Pular para o conteúdo principal

HMB – Beta-Hidroxi-Beta-metil-butirato



Atualizado: 01/07/2013

Quando eu escrevi sobre o HMB em 2009, de acordo com o American College o uso do HMB não era incentivado por falta de estudosimages (1), porém por experiência já era sabido que realmente funcionava! Após 4 anos está aí o novo posicionamento do International Society of Sports Nutrition Position Stand: beta-hydroxy-beta-methylbutyrate (HMB)!
Segue algumas informações sobre o HMB.
HMB é um metabólito do aminoácido LEUCINA, assim não é um nutriente essencial, pois temos a capacidade de sintetizá-lo.
"Metabólito quer dizer que está reações químicas a frente de um nutriente (veja a figura abaixo), assim podemos dizer que é mais ativo ou específico para algumas reações".
Função: ANTICATABÓLICO! Fontes alimentares: alfafa, milho e o peixe bagre.
Sintetizamos uma média de 0,3 a 1g/dia, dependendo diretamente da nossa alimentação.
Quais as teorias que justificam o uso do HMB?
TRÊS MECANISMOS
1. Precursor de HMG-CoA redutase:
o Aumenta substratos para reparar e melhorar a integridade do sarcolema – via colesterol.
2. Ação na via m-TOR (mammalian Target of Rapamycin):
o Estimula a síntese protéica via DNA.
3. Inibição da via Ubiquitina-Proteassoma proteolíticas:
o Inibe a degradação de proteínas intracelulares que em processo de catabolismo causam caquexia.
clip_image001

1. Ação como precursor de HMG-CoA: O HmB é precursor do HMB-CoA redutase que é uma enzima responsável pela conversão do HMG-CoA em Ácido Mevalônico que é um substrato que dará origem ao colesterol. O Colesterol é um componente importante para a recuperação celular. Quando treinamos e danificamos as células musculares é necessário estabilizar o sarcolema – parte integrante do músculos, o colesterol ajuda nessa estabilização. A falta de colesterol na reparação muscular pode causar necrose (morte) das células musculares.
2. Ação na via m-TOR: Essa via m-TOR estimula a síntese protéica agindo diretamente no DNA celular.
O aumento intracelular da leucina promove ativação da m-TOR que inibe a autofagia e estimula a Transcrição, Translação do RNAm, Biossíntese dos ribossomos, Proliferação celular, Organização Citoesquelética, tudo para favorecer o crescimento celular = estímulo de síntese de proteínas e consequentemente HIPERTROFIA MUSCULAR!


3. Ação na via-Ub – Ubiquitina-proteassoma proteolíticas: É uma via que consome muito ATP (energia) e quando ativada causa processo catabólicos podendo levar a caquexia. Essa via m-TOR estimula a síntese protéica agindo diretamente no DNA celular. Geralmente a atividade da via-Ub é aumentada em condições de estresse intenso como câncer, fome, exercício físico etc. Não sabe-se a real ação do HMB nessa via, mas há estudos que comprovem que a suplementação de HMB ajuda a inibir a ativação dessa via.
A suplementação de HMB é indicada para fornecer quantidades necessárias de HMG-CoA para a síntese de colesterol e a subsequente reparação de membrana durante os períodos de estresse muscular aumentado.
A principal propriedade do HMB é ser anti-catabólico. O que é muito importante segundo o ACSM – American College of Sports Medicine, que diz que essa propriedade é o que garante o ganho de massa muscular.

Lembra da postagem sobre whey protein (http://nutrivanessalobato.blogspot.com/2009_05_24_archive.html) que durante um treino de hipertrofia sempre há redução de tecido muscular e para que o processo de hipertrofia aconteça tem que haver a super-compensação? Então, o HMB regula o metabolismo protéico, minimiza o processo de catabolismo/quebra de massa muscular durante o dia auxiliando na recuperação celular.
A síntese de HMB pode ser feita pela leucina, porém são necessário 20g de leucina para produzir 1g de HMB;
A indicação de suplementação é de cerca de 3g/dia ou 38mg/ peso corporal – kg/dia. É sugerido o fracionamento dessa suplementação em três doses diárias já que a meia-vida desse suplemento e curta.
Atuais recomendações do International Society of Sports Nutrition, 02 fev 2013:
1. Ação: deve-se a inibição da quebra de proteína e aumento da produção/síntese de proteínas;
2. O HMB pode ser usado para melhorar a recuperação pós-treino, reduzindo a lesão muscular;
3. O melhor momento para consumir o HMB é após o treino;
4. O HMB parece ser mais eficaz se consumido durante duas semanas antes da prova;
5. A dose por kg para ajudar na hipertrofia muscular, força e potência é de 38mg/kg de peso corporal;
6. Apresentação: Duas formas a. HMB-Ca (ligado ao cálcio), b. HMB-FA (forma livre);força idoso
7. Indicação para idosos que precisam aumentar massa magra;
8. Quando associado a ingestão de HMB com um programa de exercícios estruturados ode resultar em maiores diminuições de massa gorda;
9. O consumo crônico (a long0 prazo) de HMB é seguro tanto em jovens quanto em idosos.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
QUANTIDADE, HORÁRIO, FREQUÊNCIA E OUTRAS informações sobre o modo de consumo do HMB EU NÃO RESPONDO POIS ISSO DEPENDE DE VÁRIOS FATORES que dever ser avaliados individualmente levando em conta as necessidades nutricionais, a rotina alimentar e os objetivos!!!! Agradeço a compreensão!
Att,
Van nutri
Vanessa Lobato Nutricionista Esportiva
#Nutrição Esportiva


 






























Comentários

  1. Perfeita matéria. Ganhou mais um seguidor!!!!

    ResponderExcluir
  2. Tá completamente por fora sobre o HMB, melhor que pesquisas é a prática, e quando se tem resultado expressivo e positivo com uso de determinado suplemento a pesquisa não serve de nada. Resultado é tudo amiga!
    Pesquise!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Concordo com você quando diz sobre a importância da prática! As pesquisas iniciam depois de relatos práticos... Mas, como sou uma profissional que assina e carimba as suas prescrições, não posso deixar de lado as pesquisas...
    Mas, não entendi o porque da insinuação de falta de pesquisa. Não disse nada de mal do HMB, nem disse que não serve para o que é proposto. E digo que até o uso na prática clínica. Mas, como qualquer outro suplemento “sozinho”não há grandes resultados! Ninguém consegue um grande resultado de hipertrofia muscular consumindo somente o HMB, precisará associar outros suplementos... Assim, o HMB ISOLADO, segundo a SBME, NÃO tem resultado, MAS, usado de maneira correta dentro de uma alimentação e uma suplementação adequada, terá resultados!

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com a nutricionista....tb tomei HMB...mas não faz tanto resultado se tomado sozinho

      Excluir
  4. Qual seria o outro produto para associar ao hmb?

    ResponderExcluir
  5. Bem, na realidade vários produtos podem ser associados, o que depende é o OBJETIVO e a alimentação da pessoa.
    Uma boa associação é a suplementação com proteínas... Mas depende muito do objetivo, da fase de treino, da alimentação...
    Infelizmente, na nutrição tuuuuudo depende! rsrsrs

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato

    ResponderExcluir
  6. Estou fazendo hipertrofia e uso o hmb, com qual suplemento eu poderia associar ele com o objetivo de perder gordura e ganhar massa magra?

    ResponderExcluir
  7. adoorei, me serviu muito suas informaçõoes, ja malho a algum tempo e sempre procurei o suplemento que mais atendese as minhas necessidades, (: , quais alimentos poderiam me ajudar a chegar em um resultada satisfatório?

    ResponderExcluir
  8. Pô, o anônimo foi um extremo grosseiro e agora tá mansinho pedindo help?
    Já que a prática é melhor que pesquisa, vá testando várias associações ao invés de seguir pesquisas que já indicam a melhor.
    Ou continue com o HMB isolado.

    ResponderExcluir
  9. fciou sem resposta alem do hmb com o que se associa a suplementaçao ?
    Jogo tenis e faço academia 1, ou 2x por semana pra reforço muscular.Mas gostaria de ganhar mais massa muscular magra ok sempre fui esportista,e já to com 60 anos pode servir tambem?
    Obrigado Juarez

    ResponderExcluir
  10. Juarez, obrigada pela visita!

    A associação do HMB DEPENDE do objetivo, da alimentação e da necessidade. Geralmente uma boa associação é com whey, mas existem outras que devem ser analisadas individualmente.

    Sim, pode servir no seu caso. Mas, lembre-se que o estímulo de hipertrofia é do treino. A alimentação e a suplementação suprirá a necessidade de reparar o tecido muscular para hipertrofiar.
    Uma análise indivual é necessária.

    Att,
    Abraços,
    Vanessa

    ResponderExcluir
  11. Oi... o HMB pode associar com o CLA E PRO V 60? EXISTE ALGUM RISCO NA DIETA, ? POIS QUERO PERDER GORDURAS LOCALIZADAS

    ResponderExcluir
  12. Olá Anônimo! Por favor, da próxima vez identifique-se.

    Não a risco quanto a associação desses suplementos, ok!

    Att,
    Vanessa

    ResponderExcluir
  13. Oi,Vanessa!..Tenho 41 anos e estou malhando a 5 meses e perdi bastante peso. O meu percentual de godura hoje é de 23.17% e o ideal para minha avaliaçao fisica é de 22.00%.Meu objetivo atual é ganhar massa muscular, comecei a fazer musculaçao com personal exercicios para hipertrofia de perna e gluteo mas com minha idade o processo é mais lento. Me falaram sobre o HMB e que daria otimos resultados, como eu nunca tomei nenhum tipo de suplemento fico na duvida...Voce acha que devo fazer uso junto com whey proteim ou só com HBM já teria resultado... e se puder me da algum tipo de orientaçao com relaçao a que suplementos usar para ganho de massa muscular. Agradeço desde de já a sua atençao..Beiiijos!!

    ResponderExcluir
  14. HMB ou BCAA? Qual é o melhor para ganho de massa magra e perda de % de gordura?

    ResponderExcluir
  15. Oi Luciana!

    A indicação da suplementação é sempre individualizada!
    Geralmente é associado HMB com Whey protein ou outra fonte de proteína.

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  16. Olá Jaqueline!

    Ambos são importantes para o aumento de massa muscular. Porém, nenhum tem o foco na redução de gordura, isso pode acontecer como conseqüência do aumento de massa muscular e aumento de gasto calórico.
    O que vai dizer se precisará consumir um, ou os dois ou mais é o tipo, intensidade e frequência nos treinos.
    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  17. Eu pratico atividade aerobica de 40 a 60 min 5 x na semana e musculação também 5 x na semana mas intensidade média. Meu percentual de gordura está em 27% mas eu sou magra só que estou com gordura localizada, eu acredito que possa ser devido a atividade aeróbica que está fazendo com que eu perca massa magra. Fico na academia cerca de 2 a 2 horas e meia. Pensei em fazer suplementação de HMB ou BCAA + whey protein para evitar o catabolismo e ganhar massa magra. Será que posso tomar junto com eles o Ripped Fast para perda do % de gordura?

    Antes do treino: Ripped Fast + HMB
    Pós Treino: Whey Protein + BCAA

    Acha que vai bem?

    Bjs, Jaqueline

    ResponderExcluir
  18. Oi Jaque!!

    Sempre aconselho um acompanhamento profissional individualizado! mas, vamos lá:
    Ripped + HMB antes do treino: ok
    BCAA: pode ser entre a musculação e o aeróbico
    Whey: após o término de tudo.

    É uma opção, ok!

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  19. Show teu blog guria... parabens

    Christie Lucin - porto alegre - rs

    ResponderExcluir
  20. Oi Vanessa,

    Tudo bem?

    Estou com uma dúvida com relação ao uso do HMB e gostaria de pedir a sua ajuda.

    Vc saberia se a indicação deste suplemento é de uso contínuo ou por ciclos?

    Teria alguma sugestão?

    Treino 4x por semana e o objetivo é ganho de massa e definição muscular.

    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  21. Olá Eduardo!
    Obrigada pela visita!

    Estou bem sim, obrigada! E você, como está?

    Sempre indico fazer ciclos de +/- 3 meses associado ou não com outros suplementos - dependendo da alimentação.

    Att,
    Van nutri

    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  22. Oi Vanessa,

    Estou bem também... espero que fique melhor depois das suas dicas... :)

    Muito obrigado pela resposta.

    Estou associando o HMB com o whey que tome logo após o treino e com Tribulus Terrestris.

    Vc vê alguma restrição nesta associação?

    Abraços,

    Eduardo

    ResponderExcluir
  23. Olá Eduardo!

    Não há problema nessa associação, ok!
    HMB - anticatabólico;
    Tribullus - precursor hormonal da testosterona;
    Whey - reparador muscular.

    Abraços,
    Van nutri
    Vanessa Lobato - nutricionista

    ResponderExcluir
  24. Olá Vanessa,

    Sou totalmente leiga em relação a suplementação, mas estou achando muito interessante estudos sobre o HMB, e estou precisando ganhar massa muscular. Estava lendo o que o Eduardo falou acima sobre o tempo do ciclo, gostaria de saber fazendo o ciclo por 3 meses como você sugeriu, depois eu volto a tomar quando?

    Abraços,
    Izabela Melo,D.F

    ResponderExcluir
  25. Olá Izabela!
    Obrigada pela visita!

    Depende do ciclo do seu treino. Mas, pode esperar cerca de um, dois meses e retornar o consumo, ok!
    Mas, procure um profissional para indicar a melhor maneira de consumo para atender AS SUAS necessidades.

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  26. ola , devo tomar o HMB antes ou apos o treino ?

    ResponderExcluir
  27. Olá Vanessa,

    Meu objetivo é diminuir meu indice de gordura que está em 19% e tambem ganhar massa magra. Estou com duvida se estou tomando os suplementos de forma correta...Antes do treino tomo Noxi, HBM e durante o treino Malto e depois do treino Whey, está correto?

    Obrigado.

    Rafael.

    ResponderExcluir
  28. Olá Vanessa,
    Gostaria de saber como devo tomar o HBM, e se preciso tomar todos os dias tipo: sábado e domingo, que são os dias em que não vou a academia ou só devo tomar os dias em que vou a academia, mesma pergunta sobre o Whey ?

    Sobre o óleo de Cártamo, o que você postaria sobre?
    Obrigada!!!

    Jéssica

    ResponderExcluir
  29. oi Vanessa , show de bola seu Blog , parabéns .. .. att

    ResponderExcluir
  30. Olá Anônino (14.fev.2011), por favor da próxima vez, identifique-se.
    Aconselho - antes.

    Vanessa Lobato
    Nutricionsista

    ResponderExcluir
  31. Olá Rafael! (16.fev.2011)

    Obrigada pela visita!

    Não está errado, mas eu particularmente, não indicaria o consumo de maltodextrina durante o treino.
    Procure um profissional nutricional para melhor auxiliá-lo na escolha do suplemento, ok! ;)

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  32. Olá Jessica! (16.fev.2011)

    Obrigada pela visita!

    O HMB é anti-catabólico pode ser consumido todos os dias, mas depende de cada caso para saber se manterá a mesma dose do dia do treino ou não.
    Whey protein: poderá ou não haver indicação. Depende da sua necessidade.
    Óleo de cártamo: logo mais rsrs

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  33. Oi Vanessa!

    Adorei seu BLOG :)

    Gostaria de esclarecer algumas dúvida..tô tomando HMB durante a semana (seg até sexta) e termina essa semana (tomei por volta de 1 mês e meio). Posso repetir a fórmula e tomar por mais 1 mês e meio? O resultado é melhor se eu tomar todos os dias, inclusive sábado e domingo (não malho todos os dias, só 2ª, 4ª e 6ª)? Seria melhor tomar whey protein logo após o exercício ou eu poderia engordar?

    Agradeço sua ajuda!!!
    Abraço,
    Cris

    ResponderExcluir
  34. Obrigada Cris!

    Então, o HMB pode ser consumido todos os dias, sem problemas.
    Quanto ao consumo de whey: O que causa o aumento de peso é o desequilíbrio alimentar, então se o whey estiver dentro da sua necessidade diária esse não causará aumento de peso, ok!

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  35. ola vanessa meu nome Flávio tenho 1.90mtrs,90kg,malho todos os dias e luto 3 vezes semana vou começar a suplementar com o hmb agora e vou cicla-lo com 1000mg de tribullos, wey,creatina, malto com dextrose, ornitina com arginina, oxandrolona 40mg. tomo 1hs antes dos treinos e depois so wey e malto o que vc acha. Obrigado e parabens pelo bloq...

    ResponderExcluir
  36. Oi Flavio!!!
    Lembre-se de procurar um profissional habilitado para realizar exames de rotina para o seu caso, ok!
    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  37. Oi Vanessa!
    sou um amante da musculação,sou técnico em musculação. Malhei durante três anos, parei e agora depois de 3 anos retorno a musculação. suplemento-me com BCAA antes do treino e whey só pós treino, a noite tomo caseina, estou pensando em tomar o HMb NO LUGAR DO bcaa, o que achas? agradeço muito por sua ajuda. PaRABÉNS pelo blog, ajuda a muitos, li todos os tópicos e adimiro seus vastos conhecimentos. abraço!

    ResponderExcluir
  38. Oi Woslin!!!

    Você pode substituir sem problemas, mas pode somar também, distribuindo o HMB durante o dia.

    Att,
    MUITO OBRIGADA!!
    van nutri

    ResponderExcluir
  39. Oi Vanessa? Que marcas de HMB vc confia para indicar?
    Obrigada.
    Nadia

    ResponderExcluir
  40. ola luciana sou atleta de patinacao de velocidade,e ja fui da selecao brasileira meus treinos são de extres total,minha rotina musculação pesada com treinos de explosão em seguida muito aerobico 40 a 60 kilometros de ciclismo depois descanco e a noite mas uns 30 a 40 kilometros de patins,tomei de tudo que pode imaginar conheci o hmb pois foi oque tomei de melhor ate hoje, recuperação muscular força e o aerobico melhorou violentamente,meus treinos de agachamento supino ficaram muito fortes,tomo 3 gramas por dia de hmb,pos o treino aerobico eu tomo 1 grama de hmb 5 de glutamina e 5 de bcaa e um polivitamico tambem tomo abulmina,pois não com esses suplementos nao vejo nessecidade de comprar um whey pois o hmb a glutamina e o bcaa sao de otima qualidade,oque vc acha dessa mistura pois nunca me senti tão forte e bem com meu corpo depois que associei o hmb com a glutamina e o bcaa

    marcelo5rodas@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  41. Olá Vanessa, bom dia! Gostei dos textos sobre o HMB e por isso me tornei seguidor do seu blog. Pensei em tomar o HMB principalmente por conta da época do ano que estamos - inverno - pois existe mais preguiça para os treinos. Já tomo whey protein há um tempo e me adaptei bem ao suplemento. Irei associar ambos (HMB - Whey). Pergunto: qual a melhor maneira de tomá-los, tem uma sugestão? O Whey tomo sempre após o treino (até 30 min depois). Para o HMB a recomendação de uso são 3 caps ao dia. Tenho 1,68 x 65kg. Obrigado! Abraços, Edgar-RJ.

    ResponderExcluir
  42. ooi sou o diego tenho 16 anos pratico esportes tenho uma quase boa alimentacao queria saber mais do HMB como notei ele combina bem com o WHEY protein ... eu queria saber se posso combina com JACK 3D OU NANO VAMPOR ... ? jack 3d tem alguma advertencia a fazer sobre esse suplemento ?? obrigado bjaaao

    ResponderExcluir
  43. Ola, gostaria de saber quais as diferencas na pratica entre o uso da leucina isolada e o HMB, e em relacao a custo x benificio, levando em conta a quantidade necessaria? Gto

    ResponderExcluir
  44. Olá, Vanessa. Tudo bem? Adorei o seu blog. Está nos meus favoritos.

    Fiquei sabendo recentemente sobre o HMB. Então anti-catabolismo pode realmente fazer um diferencial no ganho de massa muscular? Haverá um efeito sinérgico se usado em conjunto com Tribulus Terrestris + Whey Protein + Dieta adequada + Treino adequado, onde o resultado desta combinação será melhor do que a soma destes recursos separados?

    Obrigado pela atenção. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  45. Olá Nadia!!! 13/07/2011

    No mercado nacional há apenas a marca Milly Nutrition, ok!

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  46. Olá Luciana!!! 23/07/2011

    É uma boa associação, ok!!!!
    Parabéns pelos resultados.
    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  47. Olá Edgar!!! 25/07/2011

    Obrigada!!!!

    A quantidade DEPENDE de diversos fatores individuais.
    o HMB tem que ser consumido durante o dia, entre as refeições.
    Att,

    Van nutri

    ResponderExcluir
  48. Olá Diego!!! 28/07/2011

    Aconselho procurar um profissional habilitado para fazer uma avaliação individualizada e indicar qual suplementação é melhor no seu caso, ok!

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  49. Olá Anônimo!!! 08/09/2011

    Depeeeeeeeeeeende da Necessidade!!!
    Açóes diferentes para objetivos diferentes, ok!

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  50. Olá Carlos!!! 30/09/2011

    Sim. Há sinergia, ok!
    A associação garante melhores resultados!

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  51. Oi Vanessa poderia me dizer qual é a composição correta do suplemento HMB? Porque achei suplementos com Cálcio 500 mg e Fósforo 50mg e também com Cálcio B-hidróxi-B-metil-butirato monoidratado (HMB) 1000mg e Fosfato de Potássio.

    ResponderExcluir
  52. Oi Heriberto!
    A composição correta é B-hidróxi-B-metil-butirato monoidratado, ok!
    Pode conter associado Ca e P, mas tem q conter o HMB!!!

    att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  53. Olá Vanessa, é sempre bom ter grandes profissionais nos orientando, pois as propagandas as vezes omitem informações importantes sobre os suplementos. Tenho 50 anos, 80kg, faço musculação durante 1hr/dia, de 7 as 8 da manhã. As 6hs como 120gr de aveia c/ a mesma medida de leite. 30min. antes de malhar tomo 5gr de creatina + 5gr de glutamina + 5gr de NO2 c/ 150ml de água. Após o treino bebo 2500ml de Whey c/ 5gr de glutamina. Me sinto bem, mas não sei se estou exagerando. Bebo 2lts de água por dia. Me interessei pelo HMB e gostaria de saber por qual suplemento devo substituí-lo, qual quantidade. Need help!!!
    Abraços, Marcelo Góes.

    ResponderExcluir
  54. Olá Marcelo!!!!

    Obrigada!!!!

    Parabéns pela preocupação com o seu corpo, mas nçao posso ajudá-lo sem uma avaliação prévia. Mas, sei dizer se é exagero ou não. O HMB pode ser associado, mas depende de cada caso, ok!!!
    Procure um profissional nutricionista para melhor orientá-lo.

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  55. Ola Vanessa,
    Mt interessante o blog, não parei de ler até agora.
    Estou suplementando minha atividade física(musculação) com HMB da marca GNC, tomo 4 tablets de 1000mg três vezes ao dia junto com as refeições, café/almoço/jantar; antes de malhar tomo dois tablets 1250mg cada, e dois depois, de creatina amplified 189, também GNC,totalizando,portanto 5000mg, por fim fecho com um shake de 50g de Whey Protein 100% GNC.Primeiro: essas quantidades estão razoáveis?Segundo: A forma de consumo está correta?Terceiro: Podem haver consequencias renais para toda essa carga de suplementos,como mitigar esta questão e quanto tempo é o ideal para permancer fazendo suplementação?Tenho urinado mais que o normal,principalmente de madrugada.Seria normal?Por último:Ainda persiste aquela teoria de "semana de carga" da creatina?Pois estou tomando a dosagem dobrada do indicado no produto durante a primeira semana(indicada acima),após o término desta semana de carga tomarei a dosagem indicada.Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada Fabio!

      Quantidades: Depende da sua alimentação, da sua composição corporal e da intensidade do seu treino;
      Forma: sim, está correta.
      Sobrecarga: difícil dizer se no seu caso está ocorrendo ou não por não saber as questões "quantidades". Procure um profissional nutricionista para melhor orientá-lo sobre a sua necessidade e para solicitar exames sanguíneos para avaliação de função renal.
      Sobrecarga de creatina: é uma opção, mas não é regra.

      Att,
      Van nutri

      Excluir
  56. Oi Vanessa, tudo bem? Primeiramente, quero dizer que acho muito legal seu blog. Bom, eu estou tomando razor 8 + BCAA antes do treino e proteina isolada pós treino. Tenho lido bastante sobre o HMB e gostaria de tomar, porque sempre que falto o treino, ou preciso trabalhar até mais tarde e não como me alimento, percebo perda de massa muscular, ou que estou catabolizando.. como diria um amigo meu (rs). Pensei em trocar o BCAA pelo HMB ou tomar os dois, sendo o HMB antes do treino e nos dias “off” e o BCAA para o pós treino. O que vc acha? é uma boa combinação?

    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ribeirinho. Estou bem e você?

      Bem, se você ficar sem comer ou treinar é normal você catabolizar, o HMB não vai "segurar" esse catabolismo, ok.

      A combinação pode ser feita. O que fará você escolher entre fazer ou não são fatores individuais que precisam ser avaliados.
      Procure um profissional nutricionista para melhor orientá-lo.

      Att,
      Van nutri

      Excluir
  57. Olá Vanessa,

    Primeiramente gostaria de parabeniza-la por esta matéria. Gostei muito da objetividade e do embasamento científico!

    Com relação ao HMB tenho algumas dúvidas. Entrei num processo de reeducação alimentar e musculação(+aeróbico) há cinco meses e baixei 15kg na balança. Inicialmente fui há um nutricionista que me auxiliou na questão alimentar, mas quando o assunto foi suplementação esportiva não senti firmeza, por isso resolvi correr atrás do assunto.

    Ainda possuo bastante gordura localizada na região da cintura(apesar de ter baixado meu número de 54 para 44) e aparentemente ganhei mais massa magra(definição com certeza)

    Faço uma dieta rica em proteínas(com legumes) e low carb(feijão, coalhada e frutas).

    Meu treino consiste em 40min de musculação(com objetivo de hipertrofia) e 40~60 min de aeróbico moderado(+-70% da minha zona cardíaca). Há 2 meses comecei com suplementação e restringi o carboidrato em 1 coalhada ou 1 fruta de manhã,1 concha de feijão no almoço, maltodextrina pré e pós-treino(as vezes treino de dia e as vezes a noite). Antes e depois tomo Whey Protein Optimum(Porção 30gramas - 24g de Proteina sendo 5,5g de BCAA) com 20g de Maltodextrina.

    Meu interesse agora é aumentar o ganho de massa magra mas manter a queima de gordura.

    Apesar do texto enorme, minha dúvida é curta: Com base na sua experiência e estudo, o que seria mais indicado para meu objetivo? HMB ou BCAA? Levando em conta que já tomo Whey com BCAA pré e pós treino, diariamente.

    Obrigado pela atenção,

    André Ricardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Andre!!!

      A escolha da suplementação DEPENDE de vários fatores. Nenhuma suplementação age isolada.
      A suplementação é uma vertente da alimentação, treinos, composição corporal e objetivos.

      Você pode usar tanto o BCAA quanto o HMB.
      Associado ou isolados.

      Não tenho informações suficientes para dizer A VOCÊ qual deve escolher já que EU não o avaliei.
      Converse com a sua nutricionista para ela o auxiliar já que ela o avaliou.

      Att,
      Van nutri

      Excluir
  58. olá meu nome é Fernanda e a minha duvida é sobre qts comprimidos devo tomar antes do treino e se devo tomar algum depois.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  59. PATRICIA DE JESUS SANTOS9 de março de 2012 às 11:54

    Oi, Vanessa !

    Adorei seu blog !
    Gostaria de saber se HMB dá um bom resultado p/ mulheres; se tem efeito colateral como anabolizantes; e qual a dosagem e tempo de uso.
    Já malho há cerca de 20 anos e tenho 39 anos. Alimentação disciplinada !
    No aguardo,

    Abs.
    Patricia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, há resultado para mulheres. Sem colateral. De 2 a 5g/dia.
      Att
      Van nutri

      Excluir
  60. oi vanessa li alguns comentarios e vi que vc falou do pure essence e fiquei interessada, vc pode informar o site pra fazer a compra segura bjs e adorei seu blog
    ass gisele ramos

    ResponderExcluir
  61. bom dia Vanessa,

    como esse poste fala de hipertrofia, Gostaria de saber como manter a óxido nítrico em maior tempo no corpo? qual suplementação tomar? um precursor ou no2 direto?
    Fico no aguardo de um retono e desde já agradeço a atenção.

    att.

    ResponderExcluir
  62. Olá Talita!
    Óxido Nitrico é um gás, por isso usamos o seu precursor, o aminoácido arginina, porém para a sua conversão deve-se utilizar algum flavonóide como a semente de uva ou o vinitrix(R).
    Para quem quer hipertrofia o treino é curto de 30 a 60 minutos, então não há a necessidade de fazer com que esse NO permaneça por muito tempo, mas caso queira fracione a suplementação em dois períodos ;)

    #Todo consumo de suplementação deve ser acompanhado por um profissional nutricionista.

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista Esportiva

    ResponderExcluir
  63. Bom dia Vanessa, pode me ajudar?

    Tenho 48 anos e façço suplementação diariamente.

    Uso HMB e ZMA, malho de 15 as 17hs e suplemento com whey, glutamina e malto. Dentro desse programa como posso incluir melhor o HMB e o ZMA.

    Desde já te agradeço a resposta e atenção.

    Abs

    ResponderExcluir
  64. Olá Andre Felipe

    Não há uma única maneira de consumir a suplementação.
    Num geral consome-se o ZMA antes de dormir e o HMB fracionado durante o dia.

    Att,
    Van nutri
    Nutricionista Esportiva

    ResponderExcluir
  65. Oi Vanessa,
    Comecei a malhar a uma semana,e uma amiga me indicou bcaa+malto+whey protein,sou magra,tenho 1,62 e peso 51 kg,me alimento bem,como de 3 em 3 horas.Quero engrossar as pernas,poi são mt finas.Essa combinação de suplementos é boa?O hmb não seria mais eficaz?
    Att,
    Paula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula, procure um profissional nutricionista para avaliar a sua necessidade e assim orientá-lo com mais especificidade.
      Há várias alternativas de alimentação e suplementação para ajudar no seu caso, mas para saber qual o melhor é necessário uma avaliação.
      Att,
      Van nutri
      Vanessa Lobato
      Nutricionista Esportiva

      Excluir
  66. Oi, Vanessa!!!
    Gostaria de saber se o Assault é considerado doping, já pesquisei muito sobre ele e não achei nada. Sou jogador de volei e li que na sua composição tem raiz suma, que eu estou com medo de que ela seja doping...
    Existe algum outro pré-treino tão bom quanto o Assault e que não seja doping?
    Obrigado desde já e parabéns pelo blog!!
    Abraços,
    Felipe

    ResponderExcluir
  67. boa tarde vanessa!
    eu quero uma orientação sua.Quero definir os meus musculos,pois malho a bastante tempo mas emagreci e perdi a minha definição.que suplemento devo tomar.

    ResponderExcluir
  68. Boa Tarde! Primeiramente gostaria de parabenizar você pela sua iniciativa brilhante. Li quase todas as matérias e gostei muito.
    Estou com uma dúvida que pode ser melhor visualizada nestas duas perguntas: 1. Suplementação baseada em aminoácidos pode trazer resultados consideráveis a longo prazo, considerando um cenário ideal?
    2. Qual a sua opinião desta combinação: BCAA + HMB + (Um suplementos NO2 ou Bolic da midway, na engloba uma boa variedade de aminoácidos)?


    Muito obrigado,

    Att, André Vieira.

    ResponderExcluir
  69. Olá, Vanessa.
    O uso do HMB é somente do dia do treino ou deve ser tomado nos dias de descanso também? Obrigada.

    ResponderExcluir
  70. Faço 1 ano de academia em dezembro , pretendo tomar o HMB da Eas em Novembro junto com o myoplex da eas (whey). Mais eu malho as 06:00 da manhã , entao qual seria o melhor horario para eu tomar o HMB?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que fracionar. 3x/dia. Pode ser a cada 8hrs. Tente consumir uma vez próximo ao treino, preferencialmente PÓS-treino.

      Excluir
  71. Olá Vanessa, parabéns pelo Blog.
    Bom meu nome é Dayanne e também sou nutricionista, porém faço especialização em clínica, não tenho mt prática na área esportiva e gostaria de tirar uma dúvida com vc.
    O que vc acha da combinação da suplementação de capsaicina e chá verde para auxiliar na perda de peso e diminuição do percentual de gordura, e o HBM juntamente com o WEY para ajudar no ganho de massa magra?

    Desde já agradeço,

    Att, Dayanne Gomes.

    ResponderExcluir
  72. Boa tarde Vanessa!
    Primeiramente parabéns pelo site.
    Estou suplementando com HMB antes do treino e Whey e Lecix pos treino, no entanto não sei qual marca comprar vi que existem duas marcas nacionais de HMB e olhei ainda marcas importadas da Twinlab e Optimum. Como há diferença na composição, algumas com calcio e fosforo em diferentes concentrações gostaria de saber qual seria a melhor marca.
    Desde já agradeço.
    Att.
    Bianca Ferreira

    ResponderExcluir
  73. Vanessa porque todos HMB que encontro nas lojas de suplementos só contém cálcio e fÓsforo na composição???

    ResponderExcluir
  74. vanessa.. Fui numa nutricionista para ter uma alimentaçao mais saudavel. Ela me deu para tomar Oleo de cartamo, 2 capsulas de BCAA e HMB antes e depois do treino e o whey protein 30 min apos o treino. Faço spinnig segunda, quarta e sexta e musculaçao 5x por semana.. Qual sera meu beneficio? Irei conseguir emagrecer ou aumentar o musculo? Lembrando nao quero aumentar musculo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ver qual o planejamento da sua nutricionista para o seu objetivo, composição corporal, intensidade de treinos... Siga direitinho que em breve você verá resultados.

      Excluir
  75. Virei seu fã ! aprendendo muito com voçê, vai me ajudar muito na minha vida acadêmica. Só uma duvida, estou em bulking e no meu terçeiro mês quero consumir em dobro a quantidade de proteínas na minha dieta, minha dieta vai consistir de 45g de proteína cada refeição, 7 no total e portanto preciso aumentar minha síntese proteica, estava pensando em fazer isso consumindo 5g de Leucina antes das maiores refeições e no Pós-Treino porém agora gostaria de saber qual é mais eficaz para meu objetivo a Leucina ou o HMB ? Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  76. Vanessa, estou começando a usar o HMB no lugar do BCAA, e também a usar o ZMA, porém dizem que o ZMA, não deve ser consumido com outro suplemente que tenha alto nível de cálcio, assim como o HMB, qual sua opinião sobre o assunto, usar os dois realmente vai causar a perda no efeito do ZMA, ou otimiza-la ?.. Obrigado....

    ResponderExcluir
  77. Olá, estou fazendo uso de diversos suplementos ao mesmo tempo e gostaria de saber se existe algum problema nisso. Tomo proteína 3x só dia (umá concentrada pela manhã, uma hidrólise da no pós treino junto com 3 g de leu sina, 5g de glutamina e 10g de crê atina e um blend de lenta absorção a noite.além disso tomo 1g de vitamina C antes e depois do treino, 4 g de BCAA antes e depois do treino, GHPRO da Arnaldo 2 tabletes depois do treino e 2 ao dormir, ZMA da Now 3 cápsulas antes de dormir, Optman da ON 3 cápsulas pela manhã, vitamina D 10.000 ui pela manhã, tribulus terrestres 3 g antes de dormir e Testagen 2 tabletes após o café e 2 após o almoco além disso uso Shotgun 5X no pretérito 4x por semana. E queria saber se posso incluir o HMB ou se devo parar algum desses que estou fazendo

    ResponderExcluir
  78. Aconselho procurar realizar uma consulta com um profissional habilitado para melhor orientá-la sobre esse assunto, de forma individualizada ;)

    ResponderExcluir
  79. Olá, antes de mais nada, gostaria de parabenizá-la pelo excelente blog. Estou tomando o HMB há dois meses e exatamente nesse período tive o aparecimento de espinhas no pescoço, costas e mesmo na face. Não tenho tomado outros suplementos, apenas aumentei o consumo de proteínas. Teria alguma relação do HMB com o aumento das espinhas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudia!!!
      Não é para causar acne, ok!
      Mas, pode ser que tenha Vitamina B12, por exemplo que pode causar.
      Este tipo de acne tem característica de ser "hormonal", seria bom parar o uso para verificar a relação, e procurar um dermatologista para uma melhor avaliação ;)

      Excluir
  80. Olá Vanessa , posso associar hmb e BCCA injetável? O que vc acha?

    Obrigada
    SCCZ

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Colágeno e Firmeza da pele

ATUALIZADO EM 18/maio/2016 O que é colágeno? Colágeno é uma proteína (Proteína é o "coletivo" de aminoácidos) que tem como função principal dar estrutura, sustentação celular, sendo componente de pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões. Os aminoácidos que formam o colágeno na sua grande maioria são: lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina. Mas, também contêm na sua cadeia os outros 17 aminoácidos, porém em quantidades reduzidas. Nosso corpo sintetiza vários tipos de colágeno, porque esse compõe várias partes do corpo como a matriz orgânica dos ossos, os tecidos conjuntivos de todos os nossos ligamentos (tendões), constitui também a pele, o cabelo, o sangue e os vasos sanguíneos. Para cada local o corpo sintetiza um tipo de colágeno diferente. Tipos de colágeno: TIPO Funções I Este é o colágeno mais abundante do corpo humano. Está presente no tecido cicatricial, o produto final quando tecido cicatriza por reparação. Pode ser encontrada nos tendões,

Probióticos, como consumir?

Em postagens anteriores deixei bem claro a importância em consumir probióticos, mas onde podemos encontrá-los? Segue um informativo abaixo com todas essas informações: Veja mais informações sobre os probióticos: Atualizações sobre probióticos: http://www.vanessalobato.com/2017/10/probioticos-atualizacoes.html Cepas específicas para problemas específicos: http://www.vanessalobato.com/2017/10/probioticos-especificos-para-cada.html Infográfico sobre os benefícios dos probióticos:   http://www.vanessalobato.com/2017/10/infografico-probiotico-beneficios.html  Informações sobre probióticos: http://www.vanessalobato.com/2012/05/probioticos.html Importância do intestino: http://www.vanessalobato.com/2009/06/voce-sabia-que-o-nosso-intestino-e.html Att Van nutri Nutricionista clínica esportiva Vanessa Lobato

Atualizações sobre PROBIÓTICOS!

Probióticos São microorganismos vivos que numa quantidade controlada causam benefícios ao nosso organismo. FUNÇÕES Hoje sabemos que para cada tipo de problema temos uma cepa de probióticos específica, veja o link aqui . Uma microbiota saudável – com vários microorganismos benéficos, ajuda na produção de antibióticos e antifúngicos; tem ação competitiva contra microorganismos patogênicos; ajuda na constipação por estimular os movimentos peristálticos no sistema digestório; estimula o nosso sistema imunológico; Metaboliza alguns medicamentos, hormônios, carcinógenos; além de serem essenciais na síntese de vitaminas do complexo B e da vitamina K no intestino; Bem, são vários os benefícios, por isso atualmente houve um aumento no número de produtos que disponibilizam esses probióticos na nossa alimentação. É importante para a manutenção de uma boa microbiota o consumo de prebióticos que são fibras!  P resentes nos legumes e nas verduras e frutas, que alimentam as nossa