Pular para o conteúdo principal

Você sabia que o nosso intestino é considerado o nosso segundo cérebro?


O intestino, órgão com mais de 15 metros, além de transportar e absorver os alimentos consumidos tem relação direta com a regulação do nosso humor e com as nossas defesas imunológicas.

Como?
1º Função de defesa:   Esse órgão é responsável por cerca de 80% de toda regulação do sistema imunológico por conter cerca de 60% do total de imunoglobulinas (IgAs, IgE e IgG) do nosso corpo. Essas são anticorpos, que na presença de antígenos - bactérias patogênicas, fungos, vírus etc - protegem o nosso corpo eliminado-as do corpo.
Boa parte da defesa produzida no nosso intestino é responsabilidade dessas bactérias.
Essas bactérias ajudam o nosso fígado a detoxificar (eliminar substâncias tóxicas) nosso corpo produzindo uma enzima chamada de citocromo P450; produzem antibióticos e antifúngicos naturais; estimulam o nosso sistema imunológico, deixando-o mais preparado para se defender. E quando alimentamos essa microbiota consumindo fibras – prebióticos - essas bactérias produzem os Ácidos Graxos de Cadeia Curta (AGCC) que auxiliam no metabolismo do colesterol e da glicose, normaliza o pH do intestino, e além disso alimentam as células intestinas deixando-as mais fortes para combater os possíveis patógenos consumidos via alimentação.Ufa!
2º Função no Humor:
Cerca de 90% da síntese do serotonina (hormônio que age no cérebro responsável pelo humor) é realizada no intestino.
Depressão: uma das causas é a queda da serotonina... Será que um intestino saudável auxilia no tratamento, ou melhor, ainda na prevenção??? Com certeza!!!!!!
E além de tuuudo isso, no intestino há produção de vitaminas K, vitaminas do complexo B e ácido fólico.
Por tuuudo isso, é importantíssimo termos um intestino saudável. Mas, como?!Nem preciso dizer que a alimentação deve ser saudável e balanceada, !

Primeiro, devemos consumir vegetais folhosos, legumes, verduras, frutas e alimentos integrais, pois esses alimentos são fontes de fibras que alimentam os probióticos;
Os probióticos são encontrados em alimentos prontos, como leite fermentado, iogurtes e queijos. É importante variar o consumo desses produtos para variar os probióticos consumidos, já que cada produto adiciona uma cepa diferente;
Beber água, cerca de dois litros por dia;
Preferir não consumir alimentos que "maltratem" o seu intestino: frituras, corantes, conservantes etc.
lactivos intestino saudável
CURIOSIDADE: foi dito acima que fibras alimentam probióticos. Agora eu pergunto o que alimentam as bactérias ou fungos patógenos?
Bem, infelizmente (rs), é o açúcar! Que além de alimentar essas bactérias, modificam o pH intestinal propiciando a proliferação de microorganismos patógenos.
A natureza é sábia, !
Então, por exemplo, mulheres que está com candidíase – infecção causada pela proliferação exagerada do fungo Candida Albicans – não poderiam comer doces porque esse alimentará esse fungo e aumentará a infecção!

Bem, por hoje é só!
Até mais,

Veja mais informações sobre os probióticos:



Att,
Van nutri
Vanessa Lobato Nutricionista Esportiva
#Nutrição Esportiva




Comentários

  1. Olá Vanessa, seus temas têm sido de enorme valia p/ mim e adoro a forma com que se expressa! De fácil entendimento p/ nós leigos e com um toque gostoso de humor !Parabéns !
    Obrigado !
    Priscila

    ResponderExcluir
  2. Vanessa,

    Parabéns e obrigado por contribuir para que os seus leitores, gradualmente melhorem os seus hábitos alimentares.

    Abraços saudáveis

    João Marques Carvalho
    http://joaomarquescarvalho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Muito legal este tema... e parabéns pelo blog!

    P.S. Vc já leu o livro "O cérebro desconhecido", de Helion Póvoa? Recomenda?

    Bj

    Alê (Runner)

    ResponderExcluir
  4. Cerca de 90% da síntese da serotonina é realizada no intestino?????

    Como assim???????????!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. É isso mesmo! Apesar da ação da serotonina ser no cérebro a maior parte de sua síntese é realizada no intestino. Por isso alguns médicos estão tratando depressão focando a saúde intestinal.

    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  6. para o intestino é bom lactofos, mas ta caro.
    e yakult tem só uma especie de lactobacilos.

    existe outros meios de repor os lactobacilos alem desses ( outros remedios mais baratos )? visto que sou intolerante a lactose e não como queijo ou danones ?

    grato

    grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola.
      Você pode variar o consumo entre os leites fermentados e adicionar, por exemplo, a biomassa para melhorar o funcionamento intestinal.
      Tem o kefir também.
      Att
      Van nutri

      Excluir
  7. Vanessa, a biomassa (feita com banana nanica verde) contribui para um melhor funcionamento intestinal, e ajuda na proliferação das bactérias do intestino?

    Grata,

    Priscila

    ResponderExcluir
  8. Sim Priscila.
    A biomassa é fonte de prebióticos. Fibras que alimentam os probióticos.
    Att
    Van nutri

    ResponderExcluir
  9. Eu parei por um tempo de tomar suplementos, e voltei a treinar ja faz um ano e quando retornei a tomar o whay q ja vem com o malto fiquei com falta de ar e o coraçao muito acelerado oq é isso vc pode mim ajudar??? Obs: parei de tomar o suplementos.

    ResponderExcluir
  10. Olá!!!
    Bem, pensando somente na proteína não há nada que poderia causar esse efeito. O problema pode ser na adição de alguma substância ao suplemento.
    Aconselho procurar realizar uma consulta com um profissional habilitado para melhor orientá-la sobre esse assunto, de forma individualizada ;)

    ResponderExcluir
  11. Conheci hoje ejá estou adorando!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Colágeno e Firmeza da pele

ATUALIZADO EM 18/maio/2016 O que é colágeno? Colágeno é uma proteína (Proteína é o "coletivo" de aminoácidos) que tem como função principal dar estrutura, sustentação celular, sendo componente de pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões. Os aminoácidos que formam o colágeno na sua grande maioria são: lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina. Mas, também contêm na sua cadeia os outros 17 aminoácidos, porém em quantidades reduzidas. Nosso corpo sintetiza vários tipos de colágeno, porque esse compõe várias partes do corpo como a matriz orgânica dos ossos, os tecidos conjuntivos de todos os nossos ligamentos (tendões), constitui também a pele, o cabelo, o sangue e os vasos sanguíneos. Para cada local o corpo sintetiza um tipo de colágeno diferente. Tipos de colágeno: TIPO Funções I Este é o colágeno mais abundante do corpo humano. Está presente no tecido cicatricial, o produto final quando tecido cicatriza por reparação. Pode ser encontrada nos tendões,

Probióticos, como consumir?

Em postagens anteriores deixei bem claro a importância em consumir probióticos, mas onde podemos encontrá-los? Segue um informativo abaixo com todas essas informações: Veja mais informações sobre os probióticos: Atualizações sobre probióticos: http://www.vanessalobato.com/2017/10/probioticos-atualizacoes.html Cepas específicas para problemas específicos: http://www.vanessalobato.com/2017/10/probioticos-especificos-para-cada.html Infográfico sobre os benefícios dos probióticos:   http://www.vanessalobato.com/2017/10/infografico-probiotico-beneficios.html  Informações sobre probióticos: http://www.vanessalobato.com/2012/05/probioticos.html Importância do intestino: http://www.vanessalobato.com/2009/06/voce-sabia-que-o-nosso-intestino-e.html Att Van nutri Nutricionista clínica esportiva Vanessa Lobato

Atualizações sobre PROBIÓTICOS!

Probióticos São microorganismos vivos que numa quantidade controlada causam benefícios ao nosso organismo. FUNÇÕES Hoje sabemos que para cada tipo de problema temos uma cepa de probióticos específica, veja o link aqui . Uma microbiota saudável – com vários microorganismos benéficos, ajuda na produção de antibióticos e antifúngicos; tem ação competitiva contra microorganismos patogênicos; ajuda na constipação por estimular os movimentos peristálticos no sistema digestório; estimula o nosso sistema imunológico; Metaboliza alguns medicamentos, hormônios, carcinógenos; além de serem essenciais na síntese de vitaminas do complexo B e da vitamina K no intestino; Bem, são vários os benefícios, por isso atualmente houve um aumento no número de produtos que disponibilizam esses probióticos na nossa alimentação. É importante para a manutenção de uma boa microbiota o consumo de prebióticos que são fibras!  P resentes nos legumes e nas verduras e frutas, que alimentam as nossa