para saber qual a resposta correta.
    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  17. Olá Anônimo, do dia 18 de novembro!
    Da próximo vez, pooooor favor, identifique-se, ok?!?!

    Bem, na literatura há casos de transtornos gastro-intestinais devido ao uso de creatina. O normal é parar com o tempo. Caso isso não ocorra é bom saber a procedência dessa creatina.
    Sempre devemos ter MUITO cuidado na manipulação dos suplementos, tanto em casa quanto saber a procedência desse suplemento!

    Por exemplo, em casa, não é indicado deixar a colher dosadora dentro do pote, muito menos colocá-la na boca e depois colocá-la no frasco do suplemento... É importante saber, que uma pequena e inofensiva bactéria multiplica-se rapidamente a milhares em questão de minutos!!!!

    Quanto a empresa, muitas vezes o que faz um produto ser mais barato que o outro é a falta de controle de qualidade durante a manipulação, ok?!?!

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato

    ResponderExcluir
  18. Oi Vanessa.primeiramente quero te parabenizar pela matéria,está ótima.Com certeza estarei mais vezes em seu blog.
    Tenho uma dúvida e gostaria da sua ajuda...
    Sou jogador de futebol e estou querendo tomar creatina,andei vendo na internet algumas coisas e li em algum lugar que no exame não pode passar de 2mg de creatina, depois disso acusa doping.Você sabe me dizer se isso é verdade ??
    Estou querendo muito tomar pois sei que o resultado é bom,mas nao quero correr o risco de ser pego no doping. rs
    Desde já te agradeço.Aguardo resposta !

    ResponderExcluir
  19. Olá Gabriel!!

    Bem, quanto ao dopping de creatina no Brasil eu desconheço!
    A venda de creatina, atualmente, está suspensa como suplemento alimentar para verificar os reais efeitos desse suplemento no nosso organismo.

    Digo que quanto a dopagem não há problema em consumir a creatina, mas toda suplementação deve ter acompanhamento de um profissional, ok!

    Quanto as substâncias consideradas "doping": Site da Agência Mundial Anti-Doping - http:// www.wada-ama.org

    Att,
    Vanessa Alves Lobato

    ResponderExcluir
  20. Oi Vanessa.

    Ok.Muito obrigado por responder minha pergunta e poder tirar minha dúvida!

    Nas pesquisas que fiz aqui ate li que muitos jogadores usam como Defederico do Corinthians e até mesmo o kaká quando estava no Sao Paulo!

    Mais uma vez Obrigado e estarei sempre aqui no seu Blog para aprender mais !

    Gabriel

    ResponderExcluir
  21. Olá Vanessa! Sou a Laira,
    pretendo começar a tomar creatina na semana que vém. Malho 6 vezes na semana, e um amigo me indicou o creatina de 500mg manipulado. Disse que deveria tomar 4 antes de malhar e 4 depois. O equivalente a 4gm. Esta certo esse modo de usa-lo?

    ResponderExcluir
  22. Olá Laira!!!!

    Obrigada pela visita!
    Bem, há várias maneiras de consumir a creatina, Laira! Tudo depende do objetivo, intensidade de treino, peso corporal e tudo mais...
    Mas, digo que dessa maneira não está errada...

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato

    ResponderExcluir
  23. Obrigada,Vanessa!

    Obrigada pela atenção. É muito bom ter como tirar dúvidas aqui, já que as vezes leigos falam tão mal da creatina, ter uma opinião de profissionais é super importante!


    Campos dos Gouytacazes- Laira.

    ResponderExcluir
  24. Oi vanessa, meu nome é rodrigo.
    primeiramente queria parabenizar pelo blog.

    Todos sabemos que a creatina causa retenção de liquido e consequentemente ganhamos massa magra. Então queria saber se essa massa magra, ainda continua mesmo depois do termino da creatina e como ocorre esse rapido crescimento, da onde vem esses musculos?
    Desde ja lhe agradeço.

    ResponderExcluir
  25. Oi Rodrigo!

    Então, a creatina ajuda no aumento de massa magra tanto pela retenção hídrica - intracelular - quanto pelo aumento de músculos.
    Por esse suplemento ajudar no aumento de força há um aumento de massa MUSCULAR!
    A creatina é um suplemento que por ajudar no aumento de líquido ajuda a "abrir espaço" num primeiro momento para posteriormente substituir o líquido pelos músculos, SE o treino AINDA tiver intenso pelo consumo anterior da creatina.

    Esqueminha:
    1. Inicio da suplementação;
    2. Aumento de força;
    3. Aumento da retenção hídrica;
    4. Final da suplementação;
    5. Manutenção de força e retenção;
    6. Aumento de massa muscular - que é um processo mais longo - e redução do líquido;
    7. manutenção de força e hipertrofia muscular.

    Assim, a creatina ajuda na hipertrofia, mas é importante após a suplementação manter um treino específico para hipertrofia muscular para haver a troca, ok!

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  26. Gostei muito desse esclarecimento mas, eu gostaria de mais esclarecimentos da creatina em relação com o aumento da produção das acnes? Por favor. -.-

    ResponderExcluir
  27. Oi bom dia Vanessa.

    Meu nome é Gustavo.
    Primeiramente agradeço por você ser uma pessoa muito gentil, além de ser uma
    brilhante profissional na sua área, carismática e que se preocupa no bem estar de seus leitores.

    Então Vanessa eu trabalho a noite e estudo pela manhã, assim que eu chego almoço e durmo a tarde inteira e treino das 19:30 as 20:30 e queria saber qual seria o melhor horário para tomar a creatina?

    Atenciosamente agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  28. Olá Gustavo!
    Obrigada pela visita e pelos elogios.

    O consumo da creatina depende muito do seu objetivo! O correto é você fazer uma avaliação nutricional para analisar a sua necessidade de acordo com o seu objetivo.

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  29. oi vanessa, tudo bem?? obrigado por dividir com agente seus conhecimentos...estou apredendo mt coisa! queria saber se eu usar a creatina apenas 2 ou 3 dias da semana, somente nos dias que eu for malhar forte msm...eu posso usa-la por uma periodo maior ou continua sendo por 2 meses no maximo??

    ResponderExcluir
  30. Cristiano Torres-DF13 de maio de 2010 às 12:57

    Olá Vanessa, gostaria de saber se a creatina dá algum problema em exame anti-doping, pois farei uma prova fisica para um concurso e lá será feito exame de urina, eu deveria parar de tomar a creatina antes do teste?? Se sim, quanto tempo antes do teste??

    ResponderExcluir
  31. Olá Leonardo!!!
    Pode sim usar por mais tempo, mas como fazemos ciclos de treinos, períodos mais fortes, períodos de compensação... A creatina entrará nesse ciclo de treinos mais fortes.
    Atenciosamente,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  32. Olá Cristiano!

    A Creatina não é pega no teste de dopping, ok!

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato

    ResponderExcluir
  33. Cristiano Torres-DF14 de maio de 2010 às 22:54

    Olá Vanessa, muito obrigado pela resposta, e tenho outra pergunta... tomando termogenico posso perder musculo ou ele queima somente gordura, principalmente a localizada?

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde Vanessa, tive tomando creatina por mais de um mes, e a alguns dias venho tendo problemas com pressão alta, parei de tomar gostaria de saber q a massa muscular que ganhei eu vou perder pela falta do uso da creatina, e c ha algum problema no consumo de whey protein, albumina e malto.

    Att

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  35. Olá cristiano!

    Depende do termogênico. Geralmente os que contém efedrina podem causar a redução de massa muscular, por isso a suplementação tem que ser bem calculada.

    Att,
    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  36. Olá Rodrigo!
    Obrigada pela visita!

    Bem, para manter a massa muscular precisará treinar e se alimentar corretamente.
    Se você não tem algum problema de saúde e essa suplementação tiver dentro do plano alimentar adequado a sua rotina e necessidade, não há problema.

    Att,
    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  37. Ola Vanessa boa tarde tudo bem? Tenho algumas duvidas em relação à suplementação com creatina associada ao consumo de bebidas tais como café e coca cola, alguns artigos na net relatam que ambos associados causariam um efeito nulo no uso da creatina, gostaria de saber se você tem algum comentário relacionado a este assunto, quando estou suplementando com creatina posso fazer uso de bebidas que contenham cafeína. Desde já agradeço abraços.
    Atenciosamente
    Peterson.

    ResponderExcluir
  38. Olá Peterson!
    Obrigada pela visita!

    A creatina pode ser consumida sozinha ou associada a um carboidrato para melhorar a sua velocidade de absorção.

    Quanto a associar o consumo de creatina ao consumo de café ou de refrigerante a base de cola - PENSANDO NA CAFEÍNA - não haverá efeito nem positiva e nem negativo.
    Mas, não indico associar com refrigerante, se quiser associar a uma fonte de carboidrato que seja um suco natural.

    Atenciosamente,
    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  39. Oi Vanessa me tire mais uma dúvida:
    Fiz a saturação da creatina em uma semana e depois a consumi por mais 3 semanas, parei já faz um mes e meio e gostaria de saber se já posso voltar a usar e se tenho de fazer a saturação novamente ou fico só nas 5mg diárias?

    Muito obrigado pelas outras respostas!!!!

    ResponderExcluir
  40. Olá Cristiano!
    De nada...

    Assim, SE a creatina possuir o selo CREAPURE não há problemas de consumir continuamente, claro que deve ser feito um acompanhamento.
    Por isso o indicado é consumir essas creatinas mais "puras" que contém esse selo.

    Após 45 dias as reservas de creatina já deve ter sido utilizada, por isso a saturação pode ser refeita. Mas, a saturação não é imprencidível, ok!

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato - Nutri

    ResponderExcluir
  41. Deixa ver se eu entendi... SE a creatina possuir esse selo eu PODERIA ter consumido-a sem parar por esse um mes e meio??

    E só pra registrar: seu Blog é fera tira muitas dúvidas!!!

    Obrigado!!

    ResponderExcluir
  42. Oi Cristiano!
    Se a creatina possuir esse selo quer dizer que ela é pura, assim os riscos de causar algum problema é mínimo. PORÉM, se o uso for inadequado... não tem jeito, por isso SEMPRE é bom fazer um acompanhamento para avaliar a necessidade desse consumo, ok!

    Obrigadaaaaaaaaa,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  43. Olá vanessa , meu nome é tiago !
    Muito bom o seu bloog !
    Queria saber se a creatina da espinha ??
    Tenho 18 anos e 70kg.

    ResponderExcluir
  44. Oi Vanessa, tuudo beem ?
    meu noome eeh Hewerton !

    e eu queria saber qem tem Prolapso no coração é arriscado de tomar a creatina ?

    ResponderExcluir
  45. Oi Tiago - 29.jul.2010

    A creatina pura não!
    Mas, no mercado tem creatinas que podem conter outras substâncias que essas sim podem ser responsáveis pelo aparecimento de espinhas.

    Att,
    Vanessa lobato

    ResponderExcluir
  46. Oi Hewerton - 30.jul.2010
    Quanto ao prolapso não há problemas, ok!
    Mas, procure um profissional para fazer acompanhamento da sua suplementação.

    Att,
    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  47. vanessa ... tiago de novo !
    Que tipo de substânciaas que pode conter junto com a creatina q da espinha ?

    ResponderExcluir
  48. Olá Vanessa tudo bem,tenho uma pergunta sou ipertenso tenho 24 anos adoro musculação sera q posso faser uso da creatina?

    ResponderExcluir
  49. Olá Vanessa gostaria de saber,sou ipertenso adoro musculação sera que eu poderia faser uso de creatina?

    ResponderExcluir
  50. Oi Anônimo - dia 02/08/2010
    Da próxima vez, por favor, identifique-se.

    Então, não há problema. Mas, é sempre indicado uma avaliação nutricional para verificar a necessidade, ok!

    Att,
    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  51. Então Tiago!

    Substâncias ocultas rsrs...
    São resíduos do processo de fabricação inadequado.

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  52. Oi Higor!
    Obrigada pela visita!

    Se você tiver tomando mais líquido sim, senão não é pelo consumo da creatina, ok!

    Abraços,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  53. obrigado vanessa..
    gostei de vc..tem msn?
    bjus

    ResponderExcluir
  54. De nada Higor!

    Tenho MSN profissional, ok! O mesmo se encontra no início da página!

    Atenciosamente,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  55. gostaria de saber se mulher q isso creatina tem risco de aparecer ou aumentar a celulite...te algum risco pra mulher??

    obrigado

    ResponderExcluir
  56. ah e esqeuci de perguntar...eu sou do ro de janeiro serah q vc conhece alguma nutricionista q entenda de suplementos assim como voce aki no rio?? pq nao consigo achar....

    obrigdo

    ResponderExcluir
  57. Olá Mariana!!!
    Obrigada pela visita e pelos comentários.

    Não há relação entre o aumento da creatina com o aparecimento ou aumento da celulite, ok!
    Sou de Sampa e infelizmente não conheço nutris do Rio, mas com toda certeza há ótimos profissionais aí...

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  58. TO PRECISANDO MUITO DE UMA RESPOSTA.. COMPREI UM POTE DE CREATINA IMPORTADA E QUERIA SABER.. EU PRATICO 30 MIN DE AEROBICO ANTES DA MUSCULAÇÃO.. GOSTARIA MUITO DE TOMAR CREATINA PORQUE ME SISNTO CANSADA E COM POKA FORÇA PRA MALHAR.. TENHO UMA BOA DIETA.. NÃO MUITOOO CALÓRICA... A DUVIDA CRCAINTE É: TOMEI A CREATINA ME DEU FORÇA PRA MALHAR OU SEJA MALHEI MAIS... MAS O MEU MEDO É DE FICAR GORDA OU ME DA CELULITE.. ME RESPONDA POR FAVOR SERÁ QUE EU FAZENDO AEROBICO DIETA POBRE EM GORDURA, POREM TOMANDO CREATINA ANTES DA MUSCULAÇÃO SÓ PARA ME DA FORÇA EU VOU FICAR MUITO GORDA JÁ QUE MEU BIOTIPO NÃO É MAGRINHA?

    ResponderExcluir
  59. Olá Vanessa, tenho 21 anos tenho 1,71 e 50kg e gostaria de saber se eu poderia tomar e se iria surtir algum efeito bom com o cobavital, iria toma antes d almoço e janta e enzicoba depois da academia pq pelo que sei cobavital aumenta fome e enzicoba tem o mesmo principio mas ele tbm é algo de aumento da proteina e também iria regular minha alimentação e iria tomar whey protein e aminoacido.

    sei que tenho que dormir nas horas certas, etc..

    Aguardo resposta

    ResponderExcluir
  60. Olá esqueci de citar também que iria tomar creatina.

    ResponderExcluir
  61. Oi Meire!
    Obrigada pela visita!

    A suplementação com creatina NÃO será a responsável pelo aumento de gordura ou de celulite, ok!

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  62. Olá David!
    Obrigada pela visita1
    Seguinte, o cobavital e o Enzicoba tem o mesmo principio ativo a cobamamida (coenzima da vit B12), porém o cobavital tem associado o Cloridrato de ciproeptadina.
    Ambos agem para estimular o apetite!!!!
    O whey protein servirá para dar matéria prima na reconstrução muscular e a creatina poderá ser usada tanto para aumento de força como fonte de energia.

    As respostas são sempre individuais!

    Se você tem dificuldade para comer, é sempre inapetente, esses medicamentos poderão ajudá-lo, mas essa necessidade quem avalia é o médico.

    A suplementação quando corretamente consumida e associada a treinos regulares, descanso e tudo mais na grande maioria das vezes traz bons resultados.
    Mas, lembre-se que existe a INDIVIDUALIDADE.

    Busque um profissional para auxiliá-lo melhor nas suas escolhas.

    Att,
    Vanessa Lobato,
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  63. BOA NOIT!!!
    VANESSA, O Q PODERIA M DIZER DA CREATINA MANIPULADA DE 500MG???
    FUNCIONA?
    QUAL A MELHOR MANEIRA DE TOMAR?
    AGUARDO RESPOSTA.

    ATT JÚNIOR

    ResponderExcluir
  64. Olá Júnior!
    Obrigada pela visita!

    Bem, Júnior não sei exatamente o que você quer saber, mas assim: o que deve se levar em conta é a procedência dessa creatina. Quanto a quantidade de 500mg, provavelmente estará em cápsulas, então não há problemas, pois se quiser consumir 2, 3, 4, 5 ou + gramas de creatina é só aumentar a quantidade de cápsulas consumidas.

    Espero ter sanado a sua dúvida!

    Att,

    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  65. BOA NOIT VANESSA!!!

    GOSTEI MUITO DO SEU BLOG!!!

    AFINAL, É SEMPRE BOM PODER TIRAR ALGUMAS DÚVIDAS COM UMA PESSOA Q ENTENDE DO ASSUNTO.

    + QUERIA UMA OPINIÃO SUA, EM RELAÇÃO AO USO.
    SOU PRATICANTE DE MUSCULAÇÃO E QUERO AUMENTAR A MASSA MUSCULAR, QUANTAS CAP. DEVO TOMAR POR DIA? ANTES OU DEPOIS DO TREINO? ANTES E DEPOIS?
    AGUARDO RESPOSTA.
    ATT,
    JÚNIOR

    ResponderExcluir
  66. Boa noite Vanessa!

    estava pesquisando sobre a creatina e encontrei o seu blog. Ainda bem!
    Você está de parabens! muito bonito, profissional e esclarecedor.
    Sou nutricionista tbm e estou super motivada a começar uma especialização em nutrição esportiva depois de te "conhecer".
    sucesso!
    abraços
    raissy costa

    ResponderExcluir
  67. Olá Vanessa tudo bom ? meu nome é Gabriel e eu estou com uma duvida muito grande em relação a quantidade e ser tomada por dia de creatina e, eu queria saber se você pode me arrudar em relação a isso e, outra eu não sei se sou hipertenso se eu for tem problema deu tomar creatina ?

    ResponderExcluir
  68. Oi Júnior! 14.10.10

    Então, essas questões de quantidade e momento de consumo é necessário fazer uma avaliação individual, pois há vários fatores (Tipo, intensidade, frequência de treinos, peso, alimentação, objetivo etc) que inteferem nisso.

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  69. Fico feliz Raissy em saber que a incentivei a seguir essa área da nutrição!!!!!!!
    Muito obrigada pelos elogios!
    E booooooooora estudar!! rsrs

    bjos,

    Van nutri

    ResponderExcluir
  70. Oi Gabriel! 16.10.10

    Quanto a quantidades fica difícil eu informar sem uma avaliação individual, pois há vários fatores que influenciam no consumo da suplementação, ok!
    Quanto a ser hipertenso não há problemas em consumir a creatina, mas CLARO que precisa de um avaliação para verificar a necessidade de quantidades, período e tipos de creatina.

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  71. Vanessa eu tenho 18 anos e malho a 2 anos,
    eu queria fazer o uso do suplemento creatina
    mais tenho agumas duvidas como por exemplo se ele aumanta a gordura corporal e a quantinda
    que se deve tomar para uma pessoa q malha 5 vezes por semana e 2 horas por dia???

    ResponderExcluir
  72. Oi Luiz!!!

    A creatina não aumentará os seus índices de gordura, ok!!!

    Quanto a quantidade é necessário uma avaliação completa para ter garantias de bons resultados com o uso de suplemento.
    Procure um profissional habilitado para avaliá-lo personalizadamente, ok!

    Att,

    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  73. Olá Vanessa,
    Treino somente 3x por semana, para hipertrofia, comecei a tomar creatina; Porém gostaria de saber se tomo só nos dias de treino ou todos os dias??
    Aguardo resposta.
    Parabéns.
    Gilmara araújo

    ResponderExcluir
  74. Olá Gilmara!

    Geralmente aconselho o consumo somente no dia do treino mesmo, ok!!

    Abraços,

    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  75. Oi Vanessa,o consumo de creatina pra quem tem pressão arterial um pouco elevada é indicado ou pode acarretar algum problema?

    ResponderExcluir
  76. ola vanessa muito bom seu blog esta de parabens! me tira uma duvida estou tomando a creatina e nao fiz a fase da saturacao os primeiros 5 dias, pois tenho 90 kg e ja comecei nas 5 gramas todos os dias e meu treino é legal!! tem algum problema a maneira que estou tomando? Francisco neri

    ResponderExcluir
  77. Olá> O meu nome e Lucas
    Eu gostaria de saber se tem algum problema, toamr a creatina com alguns remédios.

    ResponderExcluir
  78. Oi Lucas!
    Bem, precisaria saber quais os medicamentos. Talvez não haja interação entre a creatina e o medicamento, mas pode não ser aconselhável o consumo durante o tratamento. Por isso é necessário uma avaliação individualizada.

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  79. olá,Vanessa!
    meu nome é Jane e gostaria de saber se posso tomar o cobavital e enzicoba ao mesmo tempo? quais as reações eles podem causa se tomandos juntos?
    qual a formar correta de tomar os dois juntos?
    obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  80. werbe ola vanessa tenho uma dúvida sobre o uso da creatina posso tomar creatina um mês e parar um mês?posso tomar dessa maneira tomando um mês e parando outro mês. um abraço

    ResponderExcluir
  81. Olá Jane!
    Obrigada pela visita!

    O principal componente tanto do cobavital quanto do enzicoba é a coenzima da vitamina B12 - COBAMAMIDA, porém o cobavital tem o diferencial de conter o ciproeptadina.
    Então, não há a necessidade de consumir os dois. Eles têm NOMES COMERCIAIS diferentes, mas com COMPONENTES iguais.
    Consumir os dois medicamentos juntos não resultará em mais ou menos benefícios e/ou malefícios.
    PROCURE UM AUXILIO MÉDICO PARA INDICAR QUAL A MELHOR MANEIRA PARA CONSUMIR DE ACORDO COM AS SUAS NECESSIDADES.

    Atenciosamente,
    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  82. Olá Jânio!

    Pode sim, sem problemas!

    Mas, vale o conselho: procure um profissional habilitado para orientá-lo 100% que você terá muito mais resultados...

    Atenciosamente,
    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  83. Boa noite Vanessa Lobato!!!

    A comprei um pote de creatina por indicação da vendedora ( Crea pepto endurance fuel )Creapure.
    Gostaria de saber se essa marca é de qualidade,se posso consumi-la sem problemas.
    A vendedora me orientou em consumir 5g 2 vezes ao dia num periodo de 5 dias,apartir do sexto dia 3g 2 vezes ao dia,por ser iniciante tenho 2 meses de academia. ( Esta correto? )
    Na embalagem diz que consumir 3g por dia 45 minutos antes do exercicio, pois + que 3g por dia podera ser prejudicial a saúde.
    Por favor me ajude o que devo fazer?

    Muito obrigado que DEUS a abençõe.

    Luciano Martins

    ResponderExcluir
  84. Boa noite Luciano!
    Obrigada pela visita.

    Qual a marca dessa creatina?
    Se tiver o selinho da Creapure pode confiar, ok!

    Então, quanto a quantidade DEPENDE do objetivo, do peso, da intensidade dos treinos etc. É necessário uma avaliação individualizada para saber a quantidade e o momento correto para consumir, ok!

    Atenciosamente,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  85. Cara Vanessa,

    Fiz uma semana de saturação (4 doses) e uma semana com dose diária (3mg) de creatina da Probiótica.
    Parei de tomar a uma semana, você saberia me informar quanto tempo ainda poderá ser detectada a creatina (em nível alto) em exame de urina no meu organismo? Muito Muito obrigada

    ResponderExcluir
  86. Olá Vanessa, seu blog é muito bom, parabéns.
    Bom, comprei uma creatina com o Selo Creapure, e comecei semana passada tomando a dose indicada na embalagem que é de um dosador por dia e fala que ele corresponde a 3g, mas achei o dosador muito grande pra ser apenas 3g. Nao fiz a saturação. Eu posso comecar a saturacao na proxima semana, ou nao devo mais? Devo continuar nessa dosagem ou tomar duas colheres de chá por dia. Quando voce fala que devo combinar com carboidrato eu devo tomar junto mesmo, tipo misturado com um malto? E qual seria um bom horario para tomar, estou tomando 30min antes de malhar, está errado? Muito obrigado - Yuri Teixeira

    ResponderExcluir
  87. ola vanessa A universal, perdeu o selo creapure!!!! somente os lotes antigos as possuem! ;p mas muito boa suas informaçoes e com muitos pontos chaves para quem tem suas duvidas!

    ResponderExcluir
  88. Oi Yuri Teixeira!!!

    Assim há várias maneiras de consumir a creatina e tudo depende do seu objetivo, intensidade de treino, composição corporal e até associação ou não com outras suplementações, por isso digo a você que para responder as suas perguntas é necessário uma avaliação nutricional INDIVIDUALIZADA, ok!

    Quanto a fase de saturação, se não fez na primeira semana, não precisará fazer na segunda, ok!
    Quanto a quantidade de 3g: geralmente o fabricante faz testes antes, assim é difícil ter uma quantidade diferente do indicado por eles.

    Att,

    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  89. Oi Vanessa, Td bein.?!
    Duvidas akie, sou iniciante em musculaçao, tenho 18 anos, peso 52kg,
    e tava querendo toma "cratina",
    ae a duvida, qt tenho q toma no inicio, e se tem q ter pausa no uso.? ou posso tomar contimente.?

    Desdi ja mt obrigado..
    Otimo seu blog,, ^^

    ResponderExcluir
  90. Olá Waldir!
    Obrigada pela visita!

    Aconselho você procurar um profissional para ajudá-lo personalizadamente, ok! Pois, quantidade e período depende da sua composição corporal, intensidade e frequência de treinos, objetivos etc.

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  91. ola Vanessa tudo bem? Meu nome é Danillo tenho 16 anos ja malho a uns 5 meses, e gostaria de tomar creatina mas falam q ela da pedra ns rins e da outros problemas. isso é verdade? ou posso tomar tranquilamento na medida certa?

    ResponderExcluir
  92. Olá Danilo!

    A creatina pura não causa problemas renais. Por isso indicamos as que contém o selo Creapure.

    Procure um profissional para aconselhá-lo corretamente quanto a dosagem, frequência e período.

    Att,
    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  93. Olá Vanessa,

    Me chamo Rute e gostaria de saber se mulheres podem tomar creatina? Há contra indicação? engorda?

    Adorei o blog!!
    Obrigada

    ResponderExcluir
  94. Oi Rute!!!
    Obrigada!!!

    Não há contra-indicações para mulheres e nem engorda, ok!!!

    Att,
    Van nutri

    Vanessa Lobato - Nutricionista

    ResponderExcluir
  95. Vanessa, boa noite
    me chamo Marcos Vinicius
    queria tirar um pequena duvida
    fui indicado pelo meus amigos a tomar creatina ,
    mais tenho problemas no coração, tenho febre reumatica , e tomo bezetasil em 21 em 21 dias
    tem algum problema de eu tomar essa creatina ?
    Obrigado desde já !

    ResponderExcluir
  96. Oi Marcos Vinicius!

    Bem, pelos problemas apresentado não, MAS aconselho procurar um profissional habilitado - nutricionista - para acompanhá-lo durante o ciclo com a suplementação, ok!

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  97. Olá Vanessa

    Me chamo Rodrigo, tenho 17 anos malho 5 vezes por semana fui indicado pelo meus amigos a tomar creatina mais não sei se posso , eu tenho um pequeno problema no coração "prolapso da valvula mitral" ,e como o Marcos Vinicius tbm me trato com benzetacil , queria saber se poderia tomar a creatina ?

    Obrigado desde já

    ResponderExcluir
  98. Oi Vanessa Tuudo boom meeu nome é kathleen
    Boom estou querendoo toomar Whey prothein
    sozinho sem a Creatina teem algum problema? beiijos

    ResponderExcluir
  99. Bom dia Vanessa, parabens por todas as respostas, gostaria de esclarecer um duvida, malho 4 vezes por semana e estou tomando a creatina da universal, tomo 3g diárias juntamente com hipercalorico que contem carboidrato, vou tomar durante 2 meses e dar uma pausa de 2 meses, e assim por diante, gostaria de saber se dessa forma está correto sem prejudicar minha saúde. Obrigado!
    Claudio Fernandes - Uberlandia-MG

    ResponderExcluir
  100. ola vanessa !
    eu gostaria de lhe fazer uma pergunta , eu sou uma pessoa magra , ja faço academia de 3 a 4 messes , ja tomei cerca de 4k de suplementos alimentares , eu vou fazer 18 anos , gostaria de saber se eu ja posso começar a tomar a creatina ?
    e como devo tomar , e qual a melhor marca pra mim ?

    ResponderExcluir
  101. Olá Vanessa td bom?
    Minha esposa vai começar a tomar creatina e gostariamos de saber qual o tempo correto de consumo e de pausa do uso desse produto?
    Grato pela atenção e parabéns pelo trabalho desenvolvido.
    Att,
    Marcelo

    ResponderExcluir
  102. Oi Rodrigo - dia 18/01/2011!!

    Pela medicação e pelo prolapso na válvula mitral não há problemas, MAS TAMBÉM INDICO que procure um profissional especializado em nutrição esportiva para acompanhá-lo, ok!

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  103. Olá Vanessa, adorei seus post, parabéns.

    irei começar a malhar e gostaria de tomar creatina, eu ja tomo buclina + complexo b e quero saber se posso tomar creatina junto tbm. Obs: buclina é somente para abrir o apetite.

    Att, CINTHIA MOURA

    ResponderExcluir
  104. Olá, Vanessa
    Chamo-me Paloma, faço ginastica localizada de 3 a 5 vezes por semana e musculação (só treino de perna)2 vezes por semana para hipertrofia. Posso tomar creatina?? Qual a maneira correta??
    Terei de fazer a saturação???
    Agradeço desde já atenção.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  105. Primeiramente parabéns pelo blog, tenho uma duvida sobre a creatina, faz 3 meses que eu faço academia meus instrutores me indicaram creatina, eu posso tomar mesmo com pouco tempo de academia?

    ResponderExcluir
  106. Olá Vanessa parabens pelo seu blog, meu nome é Guilherme, e tenho a seguinte duvida faço musculação e tomo creatina (ainda não tem um mês que estou tomando) gostaria de saber se a creatina deve ser suspensa depois de algum tempo, já vi casos de tomar dois meses e parar um mês, isso é necessário? ou posso continuar tomando sem me preocupar com essa pausa. Em relação ao consumo de agua existe uma quantidade exata para ser ingerida por dia?

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  107. Olá Vanessa!!!
    Muito bom seu blog... está de parabéns!!
    Há estudos condenando a fase de saturação e outros afirmam sua necessidade.Gostaria de saber a sua opinião sobre a fase de saturação da cretina. Vc é a favor ou contra??

    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  108. ola vanessa meu nome é lucas tenho 16 anos comprei a creatina,mas falam q no começo tem fazer saturaçao outros fala q nao é nessessario como tomar de uma maneira certa?

    ResponderExcluir
  109. Olá Vanessa!Parabéns pela competência!

    Me chamo Flávia, gostaria de saber por quanto tempo consecutivo posso estar tomando a creatina e quando parar,com quanto tempo posso voltar a tomar novamente?

    muito obrigada!

    ResponderExcluir
  110. ola tenho 65kg 24 anos 1.75m kero tomar creatina treino 4 a 5 vezes por semana comprei x.tream inko 150 capsulas ta tudo a 100 comigo quero ir ao maximo qual o maximo e qual o o liquido diario a ingerir?? obrigado ass: Ricardo

    ResponderExcluir
  111. Olá Vanessa , tudo bem ?
    Adorei seu texto sobre a creatina , excelente ,
    mas me resta uma dúvida .

    Fiz tratamento de acne por 8 meses com Isotretinoina pois tinha MUITA , entao comecei a fazer musculação junto com o tratamento . 1 mes após o tratamento comecei tomar whey protein da probiótica ( morango ), e ja começou aparecer um pouco de acne novamente , terminado o whey , tomei creatina universal e continuou a aparecer .To com um pouco de acne de novo até hoje , gostaria de saber dessa relação suplemento x acne como é .Obrigado

    ResponderExcluir
  112. Olá vanessa , td bem ? Minha dúvida nao apareceu na pág de comentários , te adcionei no msn para assim que você puder nós conversarmos .Obrigado

    ResponderExcluir
  113. ola vanEssa td bom se eu tomar creatina recupero minha massa muscular logo pois ja estou a algum tempo sem malhar valewww

    ResponderExcluir
  114. Oi Cinthia Moura!!!!
    Obrigada!

    Não há uma interação entre esses suplementos e medicamento. Mas, se você está iniciando as atividades aguarde um tempo para iniciar com a suplementação. E, claro, procure um profissional nutricionista para indicar a melhor suplementação para o seu caso.
    Att,
    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  115. Oi Paloma (30/jan/2011)

    Obrigada!
    Aconselho você procurar auxilio de um profissional habilitado para indicar a melhor maneira de consumir a suplementação. Os resultados aparecem pela somatória de treinos, descanso, alimentação e suplementação adequada, ok! A escolha da suplementação depende da intensidade do treino, da sua composição corporal, da sua alimentação, período de treino, tempo de treino etc.

    Att,
    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  116. Oi Fabricio! 31.01.2011
    Obrigada!

    Tempo de treino influência no tipo de suplementação a ser escolhida, mas não é a única variável a ser analisada. Aconselho você procurar auxilio de um profissional habilitado para indicar a melhor maneira de consumir a suplementação. Os resultados aparecem pela somatória de treinos, descanso, alimentação e suplementação adequada, ok! A escolha da suplementação depende da intensidade do treino, da sua composição corporal, da sua alimentação, período de treino, tempo de treino etc.

    Att,
    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  117. Oi Guilherme (05/fev/2011)

    Obrigada!
    Primeiramente, SEMPRE escolha creatina com selo de pureza - CREAPURE(R).
    Pode-se fazer ciclos de 3 meses, ok!
    Quantidade de água: cerca de 2 litros/dias + a água do treino.
    Att,
    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  118. Oi Marília (09/fev/2011)

    Obrigada!

    Depende de cada caso. Eu, geralmente, não indico a fase de saturação. Mas, por exemplo se a pessoa é vegetariana eu irei indicar já que esse público tem maior necessidade desse nutriente. Então, depende da necessidade individual da pessoa.
    Att,
    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  119. Oi Lucas (11/fev/2011)

    Obrigada!

    Aconselho você procurar auxilio de um profissional habilitado para indicar a melhor maneira de consumir a suplementação. A fase de saturação, como escrevi para Marília (resposta acima), depende de cada caso, ok.
    Att,
    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  120. Oi Flávia (18/fev/2011)

    Obrigada!
    Sempre aconselho você procurar auxilio de um profissional habilitado para indicar a melhor maneira de consumir a suplementação.
    Geralmente fazemos ciclos de 3 meses de consumo com um mês de pausa. Mas, REPITO, que DEPENDE DE CADA CASO.

    Att,
    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  121. Oi Ricardo (20/fev/2011)

    Obrigada pela visita.
    A quantidade de suplementação não depende somente do peso corporal mas sim da quantidade de massa muscular e outras variáveis.
    Att,
    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  122. oi vanessa tudo bom? meu nome é Tarciso...
    eu gostaria de sabe se a cafeina atrapalha o ciclo da creatina?
    boa tarde !

    ResponderExcluir
  123. Oi Raphael (21/fev/2011), obrigada pelos elogios.

    Já respondi a sua dúvida via msn, né! rsrs

    Att,
    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  124. Oi Anônimo (05/mar/2011), obrigada pela visita, mas da próxima vez, por favor, identifique-se.

    Se você treinava, parou e agora retornou, o retorno da sua massa muscular "perdida" será mais rápido do que antes. A creatina pode ajudá-lo, mas por ser uma suplementação aconselho você procurar auxilio de um profissional habilitado para indicar a melhor maneira de consumir.
    Att,
    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  125. Olá Vanessa, tudo bem?
    Gostaria de saber se a creatina deve ser tomada antes, após ou antes e depois dos treinos?
    Outra pergunta: Eu posso tomar com outros suplementos tipo PACKs e malto? Como faço essa combinação?
    Obrigado.
    Gustavo

    ResponderExcluir
  126. Oi Gustavo!

    A creatina pode ser consumida tanto antes quanto após, e também pode ser associada com outros suplementos, tudo depende do objetivo, intensidade de treino, alimentação, necessidades etc.

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  127. Olá Vanessa!
    Então...tenho 27 anos 73 Kg,1,83m. Com o objetivo de hipertrofia muscular, pretendo fazer atividade anaeróbica durante 1h ;1:30h diariamente, pela manhã. Como vc sugere tomar a creatina?
    Obrigado
    Att

    ResponderExcluir
  128. Oi Gustavo!

    Nesse caso pode consumir antes e logo após o término do treino.

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  129. Olá, me chamo Bianca, estou malhando a 6 meses, e agora estou no 7° mes. Bom meu instrutor me passou essa creatina, devido eu ser um pouco magra, tenho dificuldades para me alimentar, não sinto fome, e tbm sempre esqueço de tomar água.só q tenho uma duvida, eu tenho problema de retenção de liquido na perna esquerda, descobir a pouco tempo q tenho insuficiencia linfatica na perna esquerda, o q ocorre inchaço as vezes, e a creatina retem liquido, será que isso não ia me prejudicar mais ainda?

    ResponderExcluir
  130. ola wanessa ,tenho 1.54 de altura e 54kg e tenho mt tendencia a engordar ,faco dieta e malho pesado de manha ,so que nao defino mt,e eu queria beber a creatina e queria saber qual quantidade eu posso tomar,ja que ja bebo bcaa e whey ....me ajuda

    ResponderExcluir
  131. ola vanessa tudo bem? eu malho ja faz um ano estava tomando massa, so que ela engorda um pouco tipo assim deu um pouco de barriga, vou mudar pra creatina, queria saber se a creatina tem menos problema em relação a isso, tava pensando em associar com o uso de oleo de cártomo pra queimar gordura o que vc acha? seria uma boa?

    ResponderExcluir
  132. Olá vanessa,
    tomo creatina logo após o treino da tarde
    com carboidratos..Me dá resultados bons,só que após um tempo começa afetar meu estomago,muita azia. A creatina sobrecarrega muito o estomago??
    Há alguma dica,outra forma de tomar que melhore isso??

    ResponderExcluir
  133. oi vanessa tudo bem? olha só agora ja tem uma semana que estou tomando creatina passei pela fase de saturação, ja senti os resultados e são bons, mas ainda fica aquela pergunta que te fiz aí em cima seria uma boa eu tomar oleo de cártamo para queima de gordura? desde já agradeço..

    ResponderExcluir
  134. Mário Luiz-
    Oi vanessa , Obrigado por audar os atletas aqui no seu blog!

    Vanessa estou tomando creatina tem um mês com proteínas , tenho conseguido resukltados incríveis ,em definição e explosão,só que tem um problema tomo muito café dizem que corta efeito, mas para te falar a verdade eu não senti absolutamente nada de errado , só que as vezes me causam diarréia e guardo o medidor em local Higiênico, vc sabe me dizer o que está acontecendo ?por eu tanta diarréia?Obrigado por sua atenção e agradeço pelo seu grande profissionalismo.

    ResponderExcluir
  135. tenho 78kg como devo tomar creatina,quantidade?

    ResponderExcluir
  136. Oi Bianca - 26.mar.2011!
    Obrigada pela visita!

    A primeira orientação que eu digo para você é comer a cada 3 horas. A suplementação complementa e não substitui a sua alimentação. Consuma água!!!!!!!!!!! Independente de consumir ou não a creatina o nosso corpo PRECISA de ÁGUA para funcionar corretamente.
    Quanto a retenção: a creatina PURA retém líquido dentro da célula o que não causará males no seu caso, mas como a suplementação sempre é individualizada para obter bons resultados procure um profissional habilitado!

    Att,
    Vanessa Lobato
    nutricionista

    ResponderExcluir
  137. Oi Luanna - 29.mar.2011!
    Obrigada pela visita!

    A suplementação sempre é individualizada! Aconselho você procurar um profissional habilitado para melhor orientá-la!

    Att,
    Vanessa Lobato
    nutricionista

    ResponderExcluir
  138. Oi Luiz - 31.mar.2011!
    Obrigada pela visita!

    Não há problema de associar o óleo de cártamo a creatina. Mas, para saber se para o seu caso é mais indicado é necessário uma avaliação, já que a suplementação sempre é individualizada! Procure um profissional habilitado!

    Att,
    Vanessa Lobato
    nutricionista

    ResponderExcluir
  139. Oi Felipe - 05.abr.2011!
    Obrigada pela visita!

    A creatina pura não causa desconforto no estômago, ok! A não ser que você já tenha essa sensibilidade! Caso já tiver,procure um profissional paraajudá-lo.

    Att,
    Vanessa Lobato
    nutricionista

    ResponderExcluir
  140. Oi Mário Luiz - 20.abr.2011!
    Obrigada pela visita e pelos elogios!

    Mário, tem que investigar o que pode está causando esse desconforto em você! Se é realmente a creatina, ou se não é o excesso de café - que é estimulante, ou se é o tipo de proteína que para o seu caso irrita o intestino. pode ser vários fatores que tem que ser investigados, ok!

    Att,
    Vanessa Lobato
    nutricionista

    ResponderExcluir
  141. Alexandre - 02/maio/2011: DEPENDE, DEPENDE E DEPENDE DE VÁAAAARIOS FATORES!!!!!

    Procure um profissional habilitado para melhor orientá-lo, ok!

    Abraços,
    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  142. Bom dia Vanessa, gostaria de obter informações acerca de suplementação, tenho 1.63 m e 47 kg, minha alimentação é bem precária, resume-se em Café da manhã: Aveia, leite e mel;
    Lanche: Café preto e 2 fatias de pão integral
    Almoço: Arroz, feijão e alguma carne;
    Jantar: Miojo ou sopa.

    ResponderExcluir
  143. Continuação...
    Ante esta situação, procurei um endocrinologista o qual me receitou uma formula excelente composta por Oxandrolona 8.0g / Ciproheptamina 1,5g / Alamina 100g.
    O resultado foi perfeito, consegui 13 kg em 3 meses de uso, contudo, estou sofrendo com as acnes, logo minha dermatologista suspendeu o consumo.

    ResponderExcluir
  144. Continuação...
    Por este motivo, fui orientada por um amigo a tomar dextrose, albumina e Wey Protein após o treino, BCCA antes do treino e Creatina.
    Contudo, ante minha experiência com a oxandrolona estou receosa em tomar todos esses suplementos e aumentar minhas acnes.
    E a possibilidade de surgirem outros efeitos colaterais, estou tentando uma consulta com uma nutricionista, entretanto, só consegui agendar para daqui a dois meses.

    Grata Camila.

    ResponderExcluir
  145. Oi Camila!
    Obrigada pela visita!!!!

    Bem, a fórmula causou acne devido a presença de hormônio masculino o que causou características androgênicas em você.
    A suplementação não tem essa característica, apenas aconselho a consumir boas marcas de suplementação para evitar efeitos negativos, ok!

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  146. Oi Vanessa
    Parabéns pelo Blog!
    Espero que possa me ajudar...
    Tenho as duas arritmias cardíacas(bradicardia e taquicardia). Tomo 100 mg de atenolol de manhã e 100 mg a noite. Meu médico mandou eu fazer musculação e exercícios aeróbicos... tenho que perder 5 kg e tb fazer o fortalecimento dos músculos. Meu primo toma creatina e me aconselhou a tomar tb... Me mostrou uma matéria dizendo que a creatina beneficia o coração. Queria saber se realmente é verdade, se posso tomar e como tomar...
    Obrigado e aguardo ansiosa seu retorno...

    Beeeeijo;*

    ResponderExcluir
  147. Oi Dany! Obrigada pela visita e pelo elogio!

    A creatina realmente ajuda no sistema cardíaco. Mas, para saber se para você é mais aconselhável a creatina ou outro suplemento é necessário uma avaliação, por isso aconselho você procurar um profissional nutricionista esportista para melhor aconselhá-la sobre o assunto, ok!

    Para ter resultados no emagrecimento é imprescindível uma alimentação equilibrada e pratica esportiva. A suplementação é um adicional que ajuda em alguns casos.
    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  148. ola , tudo bom ?
    tenho 15 anos , to malhando a um certo tempinho , ja tomei animal pak , n deu resultado ,a creatina da resultados bons e rápidos , porem dizem que da espinha é verdade ?
    desde ja agradeço .

    ResponderExcluir
  149. Oi Loyre!!!!

    Estou bem sim, obrigada! ;)
    Bem, a creatina pura não causa acne, ok!

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  150. dona vanessa lobato

    vc esqueceu de manda toma 2 a 3 litro de agua.

    ______________________________________________

    e creatine e bom toma depois do exercicio

    tenho 50 anos sempre tomei creatine e glumatmin

    e tenho um corpo de 18 anos pode acredita

    meu site esse e depois vc me da opiniao.

    http://www.facebook.com/elsonsantana

    ResponderExcluir
  151. OI TUDO BOM? EU TENHO UMA DÚVIDA, EU TOMO CREATINA DA UNIVESAL VAI FAZER 2 MESES , SÓ QUE DAQUI A 1 MES TEREI QUE FAZER EXAME DE CREATININA, SABE ME DIZER SE ACUSA NO EXAME SE DEVO PARAR DE TOMAR A CREATINA, ALGUMA DICA SOBRE PARA QUE EU NÃO ME PREJUDIQUE NA HORA DE FAZER O EXAME!!!

    ResponderExcluir
  152. Boa noite, dra. Eu sou o Well. Parabéns pelo site. Eu pretendo ganhar massa magra. Eu gostaria de saber se posso tomar creatina(3g) + malto + BCAA antes do treino e tomar malto + albumina + BCAA depois do treino para hipertrofia. Isso apenas nos dias de treino que são 3X/semana. Meus exames de sangue (lipidograma, hemograma, ácido úrico, glicose, etc) e urina estão ok, ou seja, minha saúde está ótima. Eu tenho 1.72m e peso 58kg. Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
  153. Adorei sua materia, agora gostaria de saber qual
    é o melhor suplemento para tomar com creatina,
    bjuss.

    ResponderExcluir
  154. olá, eu treino segunda, quarta e sexta. Tomo a crea no pós com whey e dextrose. Eu tomava só nos dias que treinava, mas meu personal falou que devo tomar todos os dias, a mesma dosagem,5g. Eu queria saber nos dias que não treino, qual o melhor horário para tomar a creatina, e se pode tomar com sucos, pois com a água não desce mto bem, obrigado!

    ResponderExcluir
  155. Peeeeeeeeeeeeerfeito Elson!!!!

    ÁGUA
    ÁGUA
    ÁGUA
    ÁGUA
    ÁGUA
    ÁGUA
    ÁGUA
    ÁGUA
    ÁGUA
    ÁGUA
    Já o add no face!!

    ResponderExcluir
  156. Oi Vinicius!!!!

    Bem, pode haver alteração nos níveis da Creatinina, mas não que isso significará alguma disfunção renal.
    A análise da função renal não é realidade somente através da creatinina, ok!
    Mas, caso não queira correr o risco de alterações, interrompa o consumo uma semana antes do exame.

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  157. Oi Well!
    Obrigada pela visita e pelos elogios!

    Bem, existem várias maneiras diferentes de usar a suplementação.
    Aconselho você procurar um nutricionista esportivo para melhor aconselhá-lo quanto a melhor maneira de consumir para respeitar a sua individualidade, ok!
    Mas, digo que você pode sim tentar consumir dessa maneira que você sugeriu!

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  158. Oi DC!!!!

    A maneira e a quantidade de consumo da creatina depende de vários fatores, ok!
    Não há problema de consumir nos outros dias sem treino. E pode ser consumida com suco.

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  159. Meu nome é Felippe, tenho 21 anos, e desde os meus 18 anos nunca deixei de fazer atividade física (ou é natação, ou academia, ou muay thai...) mas nunca consumi nenhum tipo de suplemento alimentar (com exceção do whey protein, nos ultimos 3 meses). Enfim, agora que estou fazendo 2x na semana musculação e 3x na semana muay thai, compre WHEN PROTEIN, CREATINA E BCAA. Assim, decidi fazer o seguinte (já que cada um professor e proficional que vende o produto fala uma coisa):

    Tomar 5x na semana:
    - antes do treino: 3g de BCAA + 5g de creatina + 30g de dextrose e + 200ml de água;
    - pós treino: 1g de BCAA + aprox. 40g de whey protein e + 200ml de leite.

    PERGUNTAS:
    - O que você acha dessa quantidade que irei começar a ingerir de creatina todos os dias? pouco ou muito?
    - Você acha que eu deveria aumentar a quantidade na primeira semana e depois ir diminuindo aos poucos? Quanto?
    - Quando devo parar de ingerir creatina pura? voce especificu no seu artigo depois de 4 semanas. Mas ai eu paro (zero consumo dela) e volto a consumir quando?

    Pro fim, meu objetivo do uso dos suplementos: Ganho de massa muscular magra (tenho hipertrofia) - tenho 1,77m, 21 anos e uns 69 kg.

    Vlw, att, Felippe

    OBS.: consulta online (hahahaha)

    ResponderExcluir
  160. oi tudo beim meu nome é wellington
    entaum eu queria saber se a creatina retem o liquido do corpo mesmo e como ela age no organismo e se ela retem liquido quanto tempo ela demora pra areter é na hora do treino na hora que a gente toma ou na hora da recuperação dos musculos em muito obrigado pelA ATENÇÃO .

    ResponderExcluir
  161. Felippe, obrigada pela visita!

    Quantidades: é algo individual e depende de váaaarios fatores, ok!

    Associações: Ao invés de consumir os BCAA após o treino consuma depois, já que o Whey protein é RICO em bcaa.
    Dilua o whey em água ao invés de diluir com leite.
    Creatina: não há a necessidade de sobrecarga. PODE consumir por 4 semanas, parar duas e voltar a consumir por mais quatro semanas.

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  162. Oi Wellington!!!

    A retenção de líquido causada pela creatina é dentro da célula e é causada pelo estímulo do treino, ok!!!!!

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  163. Boa noite Vanessa.
    Meu nome é Armando
    Estou visitando pela primeira vez o seu blog, e estou gostando muito, realmente você é muito simpática.
    Já malho a muitos anos, mas, parei por um tempo e retornei ha alguns meses, comprei creatina e malto dextrina, e gostaria de saber qual o melhor horário de ingerir a mistura antes ou depois dos treinos, pois li que antes não resolve muita coisa e depois também, aí fiquei na duvida, o que você sugere.
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  164. consigo aumentar a retenção de líquidos com a creatina consumindo menos água?

    att
    cezar

    ResponderExcluir
  165. Boa Noite Vanessa....
    Seu blog realmente contém informações muito interessantes...Parabéns!
    Uma dúvida quanto ao periodo de "loading"....Isso realmente é necessário?
    Encontrei pessoas com diferente opiniões.
    Não quero ficar inchado!!!!
    Muito Obrigado

    ResponderExcluir
  166. boa tarde Vanessa! Ja tomei creatina e whey protein juntos, será que por isso me encheu de espinhas?! Gostaria que vc me dissesse o que eu tomo p me dar mais energia e o aumento de massa muscula mais eficacio, pois estou malhando as 06:00am pois trabalho. então o sono e inevitavel ne?
    :/

    ResponderExcluir
  167. Ola,
    em primeiro lugar,
    parabens pelo blog,
    gostei muito!
    Meu Nome é Davyd e estou
    prestes a fazer um concurso
    para Polícia Militar e em umas
    das fases do concurso, se pede
    exame de creatinina, e atualmente estou
    tomando creatina pura como suplemantação,
    isso poderia me complicar no resultado do exame?

    Agradeço desde já.
    (:

    ResponderExcluir
  168. bom dia vanessa, eu queria muito tomar creatina para aumento de massa muscular, tenhu 17 anos e ja faço academia a 1 ano sem tomar nenhum tipo de suplemento, mas fiquei sabendo que creatina causa espinhas, isso é verdade ?

    Muito bom o post, Obrigado , abraços :D

    ResponderExcluir
  169. Ola vanessa adicionei voce em meu msn
    espero que possa me aceitar
    adorei seu blog.
    sua ajuda é muito valida :D

    BJSSS E SUCESSO

    Ass:Leo

    ResponderExcluir
  170. Bom dia Vanessa, Parabens pelo blog
    Estou prestes a começar a fazer academia e tive indicações para tomar a creatina, mas tem um problema, tenho uma inflamação no intestino e faço um controle. Será que tomando a creatina junto com esse medicamento me trará problemas mais serios no futuro?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  171. Boa noite Vanessa, muito bom mesmo o seu blog !
    minha duvida em relação ao seguinte creatina dá celulite no homem ? Existe algum cuidado especifico para tomar ?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  172. Olá Armando!!! 26/07/2011

    Obrigada!

    Sugiro procuro um profissional habilitado para indicar a melhor maneira e quantidade da suplementação que atenda as suas necessidades.
    Eu, na maioria das vezes, indico o consumo após, mas depende de vários fatores.

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  173. Olá Cezar!!! 03/08/2011

    Não entendi a pergunta!
    Pode reformula-la, por favor?
    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  174. Olá Junior!!! 09/08/2011

    Obrigada!!!
    DEPEEEEEEENDE!!! Ainda é usado, mas têm estudos que demonstram que não há mais a necessidade.

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  175. Olá Anônimo!!! 17/08/2011

    A associação não causaria acne.

    Depeeeeeeeeende!!! Procure um profissional habilitado para ajudar a atender AS SUAS necessidades específicas, ok!
    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  176. Olá Davyd!!! 28/08/2011
    Obrigaaaaada!!!

    Pode aparecer no exame de creatinina, ok! Mas isso não será um indicador de problema renal, ok!

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  177. Olá Anônimo!!! 06/09/2011
    A creatina pura não!

    Mas procure um profissional habilitado para indicar a melhor suplementação que atenda as suas necessidades.
    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  178. Olá Leo!!! 20/09/2011
    Está adc.
    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  179. Olá Anônimo!!! 20/09/2011

    Obrigada!
    Procure um profissional habilitado para indicar a melhor suplementação que atenda as suas necessidades.
    Não sei qual é a inflamação, nem as suas necessidades, por isso não posso ajudá-lo, ok! ;)
    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  180. Olá Anônimo!!! 28/09/2011

    Não. Nem no home nem na mulher, já que a celulite é um processo inflamatório.
    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  181. Ola vanessa,
    tava passando pela net procurando informações sobre este assunto ae achei esse blog!
    bom achei ótimo e bem explicado.
    queria uma dica, eu malho a algum tempo, jah cheguei a tomar creatina, mais não foi muito proveitoso!
    sou um pouco magro, tenho 1.87, uns 74 kg.
    meu objetivo é hipertrofia, ganho de massa muscular. queria saber como deveria fazer o uso da creatina, desde a saturação da mesma como manutenção. e os melhores horários de quando tomar no dia!

    desde jah agradeço muito Vanessa!
    beijos

    ResponderExcluir
  182. Olá Gustava, tudo bem?!
    Muito obrigada!

    Então Gustavo as sugestões de consumo estão no tetxo, algo a mais é necessário de uma avaliação completa para ver A SUA NECESSIDADE, ok!
    Procure um profissional para melhor orientá-lo, ok!
    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  183. Oi Vanessa! Entendi que a creatina deve ser associada a carboidrato. Pode ser com uma fatia de pão, ou ter que ser proveniente de bebida, tipo suco?
    Obrigada,
    Nadia

    ResponderExcluir
  184. Boa tarde Vanessa.
    Minha duvida é a seguinte:
    Minha noiva faz musculaçao e tem problema na valvula do coraçao. Gostaria de saber se a creatina ter algum efeito negativo em relaçao ao problema que ela tem. Com relaçao a musculaçao, o medico disse que ela pode fazer exercicios fisicos normalmente. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  185. ola, kem tem a pressao alta pode fazer uso da creatina?

    ResponderExcluir
  186. gostaria de saber se eu tomar cobavital irei sentir fome pois como a força todo dia por não sentir fome e nem vontade de comer nada,não quero engordar mas gostaria de comer por prazer e não obrigada isso esta me deixando depressiva e com pânico já fui em vários especialistas e nada estou desesperada me ajude,preciso ter fome para me alimentar...danielle de andrade

    ResponderExcluir
  187. Olá Vanessa,

    Sou muito magro e irei começar a utilizar a creatina universal. Gostaria de saber qual suplemento combinar para ter uma maior absorção da creatina pelo organismo. Seria malto? dextrose? ou seria desnecessário?
    Por mais que vc não tenha certeza da resposta pelo menos diga o que vc acha, ok? ;)
    Aproveito para agradecer e parabenizar pelo excelente blog.

    ResponderExcluir
  188. Oi Nadia! 12/10/11

    É preferível carboidratos de rápida absorção,preferivelmente líquido, nesse caso.
    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  189. Olá Antonio Cesar 14/10/11!

    Bem, quanto ao problema não há associação negativa, mas aconselho a procura de um profissional para acompanhar o caso.

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  190. Olá Anônimo 14/10/11!

    Pode consumir, mas procure um profissional nutricionista esportivo para melhor orientar qual, quanto e quando consumir a creatina, ok.
    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  191. Olá Anônimo 14/10/11!

    Obrigada!!!!

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  192. Olá Danielle de Andrade 14/10/11!

    Obrigada pela visita!!! Infelizmente, não há a possibilidade de ajudá-la sem uma avaliação. Procure um profissional para ajudá-la, ok!
    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  193. Olá Wellington 14/10/11!

    A associação da creatina com carbo acelera e melhora a entrada da creatina, MAS ISSO NÃO QUER DIZER que se não associar com carbo a absorção não ocorrerá!
    Pode associar com maltodextrina, ok!!!!

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  194. Olá Vanessa,

    Meu nome é Daniele
    Estou treinando há 2 meses e quero começar a tomar creatina, gostaria de saber se o uso da creatina aumenta a celulite?

    ResponderExcluir
  195. Olá Vanessa.

    Queria saber se tem uma hora certo para fazer uso da creatina, tipo; eu malho ha algum tempo, mais parando, rs mais to malhando a uns 4 meses seguido. ae queria saber se poderia fazer uso nomal da creatina e se o ciclo de crea é mesmo necessário!
    beijos e ate mais!

    ResponderExcluir
  196. Olá Daniele!!!

    Não aumenta ok! Celulite é um processo inflamatório, a creatina não interfere nisso.

    Att,
    Van nutir

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Colágeno e Firmeza da pele

ATUALIZADO EM 18/maio/2016 O que é colágeno? Colágeno é uma proteína (Proteína é o "coletivo" de aminoácidos) que tem como função principal dar estrutura, sustentação celular, sendo componente de pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões. Os aminoácidos que formam o colágeno na sua grande maioria são: lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina. Mas, também contêm na sua cadeia os outros 17 aminoácidos, porém em quantidades reduzidas. Nosso corpo sintetiza vários tipos de colágeno, porque esse compõe várias partes do corpo como a matriz orgânica dos ossos, os tecidos conjuntivos de todos os nossos ligamentos (tendões), constitui também a pele, o cabelo, o sangue e os vasos sanguíneos. Para cada local o corpo sintetiza um tipo de colágeno diferente. Tipos de colágeno: TIPO Funções I Este é o colágeno mais abundante do corpo humano. Está presente no tecido cicatricial, o produto final quando tecido cicatriza por reparação. Pode ser encontrada nos tendões,

Probióticos, como consumir?

Em postagens anteriores deixei bem claro a importância em consumir probióticos, mas onde podemos encontrá-los? Segue um informativo abaixo com todas essas informações: Veja mais informações sobre os probióticos: Atualizações sobre probióticos: http://www.vanessalobato.com/2017/10/probioticos-atualizacoes.html Cepas específicas para problemas específicos: http://www.vanessalobato.com/2017/10/probioticos-especificos-para-cada.html Infográfico sobre os benefícios dos probióticos:   http://www.vanessalobato.com/2017/10/infografico-probiotico-beneficios.html  Informações sobre probióticos: http://www.vanessalobato.com/2012/05/probioticos.html Importância do intestino: http://www.vanessalobato.com/2009/06/voce-sabia-que-o-nosso-intestino-e.html Att Van nutri Nutricionista clínica esportiva Vanessa Lobato

Atualizações sobre PROBIÓTICOS!

Probióticos São microorganismos vivos que numa quantidade controlada causam benefícios ao nosso organismo. FUNÇÕES Hoje sabemos que para cada tipo de problema temos uma cepa de probióticos específica, veja o link aqui . Uma microbiota saudável – com vários microorganismos benéficos, ajuda na produção de antibióticos e antifúngicos; tem ação competitiva contra microorganismos patogênicos; ajuda na constipação por estimular os movimentos peristálticos no sistema digestório; estimula o nosso sistema imunológico; Metaboliza alguns medicamentos, hormônios, carcinógenos; além de serem essenciais na síntese de vitaminas do complexo B e da vitamina K no intestino; Bem, são vários os benefícios, por isso atualmente houve um aumento no número de produtos que disponibilizam esses probióticos na nossa alimentação. É importante para a manutenção de uma boa microbiota o consumo de prebióticos que são fibras!  P resentes nos legumes e nas verduras e frutas, que alimentam as nossa