Pular para o conteúdo principal

Camellia Sinensis e a sua diversidade de infusões – Grupo dos chás das “cores”...


No Brasil cada vez mais está aumentando o número de pessoas que consomem chás. Esses têm propriedades terapêuticas que justifica esse aumento como é o caso dos chás derivados da folha Camellia Sinensis.
O primeiro chá que os brasileiros conheceram dessa folha foi o chá preto, depois veio o oolong, o verde, o
branco, o vermelho e agora o mais recente o AMARELO. Mas, porque tanta gente quer consumir as infusões derivadas dessa folha?

O que justifica é a presença, principalmente, das catequinas.
Catequinas: É um polifenól com potente ação antioxidante e antiinflamatória. Portanto, o consumo dessa substância oferece diversos efeitos protetores ao organismo, devido a redução do processo inflamatório de uma maneira geral, auxiliando na prevenção do desenvolvimento de doenças crônicas como o câncer, diabetes e doenças cardiovasculares, além de poder auxiliar na perda de peso (devido ao seu efeito termogênico comprovado), quando associado a outras mudanças na alimentação e hábitos de vida.

Mas, se todos vêm da mesma folha, quais as diferenças entre eles?A diferença está no processo químico de oxidação e no momento da colheita, veja abaixo mais detalhes:
  • CHÁ PRETO:É produzido a partir da fermentação total da folha e depois é aquecido e seco.Nesse processo ocorre oxidação total (perda) das catequinas, que são transformadas em teaflavinas e toarubiginas.
    A capacidade antioxidante total das infusões de chá preto é semelhante a do chá verde mostrando que as teaflavinas são tão eficientes como as catequinas.
  • CHÁ OOLONG:
    É um intermediário entre os tipos verde e preto, sendo produzido por aquecimento por ar por 1 a 2 horas.
    Tem uma boa quantidade de catequinas
  • CHÁ VERDE:O processo de fermentação ocorre logo após a colheita e secagem para que sejam inativadas as enzimas que degradam as catequinas.É o chá que mais têm comprovações científicas de benefícios do consumo.
  • CHÁ BRANCO:
    É colhido quando as folhas ainda estão bem jovens. É denominado chá "branco" porque é produzido a partir dos brotos da planta, que estão cobertos com os chamados "cabelos brancos prateados". Esse processo ocorre apenas uma vez por ano, assim a colheita é realizada UMA vez por ano.
    É suposto que, por ser obtido das folhas mais jovens da Camellia Sinensis, apresentam maior concentração de catequinas, garantindo assim um maior efeito benéfico.
  • CHÁ VERMELHO:Passa por um processo de fermentação longo, que o torna diferente do chá verde em diversos aspectos, porém ainda não temos comprovado cientificamente quais as substâncias presentes neste chá e suas concentrações que serão responsáveis pelo efeito benéfico.
  • CHÁ AMARELO:
    O processo de secagem é similar ao chá verde, mas com uma fase mais curta para secar. O processo de fazer um bom chá amarelo é tedioso e toma muito tempo. É o menos produzido e provavelmente o menos conhecido dos chás. É mais fácil para os agricultores de chá simplesmente fazer chá verde, que é o mais comercializável. Embora não tão prestigiado e caro como o chá branco o chá amarelo para os dias de hoje é muito raro, mesmo na China. As folhas de chá são colhidas como folhas destinadas a tornarem-se chá verde e são secas da mesma forma.
    Assim como o vermelho, ainda não existem estudos científicos que determinaram as concentrações das substâncias presentes nesse chá, portanto, não podemos dizer ao certo quais são os seus benefícios em relação ao chá verde e ao chá branco.
    Curiosidade: Existem dois tipos de chá que são chamados de "chá amarelo": O primeiro é o verdadeiro chá amarelo, que é amarelo na aparência e é feito especificamente para remover o sabor de ervas do chá verde. O outro "chá amarelo" são os diferentes chás que foram pagos ao imperador chinês como tributo a cada ano pelos camponeses. Amarelo era a cor real e todo o chá que foi pago a título deste tributo (uma forma de imposto real), foi popularmente chamado de "chá amarelo", uma vez que basicamente foi para encher as lojas da família real. No entanto, esses chás não eram de cor amarela e não são interessantes para os nossos propósitos - http://www.amigosdocha.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=24&Itemid=28.

IMPORTANTE: os benefícios dos chás provenientes das folhas da Camellia Sinensis foram diagnosticados das folhas colhidas em solo Chinês! Assim, para garantir esses benefícios devemos consumir chás com essa origem.
Pergunto: Como um chá que é colhido UMA vez por ano, ou outro que é muito pouco produzido está tão presente no mercado brasileiro?

Voltando...
Perguntas e Respostas sobre as infusões:
  • Há contra indicação?
    Devem ser consumidos com cautela ou evitados por pessoas que sofrem de insônia, nesse caso consumir o chá até as 17h para não atrapalhar o sono;
    São contra-indicados para hipertensos, gestantes e lactantes, pois contêm cafeína, que eleva a pressão arterial;
    Pessoas com deficiência de ferro no organismo, pois contêm tanino, que inibe a absorção desse mineral;
    O consumo exagerado (acima de quatro xícaras por dia) pode causar sintomas como taquicardia, náusea, dor de cabeça e problemas gastrintestinais;
  • Qual temperatura ideal para tomar os chás?
    Não existe uma temperatura ideal, mas aconselhamos consumi-lo logo após o preparo. Mas, como é difícil preparar o chá várias vezes durante o dia, os chás podem ser preparados em uma quantidade suficiente para ser ingerido ao longo do dia. Porém, é importante lembrar que ele nunca deve ser reaquecido. Caso a preferência seja de seu consumo quente, é interessante que ele seja consumido então logo após o seu preparo.
    Mais importante que a temperatura para consumo é a maneira que esse chá foi preparado.
    Coloque a água para ferver e assim que surgirem as primeiras bolhas de ar (antes de começar para valer o processo de ebulição), apague o fogo. Acrescente a erva (o ideal são 2 colheres de sopa para 1 litro de água, mas comece com apenas 1 colher, pelo menos até você se acostumar com o sabor do chá) e abafe por 2 ou 3 minutos. Depois é só coar e tomar.
  • Adoçar ou Não adoçar?
    Quando o consumo do chá é com intuito de ter uma ação terapêutica, recomendamos não adoçá-lo.
    Uma dica para suavizar o sabor amargo do chá branco você pode combiná-lo com cidreira, hortelã, erva-doce, casca de frutas (abacaxi ou manga) ou maçã seca. Ou até mesmo acrescentar pauzinhos de canela e cravo da índia.
  • Chás em saquinho ou A granel?
    Os chás em saquinhos podem conter um alto risco de contaminação e ainda não contêm em quantidades adequadas os compostos bioativos que exercem os efeitos benéficos à saúde. Portanto, é importante sempre preferir preparar os chás a partir de suas folhas, desde que sejam de procedência conhecida, com qualidade garantida, assim estaremos garantindo que será consumido um chá que irá promover os efeitos benéficos desejados.

Bem, essas são algumas infomações sobre as infusões das folhas da Camellia Sinensis!
Lembre-se, o consumo de infusões deve ser consciente. O sucesso dos benefícios é dependente da fonte da matéria-prima, do cuidado na colheita, no transporte, no preparo e no modo de consumo, certo!

Atenciosamente,

Att,
Van nutri

Vanessa Lobato Nutricionista Esportiva
#Nutrição Esportiva

Comentários

  1. Você conhece alguma loja que venda em São Paulo? Abs.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Bem, em São Paulo várias lojas vendem, mas um ótimo lugar para adquirir esses chás é na Liberdade, pois lá, em alguns locais, é vendido as ervas provenientes do próprio Oriente, ok!

    Att,
    Vanessa Alves lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  3. Pilulas de chá verde são recomendadas? Os efeitos são os mesmos?!

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Bem, as pílulas de chá verde na grande maioria das vezes são cápsulas com o extrato da erva, assim contém uma maior concentração do princípio ativo. Por isso, tenha cuidado na quantidade de consumo. Esse suplemento por ter a mesma ação da infusão, porém mais potente, é recomendado quando a pessoa não tem a possibilidade de consumir a infusão durante o dia ou quando queremos uma grande quantidade dos princípios ativos da erva.
    Att,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  5. Sou lactante, minha filha tem oito meses,não tenho problemas de pressão arterial.Caso eu venha ingerir o chá vermelho, ele pode prejudicar minha filha em alguma coisa.obrigada

    ResponderExcluir
  6. Olá!!!!

    Consumindo esse chá em baixa quantidade, até 4 xícaras da infusão por dia, não haverá problemas!
    Caso consumir os chás verde/branco/vermelho tente não aumentar muito o consumo de café ára não aumentar o consumo da cafeína, ok!

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  7. OLA MEU NOME É ISAC. TENHO 37 ANOS...

    Estou pensando em tomar um rémedio chamado SIBUTRAMINA, vc me recomendaria? No bairro da liberdade, eu encontro o verdadeiro cha amarelo.? quero perder barriga!!! obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Olá Isac!!!

    Quanto ao medicamento você precisará de um médico para recomendá-lo para você, ok! Nutricionista, não pode prescrever medicamentos, apenas suplementos...

    Quanto ao cha amararelo: sim, esse é encontrado na liberdade.

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  9. Olá eu gostaria de saber qual a melhor marca para o chá amarelo em cápsulas?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Nossa! Vou me pegou Rosangela rsrsrsrs

    Uma marca que eu confio é a Sanavita. Inclusive na formulação deles contém citrus auriatium outro bioativo que ajuda muito no processo de emagrecimento. Mas, nesse contém maltodextrina (carboidrato!).

    Mas, se quiser um conselho: prefira o chá verde! Ou a infusão da erva, tipo da marca yamamotoyama OU em cápsulas: chá verde da vita vita, ok!
    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  11. Olá Vanessa
    Estou tomando chá amarelo em capsulas ás uns 3 meses - não consigo ingerir chá em infusão - pago $10 por 60 capsulas de 500mg - mas estou preocupada quanto á procedencia desse medicamento. Como faço para saber se esse produto foi aprovado pela anvisa, na embalagem fala q foi produzido pela pró-ervas.
    Att,

    ResponderExcluir
  12. Olá!!!
    Verifique na embalagem se há registro no Ministério da Agricultura ou na Anvisa, é obrigatório essa descrição na embalagem, ok!

    Att,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  13. Ola estou tomando um composto de citrin extract, cassiolanima, camelia sinensis e tamarindus pra emagracer.Faz uma semana e tenho notado que minha ansiedade por comida tem dimunuido. Me de mais informações sobre esses componentes. Qual seu parecer como nutricionista?

    ResponderExcluir
  14. Olá!!!

    Resuminho sobre os compostos:
    Citrin extract: é um inibidor da síntese de gorduras;
    Cassialamina: inibe a digestão
    de gorduras e consequentemente a absorção dessas;
    Camelia Sinensis: diurético, auxiliar na
    eliminação de gordura;
    Tamarindus: laxativo

    É um suplemento que auxilia em vários aspectos da metabolização da gordura, desde a absorção até ao aumento do gasto desse nutriente.
    É um bom suplemento, quando usado corretamente. Mas, deve ter um acompanhamento já que a absorção de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) será reduzida pela ação do suplemento que reduz a absorção de gorduras. E tem que ter um cuidado especial pelo componente laxativo! Que irrita o seu intestino. Esse órgão é muuuito importante: http://nutrivanessalobato.blogspot.com/2009/06/voce-sabia-que-o-nosso-intestino-e.html

    Espero ter ajudado.
    Att,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  15. Foi muito bom saber seu ponto de vista. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  16. tomei 1 litro de cha amarelo misturado com cha vermelho estou sentindo um desconforto abdominal horrivel oque eu faço obrigada sandra

    ResponderExcluir
  17. Prezada Vanessa,
    Gostaria de saber sua opinião sobre o Chá Amarelo em capsulas da Vitalab. No rótulo informa a isenção de registro no Ministério da Sáude e também na informação nutricional informa que não há quantidades significativas de carboidratos e valor energético. Estou consumindo um produto eficaz e confiável? Obrigada, Silvia

    ResponderExcluir
  18. Silvia, é difícil dizer algo, pois não conheço a procedência desse chá amarelo.
    Posso dizer que quanto a isenção de registro, é normal, tanto quanto não ter carboidratos e calorias por ser um fitoterápico.
    Não sei te dizer se a marca é boa, pois não tenho laudos do suplemento.
    Você sentiu alguma diferença após iniciar o consumo?

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  19. Prezada Vanessa, obrigada pela resposta anterior. Agora, mais uma pergunta: Onde posso encontrar o chá amarelo em folhas? Você sabe me dizer o preço mais ou menos?
    Grata,
    Silvia

    ResponderExcluir
  20. Olá Silva!

    De nada!!!!!

    Bem, o que encontramos hoje para venda no Brasil são as folhas do chá verde e branco. Desconheço a venda das folhas dos outros chás, mas vou pesquisar e se encontrar posto aqui, ok!
    Obs.: não conheço sobre as folhas do chá amarelo, pois prescrevo muito mais o chá verde e o branco por terem mais estudos relatando os benefícios.

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato

    ResponderExcluir
  21. Olá, Estou tomando Citrin Extrato (1 capsula antes do almoço e 1 antes do jantar) e Picolinato Cromo (1 cápsula por dia) gostaria de um parecer seu a respeito destes medicamentos e gostaria de saber por quanto tempo é recomendado tomar? Já estou tomando a 1 mês.
    Onrigada pela atenção!!!

    ResponderExcluir
  22. VANESSA SERA QUE POSSO DAR PARA MEU FILHO DE 14 ANOS TOMAR CITRIN, CASSIOLANIMA, CAMELIA SINENSIS E TAMARINDUS PARA TOMAR EM CAPSULAS?

    ResponderExcluir
  23. Olá Christiane!

    O citrin age numa via de queima de gordura, o picolato de cromo na via da insulina, ambos são bons suplementos! O recomendado na suplementação é respeitar um ciclo de 3 meses, ok!

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  24. Olá Anônimo, por favor identifique-se da próxima vez, ok!

    Bem, é difícil eu dizer se deve ou não suplementar o seu filho de 14 anos, por não conhecê-lo! Toda suplementação tem a sua contra-indicação que deve ser avaliada individualmente, tudo bem?!

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  25. Oi Vanessa,

    Parabéns pela matéria sobre os chás. Comecei a tomar o chá verde e fiquei preocupado com o que você comentou sobre a procedência dele. Comprei um caixa da marca Mate Leão. Será que a qualidade é duvidosa?

    De qualquer forma vou ver se passo na Liberdade um dia e compro o chá verde de lá pra ver se tem muita diferença.

    abraços

    ResponderExcluir
  26. Olá Maurício!

    A mate leão tem uma linha ótima de chá verde e branco. É um que a embalagem é um pirâmide... É muito bom!

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  27. Olá, Vanessa. Li uma matéria que dizia que para obter melhores resultados no emagrecimento, o correto é alternar o uso entre os chás(verde, vermelho, amarelo e branco). Por isso, comprei todos eles em cápsulas, mas estou em dúvida em como tomar. Quantas cápsulas de cada um delo ingerir no dia? Qual é o melhor modo de tomá-las - antes ou após as refeições?
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  28. Olá Anônimo! Da próxima vez, por favor identifique-se.

    Bem, acredito que a indicação de alternar seja em ciclos de meses e não de dias. Então, consumir um mês um e no outro mês outro...
    Quanto a quantidade é difícil dizer, pois não sei das suas reais necessidades e também não sei a quantidade real dos princípios ativos por cápsula!
    Eu recomendo tomar nos lanches, exceto após as 18h devido a presença de cafeína.

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  29. oi como tomar capsula do cha vermelho ?antes ou depois das refeicoes? e ele fuciona? mesmo

    ResponderExcluir
  30. Vanessa, comprei o chá amarelo da Marca SANAVITA em pó, mas vi comentários sobre a existência de Carboidrato (Maltodextrina) em seu preparo. Seu efeito não seria o esperado?? claro q precisamos manter uma dieta equilibrada e praticar atividades fisicas... só o chá não faz milagre.
    obg!

    ResponderExcluir
  31. Olá Anônimo do dia 17/09!
    Obrigada pela visita.
    Da próxima vez identifique-se, ok!

    Não haverá redução na eficácia, apenas será somado um carboidrato simples na sua dieta. Maltodextrina é bem semelhante ao açúcar branco!!!

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  32. Olá Vanessa Boa noite.
    Bem comecei ontem 23/09/10 a tomar a infusão do cha amarelo,junto com varios outros metodos(massagem dreno modeladora,caminhada, abdominal e dieta )pra perda de medidas e gorduras localizadas,gostaria de saber se o cha amarelo é o mais recomendado para quem quer perder as gorduras localizadas da barriga,ou você tem outra boa opção.
    Grata fico no seu agurdo adorei sua materia.

    ResponderExcluir
  33. oi
    estou ingerindo o chá amarelo, para auxiliar na perda de peso, e gostaria de saber se ele pode ser adoçado com adoçante.
    obrigada

    ResponderExcluir
  34. Olá Vanessa,

    Existe aí em Sao Paulo o chá japonês chamado MATCHA?

    Obrigada,
    Neuri

    ResponderExcluir
  35. Oi Neuri!
    Obrigada pela visita!

    Existe sim. A empresa DrºOrgânico o revende!

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  36. Oi Anônimo do dia 24/set da próxima vez, por favor, identifique-se!
    Obrigada pela visita!

    O mais indicado é NÃO adoçar. Caso queira, pode acrescentar canela e ou cravo.

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  37. Oi Simone - 17/set
    Obrigada pela visita!

    O chá amarelo ajuda sim nesse processo e pode ser associado ao consumo de centela asiática e castanha da índia, ok!

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  38. OLa...queria saber se o cha amarelo prende o intesnino,e se funciona mesmo na perda de peso,pois preciso emagrecer...mas preciso de receita medica pra comprar o cha?
    Desde ja muito obrigada

    ResponderExcluir
  39. Gostaria de saber qual a marca de chá vermelho emagrece mais rápido, e se eu posso tomar o chá e as cápsulas no mesmo dia.
    Ex:cápsulas café e jantar, e o chá 3x ao dia.
    Beijos Obrigado

    ResponderExcluir
  40. Ola Vanessa,tudo bem?
    me chamo cibely,e gostaria de saber
    como posso tomar o cha amarelo(capsulas)
    se e tres vezes ao dia,e e antes ou depois das refeiçoes?O cha ajuda no emagreçimento
    mesmo?por favor me resp.comprei as capsulas
    mas nao sei como tomar ,pois minha amiga tomou e o intestino dela prendeu e ela nao emagreceu nao sei se tomo ou nao me ajude por favor....mto obrigadabjs

    ResponderExcluir
  41. Olá Anônimo do dia 12.10.10

    Obrigada pela visita!

    Não há interação entre chá amarelo e constipação.
    Para manipular o extrato é necessário receita. Mas, no mercado há produtos prontos que podem ser comprados sem receita.
    Mas, aconselho procurar um profissional para avaliar a sua necessidade, ok!

    Att,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  42. Olá Rosane! 18.10.10

    Obrigada pela visita!

    Depende!!! Se você consumir um extrato bem concentrado desse chá não há a necessidade de associar ao consumo da infusão!
    O que diferencia entre as marcas é a sua concentração. Não tem como dizer qual é mais potente, pois a sua ação depende de outros fatores, como por exemplo em qual momento do dia está sendo consumido, quantidade, alimentação, prática de atividade física entre outras.
    Aconselho procurar um profissional para avaliar a sua necessidade, ok!

    Att,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  43. Olá Cibely! 18.10.10

    Obrigada pela visita!

    Quanto a quantidades e modo de consumo DEPENDE de vários fatores, Cibely!!!
    Tem que saber qual a concentração do produto que você comprou, seu peso, sua atividade diária, entre outras coisas!!!

    Aconselho procurar um profissional para avaliar a sua necessidade, ok!
    Os suplementos ajudam, mas tem que haver mudanças de hábitos para que os resultados sejam adquiridos!

    Att,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  44. Boa Tarde Vanessa.
    Me chamo Amanda
    Comecei a tomar o cha vermelho do Mate Leão, daqueles que já vem pronto em caixinha. Gostaria de saber se tbm funciona para o emagrecimento.
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  45. Oi Amanda!!!

    Esses chá já pronto contém uma baixa quantidade dos princípios ativos que auxiliam no processo de emagrecimento, ok!
    O melhor é consumir o chá da própria erva ou o extrato em cápsulas.

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  46. Ola , meu nome é Ana Rosa , estou em dieta a 1 ano e 3 meses , e já eliminei 39 kilos , faço reeducacao alimentar e tomo capsulas de vaaaaarios tipos , atualmente , to tomando 500 mg citrin , 200 mc cromo e 100 mg gymena silvestre . Tomo uma capsula 3 x ao dia . Gostaria de saber por quanto tempo posso tomar ? Mes passado tomei oleo da cartamo 1g , 4 capsulas por dia , porem por ser caro , mudei pra essa .

    ResponderExcluir
  47. Oi Ana Rosa!
    Obrigada pela visita!

    Parabéns pelos resultados!!! Muito bom!

    Geralmente é feito ciclos de 3 meses na suplementação, alterando dosagens e/ou componentes. tudo dependerá da sua necessidade, ok!

    Att,

    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  48. olá Vanessa meu nome é Eliandra,gostaria de saber se o chá branco instântaneo tem o msm efeito da erva? e se tiver vc sabe qual é a melhor marca de chá instântaneo? to tomando o da bioslim chá branco e chá verde c/colágeno

    ResponderExcluir
  49. Oi Eliandra!
    O da erva é sempre melhor, pois vem sem adição de corantes, açúcares ou adoçantes e outras "coisinhas".

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  50. Ola vanessa me chamo marcia,
    gostaria de saber se o cha vermelho em capsula realmente ajuda na eliminação de gordura, e preciso tambem de um estimulante pois estudo a noite e to precisando.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  51. Oi Marcia!

    Associado a uma alimentação saudável e a prática de atividade física o chá vermelho ajuda sim.
    O chá verde ou o café ou o pó de guaraná geralmente ajudam no caso de estudos.

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  52. Olá, Treino em academia e comecei a tomar creatina com BCAA. Gostaria de saber se há problema em tomar chá vermelho? Há a possibilidade de haver alguma reação por estar tomando os suplementos citados acima juntamente com o chá vermelho durante o dia?

    Obrigada,

    ResponderExcluir
  53. Olá! Não há associação!!! Mas, procure um profissional habilitado para melhor orientá-lo quanto ao SEU caso.

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  54. Querida Vanessa adorei acessar o seu site e saber que minhas dúvidas poderão ser solucionadas. Eu gostaria de saber qual a quantidade diária de óleo de cártamo e como devo tomar? desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  55. Bom dia Vanessa,

    Meu nome é Solange e pretendo tomar o óleo de cártamo! Na bula diz pra tomar 4 cápsulas de 1g ao dia sendo 2 antes de cada refeição! Porém li alguns depoimento q se deve tomar somente 3g por dia! Como tomar certo? E tbm li q faz mal! Vc pode me ajudar com essas duvidas!
    Pratico esposte de segunda a sexta!
    Um abraço,

    Deus abençoe,

    Sol

    ResponderExcluir
  56. Olá Anônimo 23/05/2011

    Esse tópico é sobre Camelia Sinensis, ok!
    A quantidade depende de vários fatores, ok! procure um profissional habilitado para melhor ajudá-la quanto a sua necessidade.
    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  57. Olá Sol 22/09/2011

    Esse tópico é sobre Camelia Sinensis, ok!
    A quantidade depende de vários fatores, ok! procure um profissional habilitado para melhor ajudá-la quanto a sua necessidade.
    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  58. Olá Vanessa meu nome é Gisellen e gostaria de saber se o ché verde é a melhor indicação para se perder peso, pois estou 10kg acima do meu peso normal.
    gostaria de saber também quanto custa mais ou menos a folha desse chá no mercado.
    E gostaria que você me explica-se como devo tomá-lo e quantas vezes ao dia?

    ResponderExcluir
  59. Boa tarde! Gostaria de saber se o chá verde ingerido com colágeno. O colágeno é absorvido no organismo?

    ResponderExcluir
  60. sou trasplantada a 3 anos e meio e tive trombose profunda, estou toamndo marevam a 3 anos, sera que posso tomar esses cha, pois preciso perder peso, para melhorar a trombose tirar o peso da perna chegeui a 100 kilos e sempre pesei 65, agora estou com 90 toamndo oleo de linhaça, se eu tomar esse cha em capsulas pode me fazer mal por causa da trombose, que ainda esta em tratamento, e demora mais 7 anos para melhorar conforme os medicos.

    ResponderExcluir
  61. Olá Sandra!
    A associação do chá verde com o colágeno não interfere na absorção desse, ok!

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  62. Olá Gisellen

    Para indicar quantidades, horários e associações é necessário uma avaliação para eu verificar as suas necessidades e os seus hábitos alimentares. A suplementação faz parte da sua rotina e por isso tudo deve estar de acordo com as suas necessidades e objetivos e não somente a suplementação.
    Procure um profissional habilitado para melhor orientá-la sobre a sua necessidade.

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  63. Olá Anônimo 23/11/11

    Não há estudos que demonstrem interação entre o consumo de chá verde com marevam, mas o seu consumo deve ser avisado ao médico que te acompanha para não haver alterações na sua coagulação, ok1

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  64. Olá Vanessa!

    Excelente artigo!
    Porém gostaria se possível (desculpe pela vergonha que estou passando) solicitar que você corrija no texto um "erro" de ortografia, o que o fará brilhar mais.

    Em:
    "Mas, se todos vêem da mesma folha, quais as diferenças entre eles?"

    O correto é eles (os chás) "vêm" do verbo vir, ao invés de "vêem" se refere ao verbo ver.

    Att,

    ResponderExcluir
  65. ola sou ana SP. Gostaria sua opiniao sobre os suplento da herbalif. posso confiar para perder peso ?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Procure um profissional para melhor orientá-lo para perda de peso. Na avaliação o profissional vai avaliar qual melhor conduta para vc.
      Att,
      Van nutri

      Excluir
  66. OLA GOSTARIA DE SABER COMO DEVO TOMAR AS CAPSULA ,ANTES OU DEPOIS DAS REFEIÇÕES.

    ResponderExcluir
  67. Oi Vanessa, meu nome é Luciana, estava tomando 2 cápsulas de chá verde por dia (Metactive, da brasmed, 300mg), só que essa noite na madrugada tive tremores no corpo e dores (da cabeça aos pés), além de estar com o intestino preso há uns 3 dias (isso nunca acontece comigo), comecei a tomar faz 1 semana. Será que pode ser efeito do chá verde?

    Abraço, Luciana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Única maneira de saber é fazendo uma pausa de uma semana e depois retorno, se os sintomas persistirem, pare com o consumo ;)

      Excluir
  68. Boa tarde Vanessa,
    Obrigada pela oportunidade. Comprei o chá branco da Apis Flora, vi que é adoçado com sucralose, portanto não me preocupei.Mas em casa vi que tb consta maltodextrina. Qual a função desse componente (vi que é muito usado como suplemento para atletas)? Estou com minha glicemia alta e evitando açúcar de forma direta, usando apenas sucralose. O chá branco pode atrapalhar a minha dieta? Obrigada

    ResponderExcluir
  69. Olá, Vanessa Lobato.

    Eu comprei o "Chá Vermelho" solúvel e instantâneo, da marca Vitalab, indicado por uma nutricionista de uma casa de ervas. O objetivo do seu uso é para eliminar gordura no fígado, segundo foi relatado à mesma.
    Além de gordura no fígado eu sou hipertenso e tomo remédio para o controle da pressão.
    Então, eu pergunto: Posso tomar esse chá duas vezes ao dia diluído em água e, ainda, ele eliminará a gordura do meu fígado (não tenho o desejo de emagrecer pois o meu peso é proporcional à minha altura e idade)?
    Um abraço,
    Siqueira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconselho passar em consulta nutricional para um acompanhamento com exames.
      att

      Excluir
  70. Ola meu nome é renata e gostaria de saber se é eficaz tomar chá de mate Leão para emagrecer,tomo 1litro do chá por dia e gostaria de saber se realmente é verdade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, ele sozinho não dará grandes resultados.
      Mas, sempre opte pelos sem açúcares, ok!

      Excluir
  71. Bom dia gostaria de saber se o cha verde leão tem as mesmas propriedades da Camellia Sinessis
    Obrigado
    Sérgio Braga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sergio! Eu sempre aconselho comprar a erva mesmo, para ter mais garantia de ação ;)

      Excluir
  72. Oi vanessa! Sua matéria foi bastante esclarecedora!!
    Gostaria de saber qual é a melhor marca de chá verde em FOLHAS para comprar e fazer a infusão.
    Percebi que existem muitas marcas ruins e não sei qual comprar!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!!!
      Então, eu geralmente compro em farmácias de manipulação ou nas lojas mundo verde. Uns que eu tenho aqui é do Laboratório Panizza.
      É bem difícil mesmo saber qual comprar mesmo, devido a padronização.
      Quanto ao chá verde você tem a opção, se for de São Paulo, de comprar na liberdade! Pois lá vendem chá de origem chinesa mesmo ;)

      Excluir
  73. Boa tarde, fui orientada a tomar chá verde, o chá infusão não consegui, achei muito amargo. Comprei agora um da fitvita, mas o primeiro ingrediente é a maltodextrina, não terei o mesmo efeito, a quantidade de malto nesses casos é capaz de engordar? procurei em varias lojas na minha cidade e não achei nenhuma sem malto.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yasmin! O chá que você comprou é de infusão, em pó. Procure a erva pura, ok. Ou peça para quem te orientou a prescrever manipulado para você.
      Eu não recomendo consumir com maltodextrina, ok.

      Excluir
  74. Olá dra. Vanessa, comprei o Matcha , e só agora vi que contém maltodextrina , vi em outras respostas suas que é açúcar, porém não tenho problemas de diabetes, a minha única preocupação é engordar ao invés de emagrecer já que vi que esse componente é usado por atletas para ganhar massa. A minha pergunta é, ele engorda adicionado ao chá ? Ou posso ficar tranquila , pq será apenas como seu eu estivesse adoçado com açúcar ? Desde já agradeço .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Colágeno e Firmeza da pele

ATUALIZADO EM 18/maio/2016 O que é colágeno? Colágeno é uma proteína (Proteína é o "coletivo" de aminoácidos) que tem como função principal dar estrutura, sustentação celular, sendo componente de pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões. Os aminoácidos que formam o colágeno na sua grande maioria são: lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina. Mas, também contêm na sua cadeia os outros 17 aminoácidos, porém em quantidades reduzidas. Nosso corpo sintetiza vários tipos de colágeno, porque esse compõe várias partes do corpo como a matriz orgânica dos ossos, os tecidos conjuntivos de todos os nossos ligamentos (tendões), constitui também a pele, o cabelo, o sangue e os vasos sanguíneos. Para cada local o corpo sintetiza um tipo de colágeno diferente. Tipos de colágeno: TIPO Funções I Este é o colágeno mais abundante do corpo humano. Está presente no tecido cicatricial, o produto final quando tecido cicatriza por reparação. Pode ser encontrada nos tendões,

Probióticos, como consumir?

Em postagens anteriores deixei bem claro a importância em consumir probióticos, mas onde podemos encontrá-los? Segue um informativo abaixo com todas essas informações: Veja mais informações sobre os probióticos: Atualizações sobre probióticos: http://www.vanessalobato.com/2017/10/probioticos-atualizacoes.html Cepas específicas para problemas específicos: http://www.vanessalobato.com/2017/10/probioticos-especificos-para-cada.html Infográfico sobre os benefícios dos probióticos:   http://www.vanessalobato.com/2017/10/infografico-probiotico-beneficios.html  Informações sobre probióticos: http://www.vanessalobato.com/2012/05/probioticos.html Importância do intestino: http://www.vanessalobato.com/2009/06/voce-sabia-que-o-nosso-intestino-e.html Att Van nutri Nutricionista clínica esportiva Vanessa Lobato

Atualizações sobre PROBIÓTICOS!

Probióticos São microorganismos vivos que numa quantidade controlada causam benefícios ao nosso organismo. FUNÇÕES Hoje sabemos que para cada tipo de problema temos uma cepa de probióticos específica, veja o link aqui . Uma microbiota saudável – com vários microorganismos benéficos, ajuda na produção de antibióticos e antifúngicos; tem ação competitiva contra microorganismos patogênicos; ajuda na constipação por estimular os movimentos peristálticos no sistema digestório; estimula o nosso sistema imunológico; Metaboliza alguns medicamentos, hormônios, carcinógenos; além de serem essenciais na síntese de vitaminas do complexo B e da vitamina K no intestino; Bem, são vários os benefícios, por isso atualmente houve um aumento no número de produtos que disponibilizam esses probióticos na nossa alimentação. É importante para a manutenção de uma boa microbiota o consumo de prebióticos que são fibras!  P resentes nos legumes e nas verduras e frutas, que alimentam as nossa